Não deves ter lido a parte que agora pus a negrito. Eu não estou a falar de ganharmos 5M€ com cada futebolista numa só transferências, mas sim ao longo da sua vida de futebolista. Claro que não estou à espera que se façam negócios de 50-100 milhões todos os anos de jogadores formados em Alvalade. Mas também não era isso que estava a dizer. Se reparares, 2,5M€ são os tais 5% de 50M€. Tendo em atenção que um jogador normal pode fazer 3 ou 4 transferências durante a sua carreira, significa que para atingir os 50M€, cada transferência terá de ser em média de 12,5M€.
Ora, jogadores de este valor já me parecem perfeitamente atingíveis. Então se for um globetrotter como o Abel Xavier que fez para aí umas 50 transferências durante a sua carreira, esses valores ainda poderão tornar-se mais atractivos.
Já acho perfeitamente possível, que em 10 jogadores que saiam dos juniores, consigamos em média 1 que valha 10M€, outro que valha 7M, outro que valha 4M, e os outros 7 que valham em média perto de 2M. Não é preciso que sejam obrigatoriamente vendidos nesse ano que saiem dos juniores, mas depois de rodarem 1 ou 2 anos. Se isso acontecesse, faríamos bom dinheiro todos os anos. É só fazer as contas aos valores que meti aí em cima.
Se há empresários que conseguem empandeirar Purovics, Farneruds, Nalitzis, etc, e mais uma série de jogadores banais por esses valores, porque será que não conseguiriam empandeirar alguns dos nossos jovens que mesmo não sendo top stars, serão seguramente superiores futebolisticamente a esses emplastros. Podem ter menos experiência mas serão claramente superiores.
Só como exemplo, será que o Saleiro é inferior ao Purovic? Será impossível, se ele não conseguir uma oportunidade em Alvalade (o que eu gostaria muito), vendê-lo por valores idênticos ao do Purovic? Será que o Vivaldo é inferior ao Farnerud? Se é +obvio que não podemos ficar com todos os que saem de Alcochete, porque não rentabilizá-los?
Se leres o documento que o Giribi deixou aí na página anterior, não chegas a nenhuma conclusão. Não está lá nada que se relacione com isso. É uma questão complicada.
Não digo que não tenhas razão. Digo só que os valores que o Sporting poderá receber nesses negócios são migalhas aos olhos de clubes espanhóis, italianos e ingleses. Quanto muito, podem ajudar a pagar uns ordenados, o que já não é mau.
A possível venda do Quaresma poderá ajudar a pagar metade do ordenado do Moutinho.
A improvável venda do CR poderia ajudar a pagar os ordenados do Moutinho e do Veloso.
(falo de ordenados em bruto, naturalmente)
A meu ver sim. Há os que valem muito e nesses rende o valor das futuras transferências. E existem os outros …
Dificilmente haverá no Sporting, jogadores formados por nós, que valham mais de 3 ou 4 Milhões sem serem os excelentes e muito bons.
O perfil de jogador que poderá valer entre 3 e 10 Milhões será um Tonel ou um Abel e esse tipo de jogadores não são provenientes da formação porque nunca seriam apostas quando eram novos.
Hipoteticamente falando esse perfil de jogador será um Varela ou Miguel Garcia que vai ficando no plantel e evoluindo até ter uns 26 ou 27 anos e um patamar qualitativo aceitável. No Sporting não durariam esse tempo todo …
Um jogador que valha esse valor será um jogador com o perfil de jogador mediano e eterno emprestado.
Será um jogador que não tem qualidade para jogar no Sporting mas tem valor para triunfar em equipas de um patamar mais baixo. Dificilmente consegues vender esses jogadores por muito dinheiro e nesse tipo de jogadores será muito mais rentável vendê-lo a um baixo custo e conservar entre 30% a 40% do passe. As percentagens sobre direitos de formação desse tipo de jogadores, em futuras transferências, darão valores irrisórios.
Além disso o facto de o jogador ir rodando por vários clubes na situação de emprestado retira-nos o valor sobre os direitos de formação por cada um desses anos sendo esses os mais rentáveis (0,5%).
Temos esses jogadores e serão esses os tais que digo que devem ser rentabilizados mas através de transferências de baixo custo e ficando com uma percentagem dos seus passes. Dispensar um jogador mediano para um desses campeonatos de forma a que ele possa evoluir e posteriormente recolher dividendos numa futura transferência seria uma boa política.
Para que isso aconteça esse mesmo jogador terá de ter um margem de progressão boa e não poderá sair de cá muito tarde.
Os valores que irás recolher nessas futuras transferências devido à percentagem da formação são migalhas comparadas com o que podes recolher da percentagem do passe.
Ter 80% do nosso plantel formado com jogadores da nossas escolas é quase utópico. Estamos a falar de 20 jogadores num plantel de 25.
Ter um valor que se aproxime dos 50% a 60% já me parece uma excelente meta mas difícil de alcançar. Estaríamos a falar entre 12 e 15 jogadores.
Aquilo que custa sustentar 13 ou 14 jogadores emprestados numa época não rende o valor desse jogador que consigas vender por 1 Milhão de €.
Os jogadores que referes neste momento só terão mercado se for a custo 0. São jogadores que ainda não provaram nada no futebol profissional. Acho que vale a pena conservar cerca de metade desses jogadores (dependendo de cada fornada). Ficas com os excelentes que serão apostas claras para a equipa principal e com os muitos bons que podem evoluir ao fim de 1 ou 2 épocas caso contrário serão esses os tais que poderão render esse dito Milhão.
A meu ver mais importante do que ganhar 1 Milhão num jogador desses seria conservar 30% ou 40% do passe que seria muito mais rentável numa futura transferência.
Parece-me uma boa ideia. Depende da aceitação dos clubes para onde os jogadores vão.
1 Milhão de € não é assim tão pouco dinheiro quanto isso …
Não te esqueças do choradinho que o Sporting fez quando tinha de dar esse mesmo valor pelo Fábio Coentrão.
Se assim é no Sporting quanto mais será nos clubes mais pequenos …
Esses jogadores são os que jogam e mostram valor na equipas principal ou em torneios internacionais aos serviços das selecções.
Os jogadores que actuam em clubes de 2ª linha dificilmente terão grande cotação lá fora.
Acho que devemos tentar ter alguns jogadores de boa qualidade, mas que ainda não cabem no Sporting, a rodar para que possam evoluir e ser posteriormente integrados ou rentabilizados.
Lembro-me de jogadores como Saleiro ou Celestino que poderão evoluir e ser integrados na equipa ou tentar rentabilizar mantendo uma percentagem do passe.
Concordo com a generalidade do que dizem e acho uma discussão interessante. Mas há aqui um tópico específico para isso, o da Rentabilização financeira dos dispensados.
É uma discussão que podia ser integrada nos dois tópicos pois estamos a falar de coisas que dizem respeito a ambos os tópicos que a meu ver até poderia ser um só.