Receitas por ex-jogadores

"Estrelas para… lucrar

RUI MIGUEL GOMES

As eventuais transferências das estrelas que a Academia leonina potenciou para o futebol, concretamente Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma, podem render, aos cofres do Sporting, mais de três milhões de euros. O motivo é simples: de acordo com o mecanismo de solidariedade previsto no artigo 21.º (que remete para os artigos 1.º e 2.º do anexo 5) do regulamento relativo ao estatuto e transferências de jogadores, se um profissional mudar de clube no decurso de um contrato, cinco por cento do valor de qualquer compensação será deduzido no valor total da compensação e distribuído pelo novo clube aos emblemas envolvidos na formação e educação do atleta entre os 12 e os 23 anos.

Caso Cristiano Ronaldo se transfira para o Real Madrid por 80 milhões de euros - apesar do diplomático recuo de Calderón, presidente merengue -, os leões e o Manchester United vão repartir quatro milhões de euros referentes aos tais 5 por cento do montante avançado no país vizinho pelo jornal “Marca”. No caso de Quaresma, a consumar-se a saída do FC Porto por 30 milhões de euros, os leões recebem 1,2 milhões de euros por 60 por cento dos cinco por cento da verba de transferência. O FC Porto recebe mais 30 por cento (600 mil euros), e o Barcelona 10 (200 mil euros).

Carlos Martins

Mais uma receita 40% é do leão

Além do mecanismo de solidariedade, do qual os leões também beneficiam no caso de Carlos Martins, existem ainda 40 por cento do passe do atleta que pertencem ao Sporting. O Recreativo de Huelva tem outros 40 por cento, enquanto o jogador detém os restantes 20 por cento.

15

O valor, em milhões de euros, estipulado da cláusula de rescisão. Huelva pode negociar por menos

40

Percentagem que os leões possuem do passe do médio. Caso seja transferido… a receita aumenta

Ronaldo

80

Segundo o jornal espanhol “Marca” o Real Madrid já ofereceu 80 milhões de euros por Cristiano Ronaldo. Mas o Manchester United rejeitou-os

4

Sporting e Manchester United dividem os 4 milhões de euros, devido aos anos contabilizados nos clubes: 6 em Alvalade e 5 em Old Trafford

Quaresma

1,5

A percentagem correspondente aos 5 por cento do mecanismo, caso a transferência de Quaresma se concretize pelos 30 milhões de euros

30

Os milhões de euros que os italianos do Inter de Milão, como O JOGO avançou, estão dispostos a pagar para assegurarem a contratação do extremo "

Em : O Jogo

Daqui a uns anos vão haver muitos mais jovens da academia na Europa, so de imaginar que sempre que houver uma transferência desses jogadores isto vai ser assim… :great: o Real Madrid e que bem podia dar mais uns quantos M de € pelo CR7, dava jeito aqui para os lados de Alvalade.

e estranho pensar que tanto o man u como o barcelona recebem a tal percentagem de formacao…

Eu acho que tambem por causa dessa divisão de formação, só deveriamos começar a vender os nossos putos a partir dos 23 anos. Isto se conseguirmos aguenta-los, claro.

Uma ideia inovadora (e inconcebível), era colocar uma clausula nos seus contratos em que nos só os vendiamos depois dos 23 anos, por um valor (clausula) a estipular.

E a Champions ali ao lado :smiley:

Por acaso este é um tema que não tenho visto muito debatido aqui no forum.

Alguem sabe se isto é realmente verdade? Ou se o Sporting eventualmente terá direito a um montante maior?

Se isto for mesmo assim, ainda vamos ás compras á custa da maior transferencia desta pré-epoca.

Cumprimentos

Já agora aqui ficam as regras melhor explicadas:

... Segundo as regras da FIFA, um atleta que tenha passado por um clube entre os 12 e os 23 anos é considerado formado por esse mesmo clube. O "mecanismo" ou "contribuição de solidariedade" previsto no artigo 21.º do regulamento estabelece que os clubes formadores recebam uma percentagem de todas as transferências internacionais envolvendo os seus antigos jogadores, até ao final das respectivas carreiras [b](0,25% da transferência por cada ano de formação entre os 12 e os 15 anos; 0,5% por cada ano dos 16 aos 23)[/b]. ...

pegando no exemplo do david caiado…

em vez de terminar o contrato com o jogador, caso o jogador estivesse de acordo, bem q podiamos ter renovado e cedido metade do seu passe a zero a outro clube… o jogador podia evoluir a vontade no outro clube e o sporting conseguia tirar um activo do seu vasto quadro…

aquando da transferencia, caso fosse boa, o sporting recebia metade do dinheiro… caso nao fosse o Sporting aquando da venda do jogador tinha mantido uma clausula q permitia a venda dos 50% pertencentes ao Sporting apenas qd quisesse…

assim caso o caiado se transferisse de Alvalade para um belem por exemplo… e do belem para um west ham por 3 milhoes o Sporting podia arriscar e manter os seus 50% do passe e dps existiria a possibilidade do caeiro brilhar nos hummers e o liverpool compra lo por, imagine se, 20 milhoes de euros… activando ai sim o Sporting a sua clausula dos seus 50% e recebendo 10 milhoes de euros…

podiamos e deviamos começar a aplicar esta practica a todos os nossos jovens… dispensados dps dos juniores ou dispensados apenas aos 23 anos (sendo aqui um caso igual ao de carlos martins e mais dificil convencer o jogador… e como no caso de martins podendo o clube q ter q ceder ao jogador parte do seu passe)…

Como um forista disse, não me preocupa muito o facto de certos jogadores da formação do SCP não renovarem… 95% deles nunca se afirmaram (André Nogueira, João Paiva, Filipe Candido, Tomané, Diogo Tavares, Valdir, etc, etc…). Apenas Semedo será aquele que terá mais probabilidades e nesse o SCP tem 50% do passe.
Aprecio Caiado não ficou devido à sua propensão a lesões certamente!! O próprio Paim também estará nesse caminho… Assim como Zezinando, André Marques ou Saleiro que nunca chegarão a um nível aceitável para o SCP.
O SCP também não pode tar a fazer contractos com 15 jogadores que saem todos os dias dos seus escalões, na tentativa de tentar tirar algum lucro…

Já que este assunto veio à baila, tenho uma grande dúvida! Onde parou o dinheiro destinado ao clube de formação nas transferências do Simão (Barcelona-galináceos e galináceos-Atlético) e Quaresma (Barcelona-corruptos)… assim como a do H. Viana e outros q agr n me lembro mais… é q por estas contas os corruptos e os galináceos têm umas dividas para connosco, assim como o atlético… e como funciona isso se no caso do Simão foram 20M€ mais o suposto direito de escolha de 2 jogadores pro galinheiro??? ai acho q há dinheiro de Leão no galinheiro… q tal trazer esse assunto pra baila??? em época de fome… todos os grãos são bem vindos…

Se o Quaresma se transferir pelos 40 milhões da cláusula, caem 1,6M€ para o Sporting.
Se o Real oferecer 100M€ pelo Ronaldo e ele se transferir, caem 3M€ para o Sporting.

Ora, se estas 2 transferências se realizarem, o passe do Izmailov está pago, sem que nós tenhamos feito nada.
Muito bom, hein?

O Quaresma n vale dinheiro nenhum… mt menos 40M€… pq pelo q sei o Circo está em crise e n tou a ver o Sr Cardinalli a dar esse dinheiro para um animador de plateias… e o Ronaldo tb duvido q este ano se transfira… mas já tinha pensado tb nesses 3M€ e no jeito q nos faziam… mas eu apostava antes em reinvindicar os q andam perdidos relativamente às transferências do Simão e do Quaresma do Barça pros corruptos… na altura falou-se q o Sporting tinha levado as galinhas a tribunal por causa da falta do dinheiro da formação… mas estranhamente o assunto apagou-se!!!

Já agora, quanto é que eles pagaram pelos jogadores?

Para a gente fazer contas e ver quanto dinheiro é que anda perdido. . .

Em relação ao Barcelona, creio que a 1ª passagem do Rochemback por Alvalade tem a ver com essa compensação- Já em relação ao negócio slbosta-atlético é uma boa questão que pões, mas não sei a resposta.

Isso significa que p fifica vai ganhar dinheiro se vendermos o Miguel Veloso? Mais uma razão para não vender :twisted:

Errado!! o Roca veio no negócio da venda do Quaresma do Sporting pro Barça!! mas depois ele foi transferido do Barça pro clube dos corruptos no negócio do Deco… e onde pára a nossa parte??? mas o pior são os 20M€ + 7M€ (em jogadores) da transferência do Simão dos galináceos pro Atlético… e tb a anterior em q ele foi transferido do Barça pros galináceos… alguém q me explique como se eu fosse mt burro… pq ou houve algo q desconhecemos. ou atao alguém anda esquecido!!!

Em relação ao Barcelona, creio que a 1ª passagem do Rochemback por Alvalade tem a ver com essa compensação

Concordaste com o meu post, se vires com atenção. Não estando por dentro dos negócios, pois na altura não havia relatórios à CMVM, é para mim impossível garantir-te que não houve compensação. Mas também concordo contigo, pois se houve, passou despercebida…

Não… não concordei!! porque o Roca veio no negócio do Quaresma entre Sporting e Barcelona… mas lembra-te q o Quaresma depois foi pro porto no negócio do Deco… e aí é q existem as compensações financeiras ao clube de formação… qt à CMVM isso tb não é bem assim… pq nessa altura ainda nem sei se havia esta lei para pagar aos clubes de formação, mas o q é certo é q há alguns clubes a pedir esses dinheiros antigos e o SPorting não vejo preocupado com isso!!! falta no minimo dinheiro de 4 transferências de antigos jogadores formados no clube: Quaresma (Barça-porto), Simão (Barça-benfas e benfas-Atlético) e Hugo Viana (newcastle-Valência)…
mais uma vez digo… em tempo de fome todos os grãos são bem vindos!!! e só de pensar q kem deve estes dinheiros são os nossos eternos rivais inda mais me revolta!!

Bom, pelas notícias de hoje preparamo-nos para encaixar pouco mais de um milhão com a saída do Quaresma.
Os sentimentos, ainda assim, são mistos.
:great: É uma notícia boa porque se trata de um encaixe que corresponde a cerca de 4% do nosso orçamento;
:frowning: é triste porque preferia receber 30 milhões do que 1;
:think: é uma lição porque nos relembra que não basta ter “olho” para descobrir os talentos, também é preciso tê-lo na hora de os deixar sair.

realmente…por aquilo que o vendemos…até é vergonhoso >:(

Em relacão ao dinheiro que o Sporting pode vir a receber por ter formado os jogadores (Ronaldo, Quaresma, etc), reitero uma ideia que já transmiti no fórum da Formacão:

• Pelo menos 50% dessa verba deveria ser encaminhada para o Dpt. de Formacão do Clube, ficando o restante nos cofres da SAD. Isto porque a Formacão é suportada pelo Clube Sporting, com excepcão dos Júniores, cujo contrato de trabalho já é gerido pela SAD do Sporting. As verbas recebidas permitiriam assim custear / viabilizar / perpetuar a Formacão do Clube.

Para esta ideia se tornar efectiva seria necessário contratualizá-la entre o Clube e SAD e para isso acontecer, nada melhor que ser redigida e submetida uma proposta a votacão aos sócios numa AG futura.

pois…mas vai la convencer os dirigentes…

eles querem e o $$ para “abater o passivo”