Porto campeão dos patrocínios
31 MILHÕES DE EUROS EM TRÊS ANOS
O FC Porto foi o clube português que mais receitas de publicidade e patrocínios arrecadou nas últimas três épocas – um total de 31 milhões de euros, superior ao Benfica, que recebeu 29,56 milhões de euros. A distância considerável ficou o Sporting, que obteve uma receita de 12,98 milhões de euros.
A vitória portista, também neste campeonato, reflecte um facto incontornável: nos últimos cinco anos, foi campeão quatro vezes, contra uma do Benfica. Não deixa, no entanto, de causar alguma surpresa que a capacidade de angariação de publicidade e patrocínios do FC Porto já ultrapasse a do Benfica, que é o clube com maior massa de adeptos no País, a distância considerável dos seus rivais, e, como tal, um alvo mais atractivo para as principais marcas e “sponsors”.
In Record de hoje
Pois, pois…quando até eu que nao tenho formaçao en marketing saberia gerir melhor os produtos Sporting, aquela loja é uma miséria, productos com preços risiveis: uma simples t_shirt de caca custa sempre mais de 20 euros…
Fazendo um pequeno exercício com as contas da Sporting SAD comparadas com as dos outros grandes, a coisa está assim:
É caso para dizer que os nossos dirigentes do “Projecto” têm trabalhado muito bem na área de Publicidade e Patrocínios (o sr. Afra até foi promovido a Administrador e tudo :mrgreen:)… vá, agora não se metam a dizer mal deles que não podemos ser maus Sportinguistas :naughty:
Isto é a lógica FM a funcionar… tornar o Sporting um clube daqueles pequeninos, da 2a divisão, para depois ir subindo, devagarinho até ser campeão europeu… isto é que é visão! :mrgreen:
Ou o nosso clube não tem pessoas capazes na área de marketing e gestão, o que é verdade.
Ou o nosso clube cada vez mais é o terceiro clube em Portugal e píor, cada vez está mais longe dos dois primeiros lugares, o que também é verdade…
Quanto ao porto não me admira nada que tenha essas receitas, eles sempre foram pioneiros e sempre foram os melhores na área do marketing, eu próprio cheguei a trabalhar numa empresa no porto que fazia a publicidade para os ecrãs do velho estádio das antas e em Portugal nenhum clube fazia o que eles faziam naquela altura…
er… então os dados mostram que em 2007, as receitas publicitárias/marketing do Sporting equivalem a 53 % das receitas do Porto e que, em 2005, representavam apenas 30 %, e nós estamos cada vez mais longe ?
Parece-me que estão a interpretar os dados disponiveis de forma menos justa, se fizerem contas rápidas vêem que em 2005, 1º ano disponível com receitas dos 3 grandes, o Sporting tem menos 6.322.000€ de facturação que o porco e 5.575.000€ que o glórias, em 2 anos a diferença passou para 5.269.000€ para o porco e 4.900.000€ para o glórias, sendo que nesse período de tempo a facturação do Sporting subiu de 2.778.000€ para 6.131.000€, isto em apenas 2 anos, parece-me um bom trabalho mas obviamente que ainda falta muito para atingir os valores dos rivais, no entanto o aumento de facturação é considerável! :arrow:
olhando para o grafico o aumento de facturacao acontece nos 3. O que me leva a pensar que nao algo de brilhante mas sim resultado do mercado, a diferenca no entanto e razoavelmente mais dificil (custa mais…) de explicar…
Em 2006 o Sporting aumentou a facturação em 46%, os porcos em 15% e os orcs diminuiram em 2,7%.
Em 2007 o Sporting aumentou 50%, os porcos 8% e os orcs 35%.
É portanto fácil de concluir que apesar de grande a diferença com os grandes grandes, temos vindo a recuperar bastante.
Mas ainda falta trilhar um longo caminho.
E aqui temos que ter sempre em conta os resultados desportivos, pois são indissociáveis das vendas de publicidade e merchandising. Por outro lado, a tendência em haver diferença entre os outros dois e nós irá continuar, pois não existe uma estratégia de marketing definida, e a parte visível que nos poderia diferenciar dos demais, mantém-se igual, pois são geridas pela mesma empresa (TBZ). Ou seja, apesar destes valores serem apenas de uma fracção do que é controlado pelo marketing, mostra que o nosso clube não inova, e pior que isso, não aparenta ter uma estratégia bem definida - como podemos observar pelos benefícios de ser sócio do Sporting, ou de um dos outros dois.
Olha que não, o aumento acontece nos 3 mas é Sporting que mais aumenta, se falarmos em valores temos em 2 anops, de 2005 a 2007, um aumento de 2.300.000€ do porco, 2.678.000 do glórias e 3.353.000€ Sporting, parece lógico constatar que o aumento do Sporting é bastante superior ao dos 2 rivais e a curva ascendente é mais acentuda, obviamente que o terreno a recuperar é grande e o Sporting tem mesmo que aumentar receitas, mas continuo a dizer que acho que se está a menosprezar um trabalho que traduzido em nºs é claramente positivo! :arrow:
Deveriam visitar o Olympique de Lyon, ai veriam o que é gerir uma marca: eles até lançaram ums taxis às cores do clube :o, tem estàdio cheio (bilhetes mais baratos que o Sporting…sic) e produtos variados e a bom preço para a realidade economica do pais…e lembrar que o clube andava nas ruas da amargura antes da chegada de Aulas, o actual presidente…
Um exemplo a seguir
Sobre o gráfico tenho algumas questões, somos os únicos a apresentar dados desde 2001!? E os outros!?
Claro como água, é que os títulos principalmente de Campeão Nacional, fazem mexer e de que maneira esta vertente comercial, e aí, infelizmente há algum tempo que estamos à espera…
Em comparação com o Slbenficagay o nosso mercado é mais pequeno. Facto.
No entanto nota-se uma subida e muito acentuada nos últimos tempos e aqui tenho que Acreditar que se deve ao trabalho do Departamento de Marketting do SPORTING, ao Acordo com a TBZ, ao Centenário e mais recentemente ao artigos Puma, esta é a leitura que faço.
Mas também acho que podemos e devemos Melhorar, mas se os Resultados Desportivos ajudarem é necessário poucas mudanças, pois uma coisa leva a outra…
Já aqui referi isto, mas recentemente numa entrevista ao chefe da TBZ na Revista Sàbado, referia-me que nos últimos 9 meses a vendas no SPORTING cresceram 400%…
Actualizo o gráfico ocom os dados de 2001 do Porto e uma correccão nos dados das galinhas, já que estes nos seus relatórios dividem o Merchandising e a Publicidade e Patrocínios, coisa que Porto e Sporting não fazem:
se os Resultados Desportivos ajudarem é necessário poucas mudancas
Essa a lógica perdedora do Sporting dos últimos tempos… enquanto confiamos na sorte para termos os resultados sem ter de mexer grande coisa, os outros mexem-se para terem resultados desportivos e com isso rentabilizar as outras áreas do negócio.
mais que os resultados em si, e independentemente da progressao positiva dos ultimos anos :great: , a diferenca e assustadora e o pior e que nao deveria acontecer… :
“Mas também acho que podemos e devemos Melhorar, mas se os Resultados Desportivos ajudarem é necessário poucas mudanças, pois uma coisa leva a outra…”
ou então
“…se os Resultados Desportivos ajudarem é necessário poucas mudancas…”
E parece-me que o que escrevi é uma realidade tão óbvia que nem merece, reparos, comentários nem tentativas de deturpação…
No Futebol quando Ganhas, Vendes. Quanto mais Ganhas mais Vendes.