Rebranding do Sporting

O Sporting Sans misturado com lettering normal, fica brutal. Faz lembrar o lettering usado pelo Sporting há 70 anos.

Agora se usarem Sporting Sans em tudo. Fica ridículo.

15 Curtiram

Com o que para já existe decidi já criar uma SCPSans.

Os números é que ainda não estão por ai. E tomei a liberdade de criar umas letras com acentos que ainda não haviam

3 Curtiram

Assim fica óptimo. Eu acho que é mesmo terem uma questão de bom senso e gosto para saberem onde devem utilizar.

1 Curtiu

E não é que o Sporting Sans já existia na década de 60? No video deram a entender que criaram do zero, mas é uma cópia descarada.

Reparem no S, O, I, G…

3 Curtiram

Já é só ragebait, não é?

8 Curtiram

No símbolo e nas camisolas até se papa esta letra. Mas esta comunicação com esta letra estilo desenho animado, conforme alguem disse antes, tem um ar pouco profissional e cansa rápido. Uma pena nao terem optado por outra letra porque o símbolo está muito bonito.

2 Curtiram

não sei se é o tópico certo mas no mar shopping matosinhos abriu lá uma banca do nosso clube (daquelas dos corredores do shopping). já lá fui hoje fazer umas comprinhas

3 Curtiram

No instagram da F37, agência responsável pelo lettering, tens mais detalhes.

https://www.instagram.com/p/Daa2Q57DHhU/

3 Curtiram

@sermak

Já eu gosto muito da font

O problema aqui é o que muitos já focaram. Ela é desenhada para títulos e para ser usada em maiúsculas e bold. Se utilizada de forma corriqueira transforma-se numa coisa infantil e cansativa.

Mas como destaque é sensacional e absolutamente distintiva!

16 Curtiram

Certíssimo. Sporting Sans é uma copia descarada propositadamente, foi criada e adaptado a partir desse lettering utilizado anos 60.

Não vejo problema nenhum nisso, para além que nem sabemos se na altura criaram o alfabeto todo e números, etc. Nesse sentido nunca foi um lettering oficial até hoje.

Num post de Instagram isso está bem claro. https://www.instagram.com/p/Daa2Q57DHhU/?img_index=5&igsh=MXNqazYza202aWE1dA==

3 Curtiram

Este rebranding cola a marca Sporting a uma ideia de revivalismo muito específico, que vai necessitar jogo de cintura na comunicação para não se tornar pesada.

Já estamos a ver isso com o uso catastroficamente exagerado do Sporting Sans. Essa situação pode ser resolvida facilmente, outras menos.

Infelizmente não se aproveitou para dotar a marca de novas propostas simbólicas. Erro.

Dos 3 elementos que compoem o emblema, dois deles são extremamente datados e não especialmente definidos pela cultura do clube. Sobra o leão que, aqui é gosto pessoal, não acho especialmente bem conseguido embora melhore o leão absolutamente genérico que tínhamos antes.

Mas se gostam, perfeito, vamos só ver quanto tempo demora a enjoar. O meu vaticínio é que estaremos a fazer novo rebranding em menos de 10 anos.

1 Curtiu

Deveriamos ter tipografias de suporte, ou guidelines para não haver um uso excessivo do Sporting Sans

1 Curtiu

Exatamente. E isso prova que o trabalho foi muito bem feito. Não se limitaram a lançar ideias para o ar. Estudaram a história do Sporting.

5 Curtiram

Numas coisas, deveriam ter em conta a história do clube (bicos e fundo oval).
Noutras, é uma cópia descarada..

2 Curtiram

Alguem encomendou a edicao limitada online e ja recebeu?

Site, site de bilhetes, loja verde, Sporting TV ainda com simbolo antigo…

1 Curtiu

Antes transportar o legado entre gerações do que aderir a ideias peregrinas.

É… triste mas sintomático, como a app que vinha vinha e … nada
2026 e não temos uma app.

2 Curtiram

não

1 Curtiu