Neste momento temos 26 jogadores no nosso plantel. Parece-me claro que existe excesso em alguns lugares e falta noutros. Como estamos perto de Janeiro, eis a minha opinião:
Guarda Redes
Uma maneira de poupar dinheiro seria vender ou emprestar o Tiago ou o Nelson. Penso que Ricardo mais um destes dois e o Mário Felgueiras (titular dos juniores e da respectiva selecção) seriam suficientes.
Defesa Direito
Acho que deviamos fazer qualquer coisa neste lugar. O Mário Sergio não se conseguiu impor, o Miguel Garcia falhou, o Rogerio ainda não me convenceu e pode ser necessario no meio campo. Se calhar propor ao Belenenses uma troca temporária do Amaral por o Miguel ou o Mario e mais um valor simbólico (ou o pagamento de ambos ordenados) era capaz de ser uma boa ideia.
Defesa Esquerdo
Apesar da lentidão do Rui Jorge e da irregularidade do Paito, não me parece prioritário esta posição. De qualquer maneira se sem custos viesse cá parar o Jorge Ribeiro (Gil Vicente) ou o Jorge Luis (Braga) não ficava triste …
Defesas Centrais
A renovação com o Hugo foi quanto a mim uma atitude precipiatada. O Miguel Veloso ou o Carlos Marques podiam ser perfeitamente o 4º central. Para já não mexia, mas se alguem quiser comprar o Hugo … tudo bem!
Médios
Temos 6 médios, se calhar muitos pensam que são muitos eu acho que não, tanto mais que jogamos com d4 e inicio e o Rogerio tem vindo a ser utilizado a lateral direito. Tambem não vejo necessidade de contratar nais alguem a não ser que surja uma pechincha.
Extremos Direitos
Neste momento como solução credivel só temos o Douala. O Pedro Barbosa parece-me que já deu o que tinha a dar, o Sá Pinto não deve ser solução. Acho que precisamos de mais um extremo, quem? Cá em Portugal não estou a ver ninguem …
Extremos esquerdos
Aqui a coisa ainda é mais grave, pois o Paulo Sérgio ainda está verde, o Danny não é solução. Esta para mim é a prioridade nº 1. O Jorginho faz este lugar, mas não é verdadeiramente o seu lugar … parece-me que tambem só no estrangeiro poderemos arranjar uma solução com alguma qualidade. A renovação com o Tello foi para mim o maior erro deste ano da SAD.
Avançados
Aqui tambem era bom que se mudasse. O Danny não se consegue impor. Não me chocaria uma troca Danny pelo Jorginho.
Já não acredito no Niculae, o Pinilla (embora acredite que vá melhorar) tambem não me convence. Só que avançados custam muito dinheiro.
Se calhar um Manoel ou um Antchouet eram capaz de dar jeito, e o investimento não seria grande.
O meu plantel após Janeiro:
Ricardo, Tiago (ou Nelson), Mário Felgueiras
Rogerio, Amaral (Belenenses)
Polga, Beto, Ena, Hugo
Rui Jorge, Paito
Custodio, Tinga, Roca, Viana, Martins
Douala, Barbosa (Sá Pinto é uma incógnita)
Paulo Sergio, “jogador a contratar”
Jorginho (Setubal), Pinilla, Liedson, Antchouet (Belenenses)
Jogadores a emprestar ou vender:
Nelson (ou Tiago), Mario Sergio, Miguel Garcia, Tello, Niculae, Danny
Acredito que não seria preciso muito dinheiro e talvez até se poupasse na massa salarial.