Também vejo a Academia como principal fornecedor de jogadores para a equipa principal.
Isto já acontece, temos M.Garcia, Paíto, Custódio, C.Martins, Danny, Paulo Sérgio na equipa principal.
Era bom que fossem mais, até porque acredito no futuro de muitos dos jogadores já aqui citados e que estam emprestados, mas há que fazê-lo com calma e cuidado.
Dou 2 exemplos, a opção por Valdir, que confesso não conhecer, mas segundo sei é lateral-esquerdo, recairia no empréstimo de outra promessa, Paíto.
Edgar Marcelino, a posição onde actua, avançado, além de requerer mais experiência é extremamente exigente, vide caso Pinilla, além de que, provalvelmente seria pouco utilizado.
Há outros caso, como João Moutinho, que vi na pré-época. Penso que no caso dele acentua-se ainda mais o acerto da decisão de o fazer rodar e ganhar experiência. O nosso meio-campo já tem um numero inflacionado de jogadores.
Não critico as opções tomadas, apesar de ver com bons olhos, a vinda do Valdir em Janeiro, caso este faça o corredor direito.
Por outro lado, o lançamento de jogadores jovens em Portugal, defronta-se, quanto a mim, com um problema. A intolerância do público. É frequente ver um jovem valor ser apupado por prestações menos conseguidas e isso às vezes tem efeitos devastadores.
É positivo que possamos ter consenso em relação a alguma coisa (e já são varias nos ultimos dias
) mas permite-me algumas correcções, até pq depreendo que tal como confessas não conheças alguns dos jogadores;
Valdir nao faz o corredor direito, faz o esquerdo, tal como Paíto era um extremo esquerdo que com a evolução foi sendo recuado para lateral, o homem é esquerdino.
Marcelino não é um avançado, é um extremo direito, que pode jogar na esquerda quase com a mesma eficacia, e esse sim, pode fazer o corredor direito, apesar de eu ter esta ideia na cabeça de ver Valdir na lateral esquerda, Douala na direita e Marcelino na esquerda.
Concordo absolutamente em relação a Moutinho pelas razões que apresentas, a exigencia transporta uma pressão que não é benefica, para alem de toda a gente que existe ali para o centro do terreno, agora uma coisa é certa, o SCP não tem jogador com melhores carcteristicas que ele para jogar a nº10, no entanto e no actual contexto deixem rodar o homem.
Acho que o SCP devia trazer o Valdir e oferecer o Paíto a Ovarense como compensação, Valdir é mais evoluido, tem mais tecnica, e sobretudo algo que não podemos descartar, não ocupa lugar de estrangeiro.
Quanto a contestação e pressão, basta que a SAD seja sincera e tenha coragem de dizer algo como;
“Caros sócios e adeptos, não somos candidatos a nada, a n ser fazer o nosso melhor, nao esperem grandes feitos, jovens vão ser lançados e estamos a construir o futuro…”
Tenho a certeza que não haveria Leão aqui, ou doutro quadrante qq ke fosse capaz de assobiar a ekipa nestes moldes, afinal se Roquette ja pôde dizer uma vez com Jozic que não era candidato ao titulo e não receber incompreensao, nao seria por causa disto que iria acontecer.
Eu la estaria sempre no meu lugar, com mto mais paciencia e muito mais esperança, se calhar a ver os putos goleados, mas com a certeza que era uma questao de tempo.
Há muita matria prima na academia, tal como ha muita materia prima a rodar, e pior muita materia prima nos nossos rivais, é tempo de apostar a serio, se nao ha dinheiro, se o passivo e o ke se fala, se a formação é o objectivo, aí sim, contem comigo, fiquem em 6º, 7º ou 8º (o que eu sei que nao aconteceria) mas deixem os miudos jogar a bola…