R&C 1º Trimestre 2009-2010: Prejuízo de 2,4 M€

Boa noite pessoal,

Não sei se já estão a discutir este assunto em algum lado, se estiverem peço desde já desculpa por ter aberto este tópico.

Futebol > Nacional > LIGA SAGRES > Sporting SAD leonina com prejuízo de 2,3 milhões de euros NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2009/10

A Sporting SAD registou um resultado líquido negativo de 2,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2009/10, o que fez aumentar o passivo em 6,3 por cento relativamente ao período homólogo de 2008/09.

O passivo é agora de 151,410 milhões de euros, quando no primeiro trimestre de 2008/09 era de 142,443 milhões de euros, enquanto o capital próprio passou de 15,981 milhões de euros negativos para 18,374 milhões negativos, o que significa um acréscimo de 15 por cento na situação de falência técnica.

Os resultados operacionais decresceram 2,670 milhões de euros, para 1,436 milhões de euros negativos, quando o valor do período homólogo de 2008/09 foi de 1,234 positivos.

Nesta rubrica incluem-se os proveitos gerados pela transação de passes de jogadores, que, no primeiro trimestre de 2009/10, foi de 451 mil euros - transferências de Fábio Rochemback e Rodrigo Tiuí - contra os 61 mil do mesmo período em 2008/09.

Como se justificam estas perdas se o investimento na equipa foi praticamente nulo?! Isto quer dizer que o nosso Sporting só por existir tem prejuízo?!

Nem dinheiro nem equipa!!!

Grandes e bravos gestores :clap: :clap: :clap:

SL

nem o Oliveira e Costa fazia melhor :clap:

Dá para um gajo ficar doente, sem dinheiro, sem equipa, sem o património e cada vez com mais passivo. Não ha nada melhor!

Estes é que são os que percebem de economia!

Parabéns 90%!! :clap: :clap:

Estamos a falar apenas da SAD…

Para quando a passagem do estádio para a SAD e a venda do mesmo?

Continuem a votar a favor nos gestores de topo!

Esta questão já estava a ser discutida no tópico do Presidente. Assim sendo, transcrevo para aqui o que escrevi por lá.

Se o resultado deste trimestre foi um prejuízo de 2,4 milhões e o prémio de presença na Champions está na ordem dos 5 milhões, podemos concluir que se tivéssemos eliminado a Fiorentina, nesta altura seria comunicado um lucro na ordem dos 2,6 milhões, que em comparação com o lucro de 16 mil euros em igual período da época passada representaria um resultado muito bom.

Esperemos que a reestruturação financeira nos venha a permitir ter uma equipa de futebol mais competitiva, capaz de nos trazer o ceptro nacional e a consequente presença na Champions.

Acrescento apenas que o Porto comunicou um resultado positivo de 23,5 milhões para igual período. Investir no futebol compensa!

Link: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR26182.pdf

Realmente a actual situação do Sporting é muito grave! O passivo tem vindo a aumentar de semestre para semestre, o cenário de falência técnica agrava-se e os resultados do futebol também não ajudam.

Contudo devo relembrar que estes resultados ainda são inteiramente da responsabilidade da antiga gestão do Sporting. uma vez que o JEB só pegou em Julho (?).

Interrogo-me como é que o Tiui e o Roca saem a custo zero e ainda assim geram mais valias?

Durante o 1º Trimestre de 2009/2010 foram alienados os direitos desportivos dos jogadores Rodrigo Bonifácio (Tiúi) e Fábio Rochemback, que geraram um total de mais valias de 451 milhares de Euros.

Realmente não sei o caminho em que seguimos, mas o Sporting precisa mesmo de uma pessoa totalmente inovadora, que vire o Sporting do avesso e torne aquilo numa maquina de fazer dinheiro…

A parte que eu achei mais interessante ainda foi esta:

O Conselho está ciente da necessidade de equilibrar as contas do exercício, estando, por isso, a estudar a melhor forma de obtenção de receitas extraordinárias que permitam assegurar tal equilíbrio.

Ou seja, já se está a prever um enorme prejuízo no fim do ano e a verdade é que, a continuar assim, não tarda nada e temos capitais próprios abaixo de zero.

A melhor forma de “obtenção de receitas extraordinárias” é, a meu ver, a venda de um dos jogadores com maior valor de mercado, Moutinho ou Veloso, no mínimo por 15 M€. Medidas de outro tipo que visem delapidar o património não-volátil do clube (isto é, que não passem pela venda de jogadores) para mim não, muito obrigado.

“Ou seja, já se está a prever um enorme prejuízo no fim do ano e a verdade é que, a continuar assim, não tarda nada e temos capitais próprios abaixo de zero.”

O Capital Próprio da SAD é negativo em 18,374 milhões de euros…

A unica coisa que não conseguem meter abaixo de zero só mesmo o capital social, pq é impossível, e daí…

Qualquer dia são os sócios que começam a exigir quotas do clube :lol:

Verificamos com agrado que o cabeçalho deste comunicado não parece falsificado, ao contrário do do anúncio da contratação de Carvalhal. Concluímos que este comunicado não deve ter sido elaborado às três da manhã de um sábado para domingo, na casa de algum funcionário ou administrador da SAD.

Já lá vão quase 2 anos e meio desde a última venda importante. Neste período, o FC Porto venceu o Lucho por 18 milhões, o Lisandro por 26, o Cissoko por 15, o Quaresma por 18, o Pepe por 30 e mais uns quantos cujo nome não me recordo mas que devem ter rendido mais de 20 milhões no total (só o brasileiro que estava emprestado rendeu 5).

Tudo junto, o FC Porto recebeu perto de 130 milhões de euros em vendas no mesmo período em que o Sporting recebeu ZERO!

Feitas as contas, não me parece que o Sporting esteja assim tão pior em termos financeiros que o FC Porto como alguns de vós querem fazer crer. Recordo que o passivo da SAD do FC Porto tem vindo a aumentar nos últimos anos apesar das vendas milionárias e só agora finalmente conseguiram reduzir (pouco) o passivo da SAD. A dependência do FC Porto na venda de jogadores é gritante e se tiverem o azar de ficar em 3º este ano, verão as dificuldades que o clube sentirá nos próximos anos.

Basta ao Sporting ter a sorte do Veloso se conseguir manter ao nível que está e certamente conseguirá vende-lo por valor superior a 20 milhões (sobretudo tendo em conta que estará no Mundial).

O Sporting precisa de vender 1 jogador importante em cada 2 anos, pelo menos.

Portanto, os números devem ser interpretados no devido contexto. E como Gabriel Alves muito bem escreveu, no mesmo período do ano passado o Sporting lucrou menos do que teria lucrado este ano se tivesse conseguido o apuramento para a Champions.

Estes números não são gritantes? São escandalosos

1º porque se é verdade que não vendemos, não é menos verdade que não compramos. Segundo porque o prejuízo apenas se refere aos primeiros 3 meses, curiosamente, meses em que as boxes, os prémios da Europa, e merchadising atingem o pico. Aguardemos então pelos próximos meses.

Significa que temos uma exploração deficitária cronica. Sem contar com as compras e vendas de jogadores, temos smepre um prejuizo de cerca de 10M/ano, mesmo com este plantelzinho de 5ª categoria :wall: :wall: :wall:

Comparar com o porco só pode ser brincadeira >:D

Sim, e…? :eh:

Tens 2 clubes que constroem um balanço financeiro semelhante durante 4 ou 5 anos, sendo que um deles ganha praticamente tudo o que há para ganhar e o outro quase nada. Queres comparar qual dos dois vai melhor? :lol: Eu acho que a resposta é mais que óbvia e que pouco haverá a discutir.

No fundo ainda bem que SCP e FCP têm balanços financeiros semelhantes, dá para perceber que o que realmente interessa num clube desportivo não são as finanças, mas sim os resultados desportivos.

É a grande nata gestora que lá está encrustada no seu melhor! É pá mais milhão menos milhão who cares?

O Sporting é neste momento o espelho perfeito de Portugal. Governado por incompetentes e corruptos, atolado em dívidas, sem projecto, sem estratégia e sem saída. À espera do dia do Juízo final. :arrow:

Relativamente às receitas extraordinárias, julgo que o Sporting deveria planear uma solução de venda parcial de activos, semelhante ao fundo de jogadores criado pelo SLB, vendendo 10, 15, ou 20 porcento dos passes à Banca, disponibilizando assim dinheiro em caixa.

Por um lado, garantíamos desde já o valor de venda de alguns jogadores, o que permitiria libertar verbas para mais investimento, por outro lado, continuaríamos a contar com os seus direitos desportivos.

Poderão alguns discordar, por acharem que o plantel está nesta altura desvalorizado, mas o Sporting precisa de dinheiro AGORA e não daqui a uma, duas, ou três épocas. O Sporting precisa de voltar a ser campeão e de assim recuperar mais adeptos, precisa também de estar presente na Liga dos Campeões, caso contrário continuará a perder a capacidade de aproximação ao orçamento dos rivais. Reparem também que na verdade temos 8 ou 9 jogadores com grande possibilidade de estar no Mundial e que, por isso, não terão um valor de mercado nada baixo.

A realidade Financeira do Sporting obriga-nos a procurar soluções criativas, mas se as soluções criadas por outros tiverem valor, deveremos também nós adoptá-las sendo escusado inventar.

:arrow: :arrow:
Correcto. O Sporting somos nós. Nós estamos à espera do juizo final, logo o Sporting também estará. Ainda não é todo, mas um dia será.

O Sporting tem uma Academia pelo que é dos 3 grandes aquele que tem melhores condições à partida para implementar a estratégia mais rentável de venda de jogadores… no entanto, quem o faz é o Porto, porque será hein? Dica: não é por causa da gestão financeira, vendas de patrimónios, passagem disto e daquilo do Clube para a SAD e por aí fora. :shhh:

Estou de acordo. O Sporting tem os recursos, o Porto tem o know-how. Mas neste momento há, sobretudo, que encontrar uma solução imediata para inverter esta tendência de empobrecimento desportivo e financeiro. Dei o exemplo do Fundo de Jogadores, por achar que se, por um lado, as manobras de gestão financeira a que nos têm habituado não interessam, também não interessará fazer de um plantel pobre, um plantel paupérrimo. Perante a necessidade de realizar mais-valia equivalente a 15 Milhões, que se esboce um negócio do género do do Benfica.