Razões para tantos anos sem ser campeão.

Quando era muito miúdo, o SCP ganhava campeonatos de 4 em 4 anos. Isso mudou e é agora altamente improvável que se repita. Algumas reflexões:

1 - A ascensão do FCP. Naqueles tempos, o SLB era o único verdadeiro opositor a um SCP campeão. Portanto, quando as coisas lhes corriam mal apesar de terem o melhor plantel e muito mais meios financeiros, e se o SCP estivesse bem, era possível vencer e ter um SCP campeão e até a dobradinha com a taça de Portugal.

2 - Apesar de dominar as estruturas do futebol e a arbitragem, e do seu poder financeiro, o SLB tinha uma importante autolimitação que era fazer questão de só ter jogadores portugueses. Isso permitia que o SCP equilibrasse um pouco mais comprando alguns craques estrangeiros, isto apesar do SLB chegar ao ponto de comprar alguns jogadores portugueses só para que não jogassem contra eles.

3 - A ida à Liga dos Campeões vale muitos milhões, o que agrava o desequilíbrio financeiro entre o SCP e SLB-FCP. E também agrava o fator corrupção, pois torna-se muito mais importante impedir que o SCP seja campeão. Portanto, agora, quem tem poder nas estruturas do futebol e na arbitragem recorre ainda mais à corrupção.

4 - Ao não ganhar, o SCP também vai perdendo popularidade e poder em geral, o que torna cada vez mais complicado voltar a ganhar.

5 - Antes, era apenas necessário aproveitar uma quebra do SLB. Agora é preciso quebras simultâneas de SLB e FCP, mais contrariar o fator corrupção associado aos milhões da Champions, mais o SCP estar muito bem quando os dois rivais quebrarem conjuntamente.

6 - Associado aos milhões da Champions, SLB e FCP obtém muitos mais milhões em transferências do que o SCP, o que não acontecia quando o SCP ganhava de 4 em 4 anos.

Ficamos a criticar presidentes, treinadores, jogadores…, mas a verdade é que uma campanha vitoriosa para ser campeão é hoje muitíssimo mais difícil… As nossas probabilidades são bem mais reduzidas. Só potenciando ao máximo o que temos e conseguirmos obter.

A Academia é o grande fator a nosso favor, mas não chega para equilibrar.
:think:

Piccinis…Uma das razões.

-Maus jogadores
-Maus treinadores
-Maus presidentes
-Discurso de pequenino que se foi entranhando nos adeptos que hoje em dia usam como desculpa tudo e mais alguma coisa
-Corrupção

Pode-se falar de muita coisa mas o essencial está aqui em cima. Muito se fala de que das últimas vezes que fomos campeões era o sorteio dos árbitros que estava em vigor. Pois, o que também estava em vigor eram duas super equipas.

Agora claro, com o que temos e com o parece que está para vir só mesmo um milagre.

:arrow: Isto

Jogadores medíocres. Tivemos ao longo destes anos jogadores muito bons e com muita qualidade. O problema é que numa em 11 titulares, 5 ou 6 jogadores de grande qualidade - no plantel atual: Rui Patricio, William Carvalho, Adrien, Gelson, Bas Dost - e o resto são jogadores do mais banal que há. Ou então são jovens com potencial que, por razões estranhas, são sempre apostas tarde de mais.

Penso que o ano passado foi o nosso melhor ano. Só não ganhamos por muito azar e muito colinho. É o único ano em que podemos dizer verdadeiramente que a arbitragem teve influência para não termos sido campeões. De resto, foi tudo por culpa própria e por más opções.

Compramos de mais. Temos de ter mais critério e investir forte em alvos muito específicos que possam realmente melhorar o nosso plantel. E mesmo isto não é garantia de sucesso absoluto.

Para além disso, precisamos da famosa “estrutura”. Não podemos estar dependentes de treinadores ou dos resultados. A politica de contratações e de construção do plantel deve ser consistente, na vitória e na derrota.

Basicamente é isso. Enquanto esses factores todos nao se alinharem, muito dificilmente voltaremos a ser campeões. Felizmente este ano vai haver video-arbitro. Mas falta o resto…

1ª - Árbitragem
2ª - Más contratações.

Não só, mas grande grande grande parte é só isso.

Maus jogadores.

Ausência total de uma estrutura qualificada para observação de jogadores/potenciais reforços.
E um grau de exigência bastante baixo por parte de todos nós, adeptos, uns apertos nunca fizeram mal a alguém.

Arbitragem sem dúvida em primeiro lugar. Tirou-nos pelo menos 3 campeonatos limpos na última década.
Sempre assim foi e mesmo com VA será.
Mesmo antes de sermos campeões com o Inácio fizemos uma época de futebol de grande nível exbicional com o excelente técnico M. Jozic. Foi o ano que vi o Sporting ser mais prejudicado. Jogávamos sempre contra 14.
Imediatamente a seguir: Maus presidentes, treinadores fracos e más contratações. Por essa ordem.

Era mais ou menos isso que ia escrever.
No fundo, péssimas opções nossas e um sistema corrupto.

Eu aponto uma razão que se calhar vai merecer censura, mas que é a minha opinião sincera. Mais do que arbitragem (pelo menos dois campeonatos de memória recente seriam ganhos por nós sem erros grosseiros que nos retiraram pontos indevidamente), eu vejo um problema maior, relacionado com o próprio Sporting.

É que andamos anos e anos seguidos a “reiniciar” projectos ou a adoptar “novos paradigmas”, quando a nossa génese competitiva está identificada desde sempre e todos nos identificamos com a mesma: a formação. Ora investimos em camiões de jogadores, ora vamos buscar uma ou outra “truta”, mas parece que nunca nenhum plantel é feito com pés e cabeça.

De memória, recordo-me de poucos plantéis verdadeiramente equilibrados nos últimos largos anos. Ou tínhamos excesso de extremos e avançados, ora não tínhamos nenhum. Ora tínhamos bons médios, ora andávamos a tapar buracos com centrais ou extremos adaptados. Durante anos, o centro da defesa foi um buraco, algo que felizmente mudou nos últimos tempos (mas agora temos problemas nas laterais). A única constante de excelência na última década tem sido na baliza, porque o Rui é um guarda-redes de outra craveira - embora tenha tido as suas épocas menos conseguidas, foram as dores de crescimento.

Não percebo porque é que temos tido tantas contratações falhadas, tanto entulho, e tantos jogadores para a equipa “B”.

Deveríamos adoptar uma política desportiva una, e não andar ao sabor das épocas mais ou menos conseguidas, e acima de tudo melhorar e muito o scouting, para não andarmos reféns da inspiração de um único reforço de entre dez ou quinze que chegam cada época.

Temos jogadores mais do que suficientes nos quadros para podermos dar oportunidades a muitos deles, emprestar outros para que cresçam, e ainda assim construir um plantel competitivo com as tais contratações “cirúrgicas”.

O Adrien vai ser vendido? O Geraldes tem oportunidade de agarrar o lugar… Mas está preparado? Não, porque não teve minutos…
O Bryan Ruiz vai ser vendido? É a hora do Matheus mostrar o seu futebol… Mas está preparado? Não… Porque não teve minutos e houve pouca paciência.

Para mim é este o problema, não somos fiéis aos nossos princípios internos, não aproveitamos os escalões de formação e a equipa B para incutir os princípios de jogo, modelos e posicionamentos que serão repercutidos na equipa A. Temos excesso de jogadores contratados com baixa qualidade em campo e jogadores de reconhecida qualidade (ou, pelo menos, com potencial) sem jogar.

É necessária uma melhor gestão desportiva no futebol profissional. Aliás, é necessária uma gestão minimamente profissional, ponto.

Não juntar bons treinadores a bons jogadores, e das raras vezes que isso acontece esteve lá o sistema para nos empurrar para baixo.
Caso mais flagrante: mão de Ronny em Alvalade.
Caso actual: um bom treinador que gosta pouco de bons jogadores

A razão para tantos anos sem ser campeão fica logo demonstrada no 1º post. Falta estofo, mentalidade de campeão. O Sporting CP continua na senda de culpabilizar os outros pelos seus maus resultados e pela ausência de títulos: ora são os árbitros, ora é o azar, ora é o sistema, ora é outra coisa qualquer.

No meio disto tudo o Sporting CP é estranho a culpas e os responsáveis idem.

O problema não são os milhões do Benfica e do Porto, é o que se faz com os milhões do Sporting CP. O exemplo mais flagrante é o dia de ontem:

  • É o Piccini que vem resolver a lacuna gritante na lateral direita que dura desde que o Cedric foi vendido?
  • O M. Oliveira vem suprir exatamente que lacuna?
  • O André Pinto vem suprir que lacuna?

Os milhões gastos nestes jogadores não seriam melhor aplicados num outro jogador, esse decente e devidamente identificado? Aparentemente não, uma vez que se andou 6 meses (pelo menos) atrás do Schelotto e, ainda assim, não perceberam que o jogador não tinha (nem tem) qualidade para o Sporting CP.

Continuo a dizer: falta ao Sporting CP mentalidade para ser campeão, mentalidade para superar as expectativas e crença em campo para as superar. A equipa perde o 2º jogo consecutivo e aparece um dos capitães de equipa a falar, ao invés de encarar a câmara e dizer que assim não podiam ser, que tinha e iam de ser melhores, vem-me com um discurso de há que levantar a cabeça? O auto-proclamado melhor treinador em Portugal no final do jogo, ao invés de falar com garra e com crença em como na temporada seguinte vão dar a volta à situação e vão presentear os adeptos com um título vem já arranjar desculpas?

Mas é que este problema não é apenas comum ao raio dos jogadores e treinadores. Contaminou também grande parte dos adeptos que ao invés de exigirem garra em campo, querem trabalho dos árbitros. O Sporting CP não tem legitimidade para reclamar dos árbitros enquanto nos continuar a presentear com exibições vergonhosas e pouco condizentes com o estatuto e lema do clube. Teve legitimidade para reclamar na temporada passada.

Por momentos, pensei que o discurso do presidente, um discurso de exigência, de promessa de campeonatos, contaminasse adeptos, jogadores e restantes assalariados do Sporting CP, mas parece que não, porquanto continuo a ver sportinguistas que não acreditam no título porque estamos no “campeonato da corrupção”. Entretanto, até esse presidente parece estar contaminado por tais ideias: pelo menos é o que transparece com contratações de merda.

O Sporting CP pelo qual me apaixonei não é este. O Sporting CP pelo qual me apaixonei tem aparecido poucas vezes nos últimos tempos. Apareceu há umas temporadas atrás, quando o Sporting CP estava na Champions a jogar contra um Schalke, a ser dizimado pela arbitragem e vejo o raio do Adrien Silva a pegar na equipa pelos colarinhos e a levá-la para a frente.

Sinto falta de ver mais jogadores assim. Jogadores que para além de apresentarem inteligência tática e qualidade técnica, apresentavam igualmente uma crença que os levava a ultrapassar os obstáculos. Sinto falta de um treinador que para além de saber de futebol, queira ganhar, contagie os jogadores e os adeptos. Não de um gajo que se anda a vangloriar quando ganha e arranja subterfúgios quando perde.

Nas últimas 2 décadas, quando o Sporting gastou mais dinheiro que os outros, ganhou.

Quando se auto asfixiou financeiramente, perdeu competitividade ano pós ano, com excepção de épocas onde se recorreu ao ponto forte do clube, talvez o único onde houve estratégia e visão de longo prazo. A formação.

Isto num rodopio de dirigentes, treinadores, jogadores, de alguns saltos em frente pontuais sem sustentação sólida, que resultaram em mais fugas para a frente que outra coisa e que levaram o clube à pré falência.

Sim, porque não há muito tempo o clube estava mesmo falido.

Esta época decorre de um apostar de fichas num mau timing e de má gestão de activos, quando havia dinheiro na mão e pouco tempo para o aplicar bem. Estragando-se o que foi bem feito nas épocas anteriores. E houve coisas bem feitas.

Razões? Só há uma, Incompetência.

:arrow: :arrow:

Incompetência, falta de estofo e cultura de mediocridade

Qualquer jogador que venha para aqui sabe que é para ser campeão, mas que senão formos também não há grande problema e ninguém se chateia com isso

:arrow: :arrow: :arrow:

A falta de estofo e a cultura da mediocridade derivam da Incompetência, essa cultura do “deixa andar”, “não tem mal”, “fica para o ano”, “vamos dar o beneficio da duvida” etc etc etc Vem como uma necessidade para os Incompetentes, foi cultivada por eles no Sporting, onde ficar em segundo lugar já era óptimo, onde não ganhávamos mas não tinha mal que era por uma questão de ressalva moral, “melhor perder sendo bom rapazito do que ganhar sendo mauzão.”

E estamos presos a isto, este Presidente percebeu isso e tem a postura perfeita, exigência, de regresso à verdadeira identidade do Clube, que não é o de coitadinho, infelizmente não tem conseguido passar do espírito à realização.

:arrow: :arrow:

Duas grandes verdades

A cultura que o clube tem é mesmo essa…é para ganhar, mas se nao se ganhar não ha problema…

Mta falta de estofo de todos. E dou um exemplo concreto: o Mourinho que chegou a ter um pré-acordo conosco. Os jogadores manifestam-se contra (pela voz do capião, Beto), os adeptos tb fizeram uma manifestação contra a sua contratação. Os dirigentes voltam com a palavra atrás.
Resultado: foi para o porto ganhar literalmente tudo, depois de uma grande passagem pela União de Leiria, consolidou a hegemonia da equipa do norte num dos seus períodos de fraqueza na gestão de PdC. Mourinho é hoje um dos treinadores mundiais mais conceituados de sempre.
Culpados: foram todos.

Isto contado, nem parece possível, mas foi o que se passou. E isto numa altura em que estavamos a consolidar enquanto equipa vencedora (pós 1999/2000).