Razões para tantos anos sem ser campeão.

Estamos a falar na época depois desse campeonato onde contratamos jogadores que o Inácio nem conhecia e ficou a conhecer no primeiro treino? :lol:

Se o Mourinho tivesse vindo para o Sporting nessa época ganhava zero.

Sim, e uma coisa é falar do Mourinho agora, outra era falar do Mourinho na altura que como experiência de treinador tinha apenas a passagem de 6 meses pelo Vouchers.
Tinha bastantes anos de treinador-adjunto, sim, mas ainda assim não comprova nada…
É o mesmo que o Rui Faria fazer 6 meses de treinador e depois ponderarmos contratá-lo…

Estupidez, muita estupidez junta.

O Sporting ganhou o campeonato na época a seguir ao episódio que relatei com o Boloni.

Quando contratou Jardel sim.

Mas o Mourinho não vinha para essa época, vinha para a anterior, ia fazer maus resultados e era corrido, estava o caos instalado por Alvalade nessa altura, aliás, continuou a estar na época a seguir quando fomos campeões, só isso nos levou a deixar o Jardel enterrar-se depois mas aquele plantel, foda-se, aquele plantel…<3

O Mourinho vinha para o meio da época anterior. Essa equipa de Boloni tinha tb JVP, Niculae, Pedro Barbosa, Paulo Bento, Rui Jorge, Beto, André Cruz, se calhar mantinha Schmeichel, Babb, entre outros grandes jogadores.

Eu quando relato este episódio não digo que o Mourinho vinha para cá ter o mesmo sucesso que teve no porto. O que eu relato neste episódio é que nós, enquanto clube, desperdiçamos um dos maiores talentos de treinadores de sempre sem se perceber mto bem pq.
Até admitia que ele falhasse caso viesse para cá, mas não veio, não demos hipóteses, não queriamos um treinador do benfica… tinhamos um complexo qq com essa situação. E da parte de todos, adeptos, dirigentes, atletas.

Aliás, vocês falam desses 6 meses como coisa pouca: o homem tinha arrebitado uma das maiores anedotas desportivas em Portugal: o benfica de vale e azevedo.

Eu percebo o que queres dizer, mas já passaram imensos anos. O benfica também desperdiçou o mourinho e não os impede de andar a limpar campeonatos agora, o f.c.porto também desperdiçou um Leonardo Jardim que agora é o melhor treinador português da actualidade, faz parte.

A mim custa-me isolar momentos, duvido que o Sporting desse ao Mourinho a estrutura de apoio que o f.c.porto deu, duvido que ele tivesse aquele sucesso no Sporting. O problema não está nos treinadores, está nas Direcções e, por inerência, nos Sportinguistas também, que ainda não encontraram no seu espaço de recruta uma solução efectiva para os destinos do clube.

Não estou a isolar momentos Nuno.

O episódio que relato é precisamente para demonstar que não temos tido postura de campeões, como todos nós temos falhado enquanto clube. Esse episódio do Mourinho é sintomático, os adeptos falharam (que até foram-se manifestar contra a sua contratação), os ateltas (o capitão beto lembro-me de ter reagido a essa notícia com um “está a brincar comigo?” com um jornalista) e os dirigentes ao voltarem atrás com a decisão que tinham tomado.

Tudo por causa de complexos inexplicáveis de ir roubar um treinador ao rival (benfica).

Curiosamente, a segunda vez que fizemos isso (JJ), igualamos o record de pontos de Mourinho e não fomos campeões por… por… (nem me aptece alongar). Ainda não foi q.b., aliás, ainda não estamos nesse ponto, mas já mostramos outro estofo.

Eu tenho 3 razões para não termos sido campeões em 2017/18, com tendência para aumentar:

  • André Pinto
  • Picini
  • Matheus

Amadorismo. Incompetência. Mentalidade. Medo.

O principal inimigo do Sporting é o próprio Sporting. Demasiados tiros nos pés ano após ano.

E a filosofia do querer ser “diferente” por vezes prejudica mais do que ajuda. Cada vez que há “reinados” de azul ou vermelho, qual é o denominador comum? Não ganham apenas dentro das 4 linhas. Enquanto o Sporting não perceber isso vamos continuar a ganhar campeonatos com a frequência dos eclipses solares.

Perdoem-me os “puristas”, mas em Portugal, ser o bonzinho de nada vale no futebol.

O Sporting anda ferido à muitos anos. Não é de hoje. É um problema complexo que envolve o “Tachismo” e o “Sacudir do Capote”.

Estas novas filosofias explicam o que durante anos e tem tendência para continuar aflige este nosso amor.

Sempre fomos um clube diferente mas de fachada. Houve sempre os amigos dos amigos que batem no peito mas primeiro estão os bolsos deles. Deles e dos amigos. O Sporting é uma fachada para a promoção. Já elegemos grandes quadros empresariais, dirigentes políticos, empresários e suas empresas. Mas o amor vocalizado pela boca dessas enormes bestas nunca vem do coração, vem da cabeça e da excelente plataforma que um clube como o Sporting representa. Depois de se auto promoverem lá vem o discurso que a culpa do sistemático fracasso é de todos menos de quem deveria servir o clube. É o sacude o capote que atrás vem gente. Eles que levem com o embrulho que a mim já me servi. Não somos únicos a usar o clube em nosso favor mas somos quase os únicos (Vale e Azevedo Style) a não dar nada em troca ao clube.

Passa muito pela incompetência e pelo aproveitamento próprio de quem nos tem gerido. Mas não só.

Passa também por uma constante falta de cobrança por parte de quem realmente faz este clube. Os sócios e adeptos. Passam projectos e ideias que sistematicamente são aprovamos mas que não são cobramos. Elegemos baseados em ideias que são só para eleições. Na realidade cada um faz o que quer sem dar cavaco a quem votou. E assim andamos sempre dependentes das vontades de quem gere o clube. Se tivéssemos sorte de eleger um Presidente que coloca-se acima de tudo o Sporting. Estávamos bem. Mas não, a Presidência é um tacho para algum tempo e depois lá vem novas eleições, novas ideias, novos projectos, novos anos zeros e resultados nada. Não damos seguimento a nada e depois não à bases para avançarmos.

Face a este descontrolo tremendo a grande maioria dos adeptos tem falta de conhecimento interno mas tem pavio curto. Lá vem a falta de paciência e explodem. Explodem para quem tem o lado mais visível do clube. A equipa principal de futebol e seu treinador. Lenços brancos a pedir novas caras mas quem realmente é responsável, está quieto a combinar com os amigos Tachistas novos cargos. Saem uns entram outros. Mudam parte dos jogadores e treinador e volta ao mesmo. Ano Zero. Reconstrução. Estamos em obras à tantos anos.

Falta de "estrutura "

No meio dos problemas internos pelos menos 3 campeonatos foram nos comidos nos últimos tempos: 2005, 2007 e 2016.
Daria de 2000 em diante 5 campeonatos ganhos, ou seja, quase 1/3 dos disputados.

Tão perigoso como ignorar os erros internos é ignorar os factores externos.

Ao longo dos últimos 20 anos falhámos mais por factores internos que externos (leia-se corrupção alheia), mas os externos nunca nos permitiram levantar-nos… A época passada teria sido chave. Assim sendo resta-nos lamber as feridas, reconhecer toda a merda que fizemos (e continuamos a fazer) neste último ano, corrigir os erros e ir para a luta. Sem choros, sem miserabilismos.

Os factores externos também são de responsabilidade interna…

Bem visto. Mas não é tão linear assim…

Jogar nos bastidores sem estar disposto a usar todo o manancial de armas que os nossos rivais usam é muito mais complicado. Isto para quem não quer ver o seu clube associado a corrupção, como os nossos rivais estão.

Dentro das nossas limitações, considero que melhorámos bastante ao nível dos bastidores. Veja-se a pressão constante sobre os corruptos, sobre os vários órgãos decisores, etc. Não há área do desporto em que não tenhamos uma posição vincada, e não há nenhum agente que tenha poder de influência neste lamaçal que não esteja a par. Temos tido reuniões para expor todas as nossas posições com as mais variadas instituições, e isto é o que é público. E já vamos recolher alguns frutos na próxima época, espero. Claro que ainda há muito caminho por percorrer e todo o cuidado é pouco.

Se estás no futebol, a este nível, estás associado a corrupção, é triste mas é a verdade.

De resto é como dizes, ter influência, poder, marcar posições fortes.

Por quem está alheado do fenómeno futebol, sim. Para esses somos todos iguais, é a triste realidade (merecida).

Para quem acompanha minimamente isto… Podem achar que são todos iguais a nível de todos quererem fazer o seu (comissões para ti e para a tua entourage, por exemplo). Mas a nível de controlo total do sector da arbitragem, aí não vejo ninguém com dúvidas, só os vermelhos e os azuis controlam ou controlaram totalmente esse sector.

O principal fator, seria sempre, sempre, mas sempre, a corrupção. Mas não me parece valer a pena falar disso.

Quanto ao SCP, o problema está na direção. Esta é melhor, mas não perfeita.

Está na direção porque:

  • não tem capacidade para combater realmente a corrupção ( o que tem melhorado )
  • não tem um scouting adequado
  • não tem a mentalidade certa

Depois este conjunto de adversidades criam um obstáculo e uma mentalidade derrotista da qual dificilmente nos safamos.