O Raspberry Pi é um projeto que teve origem para, penso eu, ajudar crianças a aprender a programar de forma simples e barata. Inicialmente, não era suposto comercializar a coisa. Mas, depois de lançarem a ideia na net, isto teve tanto sucesso que agora tiveram que parar as encomendas. Um amigo meu encomendou o dele no princípio de abril e só vai chegar agora :o
O que é o Raspberry Pi? É um computador do tamanho de um cartão de crédito e que custa, imagine-se, 35$ (versão cara) :o
Para o utilizar, basta ligar um monitor externo, um teclado e um rato, ligá-lo à corrente e está feito. Como disco, pode-se usar um cartão SD.
Não estou muito por dentro das características da coisa, mas diria que para ir à net e ver uns filmes dá perfeitamente.
Vou deixar aqui 2 vídeos (um de 4min, o outro de 1:30min) para poderem conhecer melhor o “bicho”. Isto já é meio antigo, mas eu só conheci agora. Pareço um velho de 80 anos a olhar para um computador moderno e a perguntar “como é possivel?” :mrgreen:
Depois de experimentar um de um amigo, ando há dias a pesquisar para encomendar um também.
O representante em Portugal não me parece grande espingarda. Tenho visto pelo ebay mas é um mundo…
A minha maior dúvida prende-se com alimentação porque não sei bem que potência preciso de ter, uma vez que tenciono colocar uma usb que permita captar Wi-Fi.
Já cá mora um, que está a fazer de mediacenter. Falta mandar vir a caixinha, que deve acontecer algures lá para 2020. :whistle:
Instalei o Raspbmc, com a particularidade de o SO estar repartido entre o SD card e uma pen (de 2Gb), correndo a aplicação XBMC da pen, cuja velocidade de leitura e escrita é muito mais rápida.
Ainda por cima, comando tudo com o comando (passe a redundância) da própria TV. :mrgreen:
Tenho o meu há mais de um ano… na minha opinião é lento demais para media center, mesmo tendo em conta que lê bem video em 1080p.
Se o começarmos a carregar com vários serviços como apache, mysql, etc, mesmo sem a função de media center, também se nota que é ‘curto’.
Uso-o como file server da rede cá de casa com o Samba e para isso é perfeito.
Mas é a versão original ou o Raspbian? A segunda versão é uma modificação do Wheezy original, para melhor adequação ao hardware. Também já existe o Pidora, que é Fedora adaptado ao Pi.
O que eu tenho é o Raspbmc, instalado da forma que disse. Não tenho mais funções, apenas a de mediacenter. Mas até o fanart é actualizado com bastante rapidez.
Sim, o XBMC é o mais utilizado. No meu instalei a versão da Raspberry Foundation, o Raspbmc, que tem as opções para overclock nas configurações. Eu tinha instalado o OpenElec, mas nunca me entendi bem com o OC daquilo e não quis perder tempo a verificar os “porquês e os porque nãos”.
O meu funciona perfeitamente mas como tenho o raspbmc, ainda não experimentei os streams. Tenho um ipad emprestado e descobri que aquilo tem uma função airplay compatível com o xbmc. Ou seja, posso ter um filme a correr no ipad e a emitir para a tv por via do xbmc.
Pedi a um amigo que vive em Inglaterra para mo trazer.