Mais uma vez a mostrar, na Alemanha, entre os melhores, que joga como respira, com naturalidade, em pés de lã e um patamar acima dos outros.
Fala-se menos dele do que de outros, ainda não entendi bem porquê. Mas para mim é este - pelas qualidades únicas (velocidade, poder físico, altura, capacidade técnica, poder de finalização, está lá tudo) - o grande diamante a saltar da Academia nos tempos mais próximos. É, com Pedro Marques, a garantia de que contratar para a frente de ataque é, a partir de agora, desperdício absoluto.
Muitas vezes, quando menos se fala, melhor. Pode crescer sem grande pressão, certamente estão atentos à sua evolução, como estão atentos com os outros. Sem drama.
Assino por baixo, meu caro. Assino por baixo. Mas que fique anotado - reitero - que qualquer contratação para a frente de ataque, neste ponto, com duas máquinas raras (Rafael Leão e Pedro Marques) de golo e de futebol a despontar, é puro esbanjamento.
São jovens, ainda juniores, vamos com calma e deixar os jovens cumprir as etapas da sua formação. A médio-prazo certamente vão estar a lutar por um lugar no XI da equipa B e a longo-prazo na equipa A. Concorrência é boa e jamais demais, faz-lhes crescer e querer ser melhores.
São estes os que queimam etapas - e têm de as queimar, sob pena de estarem, isso sim, a regredir etapas. É premente oferecer-lhes desafios maiores: só isso os faz pensar mais rápido, crescer mais longe. A estes, os que têm lá tudo, dar-lhes tempo é perder tempo.
Discordo que tenham que já saltar etapas, o lugar natural é serem chamados pontualmente à equipa B e, consoante as suas prestações, podem até ficar em permanência. São juniores e é preciso ter isso em consideração. Um jogador tem que crescer a todos os níveis, tanto técnico, como físico e sobretudo mental.
É um atleta que não tem nem de perto nem de longe a visibilidade de outros jogadores na nossa formação (prova disso são as duas páginas deste tópico), mas como disse acho que é um avançado muito interessante dadas as suas características.
E como referi no futebol nunca se sabe, hoje o foco esta todo no Pedro mas no futuro quem pode acabar por vingar é o Rafeal (esperemos que vinguem os dois).Afinal o futebol é fértil nesta situações.
Pode haver imenso potencial mas até se confirmar é só isso e pela história já ficaram muitos que também tinham muito potencial e eram fantásticos. Há muitas coisas que podem acontecer daqui até lá, desde lesões, má vida, até simplesmente não se conseguirem adaptar ao futebol profissional do mais alto nível.
Havendo um bom jogador acima da média é de aproveitar independentemente dos que o Sporting já tiver, não se pode pôr os ovos todos na mesma cesta. Cada um só tem que trabalhar para ser o melhor e a aposta principal.
Este é mesmo acima da média. Já tivemos avançados muito fortes fisicamente e medianos tecnicamente, outros fortes tecnicamente e medianos fisicamente. Este é bom física e tecnicamente.
Agora temos uma missão dificil, não o deixar perder. Sem racismos, a malta de cor negra mais jovem tem facilidade em ser desviada no que toca a termos de noção do que devem fazer ( € ) , é dar-lhe alguns exemplos e continuar a moldá-lo.
Vi alguns jogos dele, na temporada passada. O que me impressionou, para além do que é óbvio (velocidade, cabedal e habilidade) foi a sua preocupação em colocar a bola, nos momentos de finalização. Tentava, quase sempre, desviar a bola do guarda redes. E isso é o prenúncio de potencial para jogar em frente à baliza.
É mais um atleta de uma óptima geração. Aliás, temos 2 óptimas gerações. Não nos esqueçamos que os juniores de segundo ano são aqueles juvenis que causaram grande alarido por não terem ido à fase final. A equipa era boa e isso tem-se visto esta época.
A mim foi mesmo a capacidade técnica a jogar fora de área (não surpreende, afinal, até jogou muitas vezes no passado a extremo). É muito difícil tirar-lhe a bola, porque ele mete muito bem o físico (forte) que tem e tecnicamente é muito dotado.
Depois é rápido, já não finaliza mal mas aqui… acho que ainda tem margem para melhorar e vai fazê-lo.
Claro que tem. Mas o facto de não chutar por chutar vai facilitar o seu trabalho de finalizado.
Ainda na semana passada, vi o André Cruz dizer que ele treinava finalização. E que isso lhe permitia escolher onde queria colocar a bola.
O Leão já tem isso nele, pelo que o seu trabalho passará por aperfeiçoar a qualidade da finalização. O Gonçalo Guedes anda aí na berra e o miúdo passa mais tempo a tentar matar os guarda redes, rematando com força sem olhar para onde, ao invés de colocar a bola.