Radicalismos? Não, obrigado.

Este post vai ser completamente massacrado pela maioria dos foristas, mas é apenas a minha opinião e como penso que deve ser encarado o futuro.

Não entendo muito bem a tomada de posições drásticas. Não compreendi as inscrições na parede contra Mourinho apenas porque vinha do rival e nos tinha goleado, não entendo como se queimavam cartões de sócios como quem acende uma lareira, não compreendi a saída do órgão que toma as decisões do futebol neste país, não entendi a forma como muitos acolheram João Pereira e não entendo estas histórias de re-fundação ou sabe-se lá mais o quê. :hand:

Esta seria uma altura em que seria essencial o apoio dos adeptos, estarmos lá semana após semana para depois sim se poder exigir resultados e punir os principais responsáveis. Compreendo quem contestou Paulo Bento ou Bettencourt (fazia parte dos mesmos), não compreendo os que o fizeram mas não contribuem em nada para o futuro do clube, nem sendo sócios para poderem votar. Carvalhal chegou ao clube, não sendo a escolha da maioria dos adeptos. Com ele chegou João Pereira, Pedro Mendes e Pongolle. À partida seriam três reforços suficientemente sonantes para acreditarmos em algo melhor. Mas ninguém acredita.
Muito se falou que Carvalhal pouco podia fazer e agora o que havia a fazer era preparar a nova época. Mas o que acontece de imediato? Exige-se resultados. Mas exige-se resultados com Grimi, Adrien e Saleiro no onze? Carvalhal não é treinador para o Sporting, todos temos consciência disso. A questão é que pouco há a fazer a não ser deixar correr esta penosa época. Como o vamos fazer? A assobiar, criticar tudo, marcar-se manifestações e assumindo posições de guerra ou a criar estabilidade para podermos ter uma próxima época melhor preparada e com ambições legítimas? Sabemos que o treinador é fraquinho, que há jogadores que pouco jogam e outros que não jogam o que podem, mas porra eles são aquilo que nos representa em campo. Vamos jogar Terça com o nosso maior rival com pouco mais de 30.000 pessoas no estádio? Temos maus treinadores, jogadores ou dirigentes? Os nossos vizinhos do lado há muito que têm esse problema. É por isso que deixam de comparecer quando são chamados? Onde estamos? Neste momento temos assistências mais próximas de Braga e Guimarães (clubes regionais) do que de Porto ou Benfica. Será que foi nisso que nos tornamos? Eu não acredito que os sportinguistas tenham desaparecido, mas (alguns) têm que dar mais de si. O que me custa ver derby após derby sem lotação esgotada, Sporting-Porto com 30.000 pessoas ou uns 1/8 da Liga dos Campeões com cerca de 35.000, em que ainda muitos destes no final mostram uma falta de cultura vencedora?
Isto não é uma crítica aos adeptos que estão lá semana após semana, nem aqueles que se deslocaram ao Dragão e mostraram justamente o seu desagrado. Mas sim para aqueles que estão desejosos que possam dizer o seu “I told you so…” só para provarem que têm razão.

As coisas vão mal. Este fórum não é, no entanto, amostra significativa da maioria dos sportinguistas. Se o fosse PPC teria ganho claramente as eleições passadas. Podem dizer que talvez estivéssemos melhor e eu concordo. Podem dizer que temos que correr de lá com esta corja e eu concordo. Podem dizer que um presidente não pode ameaçar um adepto e devia ter imediatamente pedido a demissão e eu concordo. Agora não concordo é com estes actos ou tomadas de posição totalmente desesperadas e que não vão ter quaisquer efeitos práticos porque através destas atitudes só seremos olhados como atrasados ou terroristas (e aqui sabem quem vai acusar). A questão da re-fundação fez-me ver então o que muita gente deste fórum pensa que deve ser o Sporting. Aquilo que eu também gostava e é muito bonitinho no papel. Mas eu pergunto: e se isso acontecesse e as coisas não corressem como pensávamos e a corja se voltasse a instalar ou simplesmente não conseguimos a ascender sequer à primeira divisão? Já pensaram bem nos clubes que foram grandes (Inglaterra e Itália têm “n” exemplos) e já não o são? Dir-me-ão que é para aí que caminhamos. Não sei. Não tenho uma bola de cristal e não adivinho o futuro. Sei que foi este o futuro que sportinguistas iguais a mim e a vocês escolheram. E sei também que no fundo, seja ele o António da mercearia, o Eduardo Barroso ou o Bettencourt, todos querem o melhor para o Sporting. As soluções que apresentam são diferentes das vossas (nossas), mas para escolher quem opta por elas estão todos sócios e a escolha desses foi clara.

Este dramatismo todo só nos torna mais reféns de nós próprios. Temos que começar a aparecer, a mostrar a nossa força, a mostrar do que somos feitos, que estamos cá e que podemos voltar a ser aquilo que já fomos. Nós não podemos criar um novo Sporting, o meu Sporting é o Sporting Clube de Portugal, temos de abrir os olhos a amigos, conhecidos, mostrar que há alternativas válidas e quando for hora de votar, estarmos disponíveis e preparados para algo melhor. Mas fazer um “novo Sporting” não seria mais que um acto de rebeldia. Pelo menos enquanto existir o Sporting Clube de Portugal. E enquanto nós existirmos, ele nunca há-de morrer.

Apesar de achar que este tópico é mais do mesmo, enfim a minha posição é muito parecida com a tua e por isso só posso :clap: . A maioria dos que escrevem aqui já nem são do tempo ou nem se lembram do Sporting antes do jejum, ou seja, os que escrevem aqui neste forum são duma geração que não foi habituada a ganhar e até á pouco tempo não se queixou disso. Enfim o Sporting da minha infancia foi efectivamente o Sporting das minhas boas recordações. Aqueles 2 anos foram fantásticos, nunca me esquecerei e ao contrário do que muitos devem pensar aqui sou dos que mais anseia por esse dia. E por isso vos digo sem qualquer tipo de duvidas. O Sporting vai voltar a ser campeão e tem obrigatóriamente de ser esta década que vai começar para bem do clube!
Ironia das ironias esse Sporting vencedor que de falei é obra da personagem mais odiada cá do forum e falo-vos obviamente de José Roquette o neto de um dos fundadores do clube. Isto leva a pensar que se não fosse o passivo astronómico atingido em grande parte pelo novo estádio e pela academia, hoje em dia este homem estava a ser pedido de novo para presidente do clube.
Desde o José Roquette tivemos mais 2 presidentes até JEB. Dias da Cunha foi corrido a pontapé junto com um treinador que quase nos deu tudo mas no fim não nos deu nada. No entanto para meu espanto… ninguem se queixa dele, afinal ele até vos ajudou a tirar de lá o Soares Franco portanto poupa-se o velho. Soares Franco por sua vez deve ter sido dos presidentes que menos contribuiu para o passivo que toda a gente se queixa. Tinha ideias duvidosas na sua perspectiva de ver o Sporting, e eu próprio a partir duma certa altura deixei de gostar dele confesso. No entanto durante os 4 anos que teve no Sporting lembro-me de mais coisas positivas do que negativas.
Veio José Eduardo Bettencourt, que na minha opinião em 7 meses teve 6 meses de má gestão no futebol. Ficou com um treinador esgotado, um director do futebol incompreendido, um plantel curto e com maus reforços(excepto Matias). Pelo meio teve de reformular todos eles. Um treinador novo que até ao jogo com o Porto tinha ganho o seu espaço, um novo director desportivo(Sá Pinto). Que culpa tem ele que o Sá tenha se lembrado de partir para uma agressão fisica a um jogador do Sporting? Nenhuma obviamente mas como é o alvo a abater leva com as culpas. Outro que eu não compreendo as criticas é o Miguel Salema Garção. A mim pessoalmente nunca me fez nada de mal, não percebo tanta azia pelo homem ter vindo dos CTT também. Será que isso faz dele um homem pior preparado? É que se manifestamente tivesse algum comportamente menos próprio ainda percebia mas é apenas mais um bode espiatório.
Este ultimo mês tem sido diferente, foram contratados 3 jogadores para minorar a época e foram 3 jogadores que vêm trazer qualidade, isso parece consensual. O que se passou na terça tem já pouco de JEB, e eu já vi esta cena várias vezes nos ultimos meses. As coisas não vão mudar até a maioria dos jogadores mudar de aititude e são eles os verdadeiros culpados desta crise toda. Enfim um resto de época tranquila e ainda com alguma festa é o que peço para bem de todos nós que sofrem pelo melhor clube do Mundo.

Não peço, peço que chegue ao fim a brincadeira que certas figuras têm praticado no Sporting. Chega, passem o leme a outro. São anos e anos de incompetência recorrente e consistente.

Então, por que motivo abres este tópico? Não creio que tenhas de te preocupar com as hipotéticas acções e/ou pensamentos dos radicalistas, quando eles representam ainda menos do que 10% (pois todos os que votaram PPC não são os denominados talibã…)

Os não-radicalistas são quase 100%, ou seja, a esmagadora maioria.

Como tal, podes ficar tranquilo em relação a uma possível refundação, por exemplo. É um cenário puramente hipotético, que vale a pena colocar, nem que seja para um fim meramente catártico.

Disparates? Quanto a isso, posso revisionar muito daquilo que se tem passado nos últimos anos. Lembro-me de um tipo que foi presidente e queria um clube sem sócios.

Eu nasci no 1º ano de jejum, não sou como a maioria que tu apelidas aqui e olha que esse Sporting era muito mais vencedor do que agora, nem vou entrar nessas discussões contigo porque eu com 6/7 anos já a Alvalade ia e tu ainda nascias, era jejum mas era um Sporting muito maior do que este que agora temos, e quem viveu sabe bem do que falo… Portanto, eu, pelo sentido que deste à tua frase, tenho direito a queixar-me, e é tão legitimo como se fosse um miúdo de 12 anos que mesmo não vivendo o jejum cometeu o pecado de torcer pelo Sporting…

A 2ª frase a negrito é sensacional… Se não fosse… Que grande :rotfl: , pois pah se não fosse o Munique tinhamos sido campeões da Europa no ano passado… Sabias que esse teu herói é arguido em vários processos crime??? Todos dessa linhagem têm contas a prestar com a justiça pah, deve ser isso que queres também… Começo a pensar que quem um dia escreveu que tu estavas com medo de perder o tacho tem toda a razão naquilo que afirmou

Tas a confundir, não tenho herois nenhuns muito menos José Roquette. Só pretendi demonstrar que a mentalidade dos Sportinguistas é volátil, inconstante. Num dia tudo está bem, noutro já está tudo mal. Igualmente como tu também comecei a ir a Alvalade muito cedo. Ainda me lembro do meu 1º jogo em Alvalade em 94 ainda a 6 anos de terminar o jejum e é possivel que o Sporting não perdesse tanto mas também não ganhava mais do que hoje em dia, em termos de competições. Em termos de assistencias no estádio enfim, arrisco quase dizer que era praticamente igual ao que é agora. Não vejo um Sporting menor, talvez um pouco naquilo que os porcos do outro lado da 2ª circular chamam de “mistica”.
Ao contrário do que muitos pensam aqui não concordo com tudo o que é o Sporting hoje. Tenho a convicta opinião que este novo estádio não era preciso e a ser construido que não fosse tão feio e distante como é.

Eu tenho quase a certeza que nesse tempo de jejum, raros eram os jogos em que não tínhamos casas acima dos 35.000 com filas nas antigas bilheteiras do pavilhão, longas filas e pessoal a pedir trocos ao pé do princípio… A questão é que aí não ganhávamos nada, como agora, mas o Sportinguismo estava bem vivo e a fé suplantava todas as adversidades…

Agora? Agora como vês a assistência média deve rondar os 20.000, pessoas que praticamente deixaram de pagar quotas por falta de identificação com este Sporting moderno que foi incutido desde a era Roquette… é que independemente de tudo, o passivo aumentou exponencialmente e o nosso activo não é mais que uma mera garantia… Esta linhagem de dirigentes, com a noção de futebol moderno, esquece-se de uma coisa que para mim é fundamental… Futebol não é gerido com a razão, é com o coração… Porque uma SAD de futebol encerra activos sentimentais que nenhum Banco tem, e enquanto estes gestores não vislumbrarem isso, não saímos da cepa torta caro amigo…

Não defendo uma refundação, seria drástico de mais, mas defendo uma revolução a nível de dirigismo e sobretudo de mentalidade!!!

SL

Tu nao ias muitas vezes a Avalade nesses tempos…

Também acho…

É a tal comparação que não deve ser feita porque são períodos tão distintos que não se devem comparar.

Sempre amigo, posso exagerar nos 35.000, mas a ideia que quis expressar foi que a assistência média desses anos era bem superior às dos tempos de hoje…

De qualquer das maneiras, e por uma questão de fé, bendita a hora que guardava todos os bilhetes que comprava e que enchem agora uma caixinha, religiosamente guardada

Eu ia lá sempre. :mrgreen:
Falar de médias é complicado.
Normalmente estavam sempre cheias ou bem compostas a Sul,Bancada Nova e Central.
Ainda me lembro do tempo que perdia a comprar a quota na bilheteira do Pavilhão antigo. :lol:
Era tudo totalmente diferente , de uma coisa nao duvido , perdemos muito com o fim do antigo estádio e tudo o que o rodeava.

Ao contrário do que diz o Liedshow89 , a minha geração tb conviveu com a vitória e com titulos.
É certo que no futebol foram poucos, mas compensava nas outras modalidades.
Hoquei em Patins,Andebol,basquete,Volei,Atletismo,Tenis de Mesa e ainda na nave vi titulos em Futsal.
Só consigo imaginar o Sporting como um todo sendo certo que o Futebol é a mola real.
Mas acreditem que as vitórias até internacionais noutras modalidades atenuavam e muito a alguma frustação do Futebol.

SL

Sim, isso é o verdadeiro Sporting Clube de Portugal. :clap: :clap: :clap:
Modalidades Sempre, e tenho 21 anos, portanto, não assisti aos gloriosos anos 70 e 80 das nossas modalidades, com conquistas de valor incalculável.

Das duas, uma: ou és parvo, ou andas aqui só para moer os neurónios aos outros, só pode.

Já foi provado por «A + B = C» àqueles que inicialmente afinavam por esse diapasão, que uma vez retiradas essas despesas, o passivo apresentava ainda valores de várias (muitas) dezenas de milhões de euros, cuja explicação apenas se podia ficar a dever a má gestão, mas tu continuas aqui a fazer de conta que 2 + 2 =8.

Vê lá mas é se paras de vez com essa trampa de conversa, que já cheira mal que tresanda. :arrow:

ai o estádio e a academia é que são os culpados pelo passivo??? explica-me lá então juntando o valor dos 2 para onde foi o resto, ah ok para mim não foi certamente…
Liedshow o Roquette foi tão bom presidente que até o Jorge Gonçalves o acusou de ter desviado 20milhões de euros, caso esse que está a ser judicialmente tratado actualmente!
Pára de mandar areia para os olhos do pessoal, faz-nos esse favor, porque afinal de contas o que me embebeda é o vinho!

Sou totalmente contra pinturas (e outros tipo de acções) no património do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Querem protestar, façam-no! Mas façam-no visando os culpados!

O SPORTING não tem culpa de nada! Pintar o estádio ou a academia é danificar o património do SPORTING!

E se calhar alguns dos “pintores” são os mesmos que odeiam o Mourinho por supostamente ter rasgado uma camisola nossa!

Meus amigos, uma coisa é igual á outra! Ambas danificam património do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Afinal está tudo bem no Sporting. Os adeptos é que protestam sem razão alguma.

Os últimos 14 anos foram óptimos e o melhor é manter tudo como está que isso vai levar-nos à glória.

Temos um grande presidente e um treinador de grande qualidade. Melhor talvez só o Cajuda ou o Vitor Manuel.

O Director Desportivo é claramente um gestor de top e o plantel está recheado de jogadores de enorme qualidade. Penso até que se devia vender um ou dois no fim da época para abater no passivo e contratar bons reforços como o Eliseu ou o Zhang.

Para o ano podiamos jogar com:

Patrício

Abel Tonel Polga Grimi

Adrien

Pereirinha Moutinho Vuk

Djaló (I ou II) Zhang.

Acho que eramos campeões.

Se o Betencourt decidir saír que venha o Roquette.

Há sem dúvida uma mágoa presente em todos nós!

Estamos para além de desiludidos, desconfiados e indignados!

Como se pode chegar a este ponto? Primeiro foi a questão do passivo, que todos “comemos” porque na altura, digam o que disserem, fazia sentido. O problema foi o acumular de anos com essa lenga-lenga e nada se resolvia, a gestão passava como que monárquica-mente, e nós íamos acreditando, por fim o “saco encheu”.

E TEMOS O DIREITO À NOSSA INDIGNAÇÃO!!

Para mim, e mais uma vez é uma opinião pessoal, a “destruição” do meu Sporting foi deixar de ter um pavilhão onde ganhei campeonatos de hóquei, voleibol, andebol, ok basquetebol não foi do meu tempo… mas a essência era essa, para mim podíamos não ganhar no futebol, mas continuávamos grandes. Agora? Continuamos com o atletismo, mas não é a mesma coisa…
Não se respira o ar de campeão que eu respirei várias vezes e isso não se fala nem se diz, sente-se!

São os tempos dir-me-ão? Mas eu respondo que o meu Sporting é eterno, e esta “mancha” tem de ser passageira, pois estamos acima desta “malta”, para não usar outros termos. Não tenho religião mas tenho o meu SPORTING!

Desculpem a lamechice mas um gajo fica doente com tudo o que se está a passar…

Não vou comentar nem participar neste tópico, embora respeite quer a tua opinião quer a liberdade de o teres aberto (da mesa forma que respeito as acções que visas no teu comentário).

Gostava no entanto de sublinhar a frase acima e de a comentar.

Este fórum não é mais que um espaço de comentário para os sportinguistas. Aqui chega quem quer e comenta quem quer, tenha o ideal e as ideias que tiver. Desde que cumpra com as regras da boa educação, civilidade e bom senso (com o devido desconto da emotividade que sempre rodeia a forma como vivemos o nosso Sporting).

Há no entanto ciclicamente quem aborde este tema, parecendo querer introduzir no debate à priori uma condição que retira logo o crédito de quem aqui participa. E não o deveria fazer, seja na questão da “amostra” seja no facto de, também é dito e em clara contradição, serem os adeptos (e algumas vezes os adeptos deste fórum) dos grandes responsáveis pelo clima de intranquilidade que o clube vive.

Como é lógico e me parece claro, não é preciso perder muito tempo para assumir o erro deste tipo de apreciação. Aqui discute-se, comenta-se e vive-se o Sporting. Ponto Final.

A minha frase tem como única função não tirar ilações imediatas do que vejo aqui em relação ao que se passa realmente no mundo sportinguista e penso que isso ficou bem patente nas últimas eleições. Se eu não respeitasse e não achasse que as opiniões deste fórum têm validade e fazem abrir muitos olhos, nem sequer o frequentava, quanto mais ter quase 900 mensagens. Simplesmente, todos sabemos que há quem não tenha internet, quem a tenha e apenas visite blogs e quem anda aqui apenas para ver o que se diz. No entanto, não tenho qualquer dúvida que este é o espaço na internet onde mais se discute o Sporting. Sejam problemas mais pequenos ou problemas maiores. A verdade é que actualmente já entro aqui antes de entrar em qualquer jornal desportivo, portanto o fórum não está tão mau como muitos o pintam. Aliás, até será uma amostra significativa de Sportinguistas com características próprias (maioritariamente jovens, que vivem o seu clube no dia a dia e não só quando há jogos, que comentam e discutem o melhor do clube), mas não reflecte a fatia dos sócios que, de facto, decidem eleições (e não falo das últimas em concreto).

…pois nao exactamente como o Arrifana A.C., sei lá o Freamunde…o Salgueiros…o Boavista…