Racismo em Portugal e no mundo

Eish…não haverá aí exagero? Eu já andava aqui no fórum há 15 anos, lembro-me de ter visto fotos tuas. Não acredito que tenhas mais genes africanos que europeus. E é preciso ver que a população caboverdiana em si, já tem uma das mais altas taxas de miscigenação dos PALOP (qualquer coisa como 25% de genes europeus, em média). Ou seja, provavelmente o teu pai também te passou genes europeus.

E agora para meter um bocado de lenha na fogueira nesta questão da “superioridade cultural”: Cabo Verde é um dos países africanos com maior taxa de miscigenação com europeus, e também é um dos países africanos com maior IDH (índice de desenvolvimento humano). Quem é o primeiro a avançar com uma relação causal entre uma coisa e outra? :stuck_out_tongue_winking_eye:

O meu pai e preto, a minha mae e branca, eu sai mais branco, mas essa e a realidade…
E mais, eu nasci em Bissau, nunca tive um amigo branco ate aos 6 anos, por exemplo :slight_smile:

Tudo bem, não duvido, mas quando dizes que o teu pai é preto, depende do que entendes por preto. Se eu estiver uma semana ao sol fico da mesma cor de um caboverdiano médio e não sou preto, tenho 0% de ancestralidade africana (baseado em teste genético).

Também temos casos como o do Ryan Giggs, que tinha um avô preto (esse literalmente preto, da África Ocidental) e quem olha para ele, tirando o cabelo encaracolado ninguém diz que tem ancestralidade africana. Mas depois também há casos como o do Colin Powell, que é afro-americano mas tinha a pele mais clara do que alguns brancos.

A composição genética de cada população é constituída por muitos genes. Os que afetam a cor da pele são apenas meia dúzia deles.

Sem duvida, eu estarei um bocado americanizado nisto talvez, o meu pai era o que se chamaria ai um mulato mais escuro :slight_smile:

Yolanda Tati tem estado no centro das atenções depois de quatro episódios do ‘Extremamente Desagradável’ terem sido dedicados a analisar o seu podcast, o Miss Yolo POD. Indignada com as piadas de Joana Marques, a antiga radialista emitiu inclusive uma “nota de repúdio” em jeito de protesto.

Este domingo, dia 26, na sequência da polémica, o humorista Pedro Teixeira da Mota recorreu ao seu próprio podcast, o Ask.tm, para comentar a reação de Yolanda Tati e relatar o momento em que a digital influencer o ameaçou.

“Lembro-me de vê-la dizer que desde que se tinha despedido da rádio, que ganhava num story ou num post mais do que em dois meses de rádio. […] Se tu tens público e num post ganhas mais do que as pessoas em três meses de trabalho, tens de também saber ser escrutinada e gozada. É assim o mundo”, começou por dizer.

E continuou: “Obviamente que ela não ia lidar bem. […] Posso dizer-vos que há muito tempo fiz uma story, 14 segundos, a gozar com ela e um dia ia à Cidade FM, estava com o Carlos [Coutinho Vilhena] a lanchar, ela aparece lá, senta-se ao meu lado. E ela: ‘Então, tens alguma coisa para dizer?’. E eu: ‘Não tenho nada para dizer’”.

“Ela basicamente esteve seis minutos a falar e a berrar-me ao ouvido sobre o story que eu tinha feito, a dizer que não era normal eu gozar assim com as pessoas. Eu literalmente nunca olhei para ela nem respondi, continuei a olhar para o Carlos. Até que ela disse: ‘Podes ter a certeza, que eu já falei com pessoas da rádio e pessoas da TVI, e tu estás banido de entrar na TVI e tu nunca vais arranjar trabalho aqui’”, revelou ainda.

Ups, parece que a vítima afinal era a agressora all along.

Sendo que a maior parte dessas doenças foram levadas pelo Ocidente.

Não é verdade, o problema é de raiz e tem a ver com o facto da espécie humana se ter desenvolvido em África e dela ter irradiado… Isso está bem explicado em: (mas já devolvi esse livro à biblioteca municipal onde até estive de manhã. Posso tentar ver a explicação quando lá voltar).

Em África, tens um elemento importantíssimo que é a mosca tsé-tsé… O homem branco também morria em grande número quando se começou a fixar na África subsariana…

1 Curtiu

For sim, por isso é que o homem branco mau só conseguiu entrar no interior de África apartir do séc XIX.

Quais ? Nunca ouvi isto, se tens algum sítio onde possa ler sobre isto gostava de ler mais.

Um tiro nos cornos ainda era pouco!!! Filho duma grande p…

Video aqui para quem tiver estômago:

Isso seria demasiado generoso para um pulha destes.
Estou-me bem a cagar para o politicamente correto portanto uma morte lenta e agonizante seria o justo para essa abominação de ser humano.

E eu estive lá no ano passado. Pqp…:flushed:

Este era merecedor de cadeira elétrica com uma lâmpada na boca

A parte mais “engraçada”? Deu agora que um velho tuga tentou parar o atacante e como prêmio levou um balazio da polícia e está entre a vida e a morte.

1 Curtiu

Fds… Essa merda nem devia estar disponível aqui, nem na internet. É mau demais…

O LiveLeak tinha cenas bem piores mas acabaram não sei porque

1 Curtiu

Lá está aquela questão se é feito ou não gozar com deficientes mentais XD

Peste negra, sífilis, lepra, etc etc. Não foi um choque patogénico tão forte como nas américas mas claro que houve. A Europa durante a industrialização e a criação das grandes cidades era básicamente um monte de dejetos em todo o lado. Claro que transportaste doenças.

Sim, é verdade. Mas não era essa a discussão na altura acho eu. Negar que se transportou doenças para África é inútil porque é inerente ao viajar e ao processo de colonização, é factual. No entanto, a ideia era que África é o continente com mais doenças endémicas e que a maioria teria sido transportada por europeus colonialistas e isso não é verdade.

1 Curtiu

Eu percebo o interesse do vídeo, mas isto diz muito da nossa sociedade.

Um gajo ou uma gaja, em vez de acudir ou pedir ajuda, preferiu ficar a filmar com a merda do smartphone e ver um alucinado a esfaquear bebés…

Triste, muito triste! Vivemos numa sociedade de gente frívola, narcisista, egocêntrica e descerebrada.

1 Curtiu