Racismo em Portugal e no mundo

Parece que há uns racistas culturais que acham que os regimes democráticos são culturalmente superiores às teocracias…, por exemplo. :exploding_head:

Essa Yolanda é uma das maiores parvalhonas que ai anda. Que grande atrasada mental.

Só sei quem é a personagem porque fizeram um short dela a entrevistar a Rita Pereira (2 cultos da filosofia moderna portanto) e a perguntar se usar rastas era racista. E depois a Pereira a dizer não numa frase com 477 palavras basicamente. Se ela me perguntasse isso a mim eu partia me a rir e dizia que racista era ela estar a usar a língua do colonizador só para ver a reação da personagem.

1 Curtiu

E de quem é a culpa?

Por norma, as culturas menos desenvolvidas são as que foram privadas de evolução, progresso, liberdade, o que lhe queiras chamar.

A “expansão” europeia teve os seus problemas, causando danos incalculáveis a civilizações durante gerações, quer nos costumes quer no próprio desenvolvimento social, económico, cultural, etc.

Sure. Antes dos europeus chegarem onde chegaram eram só civilizações super avançadas e brilhantes onde não haviam injustiças. White man bad.

1 Curtiu

Referes-te a injustiças como: escravatura, genocídios, apropriação cultural?
Tens N exemplos de culturas bastante mais avançadas que a europeia branca, bem antes da cultura europeia branca existir.

White man bad. Historicamente, é um facto.

Sim e antes quem lá estava não fazia exatamente igual. White man super man.

A crença de que todas as culturas evoluiriam paulatinamente no mesmo sentido é simplesmente uma crença sem evidência, uma fé no fundo… Seriam hoje todos “ocidentais” sem terem sequer conhecido os valores da civilização ocidental… Como?

Na imagem um exemplo da ação dos europeus em África…; revolução demográfica pela introdução de nova alimentação (enorme com o milho e a mandioca); e depois com o combate colossal à mortandade com a chamada medicina tropical; etc… Ainda hoje para onde os africanos querem fugir da sua África “libertada” é a sinistra Europa e não para chinas, rússias, américas do sul… Porque será? Qual a civilização que preferem e que gostariam ter e viver?..

Pode ser uma imagem de massa de água e natureza

Não discordo.
Mas porque ocidentais? Porque não podiam trilhar o próprio caminho? Reprimir, controlar, escravizar, só por si, não é uma amostra de evolução em relação a outro.

Tu não podes comparar o privilégio europeu com a situação africana.
Dizes isso mas ignoras todo o passado. Um povo explorado e escravizado durante séculos.
Só pelo homem branco foram 4 séculos, antes do homem branco foram 13. Os árabes arrasaram a África Subsariana durante treze séculos ininterruptos. 13 séculos. Como pode haver evolução nestas condições?

É um povo que culturalmente desapareceu devido ao tratamento desumano e à castração generalizada. Não teve oportunidade de evoluir, crescer, ser independente.

É obvio que atualmente vão procurar locais desenvolvidos, como a Europa. porque o próprio país como terra de oportunidades, não existe. Não tiveram oportunidade de construir um.

Quem realmente iniciou a luta e foi determinante no combate à escravatura foi a civilização ocidental. Foi a primeira a perceber que era um procedimento a eliminar, muito antes de qualquer outra…, tal como acabar com os sacrifícios humanos (ainda bem vigentes em África nos finais do sec. XIX)… Independentemente do mal que realmente também fez, quem inverteu caminho e fez os outros segui-lo foi o Ocidente, com a sua filosofia, ciência, tecnologia, medicina…

Ok então os africanos que vão pedir satisfações aos árabes. Afinal arab man bad.

Sempre devastada ao longo dos séculos pelo impacto aniquilador na sua demografia e esperança de vida pelas terríveis, e incomparáveis a nível mundial, doenças tropicais endémicas a essa região do globo… Só a revolução na Saúde trazida pela evolução e investigação específica da medicina tropical ocidental combinada com a introdução de novos produtos agrícolas lançou o futuro.

E estive para não colocar este ponto porque poderia causar grandes dúvidas senão mesmo sorrisos…, mas li um estudo aprofundado que garante a destruição sistemática, constante, secular, das plantações alimentares dos africanos na região subsarina pelas manadas incontroláveis de elefantes…, o que só se inverteu com a introdução das modernas armas de fogo pelos europeus.
Terá sido um constante fator de atraso, com as populações a não terem tempo para outras atividades que não a de recuperação da produção alimentar no limiar da morte por fome (ainda hoje há documentários que mostram elefantes a atacar as plantações, mas no passado os elefantes eram milhões e milhões e sem predadores que os eliminassem).

Eu não queria estar a entrar numa do branco mauzão. Se não tivessem sido os europeus, outro povo haveria de cometer todas as atrocidades e atingir todos os progressos que fizemos.

Quando me referia a culturas melhores e piores era tipo às nossas versus esta desta tribo da Papua Nova Guiné:

" The full initiation is reported to start with boys being removed from their mothers at the age of nine.This process is not always voluntary and can involve threats of death.The children are then beaten and stabbed in their nostrils with sticks to make them bleed. In the next stage the children are hit with stinging nettles.The boys are then dressed in ritual clothing and an attempt is made to force them to suck on ritual flutes.The boys are then taken to a cult house and older boys dance in front of them making sexual gestures.Once it gets darker the younger boys are taken to the dancing ground where they are expected to perform fellatio"

E pronto, se quisermos entrar em discussões envolvendo exemplos que nos são mais próximos. Acho que o que se faz à mulher no mundo árabe uma aberração, em África também se mutilam os genitais de mulheres, etc.

Na minha opinião tudo culturas inferiores. E no entanto até não tenho problema em virem para cá, mas têm sempre de se "converter " à nossa cultura porque não são compatíveis com o nosso modo de viver.

2 Curtiram

Poderiam ate ser mais avancadas como dizes, e uma questao de opiniao que nao vou discutir.
Mas por alguma razao a chamada por ti Europeia Branca, destacou-se e dominou… Certo?
Agora, eu compreendo a actual endocrinacao, do white man bad.
Mas… Que culpa tem o white man, de chegar a Africa no Sec XV, e eles nem a roda teem ainda, por exemplo? Foi o white man que nao os deixou evoluir? Eles nem contacto tiveram ainda…
Depois dizes que afinal foram os Arabes durante 13 seculos… Mas afinal em que ficamos?
Foram os arabes durante 13 seculos e o white man durante 4 e isso? So demonstras entao, que existem de facto culturas superiores as outras, e que aquela que tentas defender e na realidade pior, ou mais fraca, ou nao tao apta, digamos.
E antes que me considerem racista, que fique bem explicito que ate sou mais africano que Europeu, o meu pai e cabo verdiano preto, tal como a minha irma, e mais uns 200 primos pretos espalhados pelo globo…

Claro que a questão do progresso subsariano não é de raça (raças), mas de condições ambientais, geográficas, políticas, religiosas… Difícil progredir quando se vive no território que mais doenças endémicas terá em todo mundo que impediam desenvolvimento demográfico e uma esperança de vida equivalente à europeia; quando não se conseguiam produzir os excedentes alimentares necessários a uma subsequente organização social e política virada para o progresso…
Diversos fatores ambientais ajudaram fortemente a que a Europa se desenvolvesse, o clima, os rios navegáveis adequados ao comércio, a concorrência entre as nações organizadas em estados relativamente pequenos; o crescimento demográfico apesar das pestes (por acaso muito importadas doutros continentes devido a viagens)… a Revolução científica, industrial, o iluminismo, o valor da razão em detrimento da superstição, o valor do indivíduo… Havia condições especiais na Europa que também não se encontravam em estados enormes, burocráticos e centralizados como no caso da China, ou com vastas zonas de clima inóspito como o império russo, ou na zona tropical…
etc…

Concordo e sabemos de tudo isso, sem duvida, ate o clima e uma das variantes mais importantes.
Mas desde ai a dizer que o homem branco e que e o bicho papao que os impediu de se desenvolver… Dai o que escrevi…

1 Curtiu

Deves relativizar esse tipo de críticas maniqueístas, tendo em conta que sofrem de O que não faltam por aí são situações de mimetismo cultural por parte de sociedades pós-coloniais. Veja-se o exemplo de muitos políticos e intelectuais de nações não europeias que denunciam o imperialismo cultural do Ocidente, mas não abdicam de usar as línguas das antigas potências coloniais.

Entre outras, nao se trata de relativizar, um user escreveu aqui que isto e tudo culpa do homem branco, quando na realidade o atraso dessas mesmas civilizacoes (fosse pq razoes fossem) comecou bem antes do homem branco sequer ter construido um barco…
Nao estou a negar o mal que o homem branco fez, de longe, nem estou contra que pessoas dessas mesmas civilizacoes merecam hoje em dia um cuidado especial para poderem atingir o nivel de vida que todos merecemos, fique bem claro, como por exemplo os “indios” aqui no Canada, um tema bastante sensivel para mim, pq quando estamos na Europa, nem temos nocao…