Racismo em Portugal e no mundo

Os polícias do Floyd já estavam detidos há muito e continuavamos a assistir ao folclore mediático e a motins.

Parem de mentir. As vossas tangas só enganam os idiotas que querem ser enganados.

Fosse um branco a matar uma criança preta e eram semanas de mediatismo. Aliás basta um branco ter um ato racista como dizer “vai pó ■■■■■■■ preto de merda” e isso ser filmado, que é escarrapachado durante 2 semanas na CNN e seus amigos.

3 Curtiram

Colega, acho sinceramente que isso que tens é uma doença. Sinceras melhoras.

Eu sei que é chato quando se tem de enfiar a viola no saco e ninguém liga à tua cartilha progressista da Escola de Frankfurt.

3 Curtiram

Sim, claro, porque, e só por exemplo, como é que se debatem futurologias da Maya a garantir que se pretos matarem crianças brancas ninguém quer saber?

Vou fazer aqui uma questão, para debater também a minha opinião (peço desculpa se irei ofender alguém, não é o meu objetivo, é apenas mais uma forma de pensar, e não quero que me adjetivem de “x” ou “y” só por questionar isto).

A questão é a seguinte: Independentemente do racismo ser uma estupidez, supostamente se existe liberdade de escolha/expressão, as pessoas não podem querer ser racistas e não gostar de pretos, amarelos, laranjas ou cinzentos? Imaginem, qual é o mal de uma pessoa ser racista, xenofoba, o que quer que seja, desde que não incomode ninguém e nem prejudique?

Volto a relembrar, acho tudo uma estupidez, mas tenho pensado nisso, não me chamem nomes, por favor :smile: :smile: :smile:

1 Curtiu

Podem, claro. Mas são racistas. Só isso. É uma palavra a definir alguém. Se eu mentir, também sou mentiroso. A questão é que, para algumas pessoas, parece ser muito complicado ser racista sem manifestar isso mesmo. E actualmente existe a chatice de o racismo ser crime. Mas lá está: para algumas pessoas, pelo menos, é difícil não manifestarem o seu racismo. Muitas haverá que são racistas mas nada fazem por isso. Nada mesmo. Como, Se calhar, também haverá pedófilos que, apesar da atracção física por crianças, nunca farão mal a ninguém.

Concordo em parte, apesar de achar que a ideia de pedófilia já tem traços psicológicos, o que torna a questão em si um pouco mais complexa.

Mas a ideia base é exatamente essa, até que ponto é que um cidadão que seja racista mas que não se manisfeste (apesar de estar no seu direito desde que não prejudique ninguém) não é automaticamente visto de lado pela sociedade “perfeita” em que todos somos amiguinhos e ninguém faz mal a ninguém? Acho que existe alguma hipocrisia, no fundo… como em tudo, diga-se.

1 Curtiu

Se não se manifesta, quem é que lhe tira esse direito de ser racista? Não temos de ser todos amiguinhos (era fixe, mas todos sabemos que não vai dar), mas há tanta razão para odiar pessoas (pelo que são, por exemplo) que odiá-las só pela cor da pele tem de ser uma doença.

Odiar uma pessoa só pela sua pigmentação ou religião é só estúpido, e põe a nu a inteligência dessas pessoas.

1 Curtiu

Há quem defenda essa liberdade e que faz parte da liberdade de expressão. É passível de debate.

Mas a real liberdade de expressão deixou de existir há muito tempo. Nem tem nada que ver com seres criticado como te dirão os progressistas. O problema é que não é tolerada a diferença de opinião, quanto mais a defesa do direito à opinião extrema, seja ela qual for. Não querem permitir esse diálogo.

Estamos a falar de pessoas que derrubam estátuas, apagam livros, alteram história. Estas pessoas não querem ter uma discussão, querem controlar o que é dito, pensado e lembrado. Querem poder e fazem-no da forma mais cobarde e surreptícia, socorrendo-se de um falso virtuosismo e preocupação pelo outro, quando o que mais desejam é o total controlo sobre esse outro.

3 Curtiram

Tudo bem, não digo o contrário, mas não é por eu achar isso que as outras pessoas também têm de achar certo? Se a liberdade de uns acaba onde começa a liberdade de outros, porquê é que eu não posso ser racista sem precisar de o demonstrar ou de criticar quem não é? por exemplo

Engraçado que algumas das pessoas aqui repudiam, e bem, o racismo e a xenofobia, são as mesmas que são capazes de odiar de morte outros seres humanos só por apioarem um clube de bola diferente. Como se o futebol fosse alguma coisa pela qual valesse a pena criar cordões sanitários ou atomizar a sociedade, como se Portugal fosse uma gigantesca taberna. É colectivismo primário e abjecto e ainda por cima por causa de bola, ffs. Uma coisa é odiar o clube e aí tudo bem, outra são generalizações bacocas como se apoiar um clube fosse um traço de personalidade ou demonstrativo do seu carácter.

sinceramente acho que o unico clube em que não consegues fazer algum tipo de dissuasão são mesmo os lampiões, 98 % são mongoloides

4 Curtiram

Sim, há muitos lampiões burros como o ■■■■■■■. Tal como há muitos sportinguistas burros como o ■■■■■■■. Queres maior prova de burrice, no contexto do SCP, do que destituir e ainda expulsar de sócio um Presidente que meteu o clube na rota do sucesso?

É como eu digo, valências cognitivas independem de gostos pessoais, neste caso o clube.

4 Curtiram

É pouco. 98%? 99,9%

Vejo aqui muitas pessoas a comentar o racismo nos USA e a fazerem comparações com o racismo em Portugal e/ou noutras partes do Mundo.
O que estas pessoas têm dificuldade em perceber é que elas não conhecem a cultura, a sociedade, a história, etc… dos USA, como tal não se podem fazer paralelismos…

Existe racismo nos USA e existe racismo em Portugal, mas manifestam-se de maneira completamente diferente, estão presentes em níveis diferentes da sociedade e também a origem é completamente diferente. Como tal devem ser vistos, estudados e erradicados de maneira diferente.

O racismo que existe em Portugal é essencialmente individual (o individuo enquanto racista) ao passo que nos USA é social e orgânico (a sociedade enquanto racista) e vai muito além de pequenos grupos organizados de pessoas… vai até ao ponto dos próprios estados e governo federal, possuírem núcleos de poder onde o racismo é marcadamente exercido… e isso é tão impensável acontecer cá em Portugal que nos dificulta perceber o fenómeno que se passa nos USA e dai se ler tantas “asneira” por este tópico fora.
Aliás, até na “justiça” americana o racismo é exercido de forma visível (como podem ver no video abaixo) e isto obviamente tem consequências na sociedade.

Nos EUA os tribunais decidem, sendo mais visivel em alguns Estados, de uma maneira um tanto ou quanto racista… e quando mais pobre pior…
já aqui em Portugal… os Juizes estão todos comprados pelos lampiões… é a nossa forma de racismo.

1 Curtiu

Asneira dizes tu e muitos por aqui, que ignoram parte da informação disponível ao publico porque vai contra os vossos ideais. Se calhar estão mais negros presos nos EUA, porque são eles que cometem a maioria dos crimes violentos no país. Já pensaste nisso?
Agora se tu quiseres discutir a razão pela qual os números de criminalidade são tão elevados, isso já é algo aberto a discussão, mas não venhas para aqui armado em chico esperto, com um vídeo da merda do John Oliver, como se só tu é que soubesses alguma coisa sobre os EUA.

Frente Unitária Antifascista ou Frente Unitária dos Otários? :roll_eyes:

1 Curtiu

No mundo há pessoas que infelizmente não têm acesso à educação e informação e essas, infelizmente, estão condenadas à ignorância… depois há aqueles como tu… que apesar de todos os meios à sua disposição, escolhem ser assim… ignorantes por opção própria.

Porque digo isto? Simples:

Dizes que “ignoro parte da informação disponivel ao publico porque vai contra os vossos ideais”, no entanto não fazes puto de ideia de quais são os meus ideais, pois nunca os partilhei neste forum e nesta discussão esta até foi a minha 1ª intervenção se não me engano.

“Se calhar estão mais negros presos nos EUA, porque são eles que cometem a maioria dos crimes violentos no país.” Mas onde é que eu falei acerca do nº de presos nos USA??? Ou dos nºs da criminalidade??? É que nem no video que postei, é esse o tema abordado.

Resumindo… lês-te o meu comentário e disparas-te logo uma resposta sem o compreenderes primeiro e isso fez com que além de ofensivo te colocasses a responder com temas que nada têm a ver com o que escrevi… e nem sequer têm a ver com o video que coloquei… por isso disse e digo, que escolhes-te ser ignorante.

Para a próxima, lê e compreende o que está escrito antes de responderes, para não teres de aplicar a ti mesmo a frase “ignoram parte da informação”, pois foi exactamente isso que acabas-te de fazer.

PS: para mim a morte do Floyd foi pura brutalidade policial cometida por um assassino vestido de policia… naquela situação (pressão com o joelho), acredito que o desfecho seria o mesmo, quer o Floyd fosse branco, amarelo ou de outra cor qualquer…
Já tenho é alguma duvidas, se a abordagem inicial da policia seria a mesma, caso ele fosse branco.

2 Curtiram