Racismo em Portugal e no mundo

Quantos estão presos? O Brook não está. E ficou provada a violação. Quantos estão?

"Both autopsies called Floyd’s death a homicide. That performed by the Hennepin County medical examiner cites “cardiopulmonary arrest complicating law enforcement subdual, restraint, and neck compression.” The private autopsy states the cause of death was “mechanical asphyxia.”

Sabes o que é mechanichal asphyxia? Sabes o que significa “Both autopsies called Floyd’s death a homicide”? Começo a desconfiar que simplesmente não sabes interpretar frases tão directas e lacónicas. A causa da morte é aquela. E foi um homicídio. É o que diz a autópsia. Se ele fumava, se tinha almoçado canja, não importa para o caso.

Ah, tem de se arranjar exemplos com vídeo? Tá boa. Bem, se queres mesmo saber quantos negros foram assassinados pela polícia em condições que não exigiam aquele nível absurdo de aplicação de força, tens aqui um site interactivo:

Se não gostares do site (porque deve ter sido feito por pretos vitimistas), podes pegar em cada um desses nomes assassinados no Google. E depois vê quantos dos autores dos homicídios estão presos. Mas como não me parece que estejas minimamente interessado nisso, vais simplesmente chutar para canto e voltar à mesma ladainha.

1 Curtiu

Outra boa página (e simples) para consultares é esta (que nem inclui pessoas abatidas pela polícia):

Também é indicativa de que existe claramente um problema. Conta os casos de afro-americanos mortos naquelas circunstâncias. Tens ainda uns quantos casos com latinos. E depois brancos, que parecem ser menos e até lá está o Lee Harvey Oswald.

1 Curtiu

Disseste que havia uma explicação profunda e sociológica que, pareceu-me, não era a que defendias. Gostava de saber qual é a que defendes…

Na tua opinião, porque é que os pretos cometem mais crimes?

Pelo menos eu, não estou a desviar a conversa dos números; quero saber porque é que os pretos cometem 4 vezes mais crimes nos EUA e estão 10 vezes mais presos em Portugal.

Já agora, a minha explicação está relacionada com integração social, cultural e económica e por isso coloco a culpa nas instituições públicas. E não estou a dizer que podem fazer mais; provavelmente fazem o possível… mas este possível tem estes resultados. Não acho que seja um problema unicamente ligado à raça mas sim a uma condição de marginalização social… o problema é que nessa condição de marginalização há muitos pretos e por isso acabam por ser conotados com este ou aquele comportamento e assim pode dizer-se que se “cria racismo”: cria-se um preconceito (justificado pelos números) relacionado com a cor da pele… essa justificação advém não directamente da cor da pele mas sim da sua condição social… associa-se uma à outra e por sua vez à marginalidade e à criminalidade (cor da pele - pobreza - marginalidade - criminalidade). São aqueles que, numa sociedade que promove a competição e por serem menos aptos (por questões sociais, culturais e económicas… não por terem mais ou menos pigmentação na pele), acabam por se afundar na marginalidade e a procurarem soluções alternativas ao sistema (crime)… no fundo são os restos de um sistema que que está feito para ter restos. A criminalidade é o preço a pagar pelo sistema por não conseguir integrar os menos aptos… os menos aptos serem mortos, mal tratados ou olhados com desconfiança pela polícia e pelos outros cidadãos é o preço que os menos aptos pagam por cometerem mais crimes e a violência sobre os menos aptos e o sentimento de injustiça é pretexto para, mais tarde ou mais cedo, haver tumultos, manifestações e, no limite, revoluções. Eu olho para isto tudo com normalidade: par acção-reacção… ou muda a intervenção do sistema ou continuamos nisto até o sistema cair.

2 Curtiram

Exacto.
Desculpem intrometer-me, mas acabaste por responder à tua própria pergunta.
Latinos e asiáticos (nomeadamente chineses que construíram os caminhos de ferro nos EUA) não foram escravos durante 400 anos.
Foram mão de obra baratíssima e desumana, certo.
Mas não foram escravos.
Havia uma pequena diferença. Liberdade.
Os negros tinham donos racistas, os outros tinham patrões racistas.

O racismo do negro para o cigano ou chinês é preconceituoso e ocasional, o racismo do branco para o preto, é sistémico. Acontece mesmo sem perceberes que está a acontecer.

2 Curtiram

É bem possível que tenhas razão. Existem várias hipóteses mas seria interessante perceber se esse problema de marginalidade existe também em outras etnias ao mesmo nível de pobreza ou não. Se os números de violência em latino americanos pobres ou asiático americanos são tão altos.

Outra coisa que tem de ser resolvido é o problema de violência cultural que existe ao nível dos americanos pretos. Até admitirem que isso é um problema não vamos sair disto. Assobiar para o lado e dizer que a culpa é do sistema e não perceber que existe um problema cultural não ajuda. Infelizmente referir isso é ser racista e as pessoas que fazem isso estão a fazer um mau serviço a essa comunidade. Não querem que eles saiam disso e querem mantê-los pobres e em violência interna porque assim são mais fáceis de manietar.

alguns Estados são mais Racistas que outros, isso é mais que obvio. Também é obvio que a policia tem um problema de abuso de poder generalizado a ser usado incorrectamente. Mas não me venham com tangas que os brancos são libertados e os negros não se forem apanhados a roubar ou a violar!!! o que acontece lá acontece em TODO o mundo e não tem nada a ver com raças… QUEM É RICO safa-se e quem é pobre vai dentro, simples como isso.
Como é que explicam que o OJ Simpson que matou a mulher e andou o dia todo a fugir à policia saiu em liberdade??? ou o OJ é branco e eu não tinha reparado? deixem de ser fundamentalistas e ceguinhos porque assim não são diferentes dos Racistas que andam por aí… e não duvidem Racistas existem de todas as raças!

1 Curtiu

Peço desculpa mas não acredito nisso. Os latinos foram escravos durante séculos em vários países, onde está o racismo sistémico? Escravatura existiu muito antes dos USA e apenas lá se fala em racismo sistémico e quase como se a escravatura tivesse origem em África e apenas por parte do homem branco.

Mas isto já são outros 500. Racismo existe é existirá provavelmente para sempre. Agora racismo verdadeiramente sistémico não existe nos dias de hoje e não é por ele que a população pobre afro tem menos hipóteses que os pobres brancos, latinos, etc. Se tivéssemos no início do século e em tempos de segregação concordava totalmente com vocês. Nos dias de hoje, não.

Pois, mas não é em 2 ou 3 gerações que se resolvem as consequências de instituições que duraram séculos. E a escravatura pode ter sido abolida há mais de século e meio, mas as leis segregacionistas nos EUA, por exemplo, só acabaram há cerca de 60 anos.

2 Curtiram

A polícia não é supostamente mais racista com pretos por causa da escravatura. A polícia é mais cautelosa e agressiva com pretos porque estes são mais violentos e agressivos com eles e porque existe uma probabilidade muito superior de serem mortos por um preto do que por qualquer outra etnia devido ao nível muito superior de violência na comunidade afro americana.

E mesmo assim os níveis de violência não são os que fazem crer na cartilha democrata para arrecadar os votos do “preto burro e coitadinho”

1 Curtiu

É uma explicação. Outra explicação igualmente plausível (e provavelmente complementar), é a de que há agressões que são motivadas por puro racismo. E porque é que isso não havia de acontecer? As leis de segregação racial vigoraram até à década de 60, de certeza que ainda há muito polícia que teve uma educação racista. Provavelmente a violência policial contra negros resulta de ambas as coisas. Nuns casos é puro medo, noutros casos é puro racismo e noutros casos ainda pode ser uma mistura de ambas as coisas.

Seja como for, usar o argumento de que estatisticamente os negros são mais violentos não ajuda ninguém, porque de certa forma acaba por legitimar a violência policial e distrai a sociedade para o verdadeiro problema: é que se os negros são mais violentos, não é porque a genética assim os predispõe, mas porque continuam a ser os mais pobres e a viver em ambientes mais desfavoráveis. E isso é consequência de uma história de séculos que não se corrige de um dia para o outro com uma decisão política ou judicial.

2 Curtiram

Ai existe? Porque tu dizes, não é? Agora os polícias agem daquela forma porque “há mais perigo”. É a mesma léria do “os ciganos é que não se querem integrar” (sendo que, por integração, entende-se “enfiá-los em guetos”, que integrar de facto é uma chatice e dá trabalho).

Em vez de andares para aí a inventar que há mais probabilidade de um polícia morrer às mãos de um negro, podias ir tentar saber se era mesmo assim. Mas é melhor perpetuar o preconceito para perpetuar o preconceito maior. É uma pescadinha de rabo na boca.

O Giuliani é que saiu com essa há uns tempos. De os negros matarem mais polícias do que os brancos. É mentira, claro. Ninguém mata mais polícias na América do que os brancos. O que é natural, visto serem a maioria da população.

Mas, para além do número geral da população, há que trazer também para a equação o número de “interacções com a polícia”. E o que não é nada natural é a desproporção absurda dessas “interacções com a polícia”, mas também da atitude mais musculada, das pessoas que acabam por morrer, das pessoas que acabam por morrer sem estarem armadas ou representarem o mínimo de perigo, das pessoas presas, das pessoas presas com penas altas, etc.

Esta desproporção é sempre mais desfavorável para os negros. E nem sequer é só um bocadinho. Claro que podem acreditar que isso é tudo porque os negros são mais criminosos ou o que seja. A cabeça é vossa. Mas, nesse caso, podem ir ver apenas os casos de negros que não estavam armados, não eram culpados e, na prática, não fizeram mais nada para além de serem negros e estarem com armas apontadas. Podem ir ver, porque esse número continua a confirmar a desproporcionalidade.

Mas, pronto, como se calhar não querem saber, como se calhar o que interessa é manter a ideia de que não existe nada e os pretos só se sabem vitimizar… É melhor continuar a assobiar para o lado.

Não são os pretos que se vitimizam. São os democratas para ganhar o voto deles.

A única coisa que cria desigualdade no mundo atual é o nível de riqueza. Quanto aos afro Américanos, dizer lhes que é por serem pretos que estão lixados e que se votarem em nós, estão safos e vamos salvá-los… Isso sim é que os vai ■■■■■ e continuar a ■■■■■ bem fodidos.

Questões mais importantes e criadoras de real pobreza já não interessam. Discutir por exemplo o problema de famílias monoparentais fora do casamento na comunidade.

Provavelmente não, mas existe um contexto histórico muito específico em relação aos afro descendentes nos Estados Unidos e talvez só haja algo parecido no Brasil: não é só a escravatura (porque essa é comum a muitos países) mas também o pós-escravatura… A classe dominante está associada à antiga classe “escravizante”. O resultado disso é haver sentimento de injustiça e revolta contra o sistema por parte dos descendentes de quem foi escravizado e, provavelmente, por isso, haver maior índice de criminalidade… acabou a escravatura mas o sistema continua a segregar (não formalmente mas na prática) parte da população, sendo que parte significativa é afro-descendente. A grande questão é esta: a violência cultural é um problema natural da raça negra ou faz parte de uma conjectura social?

Se é a primeira, então o melhor é manda-los todos de volta para África porque nunca vão conseguir ser “cidadãos de bem”; se é a segunda então que se ataque o problema em condições e isso passa por menos polícia e mais educação, apoio social e intervenção cultural.

A minha experiência diz-me que é bem capaz de ser a segunda hipótese…

Alguém me explica 2 coisas :

Como é que o OJ foi ilibado (sendo OBVIAMENTE CULPADO de matar a mulher), sendo negro num pais de racistas…
Como é que o Obama chegou a presidente sendo negro num país de racistas com 13% da população negra…

Racismo, sim, existe em TODO o mundo, cada vez menos felizmente (o passado foi muito cruel e dificil de esquecer, tal como a merda das mentalidades). Mas continuo a dizer, sofre muito mais quem é pobre nos EUA (mesmo em relação ao comportamento das autoridades policiais) do que somente o facto de ser negro, latino ou o que quer que seja.

e repito, vejo aqui neste forum atitudes fundamentalistas tão ou mais graves do que o Racismo em si.

Bom, podemos discutir tudo, mas o que estamos a discutir aqui é a questão do racismo. No caso, das forças policiais. Logo, não percebo em que medida é que a pobreza (outra manifestação do racismo, muitas vezes) tem alguma coisa a ver com o facto de haver mais negros abatidos e presos na América do qualquer outra etnia.

E estamos a falar de um país onde eles são para aí 10% da população. Na verdade: deixa lá. Porque qualquer assunto pode ser chutado para canto com um “isto é tudo política para ganhar votos”. Quando tiveres alguma coisa de que te queixar, lembra-te disso. Se te derem razão, é porque querem o teu voto. Se não derem, é porque não a tens e tens de comer e calar. Boa sorte.

Recomendo o documentário Made In America, por exemplo.

@Tony_Cascarino compreendo e acho que todos compreendemos as tuas questões… acho é que levas as coisas ao extremo… respondeste a 1 (mais ou menos porque eu queria a tua opiniao e não uma referencia a um documentario) mas deixaste todas as outras questões por responder, porque simplesmente nem todas as coisas são tão extremas como tu escreves.
Como é que o Obama chegou a presidente? não me venhas dizer que os racistas consideram que ele é branco por ser mais claro…
Diz-me 1 negro rico nos US que se queixe de ter sido maltratado pela policia…
Obviamente que a pobreza é um driver (se não for o mais importante) na brutalidade policial! e não é só nos EUA… é em todo o mundo! Erradamente, obvio… mas é a realidade. Ao radicalizares isto começas a perder muita da razão que tens e que acho que a generalidade dos foristas se reveem.

Ó ppadonix, eu só deixei uma recomendação. Não sabia que tinha de responder a tudo. O documentário é realmente bom e garanto-te que nem sequer é panfletário.

Se achas que ter o Obama como presidente significa desde logo que a América não é um país racista, tudo bem. É um “até tenho amigos que são” elevado ao máximo, presumo.

Já o disse aqui mais do que uma vez: parece que a frase “o país não sei quê é racista” ofende alguém. O que devia ofender é o facto de haver ainda estruturas completamente racistas (nunca assumidamente, mas no seu dia-a-dia e no modo como operam). Posso dar-te um exemplo: haverá sempre pretos a chegar a algum lado (quase todos através do desporto ou música, mas de vez em quando também um Obama ou similar). E também haverá sempre filhos de camponeses que se tornam neurocirurgiões. E então? Achas que isso significa que quem quer ser neurocirurgião consegue, se se esforçar? Achas que o meritocracia existe e está isenta de defeitos? Ou vai existindo muito marginalmente?

Então aplica a mesma coisa à léria da sociedade isenta de dinâmicas racistas. Há muitas formas de discriminação (a pobreza, a cor da pele, o género, etc.) que tendemos a ignorar. Como se fossem inevitabilidades. Não são. E quanto mais depressa percebermos que há muito racismo em muitos sítios, melhor. Digo eu.

Para se começar a perceber que existe um problema de machismo em Portugal, tiveram de começar a morrer 50 mulheres por ano. E, sim, um marido que mata uma mulher fá-lo quase sempre porque tem sentimentos machistas completamente enraizados (os “és minha”, “não serás de mais ninguém”, “vais respeitar-me”, “a minha honra”, etc.). Repara que, mesmo assim, há muito boa gente que não há machismo nenhum, que é só um crime em que uma pessoa mata outra. As pessoas não existem no vácuo. Existem em sociedade. E vivem em sociedades onde os pressupostos e dinâmicas racistas são constantemente veiculadas.

Se calhar, para se perceber que há um problema de racismo, também é preciso morrerem 50 pessoas por ano. Não sei.

Porra mas eu não escrevi que há racismo em todos os paises do mundo?
Tu é que, no meu ver erradamente, estás a extremar algo que mesmo para a luta em si só a prejudica. Tu estás a afirmar que a policia é toda racista nos EUA e que as suas acções não tem nada a ver com a pobreza… quando é obvio que tem, a policia tende (não só nos EUA mas em todo o mundo) a carregar nos locais de maior pobreza, de maior marginalidade… é factual! erradamente, obvio mas isto é mais que factual até em PT acontece!
Em relação ao Obama, OBVIO que se o pais fosse maioritariamente racista ele nunca teria sido eleito, isto também é mais que obvio por mais que tentes esconder ou subverter! alguma vez um país maioritariamente branco se fosse racista elegia o Obama? Nunca! Há alguns estados nos EUA que se calhar são maioritariamente racistas, claro, há racistas em todo o lado, obvio!!! A meritrocracia existe ocasionalmente, concordo, mas ai só vais de encontro ao que eu escrevi… Quem é RICO ou nasce RICO tem mais oportunidades, ponto final. esse sim é o driver mais importante de todos infelizmente.
Agora se achas que vais mudar as coisas com fundamentalismos e metendo toda a gente no mesmo saco acho sinceramente que vais no caminho errado.
Isto é um bocado como os Vegans hoje em dia, são tão fundamentalistas que passaram a ser iguais aqueles que os gozavam, não há diferença alguma e quando é assim a sociedade evolui zero.

Estás a confundir o que eu disse com “polícia toda racista” ou “país maioritariamente racistas”. Não disse nada disso. Disse que a polícia americana tem um problema de racismo. E a sociedade americana também. Quem, para mim, extrema tudo é quem vem com os “até pode haver pontualmente, mas isto agora hoje em dia também é tudo racismo, não se pode fazer nada”. Ou seja, quem prefere chutar para canto, fingir que não existe ou que só existe muito esporadicamente. Tipo um cometa.

Toda a gente é racista. Idealmente, sê-lo-á muito pouco. Em pequeninas coisas. Algumas delas inconscientes e resultado do que foi vivendo ao longo da vida. Não sei onde raio fui fundamentalista. Se preferes ler que disse que toda a gente é racista ao ponto de matar alguém à porrada só porque é de outra cor, seja. Não disse nada disso. É como já disse lá mais acima: quando a pimenta está no cu dos outros, a conversa do outro irá sempre parecer fundamentalista. Um bocadinho de mais empatia fazia bem a todos.