Vejo aqui muitas pessoas a comentar o racismo nos USA e a fazerem comparações com o racismo em Portugal e/ou noutras partes do Mundo.
O que estas pessoas têm dificuldade em perceber é que elas não conhecem a cultura, a sociedade, a história, etc… dos USA, como tal não se podem fazer paralelismos…
Existe racismo nos USA e existe racismo em Portugal, mas manifestam-se de maneira completamente diferente, estão presentes em níveis diferentes da sociedade e também a origem é completamente diferente. Como tal devem ser vistos, estudados e erradicados de maneira diferente.
O racismo que existe em Portugal é essencialmente individual (o individuo enquanto racista) ao passo que nos USA é social e orgânico (a sociedade enquanto racista) e vai muito além de pequenos grupos organizados de pessoas… vai até ao ponto dos próprios estados e governo federal, possuírem núcleos de poder onde o racismo é marcadamente exercido… e isso é tão impensável acontecer cá em Portugal que nos dificulta perceber o fenómeno que se passa nos USA e dai se ler tantas “asneira” por este tópico fora.
Aliás, até na “justiça” americana o racismo é exercido de forma visível (como podem ver no video abaixo) e isto obviamente tem consequências na sociedade.