Quem quer ser olheiro? (Apenas jogadores observados)

:arrow:

Por acaso vinha aqui fazer um comentário parecido… É que a brincar, a brincar, há aqui neste tópico sugestoes de há 3/4 anos atrás que sao de autenticos tiros na mouche. Lewandowski e Jackson Martinez, ao tempo que foram sugeridos, teriam sido perfeitamente possívéis.

Por favour Direccao, levem este tópico a sério. Há aqui foristas que parecem autenticos “cherry picking masters” na versao jogadores. :great:

:great:

:great:

Isto é só por “brincadeira”… o Clube tem uma estrutura profissional que tem obrigação de ter uma base de dados e um conhecimento muito mais aprofundado dos jogadores que existem a nível internacional.

O que me parece que falhou vezes excessivas (porque falhar é normal) é a definição do perfil dos jogadores, com uma desvalorização das qualidades técnicas dos jogadores, sobretudo no sector mais defensivo (Xandão, Torsiglieri, Sarr, Maurício, Onyewu… foram quase todas contratações de jogadores que se faziam valer bem mais pelo físico que por qualidades técnicas; e curiosamente nenhum se aguentou por cá mais de dois anos). Bem sei que treinadores têm modelos diferentes, mas todos esses modelos têm de ser pensados tendo em conta as exigências do Sporting, e um projecto que não pode depender meramente dos caprichos de treinadores.

No caso deste tópico, acho que pode ser muito interessante sobretudo se houver um grande critério por parte de quem aqui sugere jogadores (como acho que houve anteriormente). Por exemplo, vi o Molde, e gostei de vários jogadores, mas só um me pareceu muito acima da média, e só sugeri aqui esse (os outros 3 que achei interessantes ficaram no tópico das sugestões “normais”).

Depois de ir à Noruega, mais precisamente ao Molde encontrar o médio-defensivo Harmeet Singh, sigo agora para a Suécia.

Nabil Bahoui

Clube: AIK
Nascimento: 1991-02-05
Posição: Extremo-esquerdo
Pé preferencial: Direito
Altura: 185cm
Peso: 78kg

A Internet é uma maravilha, permitindo encontrar jogos e descobrir estas pérolas. Bahoui é um extremo de enorme qualidade, claramente pronto para sair do AIK. Jogando predominantemente sobre a esquerda, evidencia argumentos técnicos muito acima da média na recepção, condução rápida, passe e remate. Tem uma qualidade invulgar de temporização que lembra Nani, sendo as semelhanças com o internacional português extensíveis a outros aspectos, como a presença constante em jogo (regularmente a pedir a bola, oferecendo linhas de passe para receber quer em zona exterior quer em zona interior), a capacidade de o assumir, a forma como parte da esquerda para entrar em zonas interiores e a sua criatividade: vindo dentro, tanto define com remate como com um passe a isolar um colega, mostrando sempre ter soluções difíceis de prever. O seu perfil de decisão é fantástico, sabendo sempre quando entregar a bola, fixando os adversários e soltando nos colegas, e assumindo sempre com qualidade os momentos de organização ofensiva, tanto em organização como em transição. Sabe quando ir para o 1x1 (geralmente fá-lo quando o adversário que tem por perto está “sozinho”, não tem cobertura atrás), e a sua velocidade, poder de choque (que, felizmente, só usa em casos absolutamente necessários, quando o adversário provoca os contactos físicos) e técnica permitem-lhe ganhá-lo muitas vezes, mas não abusa dos lances individuais mostrando qualidade a progredir com bola, evitando adversários, para soltar de seguida. Em termos de processo defensivo, requererá algum trabalho do treinador para o inserir no seu modelo, mas revela disponibilidade. Um melhor contexto, porém, permitirá fazê-lo ter mais rendimento dentro dessa disponibilidade. Leva já 8 internacionalizações pela Selecção Principal da Suécia (a que só chegou em 2014), e a questão é simples: quem assegurará o concurso deste grande talento no próximo Verão.

O Vedrix à pouco tempo disse que pede 750 mil liquidos e um prémio de assinatura de 500mil

Também estava a ver um jogo do Bahoui :lol:, onde marcou 2 golos plenos de oportunidade. É um excelente jogador e a minha escolha para reforçar as alas no verão. Porém a comparação com o Nani não me parece acertada… Acho-o muito mais parecido com o Ronaldo do passado… Qualidade técnica, potencia, sentido de baliza, é alto, veloz… Mas seria sem dúvida uma boa aposta

EDIT:
[member=19812]Ehrmantraut , achas que o Singh serve para jogar sozinho no meio campo defensivo? Pela tua descrição e pelo que conheço dele (vídeos e resumos) parece ser muito mais jogador de duplo pivot e ser inclusivé o jogador mais móvel desse duplo pivot

Agora será mais caro.

Parecido com o Ronaldo do presente mesmo. Um avançado de ala, com bom poder de fogo, potência física e capacidade para mudar um jogo num lance isolado. Um “game-changer”. Outra boa comparação, embora sejam jogadores que joguem preferencialmente com pés diferentes, seria o Hulk.

Talvez, acho o Ronaldo do presente mais objectivo… Mas sim, concordo. Agora compara-lo com o Nani já não concordo tanto… Mas pronto, são opiniões. Para mim seria a contratação para as alas. Com Carrillo, Mané, Iuri e Bahoui… o Labyad para mim não conta.

Em relação ao Bahoui, percebo as comparações com o Ronaldo, mas tem ali um lado de organizador que me recorda o Nani, sobretudo, a criatividade brutal a vir para dentro e fazer passes de ruptura, tem uma imprevisibilidade brutal e bem longe de ir sempre para o “arranque individual”. Claro, tecnica e fisicamente (pela velocidade) não tem a mesma qualidade, mas a forma como aparece a receber entrelinhas (deixando as linhas de passe exteriores pelos laterais) - trabalho do treinador, visto que o extremo do lado contrário faz o mesmo -, recebe, e temporiza, “pausa”, fixa os adversários, vem dentro e solta com passe… muito bom.

Não sei quanto custa, mas com as soluções que há internamente (Mané, Iuri, Carrillo, Labyad, Podence, Gelson, Matheus) só justificará ir ao mercado para acrescentar qualidade de uma forma clara, e aí das três uma: ou se vai buscar jogadores que não estão no melhor momento da carreira, ou se vai buscar jogadores a mercados muito, muito periférios, ou então tem de se pagar significativamente pelos jogadores… o que é difícil no actual contexto (só Oliveira este ano entrou no 11, e dos do ano anterior, só Slimani se fixou).

Quanto ao Singh, das duas vezes que o observei jogou sempre como elemento mais recuado do duplo pivot, pelo menos em termos ofensivos era sempre ele a assumir a primeira fase de construção. Defensivamente ia-se revezando com o jogador do lado, mas quase sempre a saber quando tinha de cobrir os defesas, pressionar, etc.

Percebo o que dizes do Bahoui, mas continuo a achar a comparação ao estilo de Ronaldo e Hulk muito mais pertinente…
Pareceu-me jogador de equipa grande e com potencial, e nós ao que tudo indica vamos à champions, logo poderá servir de incentivo à sua vinda, eu tentava pelo menos…

Tenho de ver então esse Singh… Eu cada vez gosto menos de duplos pivots, principalmente no Sporting, quando jogamos contra equipas tipo Boavista e Setubal precisamos de esmagar, muito futebol ofensivo e ter dois médios no duplo pivot é um desperdício…

Também não gosto nada de duplos pivots.

Há vários jogadores que tenho achado interessantes recentemente, mas que entrem de caras no onze do Sporting (algo que considero difícil) só encontrei ainda estes 2. O Singh em processo ofensivo é tão mas tão bom… recepção, qualidade de passe, progressão com a bola, jogar de primeira ou segurar, sempre bem. E é um jogador com intensidade no seu jogo defensivo e ofensivo, se o William saísse ia buscá-lo, claramente.

Se quiseres encontrar 2 ou 3 jogos do Molde completos no Youtube, já de 2015, diz-me alguma coisa por MP que envio-te os links.

Ora bem, algumas notas do que vi até agora:
-Tacticamente nota-se que percebe os momentos do jogo. Aquela dupla do meio campo está muito bem trabalhada, muito coordenados.
-Ofensivamente é bom. Sai bem a jogar, tem qualidade técnica.
-Defensivamente, continuo na dúvida de como reagiria sendo o último homem do meio-campo. Naquela dupla nota-se bastante trabalho do treinador e portanto não consigo ver muito bem as suas capacidades defensivas, em termos de recuperação de bola,…

O que é bom. Não sei quem é o treinador, mas nota-se que os jogadores sabem todos o que fazer em campo (e parece-me que o Singh sabe corresponder bem ao que lhe é pedido pelo treinador, o que é, na prática, o essencial - e soube-se adaptar muito bem a uma exigência defensiva diferente). Cá também se teria de voltar a adaptar, mas o maior tempo que a equipa passa em processo ofensivo (e o posicionamento mais alto) não tornaria assim tão diferente a sua missão na maior parte dos jogos.

Talvez… Mas isso requer bastante trabalho do treinador e não me parece que será com o Marco Silva… Se fosse com o Leonardo, que por onde passa tem deixado sempre trincos em muito boa forma (conseguiu que o Djamal fosse um dos melhores trincos da nossa liga sob o seu comando)

De referir ainda que o Singh acaba contrato em 31/12/2015

Se acaba em Dezembro nao deve ser muito difícil a sua contratação , digo eu.

Nome: Gakuto Notsuda
Equipa: Sanfrecce Hiroshima (Japão)
Posição: Médio ofensivo “n.º10”
Altura: 1,75m
Pé preferencial: Esquerdo

Conheci Notsuda num jogo da AFC Champions League, em casa dos chineses Beijing Guoan, e rapidamente chamou a atenção… ainda mais após a confirmação de que se tratava de um jogador de apenas 19 anos. Estreou-se recentemente (27 de Março) pela Selecção sub23 japonesa, apontando 2 golos e 2 assistências na goleada à congénere de Macau, por 7-0.

Médio ofensivo canhoto, de enorme potência física e que tem no seu forte remate de longa distância a sua grande arma. Poderá também actuar como médio-ala, principalmente descaído para a faixa esquerda. Rápido na condução e na leitura de jogo, procura com elevada frequência jogadas de combinações simples e quase sempre em jogo interior, fazendo uma perfeita leitura do espaço livre entre-linhas, onde tenta sempre aparecer para usar o seu forte pontapé. Demonstra elevada motivação intrínseca, procurando sempre o melhor em cada lance, seja titular ou suplente utilizado a 5 minutos do final.

Apesar de ser um jogador bastante intenso na procura da bola e no controlo do espaço defensivo, terá forçosamente de aumentar os níveis de regularidade durante o encontro, algo que tenderá a acontecer com tempo de jogo frequente. Por outro lado, e apesar de não ser um jogador individualista ou egoísta, tem a tendência de abusar um pouco no remate exterior, perdendo, por vezes, a oportunidade de servir um colega melhor posicionado. Situação que, uma vez mais, poderá não ser alheia ao querer mostrar serviço no pouco tempo de jogo que lhe é disponibilizado.

Conforme referido, trata-se de um jogador com pouca utilização (menos de 3.000 minutos) visto que a aposta do treinador Hajime Moriyasu passa pelos jogadores mais experientes. Se virmos, não existe um único jogador com menos de 26 anos a ser utilizado com frequência e este acaba por ser um problema para vários dos jovens talentosos que saem da formação do clube. Toda esta situação, aliada à política salarial específica do país (a evolução salarial é padronizada, composta por etapas de evolução financeira mediante o número de jogos efectuados pelo atleta), confere a Gakuto Notsuda um cenário propício à sua saída do clube/país, por valores bastante reduzidos.

• Números

Minutos: 2.729
Jogos: 70 (26 como titular)
Golos: 11
Assistências: 7

• Vídeos

Há pouca coisa, dado o muito pouco tempo de jogo que tem. Ainda assim, há alguns:

http://www.youtube.com/watch?v=o7RxvIQ0FgQ

http://www.youtube.com/watch?v=Ra_LMOasFss

http://www.youtube.com/watch?v=HZklRZXaXwo
(marcou o 3º e o 6º)

Bom tópico este. :great:

Particularmente útil aos rivais que têm guita para andar a arriscar.

Bom tópico. Bons jogadores por aí, como o Nyland, sem dúvida. Iria buscar.

Alguns não podem no entanto ser já opção para a equipa principal, o Bahoui é um deles. Ou melhor, acho que precisaria de passar pela B antes e não directamente para o 11. A competitividade da liga sueca não é grande coisa, é a unica que conheço da escandinávia, mas duvido que tenha grandes diferenças da norueguesa por exemplo.

Precisamos, se queremos ser campeões, de reforços certos, pelo que a maioria dos jogadores que por aqui passam não vejo como opções para o onze.