Quem quer ser olheiro? (Apenas jogadores observados)

O Bahoui na B? Quantos jogos já viste do Bahoui?

Não fica a dever muito ao Carrillo actual. Ou melhor: é uma espécie de Carrillo que cá chegou. Mas com vários anos a mais de rotação. Com muitos mais golos e assistências na carreira. Com mais poder de fogo. Ainda mais potente em termos físicos.

É daqueles gajos que vai chegar a um bom campeonato e vai começar logo a carburar, assim tenha oportunidades para isso.

Vi alguns, até voltar para o rectângulo. Daí estar bastante contente o ano passado quando se falou do Strandberg.
De qualquer forma, não concordo contigo. Temos de ver o contexto em que se insere, os laterais do campeonato sueco, como a competitividade da liga é muito baixa. Uma coisa é ultrapassar mecos.
Diria que é do nível da nossa segunda liga.

Nome: Gilberto
Clube: Botafogo
Nascimento: 1993-03-07
Posição: Defesa Direito
Pé preferencial: Direito
Altura: 181cm
Peso: 74kg

Último jogo observado: Botafogo 2x1 Fluminense, vídeo em baixo. Participou no primeiro golo e fez uma excelente assistência para o 2º.

Já vi vários jogos do Gilberto. É um jogador muito interessante, que tem uma grande facilidade em fazer todo o corredor direito. É muito rápido e tem capacidades técnicas muito interessante. Ofensivamente, toma decisões inteligentes e joga quase sempre com critério. Tem capacidade (tal como, por exemplo, o Danilo do Porto) de flectir para o centro e encontrar soluções, como é visível na assistência que fez frente ao Fluminense.

Defensivamente, precisa de algum trabalho, apesar de ser um jogador consistente e muito completo. Tem algumas falhas de posicionamento que podem ser facilmente corrigidas. Tem tudo para ser um lateral de eleição nos próximos anos.

Fez parte da equipa do Brasil que venceu o Torneio de Toulon no ano passado. Foi um dos melhores jogadores brasileiros na altura. O Botafogo está mergulhado numa grave crise financeira, sendo que o Gilberto tem sido noticiado como um dos jogadores a sair e por um preço acessível (fonte: https://esportes.yahoo.com/blogs/bate-pronto/gilberto-lateral-do-botafogo-na-mira-de-113540420.html).

Vídeo do jogo frente ao Fluminense:

Vídeo com alguns dos seus melhores momentos:

Vídeo do Gilberto a dominar uma bola com as costas à CR7 :mrgreen: :

Seria um bela contrataçao mas so se o Cedric o ML e o Geraldes saissem. é um posicao bastante preenchida no nosso plantel

Qualidade à frente de quantidade. O Gilberto, daquilo que vi, acredito que é superior a qualquer um desses. Tecnicamente então, é de outro campeonato. Mais umas pequenas amostras:

O problema é que ja temos a quantidade. Era uma questao de tentar, apesar de o Botafogo estar com problemas financeiros nao seriamos os unicos a tentar o jogador, o proprio Porto podera tentar essa contrataçao ja que vai ficar sem Danilo e o Ricardo nao tem qualidade para titular. E sabes que nao temos a possibilidade de oferecer o mesmo contrato que o Porto e tambem se fala de clubes italianos… De facto é muito bom mas parece me dificil que venha para ca.

Atenção que o Botafogo está na Serie B. Não me parece que o Porto ou algum clube italiano superior estejam interessados num jogador que está na 2ª divisão. E a quantidade é uma questão que não me parece complicada de resolver, o Cédric deverá ter mercado, e tanto o Lopes como o Geraldes devem ser facilmente emprestados.

Nao me parece que isso seja grande impedimento se virem que o jogador tem qualidade pode ser acessivel. Ainda por cima chegou a representar seleçao brasileira de sub20. Por exemplo o Benfica contratou o César a Serie B por 3M. E eles podem vir a perder o Maxi, por isso tambem poderiam entrar na corrida

eu acho que este tópico devia de estar no camarote dos membros, pois qualquer um pode ver as descriçoes que aqui são feitas e apenas interessa que o universo Sportinguista veja

Também não via com maus olhos se acontecesse na sugestão de jogadores

E por ser do nível da nossa 2ª Liga, significa que o Bahoui não tem qualidade para se impor desde já no plantel A? O Gauld também vinha do fraco campeonato escocês, e no entanto já desde o início da época que tem mais do que qualidade para estar no plantel principal.

Os bons jogadores sobressaem pelas suas qualidades e pelas suas características. O Bahoui dá todos os indicadores de ser um jogador que poderia também sobressair no contexto do campeonato português, assim que cá chegasse. Tanto em termos técnicos, como em termos físicos ou cognitivos.

LOL. Quantos jogadores contrataram os rivais nos mercados noruegueses, suecos e japoneses? Até se está a ter aqui um grande realismo nas sugestões…

Considero os defesas suecos e noruegueses bem mais difíceis de ultrapassar que os brasileiros e argentinos por exemplo, que estão sempre descoordenados e cada um corre por si… Sei que estou a exagerar um pouco, há alguns movimentos colectivos, mas o nível das defesas não é grande coisa, mas desses mercados já pode ser porquê?

Boa sugestão essa do Gilberto, parece ter qualidade, mas seria sempre uma contratação a fazer depois de se reforçarem os outros sectores mais necessitados (PL e MD à cabeça).

Quanto ao Notsuda, tenho seguido as sugestões que tens feito no tópico das Sugestões e já tenho visto a sua qualidade. Ainda não me meti a ver jogos dele, só resumos e vídeos do youtube, mas um dia destes ponho-me a ver… Contudo, e apesar de serem jogadores algo diferentes, preferia o Usami e não sei se não arriscaria ir tentar buscar o Kakitani ao Basileia

Não é uma questão de poder ser, nem acho que podemos generalizar desta forma, por nacionalidades ou regiões. É bastante perigoso. Mas se o fizermos, acho que individualmente sim são mais evoluídos, o mesmo não quer dizer que tacticamente isso aconteça ou sejam tão evoluídos como no norte ou mais receptivos a tal.

Excelente sugestão, [member=18629]Inkie. Belo lateral, esse Gilberto.

Vou estrear-me.

Orjan Nyland

Equipas: Molde FK (Noruega), Selecção A da Noruega
Posição: Guarda-Redes
Altura (Cm): 1,92m
Pé Preferencial: Direito
Jogo Observado: Assim de cabeça, o Rosenborg x Molde da época passada. Foi talvez o último jogo completo. Antes, mais 2 ou 3 jogos (nem sempre completos, mas vi a maioria do jogo em todos). + vários resumos e os vários vídeos que se encontram no YouTube.
Valor estimado de mercado: 3/4M€ (avaliação pessoal, tendo em conta o transfermarkt e algumas notícias recentes sobre a sua possível transferência do Molde para outro clube)
Percurso nas Selecções Nacionais: 15 jogos nas selecções de formação norueguesas, tendo apenas falhado os sub-19 e os sub-20, pois não era a primeira opção no clube à data (Hodd). 11 jogos pela Selecção A Norueguesa, nos quais sofreu 18 golos. É o actual titular da Selecção A.
Final do contrato: Julho 2018
Jogos nas Competições Europeias: 10. 6 na Liga Europa e 4 na Liga dos Campeões. Todos nas fases de pré-qualificação.
Outras Observações: Em 2012, foi eleito o “Man of the Match” na final da Taça Norueguesa, ao serviço do Hodd, pois a sua grande exibição ajudou o Hodd a conquistar a Taça, a primeira da história do clube. Estreou-se pela Selecção A a 20 de Novembro de 2013, contra a Escócia, num amigável. É um dos capitães de equipa do Molde. Excelente defensor de grandes penalidades.

http://www.transfermarkt.co.uk/orjan-nyland/profil/spieler/73517

Análise:

Já falei dele várias vezes por aqui, noutros tópicos, e decidi começar mesmo pela baliza nas minhas intervenções neste tópico.

O Nyland é o típico guarda-redes nórdico. Demonstra grande personalidade, lidera por exemplo e é um guarda-redes com uma mentalidade muito sólida. Confere segurança a toda a equipa, raramente arrisca fazer aquilo que não sabe, e é um guarda-redes de processos simples (e até um pouco ortodoxos, por vezes) mas bastante eficazes. Para os jogadores nórdicos, a adaptação a países do Sul da Europa, como o nosso, nunca é um processo básico. No entanto, estou em crer que o Nyland, pela mentalidade que demonstra, seria capaz de lidar muito bem com a mudança de país e com a pressão de jogar num grande clube, de um campeonato superior ao norueguês, com uma massa adepta superior e mais intensa e exigente, e num clube que joga regularmente contra os melhores nas competições europeias.

Tecnicamente, é muito promissor. Como referi anteriormente, é um guarda-redes muito eficaz, mesmo não sendo um prodígio técnico com as mãos. O seu jogo de pés (refiro-me ao posicionamento na baliza aqui) é bastante razoável, e ajuda-o bastante em situações de 1x1, por exemplo, onde é bastante eficaz a fechar o ângulo ao avançado. Nem sempre segura a bola à primeira, mas também não compromete nesse aspecto. No jogo aéreo, apesar de não ser propriamente um guarda-redes com grande capacidade de impulsão, é um GR que não tem medo de sair da baliza e de atacar a bola, em vez de esperar por ela. Finalmente, no “outro” jogo de pés (com bola), tem limitações. O pé direito é razoável e bate forte na bola (pontapé bem longo), mas o esquerdo é mais fraco. Além disso, não demonstra grande qualidade de passe. Deve ser incentivado a desenvolver esse aspecto do seu jogo.

Fisicamente, é impressionante. A sério, é dos guarda-redes que mais me impressionou à primeira vista desde que vejo futebol. A sua agilidade e fluidez de movimentos, para alguém que tem 1,92m, é fantástica. Vai ao chão com uma facilidade e uma velocidade tremendas, tem uma capacidade de reacção bem acima da média (tem várias defesas quase por instinto nos vídeos que vou mostrar no fim), tem uma velocidade lateral bem interessante (facilidade em preencher a baliza, aliando este aspecto ao seu bom posicionamento) e é basicamente uma besta neste aspecto. Não tem grande capacidade de impulsão nem é propriamente daqueles guarda-redes que intimidam de cada vez que sai da baliza, mas é uma combinação muito forte de altura, velocidade e agilidade.

Em termos cognitivos, lê muito bem o jogo, é capaz de antecipar, em alguns casos, o remate (o que lhe confere imediatamente vantagem para o tentar travar) e, com a ajuda do seu jogo de pés, raramente se encontra mal posicionado para intervir num lance. Em termos ofensivos, demonstra ainda algumas limitações na reposição de bola. No entanto, algumas dessas limitações são potenciadas pelo que lhe pedem, parece-me, pois é raro vê-lo acelerar a reposição de bola, seja com a mão ou com o pé. Outro aspecto que deve ser incentivado para desenvolver no seu jogo.

Em suma, o Nyland é um “shot-stopper” puro, que vive para evitar que a bola entre na sua baliza. É, actualmente, um dos guarda-redes mais promissores da Europa e um dos melhores guarda-redes (o melhor?) a jogar em campeonatos menos conceituados na Europa. Em caso de saída do Rui Patrício, seria a minha recomendação principal para a nossa baliza.

Vídeos:

[spoiler]https://www.youtube.com/watch?v=XEI91m1aYwg
https://www.youtube.com/watch?v=e0Lb0qFjMQA
https://www.youtube.com/watch?v=w4ydhcrRoyI[/spoiler]

O Gilberto, baseando-me apenas nos vídeos, pareceu-me um lateral bastante interessante.

[hr]

Belo post [member=17947]Poeira.

Gostei do que vi do Nyland mas de facto tem de melhor a capacidade de segurar a bola. Tem um pontape muito bom :great: mas também agilidade/reflexos/posicionamento. Nao para ver o seu jogo de pes infelizmente. Era uma boa opçao

Portanto, estamos na suposição de que Cedric sairá.
Sinceramente, nem sei se isso acontecerá. E com o retorno de Esgaio, parece-me que se estreita a malha para a contratação de um LD.
Quanto ao resto sim, concordo que Gilberto é um jogador prometedor, mas não será para o nosso bico, independentemente de o Botafogo estar em maus lençois. Trata-se de um jogador que já tem alguma projecção, independentemente de actuar numa divisão secundária, sendo que quem se quiser atravessar, terá que abrir os cordões à bolsa, ou contratá-lo num esquema mais manhoso.

Enquanto o Cedric não renovar contrato, a suposição da saída do Cedric existirá sempre, parece-me normal. :great:

É um jogador que eu gostaria de contar para o ano, mas também não ficarei muito preocupado em caso de saída. Mas caso saia mesmo, teremos de investir em alguém. Gosto muito do Esgaio e vejo-lhe imenso potencial, mas será necessária uma alternativa (ou alguém superior até, se possível).

Deixo aqui a minha modesta colaboração.
Em Março passado desloquei-me a Londres por motivos profissionais.
Claro que, em momentos de ócio, discuti com algum interesse o fenómeno futebolístico com alguns locais, sobre valores emergentes, jogadores em destaque.
Apresentaram-me, então, um jogador muito interessante o ala do Bournemouth Matt Ritchie. Nem por acaso, num desses dias desenrolou-se o Escócia-Irlanda do Norte, onde o escocês actuou, e fiquei…como hei-de dizer… :xock:
Curiosamente, hoje ao almoço ao folhear o rascord, com que me deparo?: A possível ascensão do Bournemouth à Premier League e uma pequena caixa com o seu jogador em destaque…Matt Ritchie.
Trata-se de um jogador de 25 anos que nestes últimos dois anos explodiu literalmente a ponto de ser considerado o melhor jogador da competição. De certeza que andará no radar de alguns clubes ingleses, ainda por cima com um valor de transacção a oscilar entre1,5-3,5 de euros. Talvez possa já ser tarde, mas não custa tentar…
Relativamente baixo 1,73m mas resistente, faz mossa com a sua velocidade e capacidade de drible. Embora actue como extremo direito, não é raro vê-lo infiltrar-se em zonas interiores, criando palpitantes combinações ofensivas. Técnica refinada, grande potência em meia-distância, exímio na cobrança de livres e pontapés de canto. O que executa, normalmente fá-lo bem, e com critério, para além de ser um excelente finalizador.
Deixo para análise aos catedráticos do Forum :wink:
Como não tenho, de momento, possibilidade de inserção de imagens, se algum companheiro tiver a disponibilidade para o fazer, agradecia. :great:

SL

Parece-me impossível, já. Se em Janeiro se falou na rejeição de propostas da Premier por valores a rondar os £4M… Agora, com as ascensão à Premier e respectivos (e grandes) prémios monetários e de televisão a caminho, certamente que será ainda mais caro.

E, claro, a questão salarial. Qualquer equipazinha média do Championship paga muito, muito bem. Para enquadramento: Anda por lá um lateral português, nas reservas de um clube médio (Sheffield), contratado a custo zero aos juniores do Porto. Em duas épocas, tem apenas 46 minutos jogados pela equipa A. Ganha… 4 mil libras por semana. É fazer as contas. :mrgreen: