Quem é que tem resposta para isso?

@joaommx desculpa mas acho que tás a intrepertar mal a minha teoria, acho que tás a ler mal a pergunta :mrgreen:

Eu continuo a achar que estou certo, mas respeito que nao concordes :great:

exacto, não tem solução. É como determinar a veracidade da seguinte frase:

“esta afirmação é mentira”

não tem saída! Ou indo mais além, a veracidade das duas frases seguintes:

“a afirmação seguinte é verdade”
“a afirmação anterior é mentira”

Em todos estes casos, é indecidível.

Mais geralmente, em matemática, temos o teorema de Gödel, que diz que nenhuma teoria matemática (de uma carta categoria dew teorias muito vasta e muito importante) pode ser completa e consistente:

  • se é completa, é inconsistente, ou seja é capaz de provar uma coisa e o seu contrário
  • se é consistente, é incompleta, ou seja é incapaz de provar alguns teoremas verdadeiros e de demonstrar a falsidade de algumas proposições falsas.

Não há saída!

ora o membro quina enviou-me esta pm :slight_smile:

como ainda não tenho um certo nº suficiente de post´s, não posso participar neste tema, mas gostava, e a minha questão seria assim;

Tenho uma residencial/hotel com 10 quartos vazios. Chegam 11 casais. Sabendo que, só posso pôr um casal por quarto, como vou fazer para “arrumá-los” todos?

A minha resposta é, por ex., matar um casal, ou então ver quais os que gostam de sair à noite, e meter esses em rotação com os que gostam de dar passeios logo de manhãzinha cedo!

Mas temos 50% de hipoteses de aleatoriamente entre as 4 hipoteses escolher 25%

ainda andam de volta disto??

de todas as respostas possiveis a resposta que melhor aceitaria seria 33,3333% pois não consideraria a duplicação da resposta 25%. contudo acho que não é esse o objectivo da questão. penso que a aleatoriedade da escolha nada tem a ver com o seu conteudo.

ou seja a probabilidade de escolhermos a resposta certa seria 0,25 (completamente ao calhas sem olhar ao seu conteudo). no entanto essa resposta está repetida o que faz com que a resposta certa passasse a ser 0,5. o problema é que esse 0,5 só aparece uma vez o que torna a resposta correcta de novo 0,25… e assim sucessivamente… até ao infinito e mais além.

outra possibilidade, seria considerar que nunca conseguiriamos dar a resposta certa e assim a resposta correcta seria 0. no entanto se estivesse lá essa possibilidade de escolha a resposta correcta deixaria de ser 0 pois haveria uma probabilidade de 0,25 de escolhermos o 0. e assim entrariamos noutra serie de iterações que não nos levaria a lado nenhum.

Elah, isto dá que pensar. Estou um bocado enferrujado nestas coisas da matemática e do raciocínio, mas aqui vai a minha posta de pescada:

Se percebi bem, o que o problema pede é: Qual a probabilidade de, escolhendo uma resposta ao calhas , acertares em cheio nessa mesma probabilidade?

Se escolher ao calhas e calhar 25%, nunca acerto, porque a probabiidade de me calhar 25% por cento é de 50%.

Se escolher ao calhas e calhar 50%, também nao acerto, porque a probabilidade de me calhar 50% é de 25%.

Imaginando que tinhamos mais uma alínea que nos dava a resposta 0%. Se escolher ao calhas e calhar 0%, também nao acerto, porque a probabilidade de me calhar 0%(com 4+1 opções) seria de 20%.

Problema impossivel de resolver.

EDIT: Agora que penso, o problema não pede necessariamente para escolher uma dessas alíneas. Pede um probabilidade. Portanto, 0% é a resposta! Se for para escolher uma alínea, é impossível de resolver porque, como foi dito, entra-se na tal espiral.

Diria que é impossível de resolver.