Quem é que tem resposta para isso?

!

Atlantian a imagem não se vê, eu pelo menos não ao vejo. :wink:

Sem solução. :great:

Esta é lixada… mas, pela minha lógica, a probabilidade de dar uma resposta correcta escolhendo uma das alternativas ao calhas é de… 0%. ;D

Mas 0% não está na lista.
E se estivesse, deixava de ser resposta. Hehehehe

este problema é conhecido por ser um paradoxo

Paradoxo? Porquê? a única resposta correcta é a B)

Porquê?

Sempre adorei este tipo de desafios. Sinceramente, para este em particular, tenho mais do que uma resposta, dependendo da lógica que seguir, mas vou optar pela que mais me agrada.
Na pergunta feita não está a obrigação de escolher uma das quatro opções nem a pergunta a que devo responder, por isso não escolho nenhuma dessas opções, antes escolho a minha, 33,3% (duas opções são iguais). Esta é a probabilidade de eu acertar na resposta a uma pergunta…que eu desconheço.

“If you choose an answer to this question at random,…”

Por outro lado, também 0% seria uma boa resposta, porque não sei qual é a pergunta. :lol: Esquecendo o que a pergunta pode significar, poderia escolher 50%, porque nas opções disponíveis se encontram duas percentagens iguais (25%).

Também pode ser 100%, porque devemos escolher a resposta aleatoriamente.

E eu continuaria.

Essa dos 50% não tem lógica, porque pragmaticamente, 50% é uma resposta não uma possibilidade. Existe 50% de possibilidade de ser 25% mas só significava que haveriam duas respostas possíveis. 50% é uma resposta logo não pode ser equacionada.

Alternativa 1: Considerando que o “what is the chance you will be correct?” é uma segunda pergunta, falta a verdadeira pergunta, logo não é possível responder.
Alternativa 2: Considerando que o “what is the chance you will be correct?” é a verdadeira pergunta, então a resposta varia de pessoa para pessoa. Por exemplo o nosso Presidente da República que nunca se engana, teria que responder 100% (que por acaso não é uma das respostas possíveis).

Se a opção B é a única resposta correcta, a probabilidade de acertar é então de 25%. Como essa opção diz 50%, deixa de estar correcta.
Por isso é que é um paradoxo.

Se escolheres uma resposta ao calhas a esta pergunta, quais são as hipoteses de acertares na resposta?

É esta a pergunta. A resposta correcta para 1 opção em 4 é de 25%. Como existem duas vezes 25%, a resposta correcta é 50%. Logo, passa a ser esta a resposta correcta. A alínea c).

Então, a pergunta quais são as hipoteses de acertares é apenas de 1 hipotese em 4, ou seja, 25%. com tens duas vezes 25%, tens 50% de hipoteses de acertar. (resposta B)

Estou correcto?

Sim.

Mas estamos a assumir que uma dessas opções é a correcta.

Se a resposta for B, é 25%. Se a resposta for C, é também 25%.

e quantas hipoteses tens de acertar na resposta correcta? 2 hipoteses em quatro! ou seja, 50%

Eu concordo. Já tinha falado nessa hipótese também.

Este tipo de problema, salvo o erro, tem um nome. Paradoxo de qualquer coisa começada por D.

Acho eu. :shifty:

se a resposta correcta for 60% ou 50%, tens 1 hipótese em 4, logo, 25%. se a resposta correcta for 25, então tens 50% de possibilidades de acertar.
ou se quiseres, tens 3 hipóteses diferentes (25, 50 e 60), logo, 33.33%, que não existe na lista de probabilidades.

em todo o caso, como não se sabe a pergunta, eu acho que não se pode responder. se um gaijo chegar ao pé de vocês e perguntar:
então, responde lá?
quais são as possibilidades de responderem correcto?

Responderia B).

A pergunta está feita.

“Se responderes a esta pergunta ao calhas, qual a probabilidade que tens de acertar?”

Atenção. Quem responde, não vai mandar ao calhas. Vai responder à questão.

Vamos fazer ao contrário. Vamos eliminar respostas.

Temos 60% de hipoteses de responder bem? Não. Esta fica posta de parte.
Temos 25% de hipoteses de responder correctamente? Sim. Mas como temos duas hipoteses de acertar, essa probabilidade sobe para 50%

Portanto a única resposta correcta é 50%.