Quem é que tem resposta para isso?

se considerarmos que a pergunta é essa, como é que tens 50% se tens 3 hipóteses? não faz sentido. alias, nem se pode concluir que uma dessas três percentagens está correcta.

não existe uma resposta definitiva. só se chegam a respostas concretas teorizando hipóteses. hipóteses essas que não estão no enunciado.

como é que tens três hipoteses?

25, 50 e 60.

ao escolheres a solução para a questão estás a assumir que só há uma resposta correta, ou seja 1/4 = 25%, fazendo com que os 25% sejam a opção correcta, mas havendo duas opções de 25% 2/4 passa a ser = 50%, mas tu ao optares por escolher o 50% estás a dizer que podes escolher duas em 4, quando na verdade só pode haver 1 opção correta.
São 50% de acertares na hipotese de 25% mas qual é a percentagem de escolheres a resposta correcta?

Vocês estão a misturar probabilidades com teorias. Teoria é uma suposição como se esses 50% pudessem ser a junção da soma dos 25%, mas isso não é uma resposta directa, são filosofices. 25% é 50% das respostas, logo o mais próximo de acertar.

Numa pergunta com respostas de escolha múltipla, sempre que aparecem 2 opções com o mesmo valor, podemos partir do princípio que ambas estão erradas, pois só podemos escolher uma opção.
Assim, eu diria que tanto a A) como a D), estão erradas. O que nos deixa com 2 opções, logo temos 50% de probabilidade de acertar.

Ora, porque não me é perguntado qual a alínea correcta, mas sim qual a probabilidade de acertar na correcta.

O que é perguntado: Qual a probabilidade de acertar na resposta certa se ela for escolhida ao calhas dentro das opções disponíveis?
Opções disponíveis: 25%, 50%, 60%, 25%.

Agora imaginando que escolho ao calhas e sai a primeira… ela é a resposta correcta? Em relação a quê?
Agora imaginando que escolho ao calhas e sai a segunda… ela é a resposta correcta? Em relação a quê?
Agora imaginando que escolho ao calhas e sai a terceira… ela é a resposta correcta? Em relação a quê?
Agora imaginando que escolho ao calhas e sai a quarta… ela é a resposta correcta? Em relação a quê?

Uma das respostas ao “Em relação a quê?” será: “… em relação à probabilidade de acertar na resposta certa se ela for escolhida ao calhas dentro das opções disponíveis”. O que nos faz andar em loop contínuo e o que implica que a probabilidade de acertares na resposta correcta é zero.

Outra resposta ao “Em relação a quê?” será: “… não consta do enunciado a pergunta concreta (vamos chamar-lhe assim) da qual se inferem as respostas correctas ou erradas.” A pergunta concreta poderia ser: “Quantos dedos tem uma mão?” e as respostas possíveis 25%, 50%, 60%, 25%… qualquer uma delas está errada, a mão tem 5 dedos. Portanto, a probabilidade de se acertar na resposta correcta escolhendo uma das opcões ao acaso é nula. :wink:

acho que não tem solução.

cada ponto partida tem como ponto de chegada uma solução que invalida o ponto de partida.

:arrow: :arrow:

Também ia por aí… :great:

bem, como estou num dia cheio de trabalho, resolvi fazer aqui um programita muito simples para testar a probabilidade de em 4 hipóteses acertar na correcta.

o que o programa faz é escolher ao calhas um número entre um e quatro, e de seguida escolher novamente ao calhas outro número entre um e quatro. depois conta quantas vezes acertou.

bom, o resultado vai variando entre os 23% e os 26%. ou seja, a escolha mais lógica seriam os 25%, sendo que a probabilidade de se escolher os 25% é de 50%. extrapolando (muuuuuuito), poderia dizer-se que se fosse um computador a responder a este enigma, escolheria a hipótese B: 50%.

pronto, não quer dizer nada, mas também não tinha nada muito melhor pra fazer… :mrgreen:

Ah, mas então tu defines como “correcta” a resposta em que os números das duas iterações são idênticos, certo? E por que é que essa é a correcta e não os números das iterações não serem idênticos? Ou outra resposta qualquer (aleatória, random :P)? ;D

sim, claro, isto foi como se duas pessoas estivessem frente a frente, e uma pensasse num número de 1 a 4, e outra tentasse adivinhar.
quem estiver no emprego tão ocupado como eu e tiver um colega por perto, pode experimentar, a ver como saem os resultados. :mrgreen:

eu avisei que não queria dizer nada :wink:

Então é assim que os matematicos se divertem… :think:

Eu concordo com o Paracelsus. A resposta é 0%, que não está nas opções (e isso até só ajuda a prová-lo já que não sendo uma das opções a probabilidade de a escolhermos é 0%). :mrgreen:

Se optarmos pela resposta A ou D, 25%, temos 50% por cento de hipóteses de acertar já que 25% representa metade das respostas possíveis. Logo, esta não é a resposta correcta.

Se optarmos pela resposta B, 50%, temos 25% por cento de hipóteses de acertar já que 50% representa um quarto das respostas possíveis. Logo, esta não é a resposta correcta.

Se optarmos pela resposta C, 60%, temos 25% por cento de hipóteses de acertar já que 60% representa um quarto das respostas possíveis. Logo, esta não é a resposta correcta.

Concluímos então que a probabilidade de escolhermos aleatoriamente a resposta correcta é 0%!

eu acho que ele se divertiriam de maneira diferente se houvesse… mais matematicas :shifty:

sem conhecer a pergunta, escolhendo ao calhas a probabilidade de acertares é 33.33% porque na realidade só tens 3 hipoteses diferentes e só podes escolher uma delas

sabendo a pergunta se a resposta fosse “25%” a tua probabilidade de acertar era 50% se fosse umas das outras a probabilidade era 25% em média seria 33.33%

A minha opinião:

  • há partida temos 25% de hipoteses de responder correctamente
  • Temos duas hipoteses de acertar, logo essa probabilidade sobe para 50%
  • Logo a resposta é 50%, o seja a opção B
  • A VERDADEIRA PERGUNTA NÃO É O RESULTADO MAS SIM A PROBABILIDADE DE ACERTARMOS, OU SEJA:
  • Quando respondemos a opção B a probilidade de acertarmos é de 25%

Portanto a resposta correcta é 25%. :beer:

Esse foi a minha primeira resposta, mas a pergunta está formulada de forma a criar desavenças entre quem se dispõe a responder - daí o desafio. Por exemplo, eu poderia também justificar uma resposta minha utilizando a sintaxe como argumento.

matematicamente é um paradoxo… não existe solução, é como aquela do pinóquio: “o meu nariz vai crescer”

Exacto. Porque há quatro hipóteses.

Temos 50% de hipóteses de escolher a resposta 25%, não de acertar. Porque a partir do momento em que temos 50% de hipóteses de escolher a resposta 25%, essa resposta passa a estar errada, estaria certa se tivessemos 25% de hipóteses de escolher a resposta 25%.

A probabilidade de escolhermos a resposta correcta tem de corresponder sempre à própria resposta, se não, não é a resposta correcta.

Mas a probabilidade de a escolhermos é 25%, logo não é a resposta correcta.

O que é que entendes por “resultado”? O resultado não é a probabilidade de acertarmos? De que outro resultado estás a falar?

Mas por que é que partes do princípio que a B é correcta? Quando respondes B, estás a responder que a probabilidade de a escolheres é 50%, algo que obviamente não é verdade porque como disseste é 25%.

A resposta é 0%. A probabilidade de escolhermos essa resposta é 0%.