Que reforços para janeiro de 2005?

Um n.º 10: Felipe, do Flamengo, acaba o contrato no fim desde mês e não renova.

Olhem que o gajo é muito bom de bola.

No quadro geral de desequilíbrio do nosso plantel, penso que há aquisições que se impõem.

Considero que o Jorginho é uma boa manobra de mercado, embora ache excessiva a duração do contrato que se anuncia. No entanto, é um jogador cuja posição em campo não se enquadra no esquema que gostaria de ver no Sporting. Não é bem um nº 10, nem um extremo, nem um avançado: digamos que é bom para jogar no vértice superior do losango- losango que eu abomino. Actualmente há duas condicionantes à táctica do Sporting: as características do Liedson e a ausência de extremos.

Porque não pode jogar sozinho no meio, o Liedson não serve para o 4-3-3 nem para o 4-2-3-1. Poderia servir para o 4-4-2, até porque não temos um 10 de raíz, mas- lá está- não há nem dois extremos em condições para pôr em cada lado.

Com estas premissas e tendo em conta o cenário de penúria financeira em que nos encontramos, julgo que o essencial seria:

• Emprestar o Paíto e contratar um lateral esquerdo. Não gosto do Jorge Ribeiro (muito baixo), o meu preferido é o Edson, que sabe fechar no meio e nos daria poder de fogo nas bolas paradas (viram o golo ao Nacional? :shock: );

• Contratar mais um extremo e despachar o Danny (não o Paulo Sérgio). Não estou a ver nenhum em Portugal, Wilhelmsson seria ouro sobre azul mas não é para nós. Talvez haja um brasileiro Veloz com salários em atraso, mas começo a ter medo da “escola de samba”;

• Arranjar um ponta de lança corpulento que ganhe lances de cabeça. Aprecio o Antchouet mas não estou certo de que seja jogador para o Sporting. Grafite servia mas deve ser caro, e a opção mais racional talvez seja mesmo o empréstimo de um excedentário de um bom clube europeu. Segundo sei o Morientes deverá ir para o Mónaco, e a melhor opção entre as já referidas parece-me ser o Julio Cruz. Alguém sabe se o Charisteas está a jogar?

FLL,

É inacreditavel a nossa sintonia…

Mas mesmo assim deixa-me acrecentar algumas notas pessoais:

• Edson é muito bom e bem acima da média para a Superliga. No entanto, sei que vai aparecer aqui alguém a dizer que é mais um brasileiro para a colónia. Sem duvida que era reforço essencial.

• Há muito tempo que peço aqui no Fórum minutos para Paulo Sérgio porque se vê ao longe que é jogador de bola. No entanto mais um extremo de nivel era agradável. Fala-se muito aqui no Wilhemson e sei que é bom, mas não temos carteira para o ir buscar. Em portugal também não vejo grandes soluções, ou pelo menos soluções para entrar directamente para o 11 do Sporting que é o que se exige a um reforço. Vamos ver o que CF tira da cartola.

• Pontas de Lança possante é essencial. Grafite era excelente contratação, mas além do preço existe a questão da brasileirização do plantel. Pelo que sei o Inter quer mesmo emprestar Julio Cruz mas este quer ficar em Italia onde tem muita carteira. Charisteas tem estado a jogar e marcar golos pelo que não creio que o emprestem. Hoje zumbiram-me com o nome do Makukula do Sevilha… mas o que eu gostava mesmo é de um jogador que aprecio muito … Hugo Almeida … mas o FCP não o vende…

• Não achas que o Liedson se poderia encaixar num 4-3-3 em que os avançados fossem Douala na Esquerda - Liedson na Direita - Ponta de Lança a contrar matacão ao meio (por enquanto Pinilla) ?

Não achas que o Liedson se poderia encaixar num 4-3-3 em que os avançados fossem Douala na Esquerda - Liedson na Direita - Ponta de Lança a contrar matacão ao meio (por enquanto Pinilla) ?
Também já pensei nisso, mas penso que a capacidade concretizadora do Liedson ficaria algo subaproveitada se o colocassem na direita. Poderia funcionar num daqueles 4-3-3 bem oleados em que o extremo do lado contrário àquele em que está a bola entra para se tornar 2º ponta de lança.

Para um esquema desses faria falta um 10 para o vértice superior do triângulo do meio campo. Não tenho a certeza de que o Carlos Martins se torne nesse jogador.

Existe uma condicionante muito importante nas eventuais contratações de inverno, que não está a ser devidamente pesada nos vossos pedidos. Se a final da taça UEFA é uma meta bem definida, seria um tiro no pé contratar jogadores já utilizados nessas competições, logo alguns jogadores aqui falados para além de possuirem inegável valor, seriam atletas em Part-Time.

[quote=“RPA”]

… Hugo Almeida … mas o FCP não o vende…

Que ao que parece está muito descontente no Porto…segundo uma pessoa da família dele, que por acaso é sportinguista… :wink:

Hugo Almeida ?!?!?

Que jeito que ele dava, bom jogador, possante, “só” lhe falta mais confiança … e dava um dos bons pontas de lança.

cumps,
VCoelho

Não vale a pena gastar dinheiro em jogadores que são de qualidade média. Para isso compra-se um jogador do campeonato nacional ou aposta-se na juventude.

Alguém sabe se o Charisteas está a jogar?

Charisteas vai jogando de vez enquanto no W. Bremen, é a quarta opção como ponta-de-lança, em 10 jogos (só uma como titular) marcou 5 golos na Bundesliga. Na CL em 5 jogos marcou 1 golo.
Ele quer sair do W. Bremen e tb tem propostas concretas do Ajax e do Liverpool só que o Bremen não o deixar sair… ou só será uma questão de €uros???

No quadro geral de desequilíbrio do nosso plantel, penso que há aquisições que se impõem.

Considero que o Jorginho é uma boa manobra de mercado, embora ache excessiva a duração do contrato que se anuncia. No entanto, é um jogador cuja posição em campo não se enquadra no esquema que gostaria de ver no Sporting. Não é bem um nº 10, nem um extremo, nem um avançado: digamos que é bom para jogar no vértice superior do losango- losango que eu abomino. Actualmente há duas condicionantes à táctica do Sporting: as características do Liedson e a ausência de extremos.

Porque não pode jogar sozinho no meio, o Liedson não serve para o 4-3-3 nem para o 4-2-3-1. Poderia servir para o 4-4-2, até porque não temos um 10 de raíz, mas- lá está- não há nem dois extremos em condições para pôr em cada lado.

Com estas premissas e tendo em conta o cenário de penúria financeira em que nos encontramos, julgo que o essencial seria:

• Emprestar o Paíto e contratar um lateral esquerdo. Não gosto do Jorge Ribeiro (muito baixo), o meu preferido é o Edson, que sabe fechar no meio e nos daria poder de fogo nas bolas paradas (viram o golo ao Nacional? :shock: );

• Contratar mais um extremo e despachar o Danny (não o Paulo Sérgio). Não estou a ver nenhum em Portugal, Wilhelmsson seria ouro sobre azul mas não é para nós. Talvez haja um brasileiro Veloz com salários em atraso, mas começo a ter medo da “escola de samba”;

• Arranjar um ponta de lança corpulento que ganhe lances de cabeça. Aprecio o Antchouet mas não estou certo de que seja jogador para o Sporting. Grafite servia mas deve ser caro, e a opção mais racional talvez seja mesmo o empréstimo de um excedentário de um bom clube europeu. Segundo sei o Morientes deverá ir para o Mónaco, e a melhor opção entre as já referidas parece-me ser o Julio Cruz. Alguém sabe se o Charisteas está a jogar?

Sublinhei uma parte da tua mensagem a negrito para dizer que actualmente é muito raro um 4x4x2 com dois extremos que na pratica acaba por ser um 4x2x4, até no Manchester é raro jogarem ao mesmo tempo Ronaldo, Van Nistelroy, Roonie e Giggs, porque depois ficam dois jogadores sozinhos no meio onde por vezes há equipas a meterem quatro homens.

Quanto ao resto estou de acordo o Liedson encaixa bem num 4x4x2 como aquele que o Peseiro tem utilizado, ou mesmo num 4x3x3 só com um extremo e com um dos laterais a subir mais.

Quanto ao Edson é realmente um excelente jogador que tal como o Helton nunca percebi como vieram para a Leiria, pois são jogadores de Clubes do topo no Brasil

Digam-me lá quem é esse Grafite de que falam

Sublinhei uma parte da tua mensagem a negrito para dizer que actualmente é muito raro um 4x4x2 com dois extremos que na pratica acaba por ser um 4x2x4, até no Manchester é raro jogarem ao mesmo tempo Ronaldo, Van Nistelroy, Roonie e Giggs, porque depois ficam dois jogadores sozinhos no meio onde por vezes há equipas a meterem quatro homens.

Quanto ao resto estou de acordo o Liedson encaixa bem num 4x4x2 como aquele que o Peseiro tem utilizado, ou mesmo num 4x3x3 só com um extremo e com um dos laterais a subir mais.

Quanto ao Edson é realmente um excelente jogador que tal como o Helton nunca percebi como vieram para a Leiria, pois são jogadores de Clubes do topo no Brasil

Digam-me lá quem é esse Grafite de que falam

Avançado do Le Mans.

3 anos depois…analisem o que aconteceu…

Valdir, Amaral, JRibeiro, Pitbull, Grafite…

Folgo em saber que nenhum destes entrou. O mesmo se passará com as listas de 8 juniores que agora circulam…

[b]Digam-me lá quem é esse Grafite de que falam[/b]

Avançado do Le Mans.

Folgo em saber que nenhum destes entrou. O mesmo se passará com as listas de 8 juniores que agora circulam…[/quote]

…diz quem??

O Grafite esta noite marcou um golo pelo Le Mans.

Avançado do Le Mans.

Folgo em saber que nenhum destes entrou. O mesmo se passará com as listas de 8 juniores que agora circulam…

…diz quem??[/quote]

quem o que?

Os nomes? Tu sabes bem. Começa no Zeinando e acaba no Caiado. Ponto.

Avançado do Le Mans.

…diz quem??

quem o que?

Os nomes? Tu sabes bem. Começa no Zeinando e acaba no Caiado. Ponto.[/quote]

Nao,quem é que diz que os 8??!!júniores nao vao ter successo no futebol profissional???