Que Modelo de jogo para o Sporting?

Penso que deveríamos repensar o modelo de jogo do nosso 4-3-3. Jogar com 2 extremos de linha ou jogar com um falso extremo que consiga aumentar o número de soluções dentro da área ou apoiar o meio campo numa espécie de 2 avançado devem ser dinâmicas que devem ser encaradas como possíveis de adoptar.

Naturalmente se jogarmos com um “Bruma” na linha, um 9 mais posicional temos mais a ganhar em colocar um jogador que consiga fazer mais jogo interior do que outro extremo de linha e isto implica que deveríamos “trabalhar” o Mane, C. Ponde, Chaby, Iuri, dentro de um determinado modelo de jogo.

Julgo que este 4-3-3 com 2 extremos de linha para equipas que joguem em ataque continuado para serem eficazes dependem de um meio campo com muito maior dimensão que os nossos. Quase sempre a consequência é um grande isolamento do Riky e uma pouca proximidade do meio campo e pouco apoio dos seus colegas.

Já tinha vindo a falar sobre isto com Sportinguistas, não temos meio campo para um 4-3-3, deveríamos explorar os variados 4-4-2 e sermos mais dinâmicos a atacar.

Se pensarmos que temos uma escola de extremos e um défice crónico de formação e até acertar na contratação de avançados, leva-me a crer que devemos manter a estrutura 4-3-3. Mas o que penso é que poderíamos jogar com um extremo de faixa e outro que funcionaria mais como um “falso” extremo com capacidade de fazer jogo interior e aumentar as soluções na área.

Cada treinador normalmente tem o seu modelo de jogo.

Mas, cada treinador deve adaptar o modelo de jogo aos jogadores que tem no plantel.

Eu sinceramente, neste momento, não sei com que modelo de jogo deviamos realmente jogar :shifty:

Temos um plantel muito desequilibrado, vários jogadores parecidos, falta de certo tipos de jogadores, etc.

Para 4-4-2 não temos plantel para isso. Falta-nos principalmente avançados, mas também médios que consigam segurar o meio-campo num 4-4-2.

Para 4-2-3-1 também não temos jogadores para isso.

4-3-3 falta-nos alguns jogadores também, especialmente alas finalizadores.

Isto é complicado ::slight_smile: ::slight_smile:

Tendo em conta que o campeonato em 90% dos jogos é contra os chamados autocarros, o Sporting devia jogar com 2 pontas.
Um fixo de area e outro mais movel.

Com 1 avançado no plantel, claro que é impossível!

O importante não é o sistema é depois as dinamicas com e sem bola!

Patricio(se ainda nao foi vendido)

Ilorii                              Eric Dier                        Rojo

Cedric/Arias Defesa/alaesquerdo a contratar

Rinaudo/Zezinho

Andre Martins/João Mário

Carrillo/Bruma                                                                                       Labyad/Viola

Ponta de Lança a contratar

Gostava de ver algo do género no Sporting. Os Laterais teriam muita liberdade para subir e um deles descendo temos novamente uma defesa de 4 jogadores.Seria uma táctica focada principalmente para o contra ataque e ataques rápidos.

Claro que as escolhas dos jogadores nestas posições são de acordo com a certeza(ou quase do que vamos ter)Já não conto com Capel, Jefreen, Adrien, Schars??, Miguel Lopes?? entre outros que estão emprestados e ganham muito sem haver retorno desportivo.

Claro que é preciso fazer contratações cirurgicas para certas posiçoes.
Gostava de ver regressar o Ony e que alguns jogadores da B fossem integrados aos poucos na próxima época. A pré época 2013/2014 vai ser fulcral para o futuro do Sporting.

SL

Na minha opinião o modelo de jogo do Sporting para o presente/futuro devia passar por um futebol apoiado, mas suficientemente vertical em certos momentos do jogo para aproveitar reorganização do adversário, vulgo contra-ataques ou como é chique dizer hoje em dia, transições rápidas. Sou adepto do “não interessa ter a bola muito tempo, interessa saber o que se faz com ela”. Devia passar também por um bloco médio/alto com pressão constante sobre o portador da bola, num bloco coeso e solidário, que potenciasse um sistema de dobras eficiente.
O futebol moderno passa por pragmatismo e verticalidade/aproveitamentos pontuais da desorganização momentânea do adversário, visto que a capacidade táctica das equipas e dos jogadores evoluiu tremendamente e qualquer equipa minimamente bem orientada sabe como estar em campo. O modelo assentaria em em desenhos tácticos: o 4231 como plano A e o 4132 como plano B.

Tudo muito bonito, mas quais as justificações plausiveis para tal escolha dos desenhos tácticos 4231 e 4132;

. o 4231 não é dos sistemas mais utilizados hoje em dia só porque sim. Além de outras razões, é um sistema que evolui facilmente para outros desenhos, permite o uso de jogadores com caracteristicas muito diferentes uns dos outros (que acabam por se compensar) e potencia o sistema de dobragem para uma pressão eficaz e sólida.

. o 4132 como plano B. É preciso sempre um plano B, nem que seja para criar deorganização momentânea no adversário (que cria os tais espaços e que pode decidir um jogo). Util contra equipas fechadas, permite meter mais gente dentro da área, sendo sempre uma hipotese de tudo por tudo e que que pode ser até usada em certos periodos do jogo (passar de 4231 para 4132 é relativamente fácil e por vezes sem ser necessário recorrer a substituições).

. Somos formadores de extremos por excelência, temos de jogar com extremos, ponto final parágrafo.

. Extremos com explosão suficiente para jogar fora/dentro não abundam, e mesmo que surjam, raramente marcam muitos golos. Daí a opção pelo 4231 em detrimento do 433 com um jogador ancorâ, que permite o uso de um falso Ponta de Lança ou 10 para jogar mais próximo ao PL, ficando as linhas entregues a jogadores mais vocacionados para jogar no lado do seu melhor pé. E actualmente (e contando já com os meninos que brevemente virão da formação) os nossos extremos têm mais caracteristicas dessas…Capel, Bruma, Esgaio, Carrilo, etc.)

. O nosso futebol é claramente muito mais técnico do que propenso a jogo directo, estando isso claramente ligado ao esteriótipo do jogador PT que embora técnicamente evoluido, fisicamente não é um portento. Não temos e raramente aparecem médios centro com intensidade suficiente para jogarem sozinhos em duplo pivot no meio campo, logo o 442 clássico será sempre um sistema muito dificil de implementar numa equipa portuguesa. O 4132 embora com 2 PLs, implica que os extremos defendam mais por dentro, fazendo linha com o Médio Centro, ficando o trinco atrás para as coberturas entre linhas, não deixando por isso o meio campo entregue a só 2 jogadores.

. Olhando para a nossa formação, para plantel actual e para as contratações que poderemos fazer, parecem-me as melhores opções.

Claro que depois tudo depende das rotinas e dinâmicas criadas. Há “n” evoluções que se podem fazer a partir de determinado ponto de partida, que é o desenho táctico em si. Tudo depende das caracteristicas dos próprios jogadores. Se tenho um Lateral que não ataca tão bem, se calhar digo-lhe para ficar mais posicional e digo ao defesa direito para dar largura e quebrar mais linhas. Isto implicaria que o extremo direito tivesse de fazer mais movimentos de ruptura fora dentro e o extremo esquerdo fizesse mais movimentos de linha puros. Obviamente diria ao MC que jogasse mais posicional e cobrisse a subida do Lateral direito libertando o MC da esquerda para alguns movimentos de ruptura dando-lhe outra liberdade para chegar a terrenos mais adiantados. And so on, and so on…

Outra coisa que nunca devia faltar é intensidade de jogo e crença na vitória. A parte motivacional não pode ser desligada de um modelo de jogo vencedor. 11 jogadores a remar para o mesmo lado atingem muito mais depressa a meta do que 6 a remar e 5 a fazer que remam. Espirito de grupo, trabalho de equipa e confiança são ingredientes indispensáveis para qualquer modelo de jogo vencedor.

SL

Não percebi, mas quem é que joga com extremos de linha actualmente? 4 defesas, 3 médios e 3 homens na frente, dois deles extremos bem abertos é artimanha de equipa pequena portuguesa nos anos 90.

Quem é que na Europa de futebol de primeiro nível joga em 442 que não inclua uma qualquer forma de triangulação a meio?

Já agora, não foi com um avançado de 2ª linha que acabámos por perder o jogo?

No futebol as peças mexem-se.

É difícil fazer coisas contraditórias.

Bom, eu posso achar que podíamos jogar em 3-4-3, 4-4-2, 4-2-3-1, 4-3-3, etc…

A questão é que não sei que peso é que a minha reflexão podia ter num processo de repensar o modelo de jogo. :mrgreen:

Se a ideia for fazer de treinador de bancada…bem, eu já pus noutro tópico o que acho que podíamos ser e não somos, em termos de formação.

Acho que temos jogadores para jogar com 3 defesas. Acho que temos jogadores para jogar como jogava o Ajax. Acho que temos os jogadores e só nos falta o treinador. Pode ser Adriaanse, pode ser Bielsa. E acho que temos jogadores para um plano de 3 anos e que no fim desse plano poderemos ter um campeonato no bolso, com um destes treinadores.

Ah! e acho que um destes treinadores ficaria na história do Sporting, deixando uma marca de estilo.

continuo a dizer que temos que jogar em 4-4-2 ou na variante 4-1-3-2…

4-3-3 de modo a potencia os extremos bons que saem da academia, que neste sistema podem ter mais liberdade para a finta, mas também os bons médios centros (Moutinho, JMário, Zezinho, Martins, Adrien, Veloso até, entre outros) que criamos.

Parece-me que o estilo Alemão está em vogo e tem tido sucesso significativo. Parece-me também que é o modelo de jogo ideal para o Sporting. Um 4x2x3x1 com os 3 a jogar um pouco mais atrás do PL com grande liberdade de movimentos e a surgirem em zonas de finalização.
Mas o modelo de jogo não é tudo, pelo contrario é pouco. O importante são as dinamicas, as movimentações,as alternancias tácticas que possam causar desiquilibrios. Não podemos ficar refens de um modelo de jogo estatico ao estilo do losangulo do Paulo Bento. É preciso diversificar e perceber o que é necessário em cada jogo.

Modelo de jogo?

Aguardarei pelo próximo plantel e pelas características dos seus jogadores, para dar opinião.

O estilo da Bundesliga é atacar. Não sei se podemos atacar na Liga portuguesa como eles fazem lá. Se calhar vamos ter de adoptar uma ideia ligeiramente diferente. Atacar sim, mas de outra forma. A maioria das equipas cá não se importam de não atacar. E como nem temos jogadores com o chip ao estilo alemão, fica complicado. Mas podemos adaptar.

Penso que teremos necessariamente de usar as laterais, meter mais gente na área, passar menos tempo com a bola nos pés e dominar o meio campo. E não deixar o adversário ter tempo para colocar a bola onde quer.

Completamente.

Nós sim, são opinanços. Os dirigentes não, têm de decidir antes.

4-2-4 e não se fala mais nisso. :mrgreen:

:lol:

Para a próxima época parece-me muito mais importante a preparação fisica do que qualquer táctica ou dinâmica.

Não gosto do 4-3-3, nunca gostei e não quero ver o Sporting a jogar assim.

4-2-3-1 ou 4-1-3-2 dependendo das características dos jogadores.

Desculpa lá, mas tenho mesmo de colocar esta questão, pois mais acima também referias coisas parecidas (ou então contraditórias).

Sabes que isso deriva tudo do mesmo? Que nenhuma equipa fica estática. Abominas o 433, mas depois defendes algo que surge da mesma filosofia. Sabes que houve uma equipa nos anos 70 que em campo ora tinha 3 avançados, ora tinha 2 e um losango a meio campo, ou até 3 avançados e um losango a meio campo?

Qual o modelo de jogo? Aquele que melhor se adaptar ao conjunto de jogadores que representar o Sporting na época 2013/2014, conjunto esse que nos é desconhecido, por enquanto.

Qualquer que seja o modelo de jogo, o que realmente importa é a atitude, vontade, dinâmica, agressividade que os jogadores deixam em campo.

Já vi equipas a jogarem muito à bola em todas as táticas, assim como já vi jogarem mal em todas as táticas também.