Que Modelo de jogo para o Sporting?

Acho que há muita gente traumatizada com o 433 depois destes 2 anos. Quando nem jogamos com esse modelo. Ou raramente jogámos.

depois do trauma do losango, temos o trauma do 4-3-3…
já eu ando traumatizado com a falta de qualidade de treinadores e jogadores que temos tido.

Na altura era entusiasmante falar do triângulo do Sá Pinto.

Hoje, nem triângulo há para debater. É muito trauma acumulado.

O que tem no carro? É assim tão inovador? Ou comprou algum nas Bermudas?

De facto, em muitos jogos, era pior que o das Bermudas. :shifty:

É óbvio que deriva tudo do mesmo, e que os jogadores não são pinos (alguns)!!!

Para jogar num 4-3-3 clássico tens que ter abre latas nas linhas e contar com um ou dois médios a chegar á cabeça da área para poder ser eficaz. Neste momento não temos nada disso, nem vamos ter certamente!!! É óbvio que há equipas que não têm tudo isto e no entanto apresentam resultados…

Suponho que te estás a referir ao Ajax e á laranja mecânica, mas eu nos anos 70 era mais Heidi. :mrgreen:
Ai vais buscar a alternância tactica mas para isso tens que ter um grupo de jogadores com um conhecimento tactico muito acima da média e uma disponibilidade física enorme. Temos o exemplo recente do Barça do Pep com as variações do 4-3-3 para o 3-4-3 ,capacidade fisica e tactica elevadissima para não falar da técnica!!!

Ora como nós não somos o Barça (por enquanto :shhh:) não vejo futuro neste esquema do Juju, tanto pelo lugar que o A.Martins ocupa no campo como pelas caracteristicas dos nossos extremos.

Quando falo de um 4-2-3-1 refiro-me a ter 3 médios ofensivos nas costas do ponta sendo o chamado"10" um 9,5 com capacidade criativa. Quem será ele? Não sei se o Viola ou o Zacarias mas não o A.Martins certamente :naughty:.
Agora se isto é um 4231, um 42211 ou um 442 não sei, isso deixo para os freitas lobo cá do burgo.

Quando falo de um 4-1-3-2 até pode ser interpretado como um losango, tudo depende da dinâmica que é dada e das características dos médios alas. E sim, eu sou fã do losango…

Tive um treinador que dizia que há 3 tipos de jogadores: Os que servem a táctica, os que se servem da táctica e os que não servem para nada!!!
Pois eu nunca servi para nada :inde: tal como me parece ser o caso da grande maioria dos jogadores do plantel… e esse sim é o nosso principal problema!!!

Alguns, de acordo.

Aí está, desconheço. O único 433 com avançados nas linhas de que me lembro é o das equipas pequenas portuguesas nos anos 90. Curiosamente, também baixavam o ponta, que marcava o médio mais defensivo. Mas nunca os outros dois saiam da linha (ou quase nunca), de forma a barrar os laterais adversários. De resto, não me lembro de mais nenhum clássico assim.

Fónix, a Heidi era muito mau. Eu era mais biberão. Ainda cheguei a passar para a papa. Os anos 80 foram o auge, começaram logo com Cerelac, Nestum e Danger Mouse! :mrgreen:

Conhecimento táctico que pode ser aprendido. Faz-me impressão que um treinador de seniores tenha de ensinar o ABC do futebol. Tem de treinar a movimentação colectiva sim, mas ensinar o básico… Não acho que seja necessária tanta disponibilidade física, pois a bola corre mais que o jogador e basicamente jogam em meio-campo. Atenção, fazem-no por necessidade. Nem todas as equipas o fizeram ou fazem daquela forma. Mas mesmo nesses normalmente é a bola que mais corre e defensivamente estão mais apoiados.

Extremo.

Se começas com os 9,5, mais médios centro/ala que não funcionam como avançados… arriscas-te a perder o centro ou as laterais. É por isso que o italianos jogam como jogam, assim não o perdem.

Eu não tenho problemas com losangos. Os losangos são apenas triângulos com um penetra. Mas que dá jeito. :lol:

Tive um treinador que no primeiro treino (iniciados e eu infantil - estava mesmo a pedi-las): “Corram até à linha de fundo”. Eu fui o único que correu mesmo até à linha, por isso cheguei sempre em último (fez-mo duas vezes). À segunda perguntou-me: “Que aprendeste?” Respondi qualquer coisa do género: “A não lhe dar ouvidos”. A partir daí só servi para limpar a bancada com o rabo, nem inscrito fui.

E este relato serve para quê? Bem, é que basicamente temos tido treinadores do mesmo calibre.

:arrow:

Tendo em conta os cortes, o onze de referência poderia passar por um 4-5-1 semelhante ao actual, mas com algumas correcções a nível de posicionamento dos médios. Em primeiro lugar deixo o line-up inicial e em segundo os suplentes:

C - Contratação

Quanto a vendas, poderíamos efectuar, em valores líquidos, importantes encaixes. Deixo uma lista daqueles que poderão sair no fim da época, com valores de encaixe + salário poupado bruto (estimativas):

• Rui Patrício
  • Diego Capel
  • Stijn Schaars
  • Miguel Lopes
  • Joãozinho
  • Ricky
  • Adrien
  • Jeffren
  • Renato Neto
  • Boulahrouz
  • Bojinov
  • Ventura
  • Pranjic
  • Salomão
  • Evaldo
  • Onyewu
  • Elias
  • André Santos
  • Gelson

Se cada jogador pesar 0,750M de euros anuais brutos em vencimento isto significará cerca de 14M anuais de poupança que, no entanto, poderão ser bem mais. Quanto a vendas, se conseguíssemos, entre alienações e dispensas, um saldo positivo de 15M era óptimo. Cerca de 30M de folga para o orçamento do próximo ano.

Mais importante que o modelo de jogo, será a dinâmica em campo.

No entanto, procurando responder ao tema do tópico, o 4-3-3 seria a melhor solução. Sempre.

Eu, mero treinador de bancada, e esquecendo o treinador e plantel, honestamente sou muito redutor.
Porque assento as minhas ideias na qualidade dos jogadores que jogam nas laterais.
Ou seja se tenho 2 bons laterais, daqueles que me permitem jogar mais com interiores, entao o 4-4-2.
Senão os tenho, o 4-3-3, seja que derivação for, permite mais segurança.

O que mais aprecio e que caiu em desuso há muito tempo e que é o mais dificil de trabalhar, é o 3-5-2.
Pois obriga a que os 11 jogadores sejam super evoluidos taticamente. Obedece a um modelo de compensações quer a defender quer a atacar, extremamente exigente.

Para mim será sempre o 4-4-2 ou um 3-5-2"disfarçado de 4-4-2 em que um dos centrais suba no terreno.

é necessário termos 2 homens na área e quatro a rodea-la, para recuperar resaltos e aproveitar remates a média distância.

O 4-3-3 por enquanto será um sistema que não funciona quer no Sporting A, quer no Sporting B (custa ver betinho sem um companheiro ao lado logo na primeira época a ser levado á frente pelas velhas guardas da segunda liga).
Na B resultou muito bem o Betinho a Pl e o Etock como 2º avançado, tanto um como outro fizeram golos em 2 jogos assim penso eu.

Portanto por enquanto esquecia-se o 4-3-3…

isto é que era de valor. Ajax 90’s style.

os reforços vieram do tópico das sugestões e representam mais o “tipo” de jogador que o nome propriamente dito.

Mais do que táctica precisamos de bom “velho” que imprima experiência lá dentro do campo. Se possível seria um central tipo como eram os centrais do Porto e um gajo no meio campo que tivesse uma capacidade de passe acima do normal