É óbvio que deriva tudo do mesmo, e que os jogadores não são pinos (alguns)!!!
Para jogar num 4-3-3 clássico tens que ter abre latas nas linhas e contar com um ou dois médios a chegar á cabeça da área para poder ser eficaz. Neste momento não temos nada disso, nem vamos ter certamente!!! É óbvio que há equipas que não têm tudo isto e no entanto apresentam resultados…
Suponho que te estás a referir ao Ajax e á laranja mecânica, mas eu nos anos 70 era mais Heidi. :mrgreen:
Ai vais buscar a alternância tactica mas para isso tens que ter um grupo de jogadores com um conhecimento tactico muito acima da média e uma disponibilidade física enorme. Temos o exemplo recente do Barça do Pep com as variações do 4-3-3 para o 3-4-3 ,capacidade fisica e tactica elevadissima para não falar da técnica!!!
Ora como nós não somos o Barça (por enquanto :shhh:) não vejo futuro neste esquema do Juju, tanto pelo lugar que o A.Martins ocupa no campo como pelas caracteristicas dos nossos extremos.
Quando falo de um 4-2-3-1 refiro-me a ter 3 médios ofensivos nas costas do ponta sendo o chamado"10" um 9,5 com capacidade criativa. Quem será ele? Não sei se o Viola ou o Zacarias mas não o A.Martins certamente :naughty:.
Agora se isto é um 4231, um 42211 ou um 442 não sei, isso deixo para os freitas lobo cá do burgo.
Quando falo de um 4-1-3-2 até pode ser interpretado como um losango, tudo depende da dinâmica que é dada e das características dos médios alas. E sim, eu sou fã do losango…
Tive um treinador que dizia que há 3 tipos de jogadores: Os que servem a táctica, os que se servem da táctica e os que não servem para nada!!!
Pois eu nunca servi para nada :inde: tal como me parece ser o caso da grande maioria dos jogadores do plantel… e esse sim é o nosso principal problema!!!
Aí está, desconheço. O único 433 com avançados nas linhas de que me lembro é o das equipas pequenas portuguesas nos anos 90. Curiosamente, também baixavam o ponta, que marcava o médio mais defensivo. Mas nunca os outros dois saiam da linha (ou quase nunca), de forma a barrar os laterais adversários. De resto, não me lembro de mais nenhum clássico assim.
Fónix, a Heidi era muito mau. Eu era mais biberão. Ainda cheguei a passar para a papa. Os anos 80 foram o auge, começaram logo com Cerelac, Nestum e Danger Mouse! :mrgreen:
Conhecimento táctico que pode ser aprendido. Faz-me impressão que um treinador de seniores tenha de ensinar o ABC do futebol. Tem de treinar a movimentação colectiva sim, mas ensinar o básico… Não acho que seja necessária tanta disponibilidade física, pois a bola corre mais que o jogador e basicamente jogam em meio-campo. Atenção, fazem-no por necessidade. Nem todas as equipas o fizeram ou fazem daquela forma. Mas mesmo nesses normalmente é a bola que mais corre e defensivamente estão mais apoiados.
Extremo.
Se começas com os 9,5, mais médios centro/ala que não funcionam como avançados… arriscas-te a perder o centro ou as laterais. É por isso que o italianos jogam como jogam, assim não o perdem.
Eu não tenho problemas com losangos. Os losangos são apenas triângulos com um penetra. Mas que dá jeito. :lol:
Tive um treinador que no primeiro treino (iniciados e eu infantil - estava mesmo a pedi-las): “Corram até à linha de fundo”. Eu fui o único que correu mesmo até à linha, por isso cheguei sempre em último (fez-mo duas vezes). À segunda perguntou-me: “Que aprendeste?” Respondi qualquer coisa do género: “A não lhe dar ouvidos”. A partir daí só servi para limpar a bancada com o rabo, nem inscrito fui.
E este relato serve para quê? Bem, é que basicamente temos tido treinadores do mesmo calibre.
Tendo em conta os cortes, o onze de referência poderia passar por um 4-5-1 semelhante ao actual, mas com algumas correcções a nível de posicionamento dos médios. Em primeiro lugar deixo o line-up inicial e em segundo os suplentes:
C - Contratação
Quanto a vendas, poderíamos efectuar, em valores líquidos, importantes encaixes. Deixo uma lista daqueles que poderão sair no fim da época, com valores de encaixe + salário poupado bruto (estimativas):
Rui Patrício
Diego Capel
Stijn Schaars
Miguel Lopes
Joãozinho
Ricky
Adrien
Jeffren
Renato Neto
Boulahrouz
Bojinov
Ventura
Pranjic
Salomão
Evaldo
Onyewu
Elias
André Santos
Gelson
Se cada jogador pesar 0,750M de euros anuais brutos em vencimento isto significará cerca de 14M anuais de poupança que, no entanto, poderão ser bem mais. Quanto a vendas, se conseguíssemos, entre alienações e dispensas, um saldo positivo de 15M era óptimo. Cerca de 30M de folga para o orçamento do próximo ano.
Eu, mero treinador de bancada, e esquecendo o treinador e plantel, honestamente sou muito redutor.
Porque assento as minhas ideias na qualidade dos jogadores que jogam nas laterais.
Ou seja se tenho 2 bons laterais, daqueles que me permitem jogar mais com interiores, entao o 4-4-2.
Senão os tenho, o 4-3-3, seja que derivação for, permite mais segurança.
O que mais aprecio e que caiu em desuso há muito tempo e que é o mais dificil de trabalhar, é o 3-5-2.
Pois obriga a que os 11 jogadores sejam super evoluidos taticamente. Obedece a um modelo de compensações quer a defender quer a atacar, extremamente exigente.
Para mim será sempre o 4-4-2 ou um 3-5-2"disfarçado de 4-4-2 em que um dos centrais suba no terreno.
é necessário termos 2 homens na área e quatro a rodea-la, para recuperar resaltos e aproveitar remates a média distância.
O 4-3-3 por enquanto será um sistema que não funciona quer no Sporting A, quer no Sporting B (custa ver betinho sem um companheiro ao lado logo na primeira época a ser levado á frente pelas velhas guardas da segunda liga).
Na B resultou muito bem o Betinho a Pl e o Etock como 2º avançado, tanto um como outro fizeram golos em 2 jogos assim penso eu.
Mais do que táctica precisamos de bom “velho” que imprima experiência lá dentro do campo. Se possível seria um central tipo como eram os centrais do Porto e um gajo no meio campo que tivesse uma capacidade de passe acima do normal