Que esperar até ao fim do campeonato?

Foi há exactamente 2 anos… Estávamos em Fevereiro e este era o panorama continuísta:

[url]http://www.forumscp.com/index.php?topic=28815.0[/url]

Passados estes 2 anos, continuidade foi a palavra certa. Continuar, a descer, vertiginosamente.

Pelo caminho, até um treinador com alguma responsabilidade nesta tragédia se candidata a presidente.

Na tabela classificativa, enfim, podemos acabar o fim-de-semana em 11º lugar a 4 pontos da linha de água.

A Europa, essa, fugiu hoje para o Estoril. O Rio Ave está longe. Braga e Paços ainda mais. Guimarães e outros ainda nem jogaram.

E este é o cenário até a um final que nunca imaginámos há 10 ou 20 anos atrás:

[tt]
03/03 - J21 - Sporting 03/03 Porto
10/03 - J22 - Académica 10/03 Sporting
17/03 - J23 - Sporting 17/03 V.Setúbal
23/03 ------- Eleições 2013 -------------
30/03 - J24 - Braga 30/03 Sporting
07/04 - J25 - Sporting 07/04 Moreirense
21/04 - J26 - Benfica 21/04 Sporting
28/04 - J27 - Sporting 28/04 Nacional
05/05 - J28 - P.Ferreira 05/05 Sporting
12/05 - J29 - Sporting 12/05 Olhanense
19/05 - J30 - Beira-Mar 19/05 Sporting
[/tt]

Que vamos ter ao cabo deste angustiante campeonato, em Maio?

É uma pergunta sincera à qual já não tenho resposta.

Espero nao descer
Nao peço mais

SL

:arrow: Também eu…

Espero… epá nem sei o que espero, o que sei é que não há muito tempo atrás andei a repassar os lamps por um miserável 6º lugar e nesta altura já me dava por satisfeito com esse 6º lugar. Olhando para o que falta do campeonato acho que a ida ás competições europeias já só é possível na cabeça do GL, e a descida de divisão para mim só não será um cenário plausível porque me parece que podemos pelo menos ir somando alguns pontitos, tantos como os que os desesperados da linha de água poderão conseguir. Aponto para um 11º, 12º lugar, uma marca de destaque da continuidade na centenária instituição Sporting Clube de Portugal, isto se finalmente os sócios abrirem os olhos e votarem em quem realmente pode mudar o rumo dos acontecimentos, porque se vão nas cantigas do coveiro temo que daqui a mais dois anos vamos olhar para esta classificação com saudade… :wall: :wall:

Lutar para nao descer :whistle:

Numa palavra: desolador.

Votei 7º ou 8º, e estou a ser muito optimista.

Há anos atrás alguém alertou para a “Belenização” do clube, ninguém levou a coisa a sério. E agora não saímos dos lugares que o Belenenses tem frequentado nos últimos 40 anos.

8º,9º,10º deverá ser por aí…

Descer não me parece uma vez que se fizermos mais uns 3 ou 4 pontos já estaremos a salvo…

A Europa é definitivamente para esquecer,qualquer Maritimo,Guimaraes,Estoril têm muito mais hipotese que nós de lá chegar,como aliás demonstraram os jogos que fizesmos contra essas equipas.

Infelizmente, temo o pior.

Paços de Ferreira, Braga, porto, benfica, Académica. 5 jogos que dificilmente ganharemos.

Resta-nos Setúbal, Nacional e Moreirense para ganhar.

De repente fiquei com medo do panorama que nos espera…

Olhanense em casa e Beira-Mar fora nas últimas duas jornadas.

Vamos andar na corda bamba até lá…

Uma vitória frente ao porto pode mudar tudo. Ninguém me tira da cabeça que um dos principais motivos de descrença é termos deixado de vencer clássicos e derbis. Saudade de Bento. Saudade de quando com madeira fazíamos ouro.

E nós lá conseguimos ganhar ao porto neste estado?

provável não é. Impossível também não. Lol

Olhando para o calendário temos 4 jogos em casa (Olhanense, Setúbal, Moreirense e Nacional) em que mesmo neste estado acredito que somos capazes de ganhar uns 3 por isso o cenário de descida não faz sentido.

Agora falar em europa também faz muito pouco sentido. Temos muitas equipas acima de nós para um 5º lugar que seria o único que eu acreditava ser minimamente possível antes desta jornada e que agora já não acredito. Apanhar Braga e Paços já há muito tempo que não se punha a questão.

Os jogos fora que nos faltam é muito difícil amealharmos muitos pontos. Luz e Braga conto com derrotas. Paços e Académica vão ser muito na linha de jogos que temos tido fora com rio aves, estoris, maritimos etc…equipas muito consistentes que sabem bem que estamos fragilizados e não vão facilitar, daí ser complicado conseguir mais que empates. Temos a ida a Aveiro em que me parece jogo para ganhar.

Isto tudo somado realisticamente dará entre 6º e 9º lugar provavelmente. Acho que pensar acima ou abaixo disto é ser excessivamente positivo ou negativo respectivamente.

Respondendo concretamente ao questionário eu diria um 7º ou 8º lugar neste momento.

Iremos ficar pouco acima da despromoção , iremos ter no máximo mais uma ou duas vitórias até fim do campeonato.

Ficaremos algures no 7º ou 8º.

Se atingirmos um lugar que dê europa, ficarei admirado.

Se acabarmos o campeonato abaixo do 10º lugar, não ficarei admirado.

Mas também digo já, que após eleições, poderá haver uma lufada de ar fresco, com o clube finalmente a ter liderança e uma estrutura no futebol, e aí talvez a equipa melhore.

03/03 - J21 - Sporting 03/03 Porto - Derrota
10/03 - J22 - Académica 10/03 Sporting - Empate
17/03 - J23 - Sporting 17/03 V.Setúbal - Vitória
23/03 ------- Eleições 2013 -------------
30/03 - J24 - Braga 30/03 Sporting - Empate
07/04 - J25 - Sporting 07/04 Moreirense - Vitória
21/04 - J26 - Benfica 21/04 Sporting - Derrota
28/04 - J27 - Sporting 28/04 Nacional - Vitória
05/05 - J28 - P.Ferreira 05/05 Sporting - Empate
12/05 - J29 - Sporting 12/05 Olhanense - Vitória
19/05 - J30 - Beira-Mar 19/05 Sporting - Vitória

Isto sou eu a ser ter uma previsão muito simpática, em que só perdemos com os corruptos e lampiões :mrgreen:

Julgo que podemos aspirar no máximo ao 7º lugar, temos um calendário complicado, temos de ir a Braga, à Luz, a Coimbra e ainda jogamos em casa com o Porto. Mesmo que façamos um final de época extraordinario não vamos sair destes lugares, então o 6º lugar já é absolutamente impossível, tal é a desvantagem nos confrontos directos com Marítimo e Estoril, por exemplo.
Um 7º lugar nesta altura do campeonato seria o menos humilhante, mas já começo a pensar, principalmente depois dos desaires com Maritimo e Estoril, que podemos ficar ainda pior na classificação…

7º ou 8º lugar.

Vitórias contra Académica, Braga, Nacional e Beira-Mar
Empates contra Setúbal, Moreirense e Porto
Derrotas contra Benfica, Paços e Olhanense

Total de 37 pontos. Liga Europa praticamente inalcançável, mas longe dos lugares de descida.