O Zmar é eco-chique e uma coisa inacreditável, numa zona lindíssima conseguem fazer um camping num descampado com vista para a estrada, sem uma única árvore… ao pé há tantos parques de campismo espectaculares… não se entende como é que alguém escolhe o zmar, só mesmo por moda e poder depois dizer aos amigos “cool”.
nunoni e Gonçalo M., eu concordo com vocês, daí ter utilizado o termo “eco-chique” para descrever o Zmar.
Eu conheço as instalações e passo por lá pelo menos uma vez por mês, nas minhas viagens entre o meu litoral alentejano nativo e o Algarve, onde resido actualmente, mas nunca lá pernoitei uma vez que tenho casa na zona.
Além da falta de sombra, ao lado encontra-se uma exploração agrícola focada na produção de leite (que fornece por exemplo, a marca espanhola “Puleva”). Está bom de ver que por vezes o belo cheiro do esterco de vaca paira no ar.
Quanto a mim, o Zmar é uma boa opção sobretudo para quem queira passar uma tarde diferente, usufruindo das várias actividades que é possível fazer lá dentro.
Confesso também que prefiro ver um espaço daqueles “no meio de nada”, do que perto da costa. Infelizmente, estão a caminho vários projectos hoteleiros de grande dimensão que vão arruinar toda a essência do litoral alentejano.
Que tipo de projectos? Eu como frequentador da Zambujeira do Mar desde que me conheço (culpa dos meus avós que são de S. Teotónio) gostava bastante da calmaria que aquilo era…
Pra quem andar pela zona e não for conhecedor do terreno, se quiserem um bom restaurante → Azenha do Mar (no Brejão). (e lembrem-se de ir pra lá bem cedo para arranjar lugar pra almoçar… bem cedo significa plas 11-11:30)
Sobre o Zmar, já por lá pernoitei e devo dizer que entendo as críticas, mas pra quem tem putos pequenotes (acima dos 2-3 anos obviamente) e quer dar-lhes algo mais que praia e/ou sossego então é uma boa opção, aquilo está bem engraçado.
Na margem esquerda do Mira, junto a Vila Nova de Milfontes deverá nascer um empreendimento gigantesco. Para quem conhece a zona, refiro-me à àrea circundante à Praia das Furnas, votada há um ano atrás “Maravilha de Portugal”.
Basicamente, o empreendimento ocupará 55 hectares de área urbanizada, ao longo de 3 quilómetros de frente mar e 6 de frente rio. Um hotel de 5 estrelas, dois aldeamentos turísticos, campo de golfe, dois ancoradoures privados, espaços de animação, etc…
Tudo isto numa zona que não só está incluída no Parque Natural, mas que também é Zona de Protecção Especial para as Aves e Sítio de Importância Comunitária. Como é que isto foi possível? Autorização especial do Conselho de Ministros, no final do reinado “Sócrates”.
Entretanto há mais projectos na calha, como o dos Aivados, entre Milfontes e o Porto Covo.
Para quem é da zona centro e gosta de fazer campismo tenho a dizer.
A Figueira é muito in e tal mas se o objetivo for conhecer novas pessoas e passar uns dias agradáveis não aconselho, está-se a toda a hora a esbarrar com pessoas conhecidas, para além disso o campismo fica muito longe da praia.
Na zona centro, para além do referido, já acampei na Tocha, em Pedrogão e em Mira. Sem dúvida que a minha preferência é Mira. O campismo municipal fica mesmo ao lado da praia, tem muitas zonas verdes e conhece-se pessoal muito fixe. Passei lá as melhores férias da adolescência!
Na zona de Viseu há praias fluviais lindíssimas e que merecem ser visitadas. No Verão passado fiz um périplo pelos vários conselhos de Viseu para visitar sobretudo praias fluviais e aproveitei para ir ao Parque Botânico de Vila Nova de Paiva e para ir visitar ou revisitar alguns sítios arqueológicos da região.
Na zona Centro outras zonas obrigatórias são a Serra do Buçaco (Museu Militar), Serra do Caramulo (Museu Automóvel e do Brinquedo), Serra da Lousã e Praia Fluvial de Gois, etc…
Na zona Norte não conheço campismos e praias só conheço as de Aveiro.
Do Alentejo conheço algumas praias, passei férias em Vila Nova de Milfontes e gostei muito das paisagens e do sossego. Aproveitei essas férias para conhecer a Zambujeira, Porto Covo. etc… Ás vezes são tantas num dia que depois até me esqueço dos nomes.
No Algarve nunca acampei mas como já é a 2ª vez que aqui moro já conheço várias praias. São tantas que não vou estar a dizê-las todas mas a minha preferência vai para a Praia do Vau e Praia S. Rafael. Outros sítios obrigatórios são Castro Marim, Serra de Monchique, Zoo Marine, Zoo Lagos, Forte Sagres, etc…
Esse das Furnas é um perfeito exagero, mas se se trata de facto de uma zona protegida alguém devia denunciar a coisa a nível da comunidade europeia nem que seja pra empatar por uns belos anos.
A Quercus já está no terreno. Já agora aproveito, para partilhar a acção de crowdfunding que tem como objectivo reunir fundos para a batalha legal contra a construção deste monstro.
Estás a referir-te à marisqueira que fica no fundo da estrada , mesmo junto ao mar?Costumo ir lá bastantes vezes , tenho um amigo com casa em S.Teotónio e o primo dele tem a loja de pesca em frente a esse restaurante , já é tradição irmos encher a pança de marisco :mrgreen:
Além da qualidade , tem um preço ridiculamente baixo , aconselho a qualquer um…
É bom demais comer aí nesse lugar ,eu sei que existem marisqueiras bem mais “fancy” , mas esta é a minha favorita…Adoro sair de lá e ir para os bailaricos das redondezas , é um mundo à parte :mrgreen:
E o melhor de tudo é mesmo quando chega a conta , como e bebo até rebentar e acho que nunca paguei mais de 25 euros.
Vou ficar uma semana em Armamar (Lamego), mas queria ir passar uma noite ao Gerês.
O que é que aconselham?
-Sair de Armamar,Ir durante a semana ao Gerês, ficar lá a dormir e no dia a seguir voltar a Armamar até ao final das ferias e depois regressar a Lisboa dali.
Ou:
-Ir no penultimo dia de féria para o Gerês e dps regressar dali directo a Lisboa?
Pergunto isto com a intenção de poupar combustível,portagens e horas ao volante…obviamente que a parte “turística” também pesa na escolha.
Para além dos que o Blitz já disse, aconselhava-te a visitares também a Expo, onde para além de espaços como o Oceanário e o Pavilhão do Conhecimento, tem ótimas zonas para passear.