Qual o melhor sítio para passar férias (em Portugal)?

Em minha casa, Tenho quintal para barbecue com piscina ( daquelas dos putos mas é o que cabe ) 10 min a pé da Praia e cerveja no frigorifico.

Dá aí as coordenadas e deixa a chave debaixo do tapete sff.

Para ‘brincar aos pobrezinhos’, a Costa de Prata. Desde Aveiro até à Figueira, passando por Mira (a da minha infância), Tocha (a das minhas bebedeiras), Vagueira e Barra (talvez a mais bonita), consegue-se arranjar um bom programa para um mês ou quinze dias a preços convidativos.
Também gosto das praias da zona da Nazaré/S. Martinho do Porto/Foz do Arelho/Peniche, que também não são longe daqui.

Depois há outros destinos menos convidativo$ mas esses todos conhecem…

O Gerês é uma óptima alternativa, se não conheceres bem. Por outro lado, sem conhecer e sem saber ir ter aos sitios mais espectaculares e escondidos não é tão espectacular… uma das minhas últimas idas ao gerês:

Cascata no Poço Azul

Se procuras alguma noite, o melhor é ficares num dos dois parques situados dentro de Milfontes. Apesar de ser Agosto, sei que têm estado ambos a meio gás.

Se queres mais descanso e se gostas de praias com mais espaço, então fica no Sitava (entre Milfontes e o Porto Covo). A cerca de dois quilómetros do Sitava tens a Praia do Malhão e um pouco mais a norte os Aivados. Para circulares à vontade entre estas duas praias, convém que não leves um carro ao qual tenhas demasiado amor, ou que tenhas um jipe :lol:

E já que estás numa de conhecer e de viajar de mochila às costas, ruma um pouco mais a sul, até à zona de Odeceixe. Ali tens o parque de campismo de São Miguel.

É facil lá chegar com um carro velho?
Por causa das subidas e assim, aquilo não se aguenta lá muito bem ::slight_smile:

No gerês aos sítios que valem a pena só chegas a pé… e andando muito. Mas vale a pena ;D Pensa que se fosse fácil chegar de carro essa foto estava cheia de gente.

O melhor é Vale do Lobo, com o seu marisco inglês de grande qualidade :mrgreen:

Pelo que eu pesquisei o carro até era para ficar fora do parque :lol:
A pergunta era se até chegar ao parque o caminho era por montes e montes sempre a subir. :great:

Do que conheço, o Gerês é sem dúvida o melhor local de férias em Portugal.
De qualquer das formas aconselho a visita à zona da Raia e da Serra da Estrela (no verão).

Ah bom, então chegas na boa :great:

Obrigado pela ajuda :great:

Estive lá há dois anos. Tem uma pousada da juventude supermoderna e na altura estava vazia, o que foi um sossego. A zona é muito porreira :great:

… olha, o puto é chique. :twisted: ;D

Ia sempre a Vale do Lobo uma vez por ano - por variadas razões - e era daqueles locais para estar, apreciar, conspurcar e ir embora. :mrgreen: Tudo demasiado finesse, chiquesse, pimbesse para o meu gostesse. :mais: :great:

[hr]

… wrong, eu já tive numa outra aqui à tempos: Arrifana. :clap: :mais:

Praia: óptima (levem prancha).
Local: típicamente belo à la Costa Vicentina.
Jovens: muitas e ás dezenas.
Animação: de carro dá sempre para dar pulinhos ali para os lados de Aljezur.

A pousada em si fica numa boa zona, a 10/15 minutos da praia (a pé) e tirando as regras que não te permitem estar a beber e/ou a fazer barulho em zonas próximas da Pousada, tudo o resto é impecável. :great:

Locais baratos com “caminha” serão sempre neste tipo de sítios - o problema é que já devem estar cheios - mas se não te importares de pegar nas trouxas e acampar ainda tens uma série de destinos apetecíveis. Lá mais para baixo - e pertinho, pertinho de Espanha - tens a zona de Guerreiros do Rio (Alcoutim) que em si até pode nem ser nada de especial mas que se encontra estupidamente perto de tantos outros locais interessantes (Espanha, Monte Gordo) a preços baratíssimos. Recomendo: http://www.guerreirosdorio.com/

*(esta é a praia fluvial de Alcoutim, supreendeu-me pelas excelentes infraestruturas.)

[hr]

Se fosses com a “dama” aconselhava outro tipo (Gerês, Serra da Estrela, Abrantes [Penedo Furado, Aldeia do Mato]) mas o que não falta são óptimos - e lindos! - sítios em Portugal onde possas ter férias. :great:

Wrong o tanas. :wink:

O meu post foi bastante explicito: na costa alentejana apenas existe a do Almograve.

Sei que para a maioria das pessoas, de Sines para baixo é “Costa Vicentina”, mas isso não corresponde à realidade. O “Sudoeste Alentejano” termina na ribeira de Odeceixe, onde começa a Costa Vicentina.

Basicamente a Costa Vicentina, vai de Odeceixe até Sagres. O Litoral Alentejano vai de Tróia até Odeceixe.

De resto, concordo com o teu comentário. Quando fico saturado das enchentes do meu litoral alentejano e do barlavento algarvio onde resido actualmente vou muitas vezes para a zona do Guadiana, principalmente para Mértola ou Alcoutim. Há muitos quilómetros para se fazer de kayak por ali.

Quem gosta de passar uns dias no mato, também pode ir descobrir a Barragem de Santa Clara, que fica relativamente perto do Litoral Alentejano e onde se consegue gozar horas e horas de paz completa, em pleno mês de Agosto.

Litoral Alentejano sem dúvida, óptimas praias e preços em conta.

Em Milfontes tens uma data de bares e ainda duas discotecas e tens parque de campismo dentro da cidade o que te ajuda em nem ter de pegar no carro para te deslocares por ser tudo demasiado perto. :smiley:

Zambueira do Mar também é porreiro, mas a uma escala mais pequena. Tem uma rua com 3 ou 4 bares e uma discoteca. O campismo fica à saída, mas relativamente perto por ser uma terra pequena, fazendo-se facilmente a pé. Tem menos oferta, mas a praia é melhor para umas peladinhas de futebol.

Só há uma discoteca em Milfontes. A velhinha Sudwest, tudo o resto são bares.

Mas mesmo em Milfontes, o carro é útil pois as melhores praias ficam afastadas.

Especialmente o berbigão, para quem gostar. Só abrir a conchinha e testar… :drool:

Muito obrigado pela info Illicitus.

Em principio devo correr a costa desde da Comporta (não me lembro da última vez que lá passei…) até Odeceixe/Aljezur, mas como vão ser só uns 4/5 dias ainda tenho de escolher bem o spot para arriar a barraca. :mrgreen:

Lá onde? Ao Gerês? no geral sim, a estes sítios em particular não. o carro fica sempre distante e depois é uma pequena caminhada com as cervejas às costas.