Qual o melhor banco?

Para vocês qual é actualmente o melhor banco ou produto? Em temos de taxas mais baratas, cartão de crédito com anuidade mais barata, conta com juros mais alta etc, qual é para vós a melhor opção e porquê?

Sinto que normalmente a malta não investiga bem sobre este assunto, não analisa o mercado e as ofertas.

Partilhem. Pode ser que se descubram coisas que desconhecíamos.

Eu ainda tenho o cartão cgd da faculdade. Mas no outro dia pedi saldo no multibanco e aquilo parece que me cobrou 1€ pela operação… Desde aí que decidi mudar e estou a investigar os vários produtos.

Eu estou muito satisfeita desde que abri a minha conta no BPI.

Sempre fui Santander, mas quando vivi em Londres a primeira vez pagava balúrdios por compras no estrangeiro, comissões e imposto. Fui investigar e no BPI só pago a diferença do euro para a libra, nada mais. Para além do mais têm um serviço de atendimento ao cliente muito bom, ao contrário do do Santander que uma vez bem me deixou à rasca quando cá vivi da primeira vez.

BPI aqui também. BES, CGD e BCP, não obrigado.

Crédito Agricola para operações diárias, BCP para Depósitos a Prazo, Gobulling para trading, sao estas as instituiçoes com quem trabalho.

CGD é do PIORIO!

O melhor banco é o Banif, obviamente!! :slight_smile:

Em termos de comissões, eu acho que o BCP é campeão!! O BCP consegue limpar mais de 100€ num ano, só em comissões! :smiley:

O Banif têm várias opções bastante competitivas, sem despesas de manutenção, mas n sei se alguma delas se aplica a ti, Majestade!

Conta Nova Geração 18-25

Conta Universitário

ou Conta Nova Vida (50+)

Todas sem despesas de manutenção, mas a última obriga à domiciliação de uma pensão / reforma / salário :stuck_out_tongue:

E é um Banco com capital 100% Português!

Abraço,

sempre trabalhei com a cgd e só tenho que dizer bem da instituição. não tenho a mínima razão de queixa, quer do banco, quer dos funcionários. impecáveis.

Procuras taxas boas em quê? Depende se procuras boas taxas de manutenção, transferências inter-bancárias, etc…

Eu vou tirar o PhD na Alemanha ou Áustria no próximo ano, mas vou abrir uma na caixa agrícola em Portugal, se bem que tenho duas contas fantásticas (CGD e BES) porque não pago quase nada por ser universitário. Vou manter o Banif, BES porque não pago nada até fazer 30 anos e fecho CGD. Balcões cheios e taxas horríveis.

O meu objectivo é ter uma conta onde deposito o ordenado e outros.bónus. Dessa conta, que deverá ter manutenção barata e taxa de juro minimamente interessante, queria transferir como se fosse mesada, todos os meses uma quantia certa para um cartão de débito noutra conta que usarei mensalmente durante os dias. Essa transferência também a queria sem custos. Pensei criar um befree da caixa agrícola pois é um cartão recarregável e pelo que li dá para transferir de outros bancos. Não vi foi preços das taxas.

O problema é que as contas mais interessantes para depositar ou poupar são todas a prazo e algumas não possibilitam mover dinheiro durante alguns meses.

As contas ordenado, alguém utiliza?

Outra alternativa é ir juntando no cartão de débito e quando tiver algum de parte aplicar em depósitos a prazo, mas o problema é que depois ando com o de débito “carregado” de dinheiro e isso é uma tentação.

Pawn_pt:

Em termos de comissões, eu acho que o BCP é campeão!! O BCP consegue limpar mais de 100€ num ano, só em comissões! :smiley:

Se tiveres o ordenado domiciliado, pagas zero em despesas de manutenção, zero em cheques, zero em transferências desde que nos canais automáticos. Pagarás a anuidade do cartão de débito apenas. Tal como na generalidade da banca, se for uma conta ordenado.

Trabalho com a CGD, Barclays e Deutsche Bank. Sem problemas com nenhuma das instituições

Eu fazia então o seguinte:

Como tens 27 anos, dirige-te ao BES e pede por uma conta ordenado ZERO taxas de manutenção, cheques e etc. Eles são capazes de te dar uma nessas condições até aos 30 anos, penso que não precisas de ser universitário. Fala com eles e logo vês, mas à partida tens isso. :great:

Cria outra coisa num banco qualquer que te garanta ZERO na taxa de manutenção. Provavelmente o próprio BES faz-se uma sub-conta. Dás ordem de transferência da tua conta mãe (que usas todos os dias) para mal caia o salário transferir X€ para a conta poupança que tens, mas não lhes digas que é poupança se não impingem-te uma conta a prazo e acredita em mim, tu não queres tal conta no BES.

Depois, checas regularmente o banco BiG e outros bancos online e fazes aplicações financeiras ZERO risco, que normalmente consegues taxas >5% líquidos para coisas até 50 000€ e às vezes 100 000€. Não sei que quantidade de dinheiro pretendes meter a prazo, mas se tiveres qualquer coisa entre 50k e 100k aconselho-te rapidamente a visitar esses bancos online porque têm aplicações de 3 e 6 meses. Com sorte, ainda tens as mais valias pagas no acto de depósito.

Isso de taxas de manutenção nas contas é uma autêntica aberração quando estamos a falar de simples registos informáticos numa base de dados que podem ser aos triliões que ocupam quase o mesmo espaço ou demoram o mesmo a serem processados.

Enfim… ???

Sem ofensa Majestade mas a pergunta está mal feita!

Devia ser: qual o Banco menos ranhoso?

E a minha resposta é esta, eles são todos muito ranhosos… principalmente nas taxas de juros que supostamente oferecem aos clientes nos depósitos a prazo.

Se ainda à ai algum ingénuo que pensa que o seu banco lhe oferece 5% a 6% desengane-se e leia as letras miudinhas…

Nesta altura do campeonato se eu tivesse “dinheiro a sério” teria investido em commodities (matérias-primas como petróleo, ouro, prata, etc.) se alguém já prestou atenção para o preço do ouro a partir de 2005 até hoje sabe do que eu estou a falar.

Os bandalhos do meu banco só servem para me mandarem cartões de crédito 6 em 6 meses e depois me perguntarem porque é que com uma taxa de empréstimo de 20% e um spread de 4,5% não fui logo a correr para activar a porcaria do cartão que não preciso para nada.

Já comparei os depósitos a prazo com a concorrência e eles não se perdem são todos muito iguais, apenas os bancos online oferecem mais uns tremoços, mas com bancos sem balcão não me envolvo, principalmente quando é preciso pegar alguém pelos colarinhos e perguntar o que é que fizeram com o meu dinheiro.

BES, BPI, Santander, CGD, Crédito Agricola, Barclays e outros badamecos só têm um negócio conseguir o nosso dinheiro especular e se der m.erda pedir mais dinheiro de mão beijada ao estado com juros de 0% a 1%, como aconteceu nos E.U.A .

E se um desgraçado precisa de comprar casa ou iniciar um negócio tem de lhes pagar juros de 5% a 7% mais os spreads variáveis, e se um tipo não ler as letras minúsculas que são ilegais mas ninguém faz caso, pode-se ler:

A nossa entidade financeira pode rever sempre que achar necessária a sua politica, a actualização de taxas e outros interesses que achar oportunos mediante os interesses desta instituição.

Traduzindo por miúdos sempre que lhes apetecer mudar as regras do jogo eles mudam… Não é por nada que volta e meia revêm em alta a actualização dos spreads para quem está a comprar casa.

Cumps

Eu estou agora na Alemanha e não pago taxa nenhuma ao fazer levantamentos com o cartão português. Tenho conta no BES :great:

(desculpem o off-topic)

Casdio, também moraste em Braga? Estás a estudar na Alemanha? Preciso de saber umas coisas… mandas PM a dizer onde estás? Vou ficar aí pelo menos 5 anos, há um montão de coisas que preciso de saber na questão de seg. social e afins.

Eu sei que na UE não pagamos taxas com a conta do BES :great:, mas vou querer criar uma conta já que vou pedir título de residência e vou aproveitar para apanhar as %s deles em contas de depósitos a prazo, que são melhores que as nossas.

Vai-me custar ir embora de PT, e estar longe do Sporting, já sei que vou ver jogos em streams ranhosas. Oxalá tenha que cá vir, é porque ganhámos o campeonato vou estamos numa meia final europeia. :pray:

Isso é com todos os bancos, seja em Portugal ou não, é assim que eles fazem dinheiro, é na diferença contabilística entre o juro aplicado ao dinheiro que emprestam e o que as pessoas lá metem (por exemplo emprestam a 4% para uma casa e dão juro de 2,5% numa conta-poupança… estes 1,5% são fundamentais para o banco). Caso contrário perdiam dinheiro e de que é que isso lhes valia?

Os bancos online conseguem dar mais umas migalhas porque como não têm tanto pessoal (é tudo mais automático através dos computadores) não têm essa despesa e podem por isso dar-se ao luxo de cortar uns pozinhos na tal diferença, mas nunca há-de ser extraordinária.

De resto, penso que em Portugal também se aplica a “garantia do estado” a determinados depósitos, ie, o estado é obrigado a cobrir o montante que uma pessoa tenha colocado num determinado banco até 100 000€ ou do género, caso este vá à falência. É basicamente isso que eu sigo quando avalio as taxas de juro das aplicações a prazo nos diferentes bancos ou instituições financeiras… existem algumas que dão 8, 9 e 10% de juro mas depois não estão cobertas por essa tal “garantia do estado”. Assim sendo, se for à falência perco o dinheiro todo, no entanto é possível concerteza encontrar a 4,5-5% com a tal garantia (provavelmente apenas a depósitos de 4 ou 5 anos consecutivos sem possibilidade de movimentar o dinheiro nesse período) … mesmo que a instituição seja meio manhosa ou desconhecida, se tiver essa garantia na prática é certo que o dinheiro não desaparece (não dá é o juro se houver falência da mesma).

Olha que essa percentagem que referes e’ algo que depende do montante que tiveres. Ja’ vi DP’s com taxa bruta de 7%.

Sim, ~4% líquido há bastantes para depósitos mínimos de 2500€, com essa garantia. :great:

Isso é com todos os bancos, seja em Portugal ou não, é assim que eles fazem dinheiro, é na diferença contabilística entre o juro aplicado ao dinheiro que emprestam e o que as pessoas lá metem (por exemplo emprestam a 4% para uma casa e dão juro de 2,5% numa conta-poupança... estes 1,5% são fundamentais para o banco). Caso contrário perdiam dinheiro e de que é que isso lhes valia?

Os bancos online conseguem dar mais umas migalhas porque como não têm tanto pessoal (é tudo mais automático através dos computadores) não têm essa despesa e podem por isso dar-se ao luxo de cortar uns pozinhos na tal diferença, mas nunca há-de ser extraordinária.

De resto, penso que em Portugal também se aplica a “garantia do estado” a determinados depósitos, ie, o estado é obrigado a cobrir o montante que uma pessoa tenha colocado num determinado banco até 100 000€ ou do género, caso este vá à falência. É basicamente isso que eu sigo quando avalio as taxas de juro das aplicações a prazo nos diferentes bancos ou instituições financeiras… existem algumas que dão 8, 9 e 10% de juro mas depois não estão cobertas por essa tal “garantia do estado”. Assim sendo, se for à falência perco o dinheiro todo, no entanto é possível concerteza encontrar a 4,5-5% com a tal garantia (provavelmente apenas a depósitos de 4 ou 5 anos consecutivos sem possibilidade de movimentar o dinheiro nesse período) … mesmo que a instituição seja meio manhosa ou desconhecida, se tiver essa garantia na prática é certo que o dinheiro não desaparece (não dá é o juro se houver falência da mesma).

Isto também é verdade! O que eu não gosto é que eles usem letras miudinhas em contratos e que estejam sempre a mudar as regras do jogo sempre que lhes dá jeito.

Não pode ser a lei da selva bancária!

Imagina que tinhas assinado um contrato comigo para comprar um carro por partes e volta e meia à medida que ias pagando as prestações eu decidia que os juros deveriam ser diferentes. Como é que ficavas?

Eu ainda tenho memória de uma banca portuguesa altamente conservadora que só emprestava até 75% do valor da casa, as pessoas tinham demonstrar posses para poderem pagar as dívidas, um emprego estável, etc; não haviam cartões de crédito para praticamente ninguém, se queriamos comprar um carro e não tínhamos garantias o banco mandava-nos para o “alho” e assim uma pessoa poupava e se precisa-se mesmo comprava em segunda mão, os juros de depósitos a prazo de 3% a 5% mas que mesmo assim porque não haviam manigâncias contabilísticas davam mais rendimento dos que actualmente dão 6% ou mesmo 7% como já se falou aqui.

O facto de se ter dado rédea solta à liberalização da banca com a especulação permitiu que a ganância destas usassem capitais de outros para suprir as más apostas que fazem e isso é que está errado… Temos que recuperar as Leis fundamentais que separavam os Bancos dos Especuladores, e voltar aos princípios de um sistema financeiro saudável, sob pena de insistirmos nos erros que continuam a destruir a economia mundial.

A palavra chave aqui é taxa bruta sem esquecer mais uma vez as letras miudinhas!

Já no meu banco ouve uma altura que ofereceram taxa de 10%, eu até estava parvo quando depois olhei para o panfleto, só se responsabilizavam por metade do capital investido, a taxa afinal poderia variar dos 2% brutos até talvez os falados 10%.

Com os bancos estou sempre com o pé atrás!

Cumps