Qual o comentador mais isento?

Comentador ‘isento’ é aquele que conseguimos ler ou ouvir sem nos provocar vómitos.

Os ‘nossos’ Fernando Correia, Ribeiro Cristóvão são muito bons mas demasiado ‘certinhos’ para meu gosto.

O Pedro Gomes consegue juntar a sabedoria da experiência já feita, coisa que 99 % dos outros ‘comentadores’ não possui.

Ultimamente tenho gostado bastante do Rui Santos, e consigo dar-lhe desconto nalgumas vezes que se estendeu ao comprido e na sua verborreia que por vezes é excessiva. Mas parece-me honesto e isso chega-me.

Neste momento aprecio ouvir os comentários do Rui Santos…
Posso não concordar com tudo o que diz, mas apresenta ideias próprias, convicções e de tal forma atinge os três grandes que está constantemente a ter problemas com eles… E não digam que assim não é, porque a Leonor Pinhão e MST toda a gente sabe qual a cor clubística deles e os outros clubes não lhes passam cartão, não se dão ao trabalho de as contradizer,nem de arranjar alguém para lhe aviar porrada…

O Luis Freitas Lobo, tenho uma opinião mediana do homem, porque é daqueles que nunca dá uma opinião que corra o risco de ferir susceptibilidades e por outro lado, em termos tácticos, usa termos muito poéticos para descrever as coisas mais simples do futebol… Mas não deixa de ser verdade que ele ao pé de muitos comentadores parece um génio táctico!

Paulo Catarro, Luis Freitas Lobo, o mitico Rui Tovar e o Daniel Reis!

Gosto de ouvir o Rui Santos e principalmente o Miguel Sousa Tavares… Sao pontos de vista diferentes, que muitas vezes me fazem rir. Detesto a Leonor Pinhao, acho-a miseravel e sem piada…

Pena que o MST nao escreveu na Bola nas recentes derrotas do Porto… Depois de ter andado a gozar com o passarinho Tiui.

Joaquim Rita, apesar de notório lampião, comenta os jogos em directo na Antena 1 com alguma isenção.
Como se trata dum comentário a quente, na sequência do relato feito pelos vizinhos de cabine (um dos quais Jorge Coroado), trata-se de análises frias, sobretudo quanto aos dispositivos tácticos das equipas.
Nesse contexto, está praticamente excluído qualquer espaço para clubismos, as análises são muito concretas, e não há muito tempo para inventar.
Além dessa “isenção forçada”, as análises são boas, e ajudam bastante a perceber como actua a equipa adversária.

:rotfl:

É tanta a isenção desse lampião… Aliás, quando ele estava na Sporttv o que não faltava era sportinguistas a darem-lhe os parabéns todas as semanas no fórum da liga pela isenção dele.

Deve ser por isso, deve ter aprendido a lição.
De qualquer modo, como disse, quer o tipo de análise que lhe é pedido, quer o tempo disponível para a fazer, não lhe permitem grandes veleidades.
Ele está ali para descrever as tácticas das duas equipas, e tem que o fazer nas paragens do jogo.

O Rui Santos é quem mais tem defendido o Sporting ultimamente.

Nenhum comentador é 100% só se não gostasse de bola ou fosse do Belenenses ou Académica por ai… Dito isto faccioso por faccioso prefiro ter grandes lleões a comentar os jogos (rarissimo…) gostava de um MFernandes ou um Sá Pinto a comentar pelo menos viviam com a mesma intensidade o jogo como nós. Haveria de ser como os grandes relatos de HumbertoCoelho dos jogos do SLMerda “ai jesus” “Quase quase” “Futebol espectaculo”, agora meter manhas e outros nojentos disfarçados de comentadores isentos não obrigado… :cartao:

PS: O rui santos quando tem que defender o Sporting só fala do clube durante 2minutos quando é para bater é 30-45min e era o que faltava com os jogos que o Sporting tem feito vir criticar, mas já veio, aquando da derrota em madrid coitadinho tava a ressacar fortemente da critica fácil e desmedida ao nosso clube…

@el pibe

Concordo. Ele tem um problema qualquer com o PB.
Quando digo “defender”, não estou a referir-me em particular ao futebol. É mais no que diz respeito à “regionalização do Sporting”.

Gosto dos da Sporttv que comentam o futebol inglês.

O Joaquim Rita podia criar o novo dicionário com palavras como «particularismos», «desmérito», entre outras :mrgreen:

Quanto ao Paulo Sérgio que era da Sporttv, não sei se é Sportinguista, mas que é assumidamente do Vitória de Setúbal, é. Se calhar por ser o clube da terra dele. Ainda há dois anos na rádio, deixaram escapar um off dele no jogo com o boavista em que o Vitória esteve a perder 2-0 e depois empatou 2-2 e quando é o 3-2 para o Vitória ele a festejar que nem um louco em off, que deixaram escapar. ::slight_smile:

O Pedro Ribeiro odeio ouvi-lo a comentar jogos do Liverpool, é que ele só vê slb e liverpool. Pelo menos é a ideia que me dá…

O comentador mais isento? Qualquer um da Eurosport :wink:

Também gosto muito dos do futsal da SIC… Ontem estiveram em grande! :twisted:

Não concordo! Desde que o comentador seja sério, pode perfeitamente comentar um jogo de uma forma imparcial.
Como alguns de vocês sabem (até porque não é segredo e o meu nome está aqui na minha assinatura e na assinatura das reportagens), eu sou um dos cronistas do jornal online “Academia de Talentos”. Tenho feito sobretudo jogos do Sporting e fiz todas as crónicas com a maior isenção possível. É natural que na maioria das crónicas surjam muitos elogios ao Sporting pois o Sporting ganha quase todos os jogos.
Mas como é óbvio nunca festejo os golos do Sporting, mesmo que por dentro fique contente (não deixo de ser sportinguista). Só existiram duas excepções. No Benfica-Sporting em iniciados na fase final, quando o jogo acabou fiz entre dentes um “Yes”, pois tínhamos acabado de nos sagrar campeões. Contudo, nesse dia não estava lá como jornalista para fazer a crónica. Estava apenas a colocar as incidências do jogo no site. Para além disso, não festejei pois seria pouco profissional e até por respeito a uma pessoa que lá estava ao meu lado e que respeito muito que era o Rui Costa. De salientar que foi sempre de um desportivismo exemplar, cumprimentando o staff do Sporting e pedindo desculpa pela falta de fair-play do jogador deles Dino.
A outra situação foi no Sporting-Porto para os juniores. Se bem se recordam, o Diogo Rosado marcou um golaço no último minuto dos descontos que nos deu o título. Aí (também só estava a colocar os resultados no site), perdi toda a compostura e saltei autenticamente da cadeira. O computador que estava ao colo (pois não estávamos na sala de imprensa), não caiu ao chão por milagre.
De resto, já critiquei várias vezes a atitude em campo de algumas das equipas do Sporting (principalmente a de Juvenis A da última época) e já elogiei o jogo de adversários, inclusivamente o Benfica. Aliás, houve mesmo um jogo que o Sporting ganhou, onde referi que o resultado mais correcto teria sido a vitória do Benfica. Apenas e só porque era verdade.
Algumas das crónicas de algumas das nossas camadas jovens são feitas por benfiquistas (claro que não vou dizer em que camadas jovens) e é usual ver grandes elogios a essas equipas e a esses jogadores. Esses meus colegas foram sempre imparciais e nos jogos em que estive presente mas que não era eu o cronista, tenho concordado sempre perto dos 100%. Digo perto, porque obviamente não somos todos iguais e nalgumas situaçoes poderemos divergir na nossa opinião.
E aliás, lembro-me de um desses jogos em que não era eu que estava como cronista, mas sim um desses meus colegas benfiquistas, acabei por fazer a minha crónica para colocar aqui no nosso fórum (já que não estava lá em trabalho). Quando mais tarde li a crónica do meu colega constatei que ele fez muito mais elogios (a equipa tinha ganho e jogado bem) que eu.

E julgo que a maioria de vocês se estivesse na minha situação acabava também por ser imparcial, pois gostamos daquele trabalho e gostamos de o fazer bem.
Já agora, eu não consigo perceber se sou mais sportinguista ou anti-benfiquista. Dá-me ideia que se criassem um clube de anti-benfiquistas fazia-me logo sócio. É o único clube que eu quero que perca sempre, mesmo em competições europeias ou jogos a feijões. Em relação ao Porto, sou capaz de torcer por eles nas competições europeias, principalmente nas finais. Não consigo explicar isto. Talvez o facto de vier em Lisboa e ter muito mais contacto com lampiões me leve a fazer esta distinção.
Mas nem o facto de detestar tanto o Benfica me leva a apenas ver as coisas com um pala nos olhos. Então se estou lá como jornalista, aí garanto que sou mesmo imparcial.

Apesar das suas (grandes) paragens do cérebro, acho o caracois pantene um exemplo de isenção.

Destaque também para Carlos Daniel e Jorge Batista.

Por mais que deteste o Benfica, sou Sporting porque sim, não porque não gosto do Benfica. Fazes parecer que só és do Sporting por não gostares do Benfica.
A minha mentalidade não é essa, quero que os orcs e os porcos percam sempre, mas mais que isso quero é que o meu Sporting ganhe. Sou Sporting de corpo e alma e sou-o independentemente de Benfica, Porto ou qualquer outro clube.

:arrow:

Eu tambem sou Sportinguista! Pró-Sporting! Ser anti-qualquer-coisa penso que é uma rebeldia que talvez tenha tido em determinada idade, que ja nao sei precisar. Amo o Sporting, e naturalmente nao gosto de qualquer outra equipa, sem ser anti! Precisamos deles para competir e gozar melhor as nossas vitorias. E acho que a existir esse odio todo que demonstras, devia ser mais virado para o Porto, porque é efectivamente quem tem ganho a todos os niveis…

Não quero ser do contra mas o que é que isto tem a ver com a Actualidade do Sporting? :idea:

Não gosto de “cientistas da bola” que apenas o são devido ao vasto leque gramatical que possuem [Freitas Lobo, Joaquim Rita, Gabriel Alves]. Dá ideia que percebem muito daquilo mas no fundo são meia duzia de palavras complexas que transformam uma “desmarcação” num “movimento paralelo à deslocação do defesa, apoiado por uma diagonal cortante que lhe permitiu ficar sozinho”. Nem vale a pena acompanhar.

Paulo Catarro, João Querido Manha, Valdemar Duarte, Leonor Pinhao, MST e RAP não combinam com “imparcialidade”. O melhor comentador que Portugal já teve chamava-se Jorge Perestrelo e não existe nenhum semelhante. Acho piada ao Pedro Ribeiro e concordo muitas vezes com o Rui Santos.

Claro que estava a hiperbolizar a situação. Não se trata de uma questão de ódio (o único gajo que odeio é o Bush >:D). É uma questão de ter uma alegria sem fim quando o SLB não ganha. No entanto que não confundo o Benfica com os benfiquistas. Claro que tenho imensos amigos (e grandes amigos) do SLB. O meu pai é do SLB. O meu avô foi (enquanto esteve vivo) treinador de tiro com arco do SLB e da selecção nacional e até tenho orgulho nele por isso. E nunca tive o mínimo problema nisso e até gosto de ver o futebol ao pé desses meus amigos benfiquistas.
Os meus sobrinhos são sócios do Sporting desde que nasceram e sou eu que lhes pago as quotas. Claro que espero que eles continuem do Sporting, mas se naquela fase em que definimos finalmente de que clube somos, eles resolverem que são do SLB, continuarão a ser os meus sobrinhos queridos. Mas isso não implica que eu não tenha uma alegria descomunal quando o SLB perde.

Mas isto é tudo off-topic. :-[

Um comentador que eu considero diferente (mais descontraido), mas sem deixar de ter qualidade pela sua simplicidade, é o José Nunes… Gosto de o ouvir comentar os jogos de futebol!