Quais os teus momentos inesquecíveis?...

Nunca me esquecerei do 2-0 ao FCP no ano da quebra do jejum. Passámos para a frente do campeonato nesse jogo e nunca mais deixaríamos a liderança. Estava na bancada atrás da baliza onde foram os golos e lembro-me da loucura que foi conseguirmos dobrar um FCP que na altura quase sempre nos levava vantagem. Foi aí que senti com algum fundamento que iríamos mesmo ser campeões.

Nesse mesmo ano, o jogo com o Salgueiros. Tinha colocado na sala uma segunda televisão, com uma antena interior, onde pus o jogo Gil Vicente - Porto. Foi logo esse televisor a fazer-me saltar pela primeira vez (vendo bem… clube simpático este Gil Vicente :stuck_out_tongue: ). Depois foi o ver André Cruz abrir a contagem e saborear uma sensação inédita.

No último ano em que fomos campeões, vem-me logo à memória o 2-2 na Luz. O jogo estava a acabar, os lampiões já faziam a festa, Tello cruza quase de meio-campo e lá vai a bola ter à cabeça Jardel. O que eu gritei com esse golo…

E o que eu gritei com o golo do Garcia, frente ao Alkmaar. Do conformismo à euforia em poucos segundos.

Antes desse jogo, o Sporting-Newcastle em Alvalade. Simplesmente mágico.

Momento efémero, mas mesmo assim inesquecível, o melhor dos golos de Rogério.

Há um outro golo que me marcou e que não estará propriamente associado a uma grande conquista ou a um marco histórico do clube. Falo dum golo do Ouatara ao FCP (provavelmente o melhor da sua carreira) para a Supertaça, já nos minutos finais e que nos deu um empate que forçou a que viéssemos a disputar uma finalíssima que viríamos a ganhar por 3-0 em França (outro momento inesquecível). Lembro-me que já estava enterrado no sofá, conformado com mais uma derrota com os tripeiros quando o Ouatara saca aquela jogada fabulosa que na altura me deu uma alegria talvez pouco condizente com a competição que se disputava. Era sobretudo um golo que contrariava uma fase do Sporting onde era quase fatal perder jogos daqueles.

Evidentemente, o jogo em Vidal Pinheiro em 99/2000.

O golo de Beto contra o Newcastle, o golo de Miguel Garcia em Alkmaar…

Mais recentemente, o título de júniores em Odivelas, com 4-1 aos lamps e o título de juvenis na Academia, com 3-2 ao Leixões.

Mas são tantos, tantos mais… :slight_smile:

O meu momento mais feliz como sportinguista foi sem dúvida a conquista do titulo de 99/00, foi a primeira vez que vi o meu clube a ganhar o campeonato, tinham sido 17 anos a aturar as pessoas a dizer que nunca tinha visto o Sporting ser campeão :stuck_out_tongue: Foi festejar ate ao nascer do dia. Tb vi o jogo com o Porto em alvalade, e na altura foi alta festa termos ganho por 2-0 já que o porto vinha de 5 campeonatos seguidos e tinha na equipa um senhor de nome Jardel.

Outro momento feliz como Sportinguista foi a primeira vez que fui ao velhinho alvalade :smiley: O golo do Miguel Garcia contra o Az tb foi um momento a relembrar.

O mais triste foi sem dúvida aquela final da Uefa o ano passado.

Mas como o metacool disse ser Sporting é um previlégio

Os meus momentos, por ordem cronológica decerscente:

• A final da taça UEFA. Pela positiva e pela negativa foi um momento marcante.

• O golo do Miguel Garcia contra o AZ Alkmaar. Vi o jogo todo sentado no sofá, mas no lance do golo, antes do Tello marcar o canto, puz-me de pé atrás do sofá com a minha filha mais nova (1 ano) ao colo. Quando foi golo, a paquenina ia ficando pendurada no candeiro. :smiley:

• Jogo com o Newcastle. Acompanhei o jogo via internet e depois via SMS a 9.000 Km de distância. É das coisas mais angustiantes que eu já passei. Estar ali à espera dos updates dos sites onde estava acompanhar o jogo (acho que era no maisfutebol e na BBC) foram uma autentica tortura. Isto tudo durante uma reunião de trabalho seguida de almoço com uns americas que ficaram perfeitamente convencidos que eu era maluco dos cornos. :slight_smile:

• Jogo com os lamps para a taça que ganhámos 3-1 na luz. Eu estava lá! No meio da orcalhada no terceiro anel :mrgreen: Era um cheiro que não se podia. :sick:

• Jogo do título com o Salgueiros. Inesquecível. Mas mais marcante do que o jogo, foi a festa que se seguiu. O estádio cheio à espera da equipa. A praça do município… Arrepiante!

• A final da taça do very-light. :frowning:

• O jogo com o Grasshoppers em Alvalade. O primeiro balde de água fria europeu que levei. Assisti ao jogo com uns amigos na bancada Norte e nunca mais me esqueci de um cena desse jogo. Um velhote a chegar e a instalar-se ao pé de nós com dois sacos plasticos enormes, carregados de tralha sportinguista, desde um urso verde e branco enorme que ele sentou cuidadosamente ao seu lado, até ao material mais normal como a bandeira, cachecol, buzinas, etc.
    No fim do jogo, o senhor estava destroçado e por lá ficou ainda algum tempo. :frowning:

• Os 7-1 aos lamps. Na altura não ligava puto ao futebol, limitava-me a acompanhar os resultados. Mas não deixou de ser um momento marcante. :slight_smile:

De certeza que há mais momentos que agora não me lembro.

O primeiro momento de euforia de que me lembro foi em 83, acho, no início da época, uma eliminatória com uns espanhois (pensava que tinha sido a Real Sociedad ou o Atletic Bilbau, mas fui consultar e foi o Sevilha), o jogo lá tinha sido 1-1 e acho que cá eles estiveram na frente do marcador, depois houve alguém que marcou o nosso 3-2, foi uma euforia do caraças.

Depois disso nem vibrei muito com os 7-1, aquela foi uma época muito má, pouco tempo antes tinhamos levado 5-0 numa eliminatória da Taça. Foi um gozo, lá isso foi, e vale sobretudo porque nunca iremos esquecer um resultado daqueles.

Mais tarde, a vitória na Taça, que foi o primeiro título que celebrei de peto, in loco, no Jamor. Iorda, 2 golos. Levei o meu pai a esse jogo, ele só tinha visto o Sporting ao vivo 1 ou 2 vezes na vida dele, foi lindo!

A época do título, depois de 2 ou 3 oportunidades de assumir o 1º lugar porque a pressão fez com que empatassemos jogos fáceis em jornadas que o Porto ia perdendo pontos, um Porto pentacampeão, com uma equipa do caraças, com uma regularidade de vitórias em Alvalade, com as arbitragens, enfim, só depois do 2-0 é que acreditei que poderiamos vencer esse jogo e esse campeonato. Golos de Acosta naquele passe magistral do Secretário (está aí, no meu avatar!) e de André Cruz de livre.

O jogo do Vidal Pinheiro, em simultaneo com o do Gil-FCP, precisávamos da vitória porque com o empate podiamos ir com os porcos… No inicio do jogo o Schmeichel teve uma saida em falso, junto à lateral do lado esquerdo, o jogador do Salgueiros roubou a bola e chutou de longe, quase acertava na baliza deserta, se tivesse entrado acho que o titulo ia para o galheiro…entretanto o Gl marcou!!! Euforia, a equipa assentou e André Cruz marcou de livre, nova euforia, mas nessa época os árbitros não perdoavam, só quando chegamos aos 4-0 a poucos minutos do fim é que achei que já não havia hipóteses, que iamos mesmo vencer!

Depois, na época passada…
Podem não acreditar mas o 2-1 em Moreira de Cónegos foi fantástico, estava em Vigo e não tinha acesso a TV por isso meti-me no carro e fui para a estrada ouvir o relato, fiz a estrada Vigo-Valença umas 3 vezes de um lado para o outro, quando liguei o rádio estávamos a vencer 1-0 mas eles empataram logo, e tiveram outras oportunidades, depois quando marcamos o 2-1 senti que podiamos ser campeões, infelizmente enganei-me, gritei como um louco, sozinho no carro na estrada deserta, no dia a seguir andava rouco.

O 1-0 (Nicu) e o 3-1 (Beto), sobretudo este, com o Newcastle, foi um momento inesquecivel. Pela primeira vez chorei a ver um jogo, foi lindo.

O jogo no PSV, tinhamos 2-1, quando marcamos o 1-0 (Barbosa?) e depois o 2-0 (Roca?), foi um jogo fantástico de classe, algo a que nós Sportinguistas nos últimos 20 anos não estávamos acostumados!!! Há momentos em que pensamos, “porra assim sim”, que achamos que estamos a subir a um escalão diferente, esse foi um desses momentos.

Depois, que dizer de Alkmaar? Acho que foi a maior emoção que já vivi, foi lindo, lindo lindo lindo, foi pensar que momentos desses não acontecem só com os adeptos de outros clubes,pela segunda vez chorei, senti-me o melhor adepto do mundo do melhor clube do mundo.

Na final da UEFA, o momento de alegria infinita do golo do Rogério, foi do meu lado do estádio, também desse lado foram os 3 golos deles e a infinita tristeza. Também levei o meu pai desta vez, fiz-lhe uma surpresa porque ele fazia anos alguns dias depois, apareci lá em casa no dia do jogo e ofereci-lhe o bilhete, já tinha tratado tudo com colegas dele lá do trabalho para ele poder faltar sem problemas na parte da tarde. Fiquei super-triste, e prometi-me que se o Sporting voltar a uma final europeia, nem que seja no extremo oriental da Russia, lhe vou voltar a oferecer o bilhete e a viagem.

[quote="raimasO jogo contra o Porto em que o pessoal caiu da varanda. O caos que se gerou. A aflição que houve (não havia assim tantos telemóveis naquele tempo), o jogo que nunca devia ter sido realizado.

[/quote]
Estive agarrado a um dos pilares que seguravam a grade do varandim, o autocarro do Porto aproxima-se, a multidão sofrega quer vaiar e apupar a comitiva portista à viva força, chegam cada vez mais pessoas, torna-se uma multidão compacta e incontrolável, a grade grade defronte de mim cede, caiem um?dois?sete?dez?è o panico, e o desespero, quem está atrás e ainda não se apercebeu continua a empurrar, quem está à frente luta desesperadamente para não ceder um milimetro em direcção ao abismo, um barulho ensurdecedor, faces aterrorizadas, é um sufoco, isto num tempo que parece andar em camara lenta, fracções de segundos, segundos, e de repente a multidão parece ganhar consciencia, e abranda a pressão.è a percepção do desastre, ´ha gente a chorar, há pessoas a correr de um lado para o outro à procura de familiares ou amigos, tento localizar os meus amigos, é a confusão generalizada.Tento sair para telefonar para casa, vou ao Boia Verde em frente à antiga superior sul.
O jogo ficou para 2º plano.

Jamor-outro dos piores momentos que vivi como adepto do Sporting, Um belo dia de sol, Final da Taça de Portugal, e de repente aqueles panascas, começam a lançar very-lights em direcção à nossa bancada.Os very-lights assumem uma direcção inconstante enquanto percorrem o estádio de lés a lés, indo embater nas árvores por detrás da nossa bancada.É a estupefacção, a incredulidade, "Mas isto está mesmo a acontecer?E de repente um sobrevoa o estádio em baixa altitude.Bateu na bancada.Bateu num adepto que dista de mim para a minha esquerda uns trinta quarenta metros.É a desgraça, forma-se uma clareira em seu redor, a bancada revolta-se, a policia de choque forma, é a indignação, muita gente abandona o estádio, o dia está estragado…

Sporting-Benfica 3-6
Nunca mais me hei-de esquecer daquele momento em que JVP, em frente à nossa área, para quem está no Topo Sul, num drible parte os rins a Paulo Sousa, 1-3…

A equipa não se encontra, e JVP faz o jogo da sua vida, o resultado avoluma-se, tenho vontade de entrar em campo, e esgana-lo.
Ao quinto golo dos lamps, e quando já cheve copiosamente, desisto, vou-me embora, já não aguento ver mais esta desgraça.
O pior jogo da minha vida.

Nunca me hei-de esquecer daqueles anos seguidos em que os tripas vieram festejar o titulo no nosso estádio.Aquele silencio monumental quebrado lá ao fundo por aquela bancada azul frenetica.Mais uma vez Domingos…Paciencia.

Mas nem tudo são desgraças

A final da taça contra o Maritimo, o 1º titulo em muitos anos, nunca me tinha visto em tamanha alegria, quando o Sporting tinha ganho o capeonato a ultima vez ainda era um miúdo e as recordaçoes são muito poucas.

O titulo de 2000.A quebra do jejum.
Afinal era possível :slight_smile: . O Sporting também ganhava campeonatos.Tantos anos passei durante a minha vida como Sportinguista, tanto me gozaram desde miúdo, foi o Jorge Gonçalves, as tiradas do S. Cintra, o natal sportinguista, anos a fio com épocas decepcionantes, graves crises economicas, quebradas de vez em quando, uma delas naquela época em que parecia possivel ganhar qualquer coisa com Marinho Peres com 11 jogos sem perder, até áquele jogo com o Chaves e o regressar às derrotas logo a seguir, com as meias finais contra o Inter…
Ter visto Cintra despedir Robson por um falhanço na Austria, para contratar Queiroz, quando podiamos ter sido campeoes logo nesse ano, tinhamos o melhor futebol de Portugal.
Enfim esta sina de ser Sportinguista parecia uma desgraça a que estava condenado, sofrer até ao fim, mas nesse ano de 2000, finalmente depois da vitoria ao Porto, comecei a acreditar, até à explosão final em Paranhos.Eramos campeoes, para trás ficou um longo jejum.

A final da Taça Uefa…uma oportunidade que se calhar tão cedo não teremos, com a final em nossa casa, a 1ª vez na história…podia ter tido um fim mais feliz…aquela bola de Rogério no poste…

Voltando outra vez aos famosos 7-1…houve uma situação curiosa que aconteceu perto de mim na bancada nova do velho Alvalade…estava o resultado 3-1 e houve um que disse que a partir daquela altura por cada golo que o Sporting marcasse tirava uma peça de roupa…bom, e tirou 4 peças de roupa…o que vale é que como era Inverno (Dezembro) ainda ficou apresentável… :lol:

Mas inesquecível também foi…

1980, o Sporting tinha 5 pontos de atraso do FCP a 6 jogos do fim (a vitória ainda valia 2 pontos) e conseguiu ser campeão…

1982, SCP-3xSLB-1…estava a ver que não ganhávamos o jogo para ficarmos com 7 pontos de avanço, mas lá apareceu o soco do Bento no Manel :wink: penalty do Jordão e goloooo…até me senti mal com o nervosismo antes do penalty…fomos campeões nesse ano…

O record do mundo do Mamede nos 10 mil, a medalha de ouro do Lopes na maratona em 1984…estava no Algarve e eu e o meu irmão ficámos acordados para ver a corrida e no fim acordei a família toda para dizer que o Carlos Lopes era campeão olímpico…

O dream team do hóquei do Sporting campeão europeu, os golos do Chana passando a bola por baixo das pernas dele perto da baliza…

O 3-3 com o FCP em Alvalade…a bola é cruzada para a entrada da área o Jordão vê que o guarda-redes do Porto está adiantado, dá de calcanhar na bola e faz-lhe um golo de chapéu…fantástico…

Os 3 golos do Oliveira ao Dinamo de Zagreb…pura magia…

Maradona (o maior) em Alvalade com o Nápoles…

O golo do Sousa contra o Bilbao, a potência do remate foi tal que toda a gente no estádio deve ter ouvido bem o som do pontapé na bola…

As fintas do Futre nos jogos de juniores, a fintar praticamente toda a equipa adversária…

Os 2 golos do Iorda na final da taça de 1995…

O mau atraso do Secretário e o golo do Acosta ao FCP…a partir daí acreditei que íamos voltar a ser campeões…o café em Coimbra, Roquete expansivo e alegre ao contrário da imagem habitual, o Iorda a colocar a bandeira no cimo da estátua do Marquês…

Os golos do Jardel, a bola ainda não tinha chegado à cabeça dele e já estávamos praticamente a festejar o golo…o Barbosa a cantar o Só Eu Sei na Praça do Município…a equipa toda incluindo o Boloni aos pulos na Praça Sony…

A Dulce a cantar no novo Alvalade…arrepiante…

O golo do Garcia em Alkmaar, dei um grito que se deve ter ouvido na Holanda… :smiley:

And so on, and so on…

's

Em grande parte da minha vida acompanhei o Sporting de longe.
Mesmo longe, o meu velho nunca deixou de me incutir o espírito do Leão. Se sou Sportinguista desde pequenino, ou melhor, praticamente desde que nasci, a culpa é toda dele. :smiley:
Ainda recordo a satisfação com que li numa pequena coluna de um jornal brasileiro, os 7 a 1 que enfiamos no benfas.
O meu primeiro jogo do Sporting no velho José Alvalade foi em 1980, estava cá de férias, Sporting 4 x Espinho 1, dois golos de Jordão, 1 de Manuel Fernandes e outro do Lito.
Comecei a acompanhar mais amiúde, a partir de 85, ano em que me mudei definitivamente para Portugal.
14 de Maio de 2000, Salgueiros 0 x Sporting 4, foi um dos dias mais felizes da minha vida, acho que não preciso dizer porquê, não? :smiley:
A semana que antecedeu esse jogo foi passada com muita ansiedade e depois… bem, depois foi a explosão, comigo abraçado ao meu velho… nunca esquecerei.
Também nunca esquecerei a Dulce… ainda hoje sai-me dom olho uma lágrima, quando escuto a belíssima canção cantada na inauguração do nosso novo estádio. Só nós é que a tivemos, mais nenhum a teve, só nós!

Momentos inesqueciveis foram muitos, bons e maus.

Começo por SCPxOrcs, em 1973, meu 1º e comecei mal, uma vez que perdemos por 3x5, mas ainda tenho na retina, o 1x0 para o SCP, marcado por Yazalde de ‘peixinho’ a cruzamento de Dinis. Felizmente esse ano fomos campeões.

Ouvir pela rádio os jogos da equipa de hoquei e o titulo de campeão europeu.

Depois passei muitos anos no Brasil e confesso desliguei-me um pouco do SCP, mas não deixei de vibrar com a vitória de Carlos Lopes no Jogos Olímpicos de Los Angeles. Foi com grande orgulho que ouvi o hino português naquela altura.

Não posso deixar de referir a vergonha que passei com o célebre caso ‘Saltillo’. Fui alvo de muita gozação na altura. :lol:

Voltando ao SCP:

-O jogo com o Ajax, 4-2 para a UEFA;
-Timissoara, 7-1;
-Derrotas com os lamps, 3-6, 1-4 e outra 0-1 no ano do titulo;
-A festa do título, da quebra do jejum, simplesmente fenomenal;
-Toda a caminhada para a final da UEFA, Newcastle, AZ
-Final da UEFA, inesquecivel.

Enfim, muitos momentos que independemente de serem bons ao maus, só fortalecem o sentimento que tenho pelo nosso SCP.

o primeiro golo no salgueiros e o golo da certeza nesse mesmo jogo, que selaram o fim do jejum.

No primeiro gritei tanto que me senti mal, no último chorei e lembrei do meu falecido pai, uns meses antes e de como gostaria de o ter ao meu lado naquele momento.

Há mais mas só vou falar de momentos que vivi nos estadios:

7-1 aos lamps; era pra ir ver com 2 amigos de escola, disse-lhes que nâo ia e acabei por ir com o meu pai. 2a feira na escola quase que levei uma tareia porque os meus amigos nâo foram ao jogo e arrependeram-se! Inesquecivel o resultado e que esses 2 ainda sâo dos melhores amigos que tenho. 8)

2-1 ao Barça, competiçôes europeias. Quase que eliminavamos o ‘grande’ Barça, depois da grande eurofia do 2-0 veio o balde de agua gelada quando o Barça- pra ai a 10 minutos do final do jogo, se tanto- marcou o golito que nos eliminou. :cry:

3-1 ao Feyenoord; chegar ao estadio(o velho Alvalade) atrasado, enchente e ficar toda a 1a parte à entrada das bancadas sem ver nadinha. O Sporting marcou 3 golos; quando me pude sentar na 2a parte só vi o golo do Feyenoord :x

1-2 em Coimbra em 95 ou 96(já nâo me lmbro); foi uma das 1as jornadas, fazia bom tempo e eu ia vestido pra ocasiâo. Chegados a Coimbra mudou o tempo e apanhei uma molha daquelas, choveu durante todo o jogo. O Sporting esteve a perder e já só perto do final deu a volta ao resultado :slight_smile: Lembro-me de no comboio a caminho de Coimbra ir a ler cenas sobre a nova “estrela” do Sporting, Krpan. Que feio o gajo era, ***da-se! :stuck_out_tongue:

Por ultimo, Feyenoord- Sporting na época passada. Que joga o Sporting fez, nâo senti que estava ± -10 graus aquando do jogo! Fiquei tb completamente rouco, andei 3 dias com dores na garganta e quase que nâo podia falar!! :lol:

@Mauras: tu participavas no forum do antigo site oficial do Sporting? Se sim, a gente “conhece-se”

Os meus foram essencialmente 3.

• Ser campeão em 2000, nessa temporada destaco 3 momentos: a vitória sobre o Porto em Alvalade, a derrota em Alvalade com SLB no jogo que podia ser do titulo. Nunca mias me esqueço de ir no meu metro para casa depois do jogo e estarem pessoas de todas as idades a chorar por não termos ganho. E depois o jogo no Vidal Pinheiro, nem sei descrever o que senti, só sei que acabei às 6 da manhã na Kapital ( para que não conhece é uma discoteca em Lisboa que pertence aos filhos do ex-presidente João Rocha), o DJ era um conhecido meu, Sportinguista doente e só tocavam 3 musicas, a Marcha do Sporting, Best da Tina Turner, We are the Champions dos Queen. A discoteca estava cheia de Sportinguistas com bandeiras, camisolas foi uma loucura.

• A caminhada para a Final da Taça UEFA, com destaque para o jogo de Alvalade com o Newcastle e o golo do Garcia.

• A inauguração do Estádio Novo.

• Pior momento de todos, o Very Light que matou um dos nossos no Jamor. Ainda hoje lamento que a equipa não tenha abandonado o jogo.
    Pelo que soube o Carlos Xavier ( capitão ) quando soube ao intervalo do sucedido juntou a equipa e todos eles decidiram não regressar para a segunda parte. Mas a pedido da policia, que temia uma rebelião no estádio, eles acabaram por ceder.

24 de Abril de 74: meia-final perdida na Alemanha de Leste.
7-1 ao Benfica, 14 de Dezembro de 86: ouvir o relato e não acreditar…
Medalhas de Lopes, 76 e 84.
14 de Maio de 94: só consegui ver até ao 2-4; depois, fui para a cama chorar…
toda a campanha de 2000 - ou a prova de que o sonho comanda a vida…
e muitos mais momentos…

São tantos…Para o bem e para o mal… A ver:

Inauguração do novo estádio a 6 de Agosto de 2003

Título de 1999/2000: sobretudo os jogos Sporting vs Porto e Salgueiros vs Sporting claro! Foi especial em todos os sentidos, sobretudo pela quebra do jejum. São jogos que jamais esquecerei, bem como a espera pela equipa no antigo estádio, passava já das 3 da manhã quando chegaram…

Título 2001/2002;

Titulos das camadas jovens 2004/2005

Jogos com o Newcastle (em Lisboa) e com o AZ Alkmaar (em Alkmaar)

Momentos inesquecíveis pelo lado negativo :frowning: :

todas as derrotas com o benfas, derrota com o Partizan de Belgrado em casa (derrota humilhante e grande chuvada apanhei :frowning: ) e a derrota no final da taça Uefa. :frowning:

Muitas mais coisas haverá seguramente, mas para já foi o que saiu… :slight_smile:

Pela positiva:

• Os 7-1. Tinha 9 anos e na altura ainda não ligava muito ao futebol, nem sequer assisti ao jogo em directo; lembro-me de uma certa sensação de incredulidade do meu pai perante o que estava a acontecer. Depois quando repetiram o jogo já assisti, porque o meu pai organizou uma festarola com amigos. Terá sido o meu despertar como sportinguista mais interessado.

• Sporting 4 - Ajax 2, o primeiro jogo internacional a que assisti. Ambiente fantástico e excelente exibição.

• A vitória em casa com o Boavista em 93/94. Na véspera o Salgueiros vencera o beifica com um golo do Sá. Alvalade encheu-se à espera da vitória que daria a liderança, e assistiu a um recital. Com bicicletas e chapeladas, nada nos parava. Nesse dia vi a luz ao fundo do túnel do jejum.

• A vitória na Taça em 95. No 2º golo chorei de alegria a ver futebol, pela primeira vez.

• Sporting 2 - Porto 0, em 2000. Toda a gente fala do golo do Acosta, mas a mim marcou-me mais o primeiro. Quando o André Cruz levanta os olhos para mirar a baliza, viu-se que ia ser golo. Aquele Sporting queria ser campeão.

• O jogo do título em 2000. Quando o Ayew encostou para o 2º, nasci de novo.

• A festa do título em Lisboa. O Campo Grande com o trânsito parado, e milhares de pessoas sem sequer saberem bem como festejar. Depois o estádio cheio às 3 da manhã.

• A festa do título de 2002, no que se pensava então ser a despedida do velho Alvalade (e mais valia que tivesse sido…). Assisti ao jogo ao lado de um velho que faria o mais empedernido taliban deste fórum parecer um SADista convicto.

• A inauguração do estádio, em Agosto de 2003. Recordo a sensação de alívio por termos conseguido escrever com uma vitória aquela página tão importante.

• Sporting 4 - Newcastle 1, no ano passado. Não há palavras. Vi ali um relance do Sporting dos meus sonhos. No golo do Roca também me desmanchei a chorar.

• O golo do Garcia em Alkmaar. Mais uma de chorão, desta vez convulsivamente. Depois meti-me no carro e fui festejar para Lisboa. Estava na roulote do Campo Grande a olhar para o estádio, ainda incrédulo, quando aparece um antigo colega de faculdade. «Chegarmos aqui para perdermos era uma crueldade tão grande que nem pode existir», disse-lhe. Pois…

• O golo do Rogério na final da UEFA. Não sou casado nem tenho filhos. Foi a maior alegria da minha vida.

Pela negativa:

• A eliminação pelo Nápoles, nos penalties. Foi o meu primeiro grande desgosto.

• A eliminação pelo Inter em 91, vivida apesar de tudo com alguma sensação de inevitabilidade.

• O 3-6. Descobri nessa noite a verdadeira gravidade da minha “doença”.

• O jogo do título do ano passado e a “marcha do orgulho orc” que se seguiu, com desdentados de fato de treino virando contentores do lixo pelas ruas da minha cidade. Perdemos o título mais fácil e saboroso de sempre.

• A segunda parte da final da UEFA.

• (continua, para sempre…:cry:)

Dos melhores momentos foi sem dúvida Vidal Pinheiro, a 1ª vez que vi o Sporting campeão.

Dividindo agora os que foram vistos na tv e os que foram presenciados ao vivo:

Na TV: Alkmaar - Sporting… Tantos nervos que vi o jogo de pé em frente a tv e quando foi o golo do M. Garcia nem sabia como havia de festejar.

Ao vivo: Newcastle - Sporting. Fui para Inglaterra sem conhecer ninguem. Tive 60 horas sem dormir. Foi a 1ª vez que chorei a ver futebol. Na 2ª mão Alvalade quase vinha abaixo. Que grande ambiente que teve nesse jogo.

Contra o Alkmaar o Estadio tava lindo, todo coberto, os topos, as centrais com aquelas tiras verde e brancas.

E finalmente o dia 18 de Maio de 2005.

Uma 1ª parte de luxo, no topo sul tudo a cantar com muita força, e depois o descalabro.

Mas o momento alto foi nos descontos. Tudo de cachecol no ar a cantar “O mundo sabe que…”

Mais uma vez não me contive e comecei a chorar.

Há vários momentos, mas os principais são:

• O record do Mamede em Alvalade (eu estava lá, na pista e fui comemorar)

• A vitoria da maratona do C.Lopes

• O campeonato de 2000.

• Os 7-1 (estava lá)

o nosso segundo golo em alkmaar... :wink:

Esse jogo que vi naquele barracão a que chamam estádio e o 3-1 na Luz em que tive que me espremer todo para conseguir entrar na lixeira.

O jogo em Alkmaar…

Depois de ver o jogo, completamente eufórico, fui para a Queima das Fitas no Porto, e até os Da Weasel que estavam a actuar pararam o concerto pa festejar! :wink: O Sporting estava numa final europeia! Inesquecível…

Voçês sabem qual foi o primeiro jogo que eu fui ver ao velhinho Alvalade? Foi o Sporting 3 - Benfica 6 e foi tão duro, chovia mas o estádio fervia de emoção, um ambiente verdadeiramente de loucos, paixão, inesquecivel… nunca vou esquecer esse dia! Um dia triste, muito triste!

Bons momentos,
O campeonato da quebra do jejum!
Todas as nossas vitórias!