Quais as posições a reforçar no mercado de inverno 2010/2011?

Está a aproximar-se o mercado de inverno e neste momento já se percebeu quais as posições onde a equipa está mais fraca, assim decidi abrir este tópico para iniciar esta discussão.
A minha opinião
Serão necessários 2 extremos, pois o Valdes já se viu que é 10, o Marat não me parece credível que volte a jogar e o djálo não dá garantia de qualidade, sendo que para a equipa ser mais competitiva o JP é defesa direito.
O tal pinheiro ou um avançado de qualidade o Postiga desenrasca, o Liedson já não vai para novo e não joga bem sozinho na frente e o Saleiro não tem acrescentado muito.
Um Central parece-me que precisamos de um central excepcional, para fazer dupla com o Carriço, aqui poderia-se tentar um negócio com parceria de um fundo de investimento.
Talvez um lateral esquerdo para conseguir competir com o Evaldo.

SL

Desses 5 já era bom conseguir-se 3: P/L, Ala e Central.
.
Mas mais importante: um bom treinador!

Eu apostava tudo nas 3 grandes necessidades do Sporting (a meu ver): um avançado concretizador (não necessariamente um “pinheiro” porque não gosto de gajos “plantados”, se for alto melhor), um extremo/avançado esquerdo e um defesa/ala esquerdo de grande qualidade. Dinheiro para isto? Pois… é preciso procurar o jogador certo e criatividade para o adquirir.

Por prioridades:

1. Direcção
  2. Equipa técnica

Existe varias posições que precisavamos de reforços, mas eu destacava 3.

Um verdadeiro Ponta de Lança
Medio Centro (zapater é uma nodoa, maniche não dura o jogo nem o campeonato todo) aqui apostava no Manuel fernandes, não tem jogado no valencia deviamos voltar a tentar.
Um Extremo - se houver dinheiro, quer dizer acho que não existe dinheiro sequer para o Ponta de lança quanto mais para os outros.

Nenhuma posicao. Não podemos continuar a dispor , a equipas técnicas que nao têm confiança num futuro a médio prazo , grandes quantidades de dinheiro. Sao estes que começaram , sao estes que têm de acabar a epoca. Na proxima tenta-se colmatar os problemas (obvios) do plantel. Vamos reforçar a equipa para quê ? Lutar por trofeus a eliminar ? Por um 2º lugar ? Deixem-se disso.

No final da epoca claro que sao precisos vários retoques , sendo que para mim é essencial (por esta ordem) , um médio centro de transicao (nao existe um unico no plantel , é a maior lacuna do Sporting) , um avançado e um médio ofensivo desequilibrador (de preferencia que actue no lado esquerdo).

Mas isto digo eu todo os anos e depois nunca conseguimos realmente corrigir os problemas do grupo.

:arrow:

Pensei algumas vezes em responder.

A 1ª tentação foi pedir um presidente e um treinador, mas na realidade o que penso está razoavelmente exposto pelo Ash.

Efectivamente, Janeiro não é altura para comprar (bem sei que já o fizemos e com sucesso).

Acrescento apenas que além de tudo considero que pôr mais jogadores à disposição do sujeito que fizeram treinador do Sporting é um acto de duvidosa gestão. Ele já provou que nem a estes sabe o que fazer…

Bem, é claro que concordo convosco na questão do técnico (ui se concordo). Quanto à direcção também estamos conversados. Mas com a entrada dos reforços mencionados em Janeiro também seria importante. Com a entrada de um técnico à altura do Sporting, claro. Sem isso nada feito. Eu acho que o mercado de Janeiro é proveitoso quando adquirimos jogadores com necessidade de alguns meses para se ambientar (casos dos sul americanos e jogadores de leste). E tenho a mesma ideia que relativamente à época anterior: numa situação como a nossa faz todo e absoluto sentido ter um equipa técnica que prepare a época seguinte, porque nesta só lá vamos se os adversários quiserem. Um treinador de jeito+bons reforços+tempo para preparar tudo. Parece-me a receita para o nosso sucesso.

Só e apenas nesse pressuposto, ainda que qualquer compra, seja para adaptados ou por adaptar, está sempre inflacionada pelo momento.

Torrar dinheiro em Janeiro para “resultados” imediatos com esta estrutura aproxima-se do criminoso.

Anyway, as lacunas que identifico (desde há muito) são as mesmas apontadas pelo Ash, com preponderância para o médio de transição (para ver se se acaba com a limitação das duas jogadas tipo de transição - pontapé para a frente ou bola no lateral - que muito facilita a atarefa do adversário).

A reforçar urgentemente:

Presidente e respectivos Orgaos Sociais.

SL

O campeonato ja não conseguimos, só se desse uma coisinha má aí Porto de AVB.

Resta-nos por isso a luta pelo segundo lugar (que pode vir a proporcionar a LC) e para esse objectivo um novo treinador com experiencia e qualidade é a única aquisição de inverno que o clube necessita tendo em conta o plantel actual… Investir em jogadores seria a meu ver deitar dinheiro à rua neste momento.

na minha opinião o único ajuste a fazer seria a entrada de um extremo de qualidade.

existem muitas outras necessidades mas que dificilmente poderíamos colmatar no mercado de inverno.

os planteis constroem-se no inicio da época e o mercado de inverno deve servir apenas para dar um retoque ou outro (por causa de lesoes ou algum jogador que nao se tenha adaptado) e não para reformular o plantel…

na minha opinião podia-se ter construído um plantel bem melhor com o dinheiro que foi gasto no último ano(já para não falar em todo o departamento de futebol profissional)… agora, só têm é de assumir responsabilidades e colher o que semearam.

a vinda do tal extremo tem a ver com a indisponibilidade do izmailov.

Quero um Maniche de 25/26 anos e um avançado que saiba o que é marcar golos.

O tal médio é mesmo a maior urgência porque só temos trincos ou então o Maniche o que é claramente curto, e depois o avançado porque sem golos não se ganham jogos.

Mas bons, que é para o próximo treinador não os querer mandar embora. Ou então para avançado a tal solução que referi ontem, o João Tomás até final da época e com uma de opção, accionável pelo clube. Assim não se gasta grande coisa e no fim da época pode ir à vida dele.

Como não acredito na saída do treinador, refiro-me então ao que se pretende no tópico.

Apesar das necessidades serem transversais a todos os sectores ( um bom suplente para a lateral esquerda; um central experiente e de valia indiscutível, um médio centro possante e mais capaz nas transições ofensivas, um extremo que possa fazer as duas alas e um avançado marcador de golos ), como prioritário escolheria a posição de ponta de lança… pelo menos desde Julho que está identificada esse necessidade, comprovada pelo ridículo numero de golos marcados no campeonato; houve prospecção até 31 de Agosto, quando se falhou na contratação de um avançado e se têm um mínimo de competência; essa prospecção prolonga-se já há mais 2 meses e meio… seja por empréstimo, recorrendo a fundos de investimento ou o que seja, não é admissível que não se vá buscar um ( bom ) jogador para esta posição… os bons jogadores servem para qualquer treinador, seja este ou outro, esteja o clube a lutar pelo título ou não, seja a contar com esta época ou já a próxima…o clube tem que estar sempre no mercado, principalmente quando tem uma lacuna tão evidente.

:arrow: :arrow:

Quanto a mim, sem a saída do treinador (e direcção e director desportivo), não vale a pena fazer aquisições. Mas se mudássemos de treinador, as posições seriam a de médio centro (troca Zapater por Manuel Fernandes seria possível?), ponta de lança concretizador e um extremo/médio ala que fizesse alguma diferença. Não me importava que os reforços fossem: Manuel Fernandes ou Paulo Machado para médio de transição, Landon Donovan, Giovani dos Santos, Guillermo Molins ou o Diego Castro - por ordem de preferência- (ou para a próxima época Vladimir Weiss) para as alas e Kleber Pinheiro, Pablo Velázquez ou Johan Elmander para ponta de lança. Há outros nomes interessantes, mas por agora fico-me por estes, até porque como o treinador não vai sair, ninguém virá!

Sem referir a questão do treinador, claro, penso que, primeiro de tudo, falta o tal ponta de lança concretizador. Arrisco me a dizer que, com esse jogador, estaríamos a não mais de 2, 3 pontos do porco. Depois, num plano também importante, vejo a falta de um extremo que saiba realmente desequilibrar (Giovani dos Santos) e de um 8 (Manuel Fernandes). Num plano de menor importância, um central.

Não concordo Ash. É verdade que no mercado de Inverno os preços são excessivos e há menos oferta, mas a própria história do Sporting mostra que, em determinadas ocasiões, os reforços de Inverno revelaram-se importantes na conquista de troféus. E, vendo bem, continuamos na luta pela Liga Europa e pelas taças internas. Com o plantel como está dificilmente ganharemos alguma coisa porque há lacunas demasiado evidentes.

Na minha opinião, o Sporting precisa dos seguintes jogadores:

1 Central
1 Médio de transição
1 Extremo
1 Ponta de Lança

Como eu não concordo com o gasto excessivo de dinheiro no mercado de Inverno, devido à inflação dos passes dos jogadores, acho que os prioritários são mesmo o central e o médio de transição. Para extremos já temos Vuk, Salomão, Djaló e Valdés que no último jogo deu-se bem na esquerda. Quanto ao ponta-de-lança, o Liedson está lesionado mas quando voltar o lugar é dele.

Portanto, resta o central e o médio de transição. Para além do Carriço, não há ninguém que tenha a qualidade suficiente para se afirmar já no centro da defesa e, em face das prestações de Nac e Torsi (de quem gosto apesar da imaturidade) é obrigatório comprar um defesa. Para além disso, o único médio de transição que temos é o Maniche. Não chega, não só pela idade mas também porque se ele se lesionar ficamos numa situação complicado. Aliás, atrevo-me a dizer que se não comprarmos um bom médio de transição não vamos ganhar nada esta época.

Não podia concordar mais. Até deixo aqui as minhas escolhas: Bielsa/Co Adrieense, Manuel Fernandes, Giovanni dos Santos, Elmander.

um extremo para o lado direito (na esquerda temos o vuk), um ponta-de-lança e um médio centro construtor/distribuidor de jogo