A Sporting, SAD e o Cercle Brugge assinaram um acordo de cooperação, no âmbito do recrutamento e desenvolvimento de jogadores de futebol para benefício mútuo. A intenção dos dois clubes, para além de outras matérias, é a colocação de jogadores do Sporting no Cercle de Brugge, para potenciar o seu desenvolvimento, bem como para trocar experiências e know-how no domínio técnico e noutros aspectos do futebol.
Como primeira acção concretizadora deste protocolo, o Cercle Brugge realizará o seu estágio de pré-época na Academia Sporting, em Julho de 2009.
Desde que corra melhor que o protocolo que tivémos com o Roeselare, que venha ele! O seu antecessor parecia uma boa ideia (tanto para nós como para eles) no entanto, salvo erro, só o João Martins e o Allison é que chegaram a treinar com o plantel daquele clube e acho que jogar, só mesmo o Allison.
Alguém faz ideia se o Glen De Boeck (treinador do Cercle) é homemzinho para apostar em jovens?
Duvido que esse clube, tal como nós, prefira meter os nosso jovens da Academia a jogar do que os da sua própria formação…mas como já foi dito é sempre bom para os jogadores terem conhecimento de outra cultura táctica e maneira de olhar para o futebol que a do seu país de origem.
Prefiro esperar para ver.
Este tipo de acordos até que é um bocado comum na Bélgica. Sei que o Celtic tem ou teve uma parceria com o Oostende, o Manchester United com o Antuérpia e o Arsenal teve com o Beveren.
Deste último exemplo, acho que tanto o Eboué como o Touré passaram algum tempo primeiro na Bélgica e só depois é que foram para a equipa principal do Arsenal.
Acima de tudo, acho que o sucesso de uma parceria deste género reside em três questões principais:
A qualidade técnica dos miúdos que são enviados para lá
A capacidade de adaptação dos miúdos a um país novo, nova língua, comida, etc
A inexistência de preconceitos por parte da Equipa Técnica que vai receber os miúdos.
No caso do nosso protocolo com o Roeselare acho que o Aliison só voltou para Portugal porque estava com uma relação complicada com o treinador… Na altura, estava inscrito num fórum de adeptos do Roeselare e lembro-me deles referirem que o treinador deles não gostava de gajos que fossem muito tecnicistas (ou brincas-na areia, pronto.).
A ver no que é que isto dá! Para mim, continua com potencial de ser uma win-win situation para todas as partes envolvidas! :great:
Ha um tempo que tenho seguido este clube do Cercle Brugge, e de facto e um clube interessante para aposta em jogadores jovens, pois eles proprios sao um clube mais virado para a formaçao de jogadores, tem uma equipa jovem e creio que estao habituados a trabalhar com jogadores ainda em fase inicial.
Em Inglaterra é normal haver protocolos com clubes Belgas com vista a empréstimo de estrangeiros pois lá basta apenas 3 anos para os jogadores se tornarem comunitários.
Alias, em Inglaterra é bastante complicado arranjar visto de trabalho para jovens não europeus, logo Bélgica é ouro sobre azul :whistle:
Para nós não sei o interesse deste protocolo, visto que se os nossos jogadores forem bons, não será ali que vão rodar
Atenção que o protocolo não refere apenas formação, aliás fala em JOGADORES do SCP, portanto séniores também contam, ainda bem assim temos clube para emprestar o Purovic. A Bélgica, de resto, tem sido um país onde têm aparecido muito bons valores nos últimos anos. Pode resultar!