Protocolo Sporting - Cercle Brugge

16-04-2009

Protocolo entre Sporting, SAD e Cercle Brugge

A Sporting, SAD e o Cercle Brugge assinaram um acordo de cooperação, no âmbito do recrutamento e desenvolvimento de jogadores de futebol para benefício mútuo. A intenção dos dois clubes, para além de outras matérias, é a colocação de jogadores do Sporting no Cercle de Brugge, para potenciar o seu desenvolvimento, bem como para trocar experiências e know-how no domínio técnico e noutros aspectos do futebol.

Como primeira acção concretizadora deste protocolo, o Cercle Brugge realizará o seu estágio de pré-época na Academia Sporting, em Julho de 2009.

:great:

Esses protocolos nunca nos trazem benefícios…até agora não ganhamos nada com isso…

E o da África do Sul, onde anda ele?

Acho que o da Africa do Sul é apenas um franchising da academia.

E aquele protocolo com o Manchester United, que é feito dele?

Já há muito que não está em vigor.

Agora deu-me uma luz, nós já tivemos 3/4 jogadores (um deles até foi o Paim, creio) a rodar num clube belga com o qual tinhamos um protocolo.

Isso já não é de agora.

Se for para meter lá jogadores a rodar, seria um bom acordo, para ganharam outra cultura táctica além da portuguesa.

Desde que corra melhor que o protocolo que tivémos com o Roeselare, que venha ele! O seu antecessor parecia uma boa ideia (tanto para nós como para eles) no entanto, salvo erro, só o João Martins e o Allison é que chegaram a treinar com o plantel daquele clube e acho que jogar, só mesmo o Allison.

Alguém faz ideia se o Glen De Boeck (treinador do Cercle) é homemzinho para apostar em jovens?

Se não temos nada a perder, porque não tentar?

Pode ser uma boa forma de desenvolvimento dos jogadores que saem da Academia. :great:

A ver o que sai daqui.

Duvido que esse clube, tal como nós, prefira meter os nosso jovens da Academia a jogar do que os da sua própria formação…mas como já foi dito é sempre bom para os jogadores terem conhecimento de outra cultura táctica e maneira de olhar para o futebol que a do seu país de origem.
Prefiro esperar para ver.

Este tipo de acordos até que é um bocado comum na Bélgica. Sei que o Celtic tem ou teve uma parceria com o Oostende, o Manchester United com o Antuérpia e o Arsenal teve com o Beveren.

Deste último exemplo, acho que tanto o Eboué como o Touré passaram algum tempo primeiro na Bélgica e só depois é que foram para a equipa principal do Arsenal.

Acima de tudo, acho que o sucesso de uma parceria deste género reside em três questões principais:

• A qualidade técnica dos miúdos que são enviados para lá
  • A capacidade de adaptação dos miúdos a um país novo, nova língua, comida, etc
  • A inexistência de preconceitos por parte da Equipa Técnica que vai receber os miúdos.

No caso do nosso protocolo com o Roeselare acho que o Aliison só voltou para Portugal porque estava com uma relação complicada com o treinador… Na altura, estava inscrito num fórum de adeptos do Roeselare e lembro-me deles referirem que o treinador deles não gostava de gajos que fossem muito tecnicistas (ou brincas-na areia, pronto.).

A ver no que é que isto dá! Para mim, continua com potencial de ser uma win-win situation para todas as partes envolvidas! :great:

Foram 3 mas o Paim regressou logo não fazendo lá carreira. Só mesmo o Alison é que ficou por lá (acho eu) um tempo mas não era opção.

Ha um tempo que tenho seguido este clube do Cercle Brugge, e de facto e um clube interessante para aposta em jogadores jovens, pois eles proprios sao um clube mais virado para a formaçao de jogadores, tem uma equipa jovem e creio que estao habituados a trabalhar com jogadores ainda em fase inicial.

Em Inglaterra é normal haver protocolos com clubes Belgas com vista a empréstimo de estrangeiros pois lá basta apenas 3 anos para os jogadores se tornarem comunitários.
Alias, em Inglaterra é bastante complicado arranjar visto de trabalho para jovens não europeus, logo Bélgica é ouro sobre azul :whistle:

Para nós não sei o interesse deste protocolo, visto que se os nossos jogadores forem bons, não será ali que vão rodar

Atenção que o protocolo não refere apenas formação, aliás fala em JOGADORES do SCP, portanto séniores também contam, ainda bem assim temos clube para emprestar o Purovic. A Bélgica, de resto, tem sido um país onde têm aparecido muito bons valores nos últimos anos. Pode resultar!

a belgica é um viveiro de jovens africanos. tal como a holanda. nao perdemos nada com este protocolo na minha opiniao e podemos ter tudo a ganhar

Perfeito. Um bom sitio pra Purovic, Djalo, Tiui, Romagnoli brilharem se não os conseguirmos vender (ou dar digamos assim).

Se não tivermos custos com isto, porque não? Então na óptica do VUK seria um excelente acordo! :great: