Protocolo com Santos FC (Angola)

O Sporting Clube de Portugal e o Santos Futebol Clube de Angola assinaram hoje em Luanda um acordo de cooperação para a formação de jogadores angolanos que podem, no futuro, integrar a equipa portuguesa.

A cerimónia contou com a presença dos dois dirigentes máximos dos dois clubes, Filipe Soares Franco, pelo Sporting, e Ismael Diogo da Silva, pelo Santos, que foram os signatários do protocolo.

Este protocolo prevê a criação de uma academia de futebol em Angola, que deverá formar não só jogadores do Santos Futebol Clube, mas de todos os clubes angolanos.

O protocolo celebrado contempla as áreas de formação técnica, desportiva, documentação, promoção e formação.

O Sporting compromete-se a prestar apoio de consultadoria técnica às escolas de futebol do Santos, proporcionar estágios a treinadores e jogadores e formação junto das equipas de futebol de formação do Sporting nas datas em que vierem a ser acordadas pelas partes.

Compromete-se a envidar esforços para concretizar uma política de intercâmbio mediante a realização de acções, apoio do Sporting a estágios do Santos, acolhimento de equipas do Sporting em Angola e agendamento de jogos particulares.

O Santos compromete-se ainda a vender em todo o território angolano os produtos comercializados pelo Sporting, e poderá adquirir jogadores a título definitivo aos leões.

Filipe Soares Franco destacou, na ocasião, a cooperação entre os dois clubes, frisando que a mesma vai vigorar por um período de dois anos, mas que deverá ser definitiva depois.

“Para o Sporting é uma honra e privilégio ser o primeiro clube português que celebra protocolos com um clube de Angola. Há mais de 25/30 anos que o futebol português desconhece verdadeiramente o futebol angolano e que o futebol angolano desconhece o futebol português”, afirmou Filipe Soares Franco.

O dirigente recusou responder a questões sobre a actualidade leonina, alegando que se encontrava em Luanda apenas para assinar o documento com o clube angolano.

Por seu lado, o presidente do Santos lembrou que o melhor jogador do mundo (Cristiano Ronaldo) é fruto da Academia de Alcochete e que existem outros grandes nomes que também saíram das camadas de formação do Sporting.

“Também o futebol angolano vai ter de passar pela aposta na formação e o Santos surge com este acordo na vanguarda deste desígnio, porque a academia que vai ser criada será para todos os clubes angolanos”, disse.

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=07ebbdc3-17fe-4e4a-9f2f-f6c4d1de600c&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024

Muito sinceramente, parece-me um protocolo benéfico para o Sporting. Há muito que defendia que o Sporting começasse a apostar em Angola e finalmente vê-se um primeiro passo nesse sentido.

Acredito que será benéfico para ambas as partes.
Espero que se descubra por lá alguns talentos.

SL

O facto do Santos FC (para quem não sabe, o nome desta equipa não é inocente…) comercializar produtos Sporting em Angola permite-nos abrir novos horizontes aí sem estar a montar uma estrutura. Também gostei de saber que poderão adquirir jogadores ao Sporting embora não esteja a ver quais.

Em suma, não gostando muito da escolha do clube para a parceria, percebo que seja um protocolo que poderá ajudar o Sporting e se calhar duma maneira que só mesmo o Santos FC o poderia permitir.

Se não te importares explica lá um bocadinho, porque eu de angola não conheço nadinha (nem sabia que este clube existia) :-[

Presidente de Angola: José Eduardo dos Santos ::slight_smile:

Eu reparei nesse pormenor, mas quantos anos tem esse clube? :-[

O Santos FC pertence à Fundação José Eduardo dos Santos, o Presidente de Angola.

Podes retirar mais informações daqui: http://www.fesa.og.ao/projectos/sfc.htm

Já temos para onde enviar o Ronny e o Tiui… :victory: :victory:

Obrigadão :great:

EDIT: Pois isto deve haver para aqui trafulhice. O clube é recente, sem historial, tem os condicionalismos que têm :think:

Enfim, nunca gosto de acordos com individuos corruptos que permitem que o povo morra de fome e doenças facilmente preventivas para enriquecerem a sua propria custa, usando o dinheiro dos recursos naturais, em que Angola e riquissima, para proveito proprio em vez de ajudar a melhorar as condiçoes no seu pais. Nunca na vida nenhum sportinguista poderia concordar com esta parceria.

Mas claro, maior parte das pessoas vem com a cantiga “mas o Sporting e uma instituiçao desportiva, n politica”. Mas e uma vergonha apostarem forte no futebol qdo existem outras prioridade que n sao solucionadas naquele pais.

Angola é um mercado interessante futebolisticamente. É unânime que o mercado africano tem que ser explorado pela sua relação qualidade/preço. O jogador africano é um jogador com qualidade técnica e hoje já evoluído tacticamente devido ao trabalho que os diversos selecionadores europeus têm implementado no continente africano. E é o mercado mais barato a nível mundial.

Só nos faltava agora ver o Seca-Adegas metido no tráfico de diamantes.

Desculpem lá, mas isso dos campeonatos de Angola é um mito! São campeonatos sem infraestruturas, muitas das equipas não têm uma estrutura financeira estável…e além do mais, de todos os clubes fomos logo escolher um que está ligado a um presidente corrupto que rouba do Estado para seu próprio benefício (entre os quais poderá estar esta equipa). Será que a maneira correcta de entrar no mercado de um país (que penso que futebolísticamente não tem quase nada para dar ao Sporting) é escolher um clube com fortes ligações políticas? Ou haverá outro tipo de benefícios na calha?

Devo ter sido eu a sonhar quando vi que o Sporting não se metia (ainda que neste caso indirectamente) em protocolos com a política e políticos…

Parcerias com países tipo Republica Checa, Ucrânia, Rússia, enfim, países do Leste isso sim, é que era explorar o mercado.

Teria sido mais porreiro se a parceria fosse com alguma filial, como por exemplo o Sporting de Benguela de onde veio o Jordão.

Com tanto clube que há em Angola, vão logo fazer um protocolo com um clube que está ligado ao José Eduardo dos Santos, um exemplo de honestidade e democracia.

E depois não querem que um tipo diga mal da actual gestão do Sporting… :inde:

Vocês também não entendem nada…

Agora é que vamos ter acesso aos verdadeiros diamantes angolanos! (e petróleo, dinheiro) :lol: :lol:

Eu nada sabia deste clube , mas se voçês dizem que è um clube conotado ou pertencente ao Presidente Angolano vou acreditar, mas tenho dificuldade em associar isso ao lado politico ou às questoes de justiça social que se vivem nesse paìs irmao ! - - No que a questao desportiva diz respeito , tenho a dizer que pode ser uma parceria vantajosa para ambas as partes ! - Para o SCP que vai dispor de um "posto avançado " em Angola , um paìs que começa a crescer a olhos vistos a todos os niveis , incluindo o desporto e o futebol em particular ,possibilitando a descoberta de novos " manuchos “que poderam entrar nas equipa de formaçao ou atè senior do SCP ; para alèm da vantagem de se ganhar um novo mercado para produtos " sporting” !

Realmente á bastante desconfortavel…

SL

Por esse ponto de vista, não podiamos fazer nada em Angola, pois o Presidente é o José Eduardo dos Santos :shhh: