Prospecção de Treinadores

então se não conhecia os campos e adversários, como raio conseguiu golear assim que chegou?

isso é conversa. Portugal não é o Camboja. e o futebol ainda se joga com 11 em campo relvado.
as particularidades dos adversários ou dos seus estádios são perfeitamente conhecidas de todas as estruturas profissionais da nossa liga.
se condicionamos a escolha do treinador apenas a profissionais de nacionalidade portuguesa estamos bem lixados…

5 Curtiram

Concordo com tudo, excepto isto. Eu acho que ele acabaria despedido. Já é tradição.

até porque se há coisa que não é é indecifrável. é sim das ligas menos competitivas do mundo naquilo que é o gap entre quem lidera e a qualidade média do campeonato. é o melhor campeonato para quem é mais ou menos parecer muito bom e quem é bom parecer de topo( sejam jogadores, sejam treinadores).

eu acho que a questão cultural não é só um pormenor. de facto o corporativismo português(números tirados do cu mas se calhar 80% das edições da liga tiveram 95%+ de treinadores portugueses, e a maioria 100%) juntamente com as constantes fraudes vindas de fora, numa altura onde a liga portuguesa de facto não tinha pull nenhum, validaram junto de grande parte dos adeptos da liga( da geração de 80s para cima então perto de 100%) este clichê do “treinador que conhece a liga e as especificidades”. acho que é óbvio que é uma treta e que um bom processo de integração resolve tudo isso. o que faltou durante muito tempo foi know how e conhecimento das equipas técnicas, conhecedores incompetentes tivemos nós e os outros durante anos e anos.

a questão da comunicação, e posso-te dizer isto porque já falei sobre o assunto com pessoas relevantes da área, é simples: os media vivem em plena ditadura de audiências. e o consumidor médio de conteúdo futebolístico na televisão, e especialmente o mais sensacionalista e que mais vende, não fala muito bem inglês, não tem abertura para conhecer o treinador e o gráfico de audiências cai brutalmente quando fala, porém sobe brutalmente quando as pessoas da indústria falam sobre ele. tem pouca comunicação direta mas muita comunicação com intermediários. intermediários que conhecem e são amigos de décadas de 10/20/30 treinadores portugueses que davam a vida para estar no lugar do schmidt e funcionários de uma organização que o quer ver na rua por motivos de audiências. pode parecer bizarro mas é a realidade( mais com benfica que apesar dos Sportinguistas não gostarem de ouvir de facto são o maior motor nesse sentido)

em relação ao borges concordo na questão da comunicação( apesar de achar que faz parte do seu trabalho também, não só por motivos de carreira mas também pelos benefícios que essa relação traz ao clube) discordo na avaliação qualitativa( acho que é mais ou menos e o amorim é bom, apesar de longe de ser de topo)

1 Curtiu

Podia acabar na mesma, não duvido, mas ia ter muito mais margem

que treinadores estrangeiros acham que seria indicado ao nosso clube e português?

Em 2025 ainda há pessoas q acreditam na treta dos treinadores estrangeiros n conhecerem as dimensões do campo em Barcelos ou Moreira de Cónegos ser o motivo q diferencia os treinadores portugueses? :joy:

6 Curtiram

Eu acho que nós, em Portugal, temos, e sempre tivemos, um grande problema com estrangeiros.

Falar mal dos estrangeiros é uma coisa que vende, sejam eles quais forem. E mesmo nacionais fora do padrão.

E podes ver na política, que tens um André Ventura que, quando andava fora da política, ou num partido moderado, até defendia as minorias, e a tolerância com elas, quando concorreu a uma Câmara Municipal, descobriu que dava votos atacar os ciganos e depois, quando criou lá o partido dele, descobriu a pólvora quando viu que era giro atacar os imigrantes.

O PCP e o Bloco também andaram lá em cima, com poder de influência na Assembleia, até chegarem a fazer parte de uma coligação de governo, quando atacavam as Multi-Nacionais. E tenho a sensação que o Bloco, se quiser renascer, só tem de bater na tecla dos ‘estrangeiros ricos que vêm para Portugal mamar dos nossos impostos, o nosso SNS, e o diabo a sete’ ad nauseam.

É algo que não vem de agora, e agora com fenómenos como a imigração em massa e turismo a um nível estratoesférico, ainda se adensa mais.

Mas tudo isto para dizer, e concluo, que nós os portugueses, apesar de muito autodepreciativos, sempre tivemos muita dificuldade em aceitar estrangeiros em Portugal. Não sei se é racismo, xenofobia, preconceito, ou apenas medo. Sei que temos sempre esse estigma.

No futebol, há um efeito engraçado. Quando as coisas correm mal, ansiamos por brinquedos novos, e por salvadores vindos de fora. Muitas vezes até deixamos passar excelentes jogadores ou treinadores portugueses, ou das Ligas Portuguesas, porque o exotismo dos nomes parece sempre indicar maior qualidade, ficamos sempre muito mais entusiasmados com o que vem de fora mas, assim que a bola começa a rolar, o efeito é sempre ao contrário. O tuga vem com expetativas em baixo e, qualquer coisa menos má é logo visto como um craque desmedido e uma contratação do caraças (eu bem me lembro de ver aqui gente a dizer que o Rochinha era muito bom porque fez aquela jogada para o terceiro golo em Braga, ou que o Nuno Mendes não deixaria saudades depois do primeiro jogo do Vinagre), e os estrangeiros, se não fizerem um início Messiânico ou Ronaldesco, são logo uns cepos (como o Gyokeres era o Marega Branco, o Hjulmand o Custódio Dinamarquês e Suarez nem sequer é ponta-de-lança para alguns génios). Com os treinadores, é mais ou menos a mesma coisa, sendo que, como não custam 20 milhões de euros, nem é expectável que rendam um valor muito alto em transferências, muitas vezes basta despedir e contratar outro.

2 Curtiram

Vejo o Gião com potencial, os resultados falam por si, muito bem sacado este treinador.

o joao Pereira ex- casa pia tambem parece ser interessante, gostava de o ver numa equipa tipo Braga ou Vitoria e ver como evoluia e joga em 343.

O treinador do Fafe Mario Ferreira é jovem e esta a fazer bom trabalho e eliminou Moreirense e Arouca na Taça.

O treinador Pedro D’Oliveira do Atletico CP outro nome jovem a seguir.

Em janeiro ia buscar o do fafe ou atletico CP para os sub23.

Sim, eles devem estar mortinhos para sair da Liga 3 e ir treinar Liga Revelação

3 Curtiram

Treinar no maior de Portugal

O João Gião antes de vir para o Sporting B para uma Liga 3, foi adjunto no Paços e Moreirense em 2022/23 que estavam na primeira liga portuguesa…

Ênfase no “adjunto”…

2 Curtiram

Ou seja, vieram com a possibilidade de ser o treinador principal na liga 2 e não um adjunto, muito diferente

E ênfase na equipa B.

Para treinar os Sub-23, terá necessariamente de ser um treinador de formação, não um treinador de seniores.

Há muitos, e competentes. Agora nenhum treinador de séniores com qualidade vai aceitar treinar numa Liga Revelação. Só se for algum da terceira distrital, e mesmo assim, não sei.

4 Curtiram

E ênfase também no facto de estar sem clube na altura

3 Curtiram

Verdade, também. A Liga Revelação é quase a no man’s land do futebol Português. Especialmente para equipas que tenham B, como é o nosso caso.

2 Curtiram

Tem a sua utilidade, porque é a ‘equipa B’ de muitas equipas, e há alguma qualidade em algumas. E, sendo um degrau acima dos júniores, e um abaixo da B, cria-se ali espaço para rodar a malta que joga menos, ou recupera de lesões (no caso da B).

Mas sim, um treinador que queira fazer carreira a nível sénior, não aceita uma Sub-23, a não ser como primeiro trabalho mais sério.

1 Curtiu

O Farioli também não conhecia a fundo a nossa liga e está a ter sucesso. O Schmidt também foi campeão. Acho que é mais acertar num treinador que de facto tenha qualidade do que evitar contratar um estrangeiro por ser… estrangeiro.

Para a nossa formação

Vi uma vez uma conversa com ele no canal 11acho eu, a falar dos tempos dele com o Klopp.

Interessante acompanhar o seu percurso…

https://x.com/i/status/1999489827251847289

1 Curtiu