Eu gostava de ter um treinador que faça o seu trabalho… que construa uma EQUIPA e não um conjunto de indivíduos que joga juntos ao fim de semana… e por vezes à semana… que leve os jogadores que o clube lhe der, a dar o máximo… que não esteja sempre a pedinchar Messis e Ronaldos… que não arranje desculpas para os desaires… um Treinador treina, tira o melhor de cada jogador…
Qualquer um que venha com esse espírito pode vir, todos os outros xau e adeus…
É um misto de sensações. Ele é inequivocamente bom. Mas nos últimos tempos parece que se dedicou mais a novas experiências no futebol. Um pouco à semelhança do Villas-Boas, que quis ir para a China em vez de continuar na Europa. Mas se tivesse vontade de regressar a Portugal, não me importava. As equipas dele são mais sólidas que as do Paulo Sousa, por exemplo.
Nomes como Favre, Tuchel, Nagelsmann, Sarri (por amor de Deus, é só um dos melhores do mundo da actualidade) e até Schmidt são utópicos. Nunca se viriam cá meter. O mesmo vale para britânicos como o Rodgers ou o Eddie Howe.
Sobram os portugueses e alguns estrangeiros que se aproximem do país pela língua (espanhóis) ou que não tenham grande notoriedade ainda. Dos portugueses, Mourinho e Jardim são obviamente irrealistas. O Villas-Boas não vai sair da China. Com a qualidade necessária, sobram Paulo Sousa, Vítor Pereira e Paulo Fonseca. Do primeiro já falei, do segundo não sei até que ponto quererá regressar e do terceiro tenho a dizer que será, muito provavelmente, irrealista também, porque acabou agora uma excelente época, vai ser cabeça-de-série na Champions e está num projecto mais organizado e com muito mais dinheiro que o nosso, apesar do campeonato ser menos apelativo.
Quanto aos estrangeiros, o Valverde já vai para o Barça, o Marcelino já vai para o Valencia e parece que o Quique Setién quer tirar um ano sabático (pelo menos um). Sobra o Berizzo, que aprecio bastante, mas esse gosta muito de Vigo e quer manter a família lá, pelo que deve estar à espera do contacto do Sevilha, agora que o Sampaoli saiu para a Argentina. Sampaoli esse que irá levar novamente como adjunto o Beccacece, seu adjunto de muitos anos que o tinha deixado quando ele veio para o Sevilha, para se lançar como treinador principal, e que sempre teve um reconhecimento imenso de toda a gente pela sua qualidade e pelo seu mérito na forma como o Chile dominava.
Há também o Gallardo na Argentina, de quem se fala muito bem, mas não conheço bem o seu trabalho. Fora estes, só se aparecer alguém de uma liga menos cotada, que tenha pouca notoriedade. Mas face ao contexto actual, por mim seria Berizzo (que deve ser muito difícil), Paulo Sousa ou Vítor Pereira. São os possíveis.
Por acaso acho que o Vítor Pereira veria com bons olhos regressar ao futebol português. Acho que a esta altura já percebeu a borrada que fez ao enfiar-se na Alemanha. Aliás, a manter-se o resultado que se verifica nest altura na 2ª mão do playoff, o Munique 1860 desce. Penso que ele não fica lá nessas condições e preferirá um convite do Sporting (caso o venha a ter) a mais uma aventura arriscada lá fora.
Não acho que o Vítor Pereira tenha a personalidade capaz de dar a volta às coisas ou de gerir mudanças. Quando as coisas correm bem e o seu sistema de conforto funciona, perfeito. O treino é bom, as coisas vão indo. Se as coisas correm mal ou se tem de mudar de sistema, cai tudo por terra.
Pode ser o Pedro Martins mas não me lixem com o que tá a bold, quem paga 8M/ano ao Jesus não é o Pedro Martins a melhor escolha ao nosso alcance a nivel financeiro e desportivo
Surpreendente para mim. Ele tinha dito que estava bastante desgastado com o ritmo da alta competição, algo assim do género. Não pensei que continuasse a treinar esta época.
Durante o jogo, concordo. Fora, nem por isso. Mas também só foi colocado à prova nesse aspecto no Porto.
Financeiramente não implica só o ordenado do treinador…
Implica tu por exemplo seres capaz de garantir a um treinador que podes investir X. E tu não tens X para investir, a maioria desses treinadores quer bons ordenados e condições que nós não podemos oferecer.
Muito mal está um clube se a única opção for o Pedro Martins.
O Paulo Sousa longe de ser perfeito sabe o que é ser campeão e tem ideias engraçadas que talvez até funcionassem melhor numa liga portuguesa(num grande) que numa equipa de meio da tabela em Itália.
O Paulo Fonseca ganha bem mas em todas as entrevistas disse que ambicionava voltar a treinar um grande. Difícil mas quem sabe se não seria convincente um bom projecto e a segurança e tranquilidade para ele e família de voltar a Portugal e deixar a Ucrânia.
O Vito também não deve ter vontade de permanecer da II liga alemã.
Aqui estão 3 opções melhores que o Pedro Martins. Aliás para mim até o Conceição ou o Rui Jorge o são. O segundo tem a questão europeu de sub21 que obviamente teria de abdicar para começar a trabalhar desde já.
Lá fora existem alguns sem clube como Blanc ou Puel, deixando de fora impossíveis. O Blanc está há bastante tempo há espera de um convite de uma equipa de top mas parece-me que não chegará portanto arrisca-se a mais um ano há espera.
Agora o Pedro Martins? Tudo nele me irrita, as conferências de imprensa, a postura, o discurso, além de que o seu futebol nunca me empolgou. E depois dá-me sempre a ideia de que a vontade dele de ganhar ao Sporting é maior que aos outros. Até se espuma todo da boca. Já para não falar de que se queixa sempre da arbitragem e com os outros cala-se. É um anti de primeira.
Quem acredita na capacidade do presidente se mexer no mundo do futebol, bem como dos seus conhecimentos, nem sequer coloca a hipótese Pedro Martins
Quem não acredita tem motivos para estar assustado
Eu, pessoalmente, não acredito que tenha essa capacidade como tal “só” já peço um Paulo Sousa ou um Rui Jorge. Uma espécie de incógnita mas que ao menos ainda alimente alguma esperança agora Pedro Martins ou Vitor Pereira é praticamente como que dizer adeus ao título