Prospecção de treinadores

Não acho que temos mais nem menos. É relativo, depende do gajo. Há casos que mostram que apostar num tipo sem grande CV e incógnita dá resultado (como o fcp este ano e noutros) e casos que mostram que apostar num tipo batido e experiência resultam em nada (como nós com o JJ).

Há algo no Miguel Cardoso que me põe de pé atrás, parece um treinador pouco versátil, não sei. Algo em mim diz que o Luís Castro é melhor. Lembrem-se que tiki e taka e rodriguinhos é bom para jogos grandes, mas para 90% dos jogos? Esqueçam.

Já estou a ver: chegam os encapuçados à Academia e perguntam ao Bielsa, que está a sair do balneário “Onde estão os jogadores, vimos aqui dar-lhe uns empurrões”. Responde o gajo “Desde o jogo com o Marítimo que não saem do campo. Aliás, vim agora aqui ver se tinham comprado pilhas para as lanternas. De noite não os vejo bem. Mas já que estão aqui, equipem-se que vão correr 3 horas à volta do relvado, vocês parecem andar muito folgados. Depois disso, palestra táctica de 4 horas, peladinha de 3 horas a ver se algum de vocês vale alguma coisa e pode ser que volte a encontrar algum craque como daquela vez em que andei de carro pela Argentina. Os que não servirem, vão treinar para pinos. Tu, ó gordo. Estás bonito… é melhor ligares para casa e avisar que vais ficar aqui umas semanas em regime de internato. Tu não és um pino, és uma barreira inteira. Ui, feri os teus sentimentos? Três horas a correr, mais 3 horas de dinâmicas com a bola, palestra táctica de 5 horas e logo te esqueces que tens sentimentos. Olha, enquanto telefonas podes dar toques na bola e treinar a técnica.”.

[hr]

Quem contratou o Marco Silva, contrata o Miguel Cardoso, é igual.

Para o ano:

O Sá Pinto tinha 4 ou 5 épocas de experiência só.

E tinha esse grande currículo de ter mamado no focinho de uma Briosa e perder 3-0 com o Videoton.

Falando a sério, também acho o Miguel Cardoso um bom treinador e com grande potencial. Contudo seria arriscado, muito arriscado e o BdC não tem muito mais épocas de tolerância sem ganhar o titulo de campeão…

Mas sim, do tugão seria claramente ele.

Qualquer um que não o Jorge Jesus, serve. Já não há paciência para um gajo que ganha balúrdios e não há melhorias em nenhum aspecto.

É igual?

O Marco Silva pegou, literalmente, no Estoril que ia em zona de descida da 2ª divisão e foi campeão fácil. Chega à 1ª divisão faz 5º e 4º lugar, vai à Europa. Na Europa joga muito bem com o Sevilha (que viria a ganhar a competição) tendo conseguido até empatar fora de casa. Empatou com o Friburgo os 2 jogos. O que os lixou foram as derrotas com o Slovan que, naquela época, era boa equipa (eliminado pelo AZ por 1 golo, o AZ viria a ser eliminado pelo benfica nos quartos de final). Ficou o bom futebol, positivo, por eles praticado.

Ganhou em Alvalade. Ganhou no Dragão. Empatou na Luz num jogo fundamental para o título do porto

Eu acho que há diferenças consideráveis entre aquilo que o Marco Silva fez no Estoril, que em Portugal foi do melhor que se viu nos últimos largos anos, e ficar em 5º com o Rio Ave, segundo sei graças a um jogo muito polémico, nesta recta final de campeonato, contra o Chaves. Sem falar no facto de ter sido a 1ª época dele enquanto treinador.

E com isto não estou a dizer que sou a favor ou contra o Miguel Cardozo mas colocá-lo no mesmo patamar do Marco Silva não faz qualquer sentido.

Sobre o Cardoso, a teoria está lá, mas ainda tem de crescer no aplicar a teoria e evoluir dentro da própria teoria.

Seria um risco, mas prefiro este tipo de risco do que manter o JJ, isso estou de acordo.

Isso também não é verdade, ou é preciso ligar ao Vercauteren?

Unai Emery

Forma de expressão… também podias ligar ao Paulo Sérgio

Vocês é que sonham…

Para esses estou sem minutos no telemóvel. :mrgreen:

pronto José Mota

O Miguel Cardoso recolhe elogios porque o Rio Ave sai numa construção a três, gosta de ter bola e troca-a facilmente ali no meio-campo. Quanto mais se aproxima da área adversária é que começam as dificuldades e a linha defensiva alta é de uma dinâmica zero. Sinceramente, acho que chega cá e bloqueia. Pode sempre recorrer à táctica do Jorge Jesus, do Marco Silva e do Leonardo Jardim, bola nos corredores laterais e mete na área; desde que meta gente suficiente na área, está tudo bem.

Provavelmente na próxima época é o que nos calhará, um tipo na linha do Miguel Cardoso. Que venha com paciência para lidar com o Presidente, já que a tendência para tudo ficar como está é enorme.

Sinceramente já me estou pouco cagando para quem vem, só exijo que seja um tipo que saiba comunicar, motivar e respeitar os jogadores fazendo os sentir desejados e úteis mesmo que não sejam as primeiras escolhas.

Um gajo que aposte no melhor que o Sporting tem que são os miúdos que saem da nossa academia: o gosto que eu teria em ver finalmente o Geraldes, o Gauld, o Matheus, o Iuri, o Mané, o Palhinha, o Domingos a serem apostas regulares e a terem espaço para mostrar o seu valor.

Um gajo que não exija paletes de Sul Americanos e gajos de leste, mas que em contraponto identifique um ou dois jogadores com valor no mercado nacional e faça 3/4 contratações cirúrgicas por época. Imagine-se o que seria o Sporting da próxima época se mantivéssemos os principais titulares e ainda trouxéssemos mais um “Bas Dost” e mais um “Bruno Fernandes”.

Grande treinador, futebol de alta pressão, equipas sempre competitivas, e que teve sucesso para os objectivos que tinha quer na Austria com o Salzburgo quer na Bundesliga com o Bayer Leverkusen

Segundo o Wikipedia está na China, e não sei se vir para cá será apelativo, já que dificilmente lhe daremos o mesmo tipo de contrato.

Continua a ser um sonho… um terrível sonho… um PESADELO! :mrgreen:

:mrgreen:

O Sá Pinto? O Sporting precisa de um treinador que tenha demonstrado qualidades e capacidade para ter resultados, o Sá Pinto é um caça contratos, já esteve em meia dúzia de ligas, raramente termina as temporadas, bem sei que vem de uma temporada “razoável” com o Standard Liége, mas não me parece que tenha ainda qualidade enquanto treinador para aquilo que o Sporting deve exigir…