Crio este tópico para se discutir porque é que falhamos tanto na prospecção de jogadores. É certo que quando mais barato forem e quanto mais baixo estiverem na lista de contratações, a probabilidade de falhar é maior, mas é inegável que a quantidade de vezes que nós falhamos é inaceitável.
Fica aqui a lista de jogadores contratados por esta direcção:
Nesta primeira época, o saldo até acabou por ser positivo, curiosamente numa época onde se investiu menos. Slimani, Montero e Jefferson são actuais mais valias no plantel e Mauricio e Piris foram jogadores úteis na época de jardim. Mesmo assim Heldon, Shikabala, Magrão e Vítor foram completamente ao lado.
Na época de Marco Silva, com um investimento superior os erros de casting aumentaram, Slavchev, Sarr e Rosell, foram reforços caro que não acrescentaram nada e Jonathan tarda em vingar por cá. Já Paulo Oliveira foi a melhor contratação da época, seguido de Ewerton que só esteve disponível no final da época e Tanaka que marcou golos importantes. Nani foi uma contratação fruto do negócio Rojo e não era preciso o departamento de scouting para se aferir da sua qualidade.
Nesta época até ver, foi a pior de todas em termos de acerto nas contratações. Paulista não é contratação para já ( apesar de ser a contratação mais cara deste mandato), Teo, Ruiz, Ciani, João Pereira e Azbe Jug até ver são contratações caras ( massa salarial) que não tiveram qualquer retorno desportivo. Só Aquilani demonstrou alguma coisa, mas mesmo assim nada de extraordinário.
Face a estes dados, e esquecendo um pouco as contratações para a equipa B ( que também tiveram os seus flops, mas também bons valores), como avaliam este período e o que acham que deveria ser feito para melhorarmos a nossa eficiência no mercado?
Falando mais a sério, somos incompetentes na forma como abordamos o mercado. Andamos sempre a tentar comprar uns 10 jogadores, quando a equipa precisa de 2/3 retoques de GRANDE QUALIDADE.
Precisamos de um ala, 9 e LD com bastante qualidade. Uns 20M€ resolviam o problema e ainda sobrava bastante, mas preferimos andar a comprar com trocos e a comprar guerras com empresários.
Sim, senhor. Estamos em Setembro, com muito jogo para jogar, muito para trabalhar, muito ( muito mesmo ) para evoluir ( e isto vai dar tantas voltas ), em primeiro lugar numa época que se avizinha como muito dificil e quando estamos a ser atacados por todos os lados e o que fazemos?
:venia:
PS:
E já o tinha dito, os reforços até ao momento não são mais valia ( com excepção de Naldo e com algumas reservas ).
Há vários factores que se devem ter em conta na prospecção e que, pelo que vejo, têm sido mal trabalhados.
Quisemos um avançado e tentámos Teo, Wolfswinkel e Mitroglou. Nenhum tem características semelhantes. Não sei que características queríamos num avançado, pois todos são diferentes.
Depois há coisas que não se entendem. Tivemos fechado um 6 (Danilo) e depois não vem ninguém para essa posição. Precisávamos ou não? Onde está o critério?
Depois há a apontar que apostamos claramente em jogadores que falharam num passado muito recente e que já não vão para novos:
Teo (falhou na experiência europeia anterior e estava incompatibilizado no River)
Ruiz (Completamente ao lado em Inglaterra)
João Pereira (Péssima última época)
Aquilani (Péssima última época)
Ciani (Acabou a suplente do Maurício)
Não entendo esta aposta. Antes de definirmos que jogador queremos para as linhas, temos que decidir se queremos alguém para fazer jogo interior ou um extremo puro (Ruiz vs Cervi). Temos que estabelecer que características queremos e não actuar, à posteriori, percebendo “este até pode jogar aqui”.
Além de tudo isso, continuamos a falhar em atrair jogador novos e com um bom percurso na Europa (Brahimi ou Imbula) e continuamos a falhar em atrair o que de melhor se faz na América Central ou do Sul (Cervi ou Corona). Algo tem que mudar. Parece que houve mudanças nesse departamento no mês passado. Vamos aguardar para ver como nos comportamos em Janeiro.
[member=7924]PauloSCP tu há uns tempos já respondeste a pergunta que fizeste.
O Presidente é muito bom gestor, evoluiu e credibilizou muito o clube e as modalidades e vamos ter pavilhão
Devemos ter um administrador na SAD que perceba muito de futebol, que se saiba mexer, e que o Presidente possa delegar mais e estar resguardado para o que é melhor.
Com excepção de Cervi ( que é ainda assim um projecto de jogador ), explica-me como é que atrais jogadores do patamar financeiro do Brahimi ( que nem acho grande espingarda ), Imbula e Corona.
Não sou financeiro. Pediram-me para apontar porque falha e fiz a minha análise. Não há Coronas, há Gaitans e Jacksons. Todos os anos o mesmo. Gastamos milhões em dois putos chamados Ryan Gauld e Bruno Paulista que ainda mal os vi. Os dois juntos já dava para trazer qualquer coisa jeitosinha.
Falso. Já o referi. Várias vezes. Até referi, ainda a época estava a começar, que estava entusiasmado com nenhum.
O que lhes reconheço, é qualidade intrinseca, a quase todos. Como um Bueno tem, como um Jimenez tem, como um Imbula tem, como um Osvaldo tem e nenhum deles está a fazer valer o investimento que tiveram.
O que digo é que, em Setembro, apesar dos sinais não serem positivos, este tipo de avaliação e numa altura em que o Sporting é atacado em várias frentes, tem o mesmo significado que marcar o funeral e comprar o caixão, para um tipo que sofre que está no hospital e sofre de pneumonia.
Corres o risco de teres um caixão vazio, que pode ser bem essa a única companhia no funeral que tanto desejas.
Um pouco como nos anos anteriores, em que se choravam pelos craques de créditos firmados que não vinham, enquanto a equipa evoluia competitivamente, ano após ano e com BdC tem sido assim… mas pá, não vieram os craques!
[member=22115]Pires90 :
Provavelmente também não és gestor desportivo mas tens opinião sobre a matéria ( e legitimamente ), certo?
Se queres este tópico não comeces a pegar em mitos como o do Ciani.
Mas tu já que queres tocar tanto. Sim posso dizer deste já que o Sporting tem falhado muito por estar a apsotar em demasia em projetos de longo prazo e afinal não teem revelado o potencial, pois vinham de campeoantos periféricos.
Li há tempos uma análise de como nos lamps o Benfica errou muito em contratações de 4M para baixo e acertou muito em contratações de 4M para cima e isto serve também para o Porco.
Compara as melhores épocas do Porto e do Benfica… Tinham planteis de luxo e eram carissimos. Nós ainda não temos o poderio deles, nem temos as parcerias que eles tem. Atualmente temos o que temos. Podemos formar uma boa base para o futuro. Estamos a sair da cova.
Resumindo o problema é financeiro e não dos scouts em si.
PS:. óbvio que vieram para redener já, mas não te esqueças que eles também estão a passar por uma fase de adaptação tanto ás rotinas da equipa como ao país. Eu tamb+em queria que pegassem de estaca e mostrassem outro redimento, mas isso não está a acontecer.
Não criei este tópico para atacar, mas sim como uma critica, mas também para gerar aqui no forum uma discussão sobre um departamento do clube que considero que funciona mal. Estranho como consideras que ao gerar um tópico de discussão cá no forum sobre isto seja o equivalente a marcar um funeral do que quer que seja. Se os jogadores que foram contratados começarem a render o que se exige deles ainda bem e espero que isso aconteça, mas isso não esconde as contratações do ano passado e o facto de que com quase 2 meses de época, a esmagadora maioria ainda ter mostrado muito pouco.
Lamento, mas na actual conjuntura e quando os factos provam a crescente competitividade da equipa de futebol e vou colocar esta época “em pausa”, para já, que não sei ainda o que esperar desta equipa e o que espero até é irrelevante, que vai ser a equipa a responder dentro de campo, ou não, mesmo com as tais contratações horrorosas do ano passado ( e concordo com a ideia que se contratou demais e demasiado em projectos de médio/longo prazo ) e quando o clube está sob alvo cerrado de todos os quadrantes, é apenas fazer o trabalho de terceiros. Não que não haja criticas a fazer, mas há certamente também um tempo para as fazer e não me parece de todo que esse tempo seja adequado.
Valckx, Iordanov, Acosta, Matias Fernandez, Paulo Oliveira… quantos e quantos não começaram mal e ou foram fundamentais depois e mostraram pelo menos utilidade?
Teo, Ruiz, Aquilani, por exemplo, não são propriamente desconhecidos. Já o tinha dito quando a sua contratação. Não eram nomes entusiasmantes, mas têm qualidade.
Não estão a render? Não. Mas tem que se fazer com que rendam. O mesmo para Jefferson, Slimani, Oliveira, etc…
Tópico absurdo. Falhamos, como todos, e devemos sempre exigir mais e melhor. Agora dizer que falhamos muito quando outros investem 3 e 4 vezes mais para não conseguirem melhor (ou muito melhor) parece-me abusado.