Prospecção de jogadores, porque falhamos tanto?

Porque estamos a lutar contra o poder estabelecido. Naoo temos boas relações com empresários nem poder negocial para salário.

Mas eu estou disposto a pagar esse preço, pela limpeza no futebol

até acrescento mais, estes tópicos são criados quando acontece perda de pontos porque os lampionices não tem nada para escrever.

Os reforcos para esta epoca e alguns da temporada passada teem tudo para render e serem importantes na equipa. Aquilani, gauld, Ruiz, teo, joao pereira, ate o proprio matheus sa jogadores de grande qualidade

Deixa me adivinhar: não rendem por culpa do treinador?

O Sporting não tem petróleo. Este ano investiu-se no treinador. A ver se ele prepara (treino e táctica) a base da equipa e para o ano se investe num jogador ou dois. Sem dinheiro não há palhaços.

O tópico não é absurdo. O tópico é “Prospecção de jogadores, porque falhamos tanto?”. Não é “Prospecção de jogadores, porque falhamos tanto este ano?”

É uma questão pertinente de se fazer ao mandato do Bruno de Carvalho ou de qualquer outro presidente. Quer se tenha uma opinião positiva ou negativa. Não vejo qual é o mal…

Quanto à minha opinião.

1ºano:

Acho que começamos com uma politica de “pobres”. Teve de ser. Estavamos efetivamente pobres duranta o 1º ano do mandato do BdC. Mas fizemos excelente contratações para a qualidade do plantel na altura. Tinhamos um plantel feito em farrapos, jogadores sem qualidade e estavamos no ano zero. Por isso é que conseguimos contratar jogadores com uma excelente relação qualidade/preço.

O Slimani é o exemplo máximo. Mas o Slimani que chegou, não era o mesmo que é hoje. Já evoluiu muito ao longo destes 3 anos. O Mauricio é um exemplo de um jogador que serviu para remediar na 1º época, mas que agora já começava a ter falta de qualidade para este novo Sporting. tivemos um William Carvalho caido do céu. E um treinador que foi capaz de expremer tudo o que cada jogador tinha para dar.

2º ano:

Gastámos mais. Aproveitamos poucos.

Contratações como o Slavchev, Sarr e Gauld (calma… eu sei que ele é bom jogador!) são o maior exemplo do que foi a politica de contratações da 2º época. Comprar jovem e barato para potenciar. O problema é que se calhar compramos demasiado jovens, demasiado novos e sem o qualquer prova dada. Muitos deles não eram superiores aos que tinhamos na B. Se acrescentarmos a isso um treinador incapaz de potenciar jogadores… receita para o desastre. Destes todos, apenas o Gauld tem potencial para se safar. O resto, foi entulho.

Safaram-se aqueles jogadores que fugiram a esta politica. Casos do Oliveira, Tanaka, Nani e em parte o Jonathan Silva (reconheço-lhe algum potencial). Falhou o Rossell. Não se acerta todas.

3º ano:

Inversão de politica. Contratar jogadores com nome e curriculo, mas que por uma razão ou por outra estavam a passar por um mau momento, e por isso, nós tinhamos a possibilidade de os contratar a preços decentes. Ruiz, Gutierrez, Aquilani, João Pereira. São tudo jogadores que estavam na mó de baixo, mas que vinham para o Sporting relançar a carreira ou acrescentar experiência. Na minha opinião, esta é uma boa politica tendo em conta o excesso de juventude no nosso plantel. Mas esta politica tem muitos riscos. E até ver, nenhum dos jogadores com este perfil veio acrescentar muito ao plantel. Mas ainda estamos no inicio. E por aquilo que vi, não foi por falta de qualidade intrínseca que nenhum deles se afirmou. Apenas foi por falta de capacidade fisica e de adaptação.

O problema, na minha opinião, é a carência de outras contratações para lugares especifico. Exemplos:

-Para medio defensivo precisavamos de alguém experiente para o imediato, para substituir o William. Quem contratamos? Paulista, jovem de 18/19 anos sem experiência europeia… ^-^ Até pode vir a ser bom jogador, mas precisavamos de um subtituto para o imediato.

-Um central era urgente com a lesão do Ewerton. Quem contratamos? Ciani, jogador que não só não tem grande currículo como tem um historial de lesões e problemas físicos. Está-nos a valer o Naldo, jogador que foge a este perfil de contratações que tracei.

-Precisavamos de um extremo veloz e forte no 1x1 como alternativa ao Carrillo… nem ve-lo! Está-nos a valer o Gelson e o Mané a espaços. Mas nenhum deles é já um jogador feito.

-Possivelmente um extremo/nº10 criador de jogo (genero Brahimi, Gaitan). Nem ve-lo… O Ruiz tenta disfarçar, mas não tem pulmão para jogar na ala. O Iuri parecia ser solução mas não soube aproveitar a oportunidade. O Cervi também só vinha em Janeiro. Mas já nem isso…

-Um 10 para desencravar alguns jogos complicados. Veio o Aquilani que pode fazer a posição, para além de poder fazer de 8 e 6. Mas sem um medio defensivo a sério a proteger as costas, é um perigo jogar com ele. Para além disso, o Aquilani não é aquele 10 de ultimo passe e que joga mais perto da área. É mais um 10 construtor, nã um desiquilibrador.

-Precisavamos de um PL com golo. Uma alternativa ao Slimani. Veio o Gutierrez… mas está a jogar como 2º avançado.

-Precisavamos de um segundo avançado que fosse um upgrade ao Montero… Não há! Joga o Gutierrez. O Ruiz podia ser o jogador ideal. Mas até agora tem ido sempre para a ala.

-Um lateral direito. Aqui devo dizer que fiquei entusiasmado com a vinda do João Pereira. Podia relançar a sua carreira depois da injustiça que lhe fizeram no Valencia. Mas até agora… ZERO! E o Esgaio, para mim, não é uma lateral. Mas consegue ser melhor que o JP … ::slight_smile:

Contratamos jogadores com qualidade, mas para onde não precisavamos. Temos ai uns 4 ou 5 alternativas para a posição 8 (Martins, Adrien, Aquilani, João Mario, Wallyson emprestado). Mas não temos um médio defensivo de origem pronto a jogar. ::slight_smile:

Resumo da politica de contratações do mandato BdC:

Comparando com a politica dos croquettes: nota 1000 em 10 !
Avaliando aquilo que deve ser a prospeção de um clube como o Sporting : nota 6.5 em 10.

Por vezes da-me a impressão de que nos agarramos mais ao perfil da contratação em si do que à qualidade efetiva do jogador. Mas lá está… Os outros clubes também não são burros! Se por acaso encontramos um bom jogador sul-americano, dificilmente o conseguimos 1º que os nossos rivais ou mesmo outros clubes do nosso nivel. E isto acontece por 2 razões:

1º- Dinheiro. Os nosso rivais tem mais (ou tem meios de arranjar mais… vocês percebem. :P)
2º- Relacionamentos já estabelecidos. Tanto Porto como Benfica já tem um presidente em funções há muito anos. Certamente que já criaram boas relações com os dirigentes dos grandes mercados de “abastecimento” (Brazil, Colombia, Mexico, Argentina, etc). Já para não falar das relações com fundos (com quem não negociamos) e agentes que muitas vezes também fazem prospeção. Hoje em dia, muitos dos jogadores contratados não são observados pelos clubes, mas sim oferecidos pelos agentes de “confiança”. Mas para isso é preciso pagar grandes comissões…

Há que melhorar. Mas não esperem milagres. No futebol moderno, quase todos os clubes sabem quem são os bons jogadores. De resto é 80% dinheiro/20% capacidade negocial.

Obviamente que é o calcanhar de Aquiles da direção, mas os reforços com excepção do Ruiz que já vinha a ser negociado, foram todos pedidos pelo treinador.

Optou se, e bem, por jogadores que fossem um acrescento de qualidade e experiencia, no entanto, apesar de experientes uns não têm qualidade (Teo e bastava ver uns jogos dele no River para perceber que isso) ou já não têm a frescura física para um campeonato com as características do nosso (Aquilani, JPereira e Ruiz).

O ridículo é que vamos atacar o mercado de Inverno à procura de colmatar exactamente as mesmas lacunas que tentámos preencher com estas contratações: lateral direito, extremo e ponta de lança.

PS: Enquanto uns desesperavam por um tal de Mitroglou, outros diziam que o Slimani era muito superior e que tínhamos uma frente de ataque de sonho ::slight_smile:

O tópico poderá ser pertinente noutros moldes e noutra altura. Neste momento, o que critico e critiquei foi a forma como processos negociais se desenvolveram. Acho que tivemos bons alvos, e compreendo a maioria das contratações.
Ao contrário do que está aí escrito, não acho que Jonathan tarde em se afirmar, tem concorrência de grande nível - que até está em decréscimo e talvez ele aproveite - e é muito jovem. Também ainda tenho dificuldades em dizer que Slavchev é flop, pelo que conheço dele no pré-Sporting.

Mas não compreendo Cissé’s ou Gazelas, isso não. E não sei se falhamos mais que os outros, ver Ádrian, ver José Angel, ver Bolat, enfim. E tudo bem mais caro.

Nao, nenhum treinador do mundo tem o onus de preparar uma equipa mentalmente e fisicamente, treinar aspectos tacticos e meter essa equipa a render.

Isso e’ absurdo :beer:

Não é um problema apenas desta direcção… andámos uns 6 ou 7 anos a tentar arranjar um avançado para jogar ao lado do liedson e acho que o melhor ainda foi o yannick djaló que veio da formação.

Quando olho para as equipas do Sporting pós luís duque parte 1, o que vejo é equipas cujos principais valores são da formação… tirando liedson e polga (há quem não goste muito mas quando estava bem era muito bom jogador), não me lembro de mais nenhum jogador que se diga: “sim senhor, muito bom jogador”.

Há uma excepção, que foi no periodo luis duque parte 2, em que vieram, no meio de toda a tralha que cá chegou nessa altura, alguns jogadores muito interessantes: schaars, rinaudo, carrillo e arias, para não falar no elias, que estava noutro patamar financeiro.

De resto, se não fosse pelos miúdos que vão vindo da formação ( e destes também temos perdido alguns bastante interessantes, nomeadamente, bruma e ilori, e não sei, até que ponto o dier, na posição de médio como o jesualdo estava a trabalhá-lo) as nossas equipas seriam uma tristeza.

Desta direcção vão-se safando o paulo oliveira e o jefferson (na minha opinião, a melhor contratação desta direcção).

Mas a verdade é que nos últimos 13 ou 14 anos, temos falhado de modo absurdo nas nossas contratações. Um sinal disso é que, se não estou em erro, não conseguimos vender nenhum jogador acima dos 10 milhoes de euros, para aí desde o duscher (que deve ter sido o único e já foi há mais de 15 anos).

Este tópico faz muito sentido em Setembro. Por exemplo, se tivesse sido feito no ano passado, estavamos a perguntar-nos porque carga de água tinha Paulo Oliveira sido contratado.

Depois, o título do tópico deveria ser trocado para: porque falhamos tanto como os outros? É que, em todos os clubes do mundo, com muito ou pouco dinheiro, há jogadores que falham. Porto e Benfica têm flops todos os anos, em grande número. Se o objetivo é dizer que deveríamos criar formas de falhar menos contratações de forma a criar um edge sobre os adversários, percebo a crítica. Se pelo contrário, se o objetivo é dizer que falhamos mais do que todos os outros, não concordo.

faz tanto sentido agora como faz noutra altura qualquer… não é algo pontual ou sazonal.

não acho muito interessante a discussão se os outros falham mais ou menos mas sim se conseguem arranjar mais valias claras para o plantel ou não. E, fazendo o balanço, os outros conseguem e nós não.
No meio de tudo aquilo que contratam conseguem arranjar bons jogadores e formar plantéis interessantes. No Sporting não conseguimos contratar nada que valha realmente a pena e os nossos melhores jogadores acabam por ser os que vêm da nossa formação.

Para mim é um orgulho ter 5 , 6, 7 jogadores da formação no 11 inicial, só tenho pena é que o sejam porque tudo aquilo que se contrata não tem qualidade… ideal era ter esses 6 ou 7 jogadores da formação e depois 4 ou 5 jogadores contratados de grande qualidade mas muitas vezes o que se vê são 6 ou 7 jogadores da formação e 4 ou 5 jogadores de qualidade mais baixa (tirando algumas raras excepções).

Ás vezes não…Mitroglou, C Bueno, Taarabat, Carcela, Osvaldo, Lisandro Lopez, …e outros!