Prometheus [Filme] ("pseudo"-prequela do Alien)

O problema é que este é um filme muito mais difícil de fazer que o Alien.

Primeiro o Ridley, pra se conseguir libertar da história que já existia, teve de certeza de “empacotar” muita coisa nova e diferente num curto espaço de tempo e sempre com muita preocupação em relação à “coerência” da história, já o primeiro Alien era um filme de terror/suspense de bicho vs grupo de humanos onde se podia atirar fosse o que fosse “à parede” que ninguém ia dizer que aquilo não encaixava na história.

Em segundo lugar, o filme será sempre menos “visceral”, “genuíno” e “experimental” que o Alien, porque uma mega-produção do cinema actual tem de ter um público vasto para ser comercialmente viável e isso só se consegue baixando o nível de “violência” física e psicológica… não admira por isso que nem sequer seja NC-17-rated, fica-se pelo R-rated (maiores de 16)… pra terem uma ideia, o American Pie (o primeiro) recebeu um R-rated. :stuck_out_tongue:

Concordo totalmente.

Por isso tenho pena que o filme vá inevitavelmente ter que responder de maneira geral perante as comparações com os outros filmes. Até eu que penso assim sei que vou, mesmo que inconscientemente, comparar os filmes e esperar certas coisas deste filme que ele não é suposto oferecer.

Além disso, parece que os 120mins do filme não chegam e eu sinceramente acho que isso era previsível neste tipo de filme até por aquilo que tu dizes, talvez mais 25mins fosse o suficiente para o tal desenvolvimento das personagens que algumas pessoas têm apontado como ponto negativo.

De qualquer maneira, dentro das “restrições” existentes, parece que o filme se vai dar bem e tudo aponta para que seja feita pelo menos uma sequela, porque até já se fala em nova trilogia.

Quem quiser ver imagens da estreia agora em Londres (acho que vai ser às 6h), pode ver aqui: http://www.live.prometheusmovie.com/

edit: Já estão a transmitir.

Temos de ver que as personagens do primeiro Alien também são um bocado planas… não acontece muito com elas, se virmos a coisa pelo lado objectivo e até a própria Ripley só ganha complexidade no segundo e terceiro filmes.

Algumas pessoas vão à espera de um filme que valha pela tetralogia de Alien, mas é óbvio que isso não vai acontecer. O mesmo se passou em Star Wars, a trilogia IV, V e VI assumem a complexidade e envolvência desejada, já se virmos apenas o IV ficamos naquela: “Ah e tal filme engraçado de Sci-Fi”. No entanto parece-me que o Ridley Scott não desistiu desse desafio e tentou empacotar tanto quanto lhe foi possível, mas isso faz com que a versão extended acabe por sair bem melhor que a original (já tinha acontecido o mesmo em Blade Runner ou Kingdom of Heaven… e mesmo o directors cut do Aliens do Cameron é mais bem conseguido que o original).

Eu acho os 3 estigmas ainda mais alucinado! :mrgreen:

Vou ver hoje o filme. Depois digo o que achei :slight_smile:

Fui ver ontem o filme. Meses de expectativa, e normalmente quando esperamos muito saímos quase sempre defraudados, e foi o que aconteceu.
Desde o 1º instante que o filme promete muito, mas depois estamos sempre à espera de mais qualquer coisa, de mais ação, de maior envolvimento dos personagens, e…nada. Para mim, é inferior a qualquer um dos Aliens. De 1 a 10 dou nota 5.

Só quando as pessoas meterem na cabeça que este filme não é um “Alien” é que poderão verdadeiramente apreciá-lo.

Paracelsus, é uma prequela do Aliens. Pelo teu comentário presumo que não tenhas visto ainda o filme.
Gostaria de dizer também que visualmente está muito bom.

:arrow:

Também fui ver ontem. É uma prequela.

Não ia com grandes expectativas mas achei um bom filme. Visualmente é impressionante, e achei que pecava apenas por falta de credibilidade de algumas personagens e de algumas situações da história. Os dois arqueólogos tinham motivações infantis, e eram uns amadores que nunca conseguiriam lugar numa expedição daquelas, e o mesmo se pode dizer de quase todos os restantes membros da expedição, parece que não ter amor à vida e ser descuidado eram requesitos para serem contratados. Cliché.

Gostei das interpretações da Charlize Theron, do Guy Pearce, do Idris Elba e principalmente do Michael Fassbender ainda que a sua personagem parecesse um pouco falsa, como parecem todas as personagens deste género: Os robôs que supostamente não sentem, mas que afinal o fazem.

Ainda não vi, mas de certeza que vou gostar da Charlize Theron… 8)

Percebo a tua critica e de certa maneira estava à espera porque pelo que me parece tu foste ver o filme a pensar que iria ser outro Alien ou Aliens, certo ?

Acho que era isso que o Paracelsus queria dizer, porque do que tenho visto de reviews, todas as pessoas que viram este filme e estavam à espera que fosse mais um da saga Alien saíram muito decepcionadas. E ainda mais decepcionadas saíram as que estavam à espera especificamente de um “idêntico” ao Aliens, com muita acção.

Por isso é que até meti no nome do tópico “Pseudo”-prequela, porque o projecto começou como sendo uma prequela, mas na realidade não o é, nem sequer é o mesmo planeta. Seria uma verdadeira prequela se os acontecimentos do Prometheus levassem directamente aos acontecimentos do Alien no LV-426.
Talvez (e só talvez) o Prometheus III seja a verdadeira prequela, porque pelo que se diz existe a vontade de fazer uma trilogia… e digo isto ainda sem ter visto o filme, porque o filme até pode anular essa hipótese, mesmo que existam mais dois no futuro.

O filme pode acontecer no mesmo Universo e ter personagens idênticas, isso não quer dizer que seja uma prequela, porque a história pode não ter a continuidade ou respeitar os mesmos princípios que é necessário numa prequela.

De qualquer maneira, sempre esperei que o filme explicasse certas coisas como quem são os Space Jockeys e o que fazem, não sei se responde a isso ou não, mas só quero descobrir quando for ver o filme. :stuck_out_tongue:

De resto, outras “queixas” têm sido que acontece muita coisa no filme que depois não é explorada e que o filme deixa mais perguntas no ar do que respostas, o que na minha opinião é bom e é exactamente o que o Ridley queria… consegue aumentar a ansiedade por um Prometheus II e III.

Também se tem dito que o filme é mais um sci-fi visual que deixa grandes perguntas no ar do que propriamente um filme de acção ou de terror, ou seja era o que já esperava, com a teoria dos Ancient Aliens metida no filme e as grandes perguntas que isso deixa no ar.

[hr]

O que é engraçado, é que o primeiro Alien era para ter sido muito mais como o Prometheus do que aquilo em que acabou por ser.
No script original do Alien, já estavam lá metidas as teorias dos Ancient Aliens… pirâmides que eram templos com urnas lá dentro e não com ovos, do que li há uns tempos eles tinham várias ideias entre as quais fazer a ligação entre os egípcios, ancient aliens e Xenomorphs.

Até designs do Giger que supostamente seriam para ser usados no Alien, foram agora usados no Prometheus, podem ver aqui:
http://alienseries.blogspot.co.uk/2012/03/giger-prometheus-and-biomechanoids.html

Ficas a saber mais sobre os Space Jockeys, não percebi foi isso a bold. Como assim, o que fazem?

Então… saber o que andam a fazer naqueles planetas, seja no LV-426 ou noutro como no caso do Prometheus, que intenções têm, se são alguma espécie de engenheiros cósmicos que andam a “semear” vida noutros planetas (será que já estiveram na terra?), ou se apenas são trabalhadores que andam pelo espaço a transportar carga muito perigosa (lol) ou a fazer outro serviço qualquer.
Porque no Alien nunca se conseguiu perceber qual seria a tarefa que aquele Space Jockey fazia e o porquê de estar ali naquela Planeta, só dava a entender que seria um género de comandante daquela nave ou o piloto… a razão pela qual estavam lá os ovos nunca se chegou a saber, por exemplo.

Eu sei que provavelmente isto até pode levar um valente “twist” e os Space Jockeys podem não ser nada do que parecia à primeira vista, mas como é óbvio não quero que me respondas a nada disso LOL, não quero spoilers.

Ok, percebido e não te vou spoilar. Mantenho apenas o que disse antes:

Não é uma prequela, é sim um spin-off do Alien.

Não é o mesmo tipo de filme, não é um thrillseeker noir, visceral e de horror como estes filmes o eram, o primeiro baseado na indução de medo/suspense e o segundo mais uma batalha até à morte.

É mais um “Mission to Mars”, “Sunshine”, “2001, Odisseia no Espaço” e por aí, um filme que procura explorar antes de “horrificar”. Será um clássico à sua maneira, completamente diferente da saga de Alien.

In late 2010, he brought Lindelof onto the project to rewrite Spaihts' script, and together they developed a separate story that precedes the story of Alien but is not directly connected to that franchise. According to Scott, though the film shares "strands of Alien's DNA, so to speak", and takes place in the same universe, Prometheus will explore its own mythology and ideas.

Hoje assisti ao prometheus e devo dizer que o filme ainda me deixou mais confuso do que antes de ver o filme… aquelas evoluções que fizeram foram mesmo esquisitas… mas devo dizer que gostei bastante do filme visualmente…
Isto vai ter continuação de certeza por isso não se pode comentar um filme que deixa tudo em branco …

Bem, também o vi ontem…

Admito que não é um filme tão épico e fantástico/fabuloso como eu gostava que fosse, mas não deixa de ser um bom filme e em termos visuais é um belo sci-fi! E para quem não está familiarizado com as teorias dos Ancient Aliens, é um bom filme como introdução a essas ideias :great:

Relativamente ao guião do filme, maior parte das coisas eram o que eu já esperava e por isso não apanhei muitas surpresas, o que me deixa um pouco desiludido com os escritores do guião, mas secalhar a culpa é minha por ter visto demasiados trailers e previews… ou melhor, a culpa é minha mas também não percebo porque é que a FOX andou a revelar tanta coisa antes do filme estrear.

Achei que a edição do filme podia e devia estar melhor, certas passagens pareceram-me demasiado bruscas, só percebo isto pelo pouco tempo de filme para se meter tanta coisa. Espero que numa versão Bu-ray o Scott não se arme em “palerma” e faça um novo cut ou meta as partes cortadas como extras, porque aposto que devem sobrar uns 30mins de filme.

Achei também que certas personagens deviam ter sido melhor pensadas, achei-as demasiado ingénuas, o que também pode ter sido propositado, mas para mim não faz sentido. Em contraponto com isso, adorei a personagem do David (Michael Fassbender), achei-a excelente, achei muito bom o que fizeram com ele.

Tenho mais algumas criticas ao filme principalmente porque secalhar estou a ser até demasiado exigente e queria mesmo que conseguisse marcar um marco novo no sci-fi, acho que isso não foi conseguido, mas não deixa de ser um belo filme.

E como algumas comparações com o Alien são inevitáveis, até por ser o mesmo realizador, se ao Alien dou 9.5 de 0 a 10, a este Prometheus dou entre 7 a 7.5 , mas estas classificações são em termos gerais, porque os dois filmes têm qualidades diferentes, o que mais os une (além de certas partes da história ou ideias) é mesmo por serem os dois sci-fi.

Mas como já disse anteriormente, este filme não é exactamente uma prequela ao Alien… e a história vai continuar, por isso talvez seja uma prequela da verdadeira prequela do Alien (ou até prequela da prequela da prequela ao Alien :stuck_out_tongue: ), espero por um Prometheus II e III.

Edit: Quando ao 3D, gostei da sua utilização, acho que ajudou nas imagens do filme e não foi apenas utilizado como “brinquedo” e para o filme ficar todo xpto, acho que neste caso valeu a pena.

Supostamente são cerca de 5 horas de filme ao todo, e chegou a ser posta a hipótese de se lançar no cinema por partes além desta “short cut”. Mas não te garanto que isto seja verdade já que quem mo disse enganou-se quanto ao ter sido filmado em 3D.
Se bem que seria menos provável enganar-se numa coisa com tanto pormenor… Chegou ao ponto de me dizer que houve cenas gravadas com o Guy Pearce (Peter Weyland) sem a maquilhagem de velho e passadas umas décadas antes dos acontecimentos da “short cut”.

Quanto à pequena análise às personagens. Completamente de acordo. :arrow: