Bem, também o vi ontem…
Admito que não é um filme tão épico e fantástico/fabuloso como eu gostava que fosse, mas não deixa de ser um bom filme e em termos visuais é um belo sci-fi! E para quem não está familiarizado com as teorias dos Ancient Aliens, é um bom filme como introdução a essas ideias :great:
Relativamente ao guião do filme, maior parte das coisas eram o que eu já esperava e por isso não apanhei muitas surpresas, o que me deixa um pouco desiludido com os escritores do guião, mas secalhar a culpa é minha por ter visto demasiados trailers e previews… ou melhor, a culpa é minha mas também não percebo porque é que a FOX andou a revelar tanta coisa antes do filme estrear.
Achei que a edição do filme podia e devia estar melhor, certas passagens pareceram-me demasiado bruscas, só percebo isto pelo pouco tempo de filme para se meter tanta coisa. Espero que numa versão Bu-ray o Scott não se arme em “palerma” e faça um novo cut ou meta as partes cortadas como extras, porque aposto que devem sobrar uns 30mins de filme.
Achei também que certas personagens deviam ter sido melhor pensadas, achei-as demasiado ingénuas, o que também pode ter sido propositado, mas para mim não faz sentido. Em contraponto com isso, adorei a personagem do David (Michael Fassbender), achei-a excelente, achei muito bom o que fizeram com ele.
Tenho mais algumas criticas ao filme principalmente porque secalhar estou a ser até demasiado exigente e queria mesmo que conseguisse marcar um marco novo no sci-fi, acho que isso não foi conseguido, mas não deixa de ser um belo filme.
E como algumas comparações com o Alien são inevitáveis, até por ser o mesmo realizador, se ao Alien dou 9.5 de 0 a 10, a este Prometheus dou entre 7 a 7.5 , mas estas classificações são em termos gerais, porque os dois filmes têm qualidades diferentes, o que mais os une (além de certas partes da história ou ideias) é mesmo por serem os dois sci-fi.
Mas como já disse anteriormente, este filme não é exactamente uma prequela ao Alien… e a história vai continuar, por isso talvez seja uma prequela da verdadeira prequela do Alien (ou até prequela da prequela da prequela ao Alien
), espero por um Prometheus II e III.
Edit: Quando ao 3D, gostei da sua utilização, acho que ajudou nas imagens do filme e não foi apenas utilizado como “brinquedo” e para o filme ficar todo xpto, acho que neste caso valeu a pena.