Lá está, um filme apenas não iria nunca conseguir equiparar-se a uma tetralogia que no seu conjunto criou o Universo Alien (mesmo com todos os defeitos do terceiro e quarto filmes).
Eu lembro-me de ver o primeiro Alien e achar que era um filme de suspense muito bem conseguido em que um grupo de gente andava a fugir de um bicho feio que os ia matar a todos. O bicho raramente aparece em grande plano e são raros os momentos visuais seja do que for, trata-se sobretudo de instilar medo e desespero perante uma criatura predadora porque “no espaço ninguém te consegue ouvir gritar” e eles estão no meio do nada. A cena da nave, ovos e Space Jockey dura uns quê?.. 5 minutos? O Cameron esteve depois muito bem em conseguir transmitir a mesma sensação de medo, arrepio e desespero no Alien II, mesmo armando o pessoal até aos dentes e foi mais a partir deste ponto que o Alien ganhou uma projecção mainstream, que começou a existir real interesse em perceber o porquê deste “nemesis” do ser humano.
O Prometheus é uma coisa diferente, não tem nem vai ter o tal conceito “nemesis” Alien vs Homem. É um filme que tenta explorar as origens mantendo o traço de thriller e pra mim a grande questão é se o vai continuar a aprofundar nas sequelas ou se vai chegar ao ponto em que a coisa estagna e os acontecimentos tomam outra dimensão e proporção.
Acredito que possa ser isso, apesar de achar 5 horas também um pouco exagerado, mas é possível.
Não consigo imaginar o Ridley a produzir/filmar este filme apenas com as partes que estão na versão que saiu para os cinemas.
Tem que existir mais filme, eu disse 30mins porque acho que seria o suficiente para corrigir certas passagens e prolongar certas partes do filme que passam demasiado depressa, mas acredito perfeitamente que possam ser mais 1h ou até 2h de filme.
Só nao gostei do filme por uma coisa: Qual a probabilidade de haver uma nave igual, avariada, em dois planetas o Lv-223 (Prometheus) e o Lv-460 (Alien e Aliens).
Se tivessem feito com que fosse a mesma faria todo o sentido, assim acho que ficou um bocado puxado.
se a ideia é fazer um spin-off e não uma pre-quela nao vejo a necessidades dos ultimos eventos na nave (o aparecimento do xenomorph).
Acho que o bom do filme é tambem deixar muito ao nosso criterio, principalmente tentar adivinhar o que o David diz ao Engenheiro …
algo tipo: “O enfique perdeu mais um campeonato??”.
Desculpa mas essa frase não faz muito sentido E acho que estás a ligar este filme directamente ao Alien como se fosse uma prequela directa, mas ele não o é.
Podem existir mais naves (até no LV-223 existem pelo menos duas, a primeira nave na qual eles entram e depois a última onde a Shaw se vai embora do planeta com o David) e até pode ser a mesma (a nave em que a Shaw sai do LV-223 pode ser a mesma que se vê mais tarde no LV-426).
Como sabes que a nave no LV-426 está avariada ? Pode estar funcional.
Por acaso o Ridley até já falou nisso e disse que maior parte das pessoas assumiram que a nave se despenhou ali, mas para ele apenas está estacionada ou talvez teve que fazer uma aterragem de emergência, se um Prometheus II ou III tiver a ligação com esse planeta, vamos ver o que vai acontecer.
E mesmo que esteja avariada no LV-426, isso não ajuda a concluir nada.
Existem várias naves, até no LV-223 que pelos vistos parece ser utilizado como base “militar” podes ver isso, tanto que a Shaw depois vai embora do planeta noutra nave. Não percebo porque é que a civilização dos Engenheiros (será que são mesmo ou apenas escravos de outros gajos superiores a eles?) não haveria de ter várias naves em vários planetas. É possível que tenham.
Tu não sabes em que planetas é que eles podem estar, podem estar em vários ao mesmo tempo.
Ou então até pode ser a Shaw que por algum motivo vá ter ao LV-426 naquela nave em que saiu do LV-223.
O meu único “problema” com esta teoria, é que supostamente a nave no LV-426 já teria que estar ali parada há muito tempo, visto que o Space Jockey já se encontrava fossilizado no Alien (pelo menos o “fato/armadura” estava) e os acontecimentos entre o Prometheus e o Alien não têm assim um grande espaço temporal entre eles, um é em 2094 e o outro em 2122.
Além disso a nave que está no LV-426 é ligeiramente diferente da primeira nave que se vê no LV-223 (é a única no LV-223 em que se vê o interior), porque na sala de controlo a do LV-426 não tem os Cryosleep Pods para os Space Jockeys/Engenheiros que se vê na do LV-223, ou então cada nave tem mais que uma sala de controlo que podem ser diferentes.
Esta é a maior diferença entre a duas, estou curioso para ver que ligação vão fazer (se fizerem) e como se vão safar disto, mas também não será difícil, basta admitir que existam naves ligeiramente diferentes, modelos mais modernos ou simplesmente diferentes de outros.
O que podemos ter a certeza é que a primeira nave que se vê no LV-223 (a que tem o embate com a nave Prometheus) não é a nave que aterra no LV-426.
Outra hipótese seria que 2000 anos (ou mais) atrás dos eventos do Prometheus, alguma nave tenha mesmo conseguido sair do LV-223 em direcção à Terra para acabar com os humanos, mas algo correu mal (tal como correu mal aos que ficaram no LV-223) e a nave teve que aterrar no LV-426… claro que isto só faria sentido se o LV-426 ficasse a caminho na viagem em direcção à Terra. Ou então até podia querer ir para outro planeta, eles podiam querer destruir civilizações em vários planetas.
Já agora, é curioso que seja à 2000 anos ou mais atrás, a altura em que os Engenheiros queriam ir à Terra para nos aniquilar… isto dá para fazer algumas ligações “engraçadas” com certas ideias religiosas. 8)
E isto tudo que eu disse, parte da suposição que um possível futuro filme, Prometheus II ou III, seja mesmo uma prequela para o Alien, porque se nenhum deles for, então eles podem fazer o que bem quiserem e entenderem porque nada tem que obrigatoriamente fazer sentido entre estes filmes e o Alien lol
Concluindo:
-Existem várias naves.
-No LV-223 existem/existiam pelo menos duas naves. (Uma ficou destruída e outra saiu do Planeta aos comandos da Shaw e do David)
-Podem existir naves em vários planetas e até seria normal… porque haveriam os Engenheiros de utilizar/habitar apenas um planeta ?
-A nave que sai do LV-223 pilotada pela Shaw pode ser a mesma que aterra no LV-426, apesar que eu achar isso uma má solução para a continuidade da história porcausa da questão da fossilização do Space Jockey no Alien.
-A nave que está no LV-426 pode ser uma que tenha vindo do LV-223 pilotada por Engenheiros que conseguiram sobreviver ao que se passou de errado no LV-223.
As minhas expectativas para este filme eram elevadíssimas e como consequência fiquei um pouco desapontado com o que vi, o argumento é de facto bastante intrigante e tinha bastante potencial mas o desenvolvimento do mesmo deixa um pouco a desejar, o filme é cerca de 2 horas e estranhamente fiquei com a sensação que tudo estava a decorrer mais rápido do que devia, estava à espera de mais suspense e que jogassem mais com o desconhecido e gerissem as revelações dum modo mais lento e subtil, ao invés temos logo uma aparição de um alien na primeira cena do filme, deu-se bastante relevância ao assunto das origens humanas (o que até achei interessante), mas muito pouca ao simples facto de eles estarem perante vestígios de vida extraterrestre em primeiro lugar, às tantas quase que parecia que era a coisa mais normal do universo, enquanto isso por si só deveria ser algo tão ou mais importante (pelo menos na minha perspetiva).
Achei as personagens demasiado insípidas e sinceramente em geral pouco ou nada acrescentaram ao filme, este deveria ser daquele tipo de filmes que nos fazem preocupar com as personagens e daí aumentar a tensão, tal não acontece de todo. Não achei a interpretação da Noomi Rapace nada de especial, penso que faltou um pouco mais de intensidade da parte dela, porém parece que há muita gente a elogiar a sua performance, e a Charlize Theron limitou-se a fazer o papel de patroa fria sem sentimentos e pouco se viu do seu lado humano. O melhor para mim foi mesmo o Michael Fassbender no seu papel de android do qual desempenhou muito bem.
Os elementos de terror também lá estão porém são mais gráficos e nojentos que propriamente assustadores, estava na expetativa de este filme me fazer dar alguns pulos da cadeira mas tal também não aconteceu. Por fim o filme deixou muitas pontas soltas, e isso por si só não é mau, até aprecio, mas não deixo de ficar com a sensação que este filme não cobriu tudo aquilo que deveria ter cobrido o que afeta um pouco a sua qualidade enquanto obra individual mas poderá fazer sentido quando enquadrado numa sequela. Em geral até é um bom filme, tem efeitos visuais fantásticos, faz a sua função de entreter e fazer-nos entrar naquele mundo e vale sem duvida a pena vê-lo no cinema, mas eu esperava mais, esperava mais miolo e menos côdea ( se é que isto faz sentido :lol:).
Green, a minha questão é exactamente essa, se um filme nao tem nada a ver com o outro porque é que há a necessidade de fazer tantas referencias ao Alien.
O uso da mesma empresa (de certeza que haverá outras que fazem exploração), o facto das duas naves estarem avariadas (apesar da 223 já nao ter bicho) e principalmente o aparecimento do xenomorph eram desnecessários e, na minha opinião, apenas usados para ligar os dois filmes de uma forma obvia demais.
Para quem gosta do universo Alien bastava a cena em que se vê a nave no mapa 3D.
Acho que não leram o que eu coloquei atrás. Partilha o mesmo ADN dos Aliens mas não está ligada aos filmes do mesmo. O realizador é bastante explícito.
Ainda ninguém falou sobre o termos sido criados por eles?
Qual acham que era o seu propósito? Porque é que desapareceram? Porque é depois nos quiseram destruir? Quiseram-nos destruir porque se quebrou o contacto?
A necessidade pode não ser nenhuma ou até pode ser muita, porque um próximo Prometheus II ou III pode ser mesmo uma prequela directa para o Alien.
Num destes futuros filmes até podemos ficar a saber se alguma nave foi para o LV-426… e se foi, talvez alguma coisa pode ter corrido mal, andaram a “brincar” com aquele muco (Bio-former) e de alguma maneira criaram o primeiro facehugger que pode ter dado origem a uma rainha… e pronto já consegues ter uma ligação com o Alien. As possibilidades são muitas, vamos ver o que eles vão fazer, mas lá está, até podem não fazer nenhuma ligação com o Alien.
De qualquer maneira, o Universo é o mesmo e por isso faz sempre algum sentido fazer algumas referências a coisas idênticas que já vimos no Alien.
Neste Universo e por esta altura apenas se conhece uma empresa que faça exploração, a Weyland, que mais tarde se vai fundir (ou comprar/ ser comprada) pela Yutani, que também pode ser uma empresa de exploração ou então de outro tipo, ainda não se sabe.
No Alien a empresa já se chama Weyland-Yutani. (Aliás… chama-se Weylan-Yutani sem o “D”, mas pronto…)
E volto a dizer, tu não sabes se a nave no LV-426 está avariada
Além disto tudo, é curioso que dentro do “templo” dos Engenheiros eles tenham uma escultura de um Alien numa parede e até tem lá uma “pedra preciosa” verde que faz lembrar um ovo. Isto pode ser uma homenagem ou até uma zona de culto à criatura que vemos no Alien… o Alien para eles pode ser a Bio-Arma “topo de gama” LOL… The Ultimate Bio-Weapon, a melhor criação deles.
Relativamente a isso, só sabemos que o ADN que deu origem aos humanos é o deles, mas eles até podem estar ao serviço de outros gajos superiores, até porque a nave que se vê no inicio é de outro tipo, é tipo disco-voador (Flying saucer).
O propósito não faço ideia, criar espécies só porque sim ? Criar escravos ? Criar uma espécie que possa manter o seu legado (ADN) no caso de eles desaparecerem ?
Até pode ter sido um grupo de Engenheiros que secretamente roubou o tal muco (Bio-Former) e veio para a Terra criar vida, sem os outros Engenheiros ou seres superiores a eles saberem. E um deles fez o sacrifício que se vê no filme para gerar vida, assim até dava para fazer uma analogia com o mito do Prometheus.
Depois os motivos da destruição também podem ser muitos… a espécie humana pode ter ficado demasiado desenvolvida para o gosto deles, ou até ser algo que eles não estavam à espera.
Talvez Jesus tenha sido um deles… e quando os humanos o mataram, eles ficaram lixados e decidiram que a nossa espécie não merecia viver Daí a coincidência com os tal 2000 anos atrás
O que parece certo, é que o Engenheiro que acordou agora neste filme, não ficou nada agradado por ter visto que existiam humanos (ou secalhar foi só porcausa daquilo que o David lhe disse lol) e apercebeu-se que aquilo que deviam ter feito à 2000 atrás (destruição dos humanos) não foi feito.
Can you talk about approaching how you wanted the technology to look in this movie? Because it’s unclear when it is relative to Alien, but this is more advanced technology that they are using than other people have been in Alien.
Scott: Yeah, but I couldn’t help that, because I didn’t know, did I? (Laughs) For all intents and purposes this is very loosely a prequel, very, and then you say “But how did that ship evolve in the first Alien?” Then I would say “Actually he’s one of the group that had gone off and his cargo had gotten out of control,” because he was heading somewhere else and it got out of control and actually he had died in the process and that would be the story there. That ship happened to be a brother to the ship that you see that comes out of the ground at the end. They are roughly of the same period give or take a couple hundred years, right? Other than that, there’s no real link except it explains, I think, who may have had these capabilities, which are dreadful weapons way beyond anything we could possibly conceive, bacteriological drums of shit that you can drop on a planet and the planet…
Do you know anything about bacteria? If you take a teaspoon and drop it in the biggest reservoir in London, which also scares the shit out of me, and amazes me that there are not huge guards around it… That’s the way to do it. You don’t do 9/11, you just get a teaspoon of bacteria, drop it in, and eight days later the water is clean and then suddenly on the eighth day the water goes dense and cloudy, but by then it’s been sent to every home and several million people have drunk it, you’ve got bubonic. It’s that simple. That’s how scary it is, so these evolutions of these guys who have developing galloping DNA, it’s like “How can DNA that quickly, sitting in front of my on a table…” That’s because your mind doesn’t allow you to accept that that may be feasible, that’s the deal. In the same way that we have been here three billion years, we know we’ve been… The Gulf of Mexico they believe is a huge asteroid. That was an impact zone, you know that? Yeah, for that big a thing to actually hit our globe, it would have had to adjusted the spin, the axis. That probably created the first massive cataclysmic thing which took away all of the dinosaurs, so that after that you’re left with water, that’s why the Grand Canyon was a sea and it is now a dry valley…
Voces estão me a deixar confuso ou eu vi mal o filme :o. a nave no LV-223 não está avariada ela está lá pronta a partir (que é o que acontece) não percebi essa…
espera pelo 2º filme :twisted:
também não vi niguém a comentar aquele inicio do filme que foi muito esquisito…
E dessa maneira criaram vida no planeta Terra, até porque a ciência diz-nos que a vida começou nos oceanos e o Engenheiro que se sacrifica caí para o mar.
exactamente fica avariada só depois do embate mas estão ai a dizer qu a nave está avariada :inde: e segundo o que disseram no filme ainda havia mais umas quantas
Isso parece-me claro, e adorei esse início, o facto de ele terem sido os responsáveis pela criação da sopa primordial, e da vida na Terra. Ou pelo menos era o que pensava…
Mais tarde descobrimos que partilhamos o ADN com eles (WTF?) o que atira essa explicação por terra e torna toda essa cena inicial numa palhaçada sem ponta por onde se pegue. Então os gajos desfazem-se todos de forma a que sobrem apenas as suas moléculas biológicas (vemos isso) de forma a criar vida no nosso planeta e no fim aquelas moléculas todas tipo peças de legos voltam-se a recombinar exactamente da mesma forma num planeta com condições extremamente diferentes do planeta dos Engineers (a única explicação para que os indivíduos da mesma espécie, a humana-engineer, sejam tão diferentes uns dos outros). Mas isto faz algum sentido?
E pelo caminho criou-se alguma vida na Terra sem serem os humanos? Suponho que sim, porque se ela já existisse não valeria a pena espalharem as moléculas biológicas pela Terra, bastava-lhes simplesmente virem para cá viver.
Qual é então a explicação para que neste planeta com condições tão diferentes do planeta deles, as moléculas biológicas dos Engineers se terem recombinado numa miríade de espécies diferentes (animais, vegetais, etc…) e inclusivamente numa completamente igual a outra criada sob condições diferentes, a espécie Engineer. Foi um acaso? Não tenho capacidade para calcular as probabilidades de isso acontecer, mas suspeito que sejam infinitesimais.
No filme também falou-se na hipótese daquele não ser o planeta original deles mas apenas um planeta que adotaram como base militar, e dentro daquela estrutura em que eles entraram o ar era respirável ao contrario do exterior, o que leva a crer que possa ter sido artificialmente gerado para suportar vida alien àquele planeta.
por isso é que falei da parte da cena inicial… essa parte agora que falas-te dos animais não tinha pensado nisso, mas eu pessoalmente não quero acreditar que não foram eles que criaram os humanos até um próximo filme (se houver) me mostrar uma teoria com sentido que explique bem isso ( o que provavelmente nunca irá acontecer)… por isso é que eles deixam tudo em branco…