Projecto Desportivo (Restante Época 2012/2013)

Procurei um tópico onde se adequasse escrever sobre isto e não encontrei pelo que, se existe e eu não o vi, peço que movam ou que simplesmente apaguem estas linhas.

Estava a pensar na época do Sporting, no facto de, em final de Outubro, estarmos afastados da taça, da luta pelo campeonato e em sérios riscos de sairmos da LE. O que resta fazer, sendo assim? Gestão a curto prazo, pensar jogo a jogo? Não me parece.

Neste momento o Sporting tem uma equipa B repleta de talento e em 1º lugar na competitiva 2ª Liga. Tem vários jogadores com qualidade potencial, e mais que óbvia, para vir um dia a representar a equipa A. Mais do que representá-la, estes jogadores podem vir a ser as principais figuras do Sporting e as futuras caras da nossa selecção nacional, que tanto precisa de um fôlego destes. Mas se pensarmos em começar já a inserir estes jogadores no plantel A… vão falhar! E porque é que vão falhar? Por falta de talento ou de trabalho? Não me parece. Vão falhar porque vão entrar numa estrutura feita em cacos, num futebol sem linha de base definida e em que não será fácil a adaptação. Não vão sentir que são um jogador a entrar numa equipa, num 11, onde já estavam 10 para integrá-lo. Neste momento qualquer jogador vindo da B ia encontrar uma equipa, o tal 11, com 1+1+1+1+1+1+1+1+1+1 jogadores… E não é fácil lidar com isto!

Se pensarmos nos grandes nomes que já foram lançados pelo Sporting, pelo contexto que encontraram quando chegaram à equipa principal, percebemos claras diferenças. Hugo Viana, Quaresma, Cristiano Ronaldo, Nani, Moutinho ou Miguel Veloso chegaram a equipas que não primavam pelo futebol de qualidade, até longe disso. Mas chegaram a equipas com identidade, que mesmo não ganhando jogos (excepção ao futebol de Boloni ou Inácio - e este último nem tanto) ou não tendo um estilo de jogo agradável de ver (excepção ao futebol de Peseiro) tinham jogadores a remar para o mesmo lado, e claro que é mais fácil entrar num sistema afinado (mesmo que não eficiente) do que numa equipa em frangalhos, em que cada jogador faz o que sabe e talvez corra bem.

Porque é que há uns anos não se ouvia ninguém falar em “ter calma, não queimar etapas” no desenvolvimento dos jogadores e hoje se ouve tanto? Porque essas etapas de que se fala hoje em dia são a aquisição da capacidade mental de entrar numa equipa que não funciona como tal. Dantes não era necessário, esta etapa era ignorada porque os jogadores eram directamente integrados numa equipa. Daí terem surgido estrelas de 17/18 anos e hoje em dia qualquer jogador abaixo de 20 tem de ter tempo para crescer… E tem, não nego! Mas esse tempo pode ser dado a jogar, se os outros 10 jogadores (10 e não 1+1+1+1+1…) corresponderem e ajudarem. Mas para isto acontecer, algo tem de mudar, e é isso que defendo como projecto desportivo para esta época.

Muito se fala do aproveitamento da academia, e da possibilidade de ter uma equipa maioritariamente constituída por jogadores formados no Sporting. E muito se critica também quem pensa isto, vêm logo os profetas da verdade chamar os sonhadores à realidade… Bem, com o contexto actual do Sporting eu não posso deixar de concordar com eles… mas calma! Calma porque uma pequena mudança de paradigma pode alterar tudo e tornar isto uma realidade!

Esta época devia ser destinada a uma coisa muito simples… Formar uma equipa. E formar uma equipa não é ganhar jogos, é criar as bases para que possam ser integrados os talentos de que falei. É definir um princípio que permita integrar uma peça automaticamente e não fazer com que a mesma peça tenha a responsabilidade de arranjar por si mesma a sua função. E é isto que penso que falta a este Sporting. Gestão a médio e longo prazo. Não é a pensar jogo a jogo que vamos voltar ao que éramos. É a ver os talentos que têm surgido na equipa B e moldando a equipa A para que eles possam ser integrados, COM QUALIDADE!

Parece que o novo treinador gosta de apostar na formação, o que torna este projecto concretizável. Mas também parte dos adeptos terem a paciência e o respeito pela equipa de que ela precisa. Os jogadores estão a jogar mal? Estão! Mas o que são os jogadores neste contexto a mais que os jovens que vêm da B para integrar a equipa A? Cada um anda sozinho à procura da sua forma de jogar e isso não tem de ser o seu papel. É papel do treinador! É papel do treinador pegar neles e definir um modelo de jogo. Neles, que têm mais experiência do que os B e assim mais capacidade para começar do 0! Depois, e só depois, a ideia é integrar os nossos talentosos miúdos numa equipa já feita, para que a falta de maturidade mental que é inerente à sua idade nem seja notada.

Sporting 2012/2013, com a época desfeita a nível de resultados em Outubro, rumo a uma identidade de jogo definida que permita pensar num futuro. Penso que seja este o único projecto desportivo a cogitar neste momento!

O Unico projecto desportivo possivel e exequivel neste momento é garantir no minimo o 3º Lugar e deste modo garantir a Champions (3ª Pré-Eliminatoria) na proxima epoca. :inde:

Garantir a hipotese dos Milhões da Champions e não agravar ainda mais o estado financeiro vegetativo do Sporting.

Achas preferível ficar em 3º lugar e acabar a época com uma equipa em cacos ou não o conseguir mas criar uma boa dinâmica de jogo que dê para integrar os putos?

Despachar em Janeiro:

Elias, Schaars, Jeffren, Gelson, Xandão.

Estão todos a tapar o desenvolvido de miudos da equipa A e B.
Promover alguns miudos da equipa B e o regresso Capitão América.

:arrow:

FVicente, respeito muito o teu texto e até penso estar muito bem elaborado, mas projecto?

Com esta gente não existe projecto, nem nunca existiu, não leves a mal, porque nada tenho contra ti, pois nem sequer te conheço, mas o problema não és tu caro amigo, é que esta afinação nunca teve nada de nada para apresentar a não ser a mentira, como irá ter agora?

Projecto? Isso para esta gente é impensável. Talvez exista o projecto de pedirem ao BES mais euros para os manter no poleiro.

Na minha opinião, um clube que falha na maioria das contratações que faz, tem que apostar objectivamente, na sua formação. Formação essa que é só a melhor de portugal, e que no nosso clube está claramente sub-aproveitada. Eu percebia se contratássemos jogadores que fossem melhores do que aqueles que formamos, mas na verdade isso não acontece.

Na minha opinião a ideia para o resto da temporada deve passar pelo acesso à liga dos campeões vender uma série de jogadores (schaars, Elias, Jeffrén…) que ainda têm mercado e não estão a render ou que podem ser facilmente substituídos por jogadores da “B” começando assim a fazer a integração desta excelente geração de jogadores na equipa principal fazendo desta forma a sua adaptação e começando a preparar a próxima época com alguns destes jogadores

P.s e já agora se possível fazer regressar Oguchi para acabar com as abébias nas bolas aéreas

O “projecto” desportivo destes senhores que gerem o Sporting é lançar o belga às feras na esperança que ele consiga unir os cacos e chegar ao último lugar de acesso à Champions. E depois logo se vê.

Realisticamente, acho que o 3º lugar ainda é possível, caso a equipa acorde da letargia. A taça já ardeu e a chegar à próxima eliminatória da LE só ganhando aos Videotons e aos Genks contra os quais já marcamos passo. Os dois jogos em casa vão ser fundamentais. Quanto à outra taça, essa está reservada para os do costume.

Mas a questão é que os jogadores vão ser queimados se entrarem numa equipa neste estado… Olha a estreia do Betinho, lançado num jogo em que a equipa estava a perder e teve de andar lá a correr atrás do resultado com toda a pressão que isso envolveu.

O que acho, e foi isso que quis passar, é que os jogadores, a serem integrados, não deviam cair do céu. Deviam, isso sim, entrar numa equipa coesa onde apenas tivessem de cumprir o seu papel. E não me importava de perder o resto da época para colocar a equipa a jogar dessa forma, mesmo sem resultados na classificação.

O Rui Trindade eu bem queria concordar contigo ,porque acho que es um grande sportinguista , e sofres como eu com o Sporting , mas la bem no fundo tu nao sofres so ha 15 anos tu sofres tal como eu ha muito mais que isso , no fundo no fundo tu ate sabes que os projectos no Sporting tem sido adiados ha muitos mais anos !!

Tu sabes muito bem , ou melhor nao te deves ter esquecido da situacao que estava o Sporting quando esta gente tomou conta do Sporting!!

Com isto nao te estou a querer dizer que estes tem feito um bom trabalho em prol do Sporting,estes fizeram os mesmos erros dos dirigentes do passado, com a agravamento de terem feito o estadio e a Academia e como tu sabes isso contribuio fortemente para o aumento do passivo !!

Peco desculpa de insistir nisto porque no meu entender os mais ou menos da nossa idade deveriam de ser os primeiros a nao esquecer as crises que o Sporting teve ainda antes destes terem tomado de assalto o Sporting!!

Sera que voces ja se esqueceram os Treinadores Dominguez , Morais,Carlos Queiros,etc, e depois iam buscar jogadores Tipo Bukovacs, kostovs, MC Donalds, forbes, e tantos outros!!

O SPORTING DESDE O jOAO ROCHA NUNCA TEVE UM PROJECTO VERDADEIRO, e mesmo nos seus ultimos anos os objectivos ja nao eram iguais , porque quando se quer vencer nao se vai as compras comprar escumalha de treinadores e de jogadores .

O unico que tentou e conseguiu mobilizar os adeptos foi o Sousa cintra, mas la esta voltou a cometer erros diferentes mas com as mesmas consequencias (Mandar embora o Boby Robson) e la esta ,estes cometem outros mas as consequencias sao as mesmas .

E para veres que nao te estou a dizer isto para te tentar provar que estes actuais dirigentes sao o melhor que o Sporting teve, nao, o que estou a crer dizer e vou ser coeerente com aquilo que sempre acerditei , o Sporting nunca teve dirigentes a altura desde o joao rocha, isto porque O SPORTING DEIXOU DE INVESTIR na equipa de futebol , isto porque o clube sempre teve um passivo , acabaram porque nunca abater o passivo e passaram ao lado das vitorias , e os resultados estao a vista!!

E Para terminar e reforcar aquilo que mencionei acima , devo te dizer que os 2 campeonatos que o Sporting ganhou nos ultimos 30 anos , nao foram fruto de algum projecto , um porto estava mais fraco, e o outro , ja com o campeonato a decorrer la se lembraram de ir buscar o Jardel!!

Como estas a ver , e aqui que comeca e acaba o meu argumento, enquanto o Sporting nao tiver dirigentes que tenham ambicao , e que entendam alguma coisa de futebol , nao passamos disto , isto porque no futebol o futuro e o presente, e enquanto os dirigentes do Sporting NAO INVESTIREM EM MAIS VALIAS , DE JOGADORES E TREINADORES tanto vale ser o presidente o Godinho Lpoes como o Bruno de carvalho, ou outro,e como ja tenho quase 50 anos ja la vi muitos presidentes , e as consequencias foram sempre as mesmas!!

Pronto ja nao volto mais a este tema, o meu unico objectivo era tentar explicar que infelizmente este e o DNA do Sporting dos ultimos 30 anos ,falta de cultura futebolistica dos seus dirigentes!!

Realmente acho que têm razão vamos mandar todos os jogadores caros embora porque para fazer o que estão a fazer qualquer jogador serve.
Sim podemos apostar nos jovens da equipa B, mas eu não acho que seja por aí não podemos querer lutar para ser campeão com os jovens que estão na B, se não queremos lutar tudo bem.
Eu cá acho que o melhor que temos a fazer é ter um Presidente em condições e depois com estes jogadores que temos, que eu considero bons, podemos lutar para sermos campeões, porque nós temos na minha opinião muito melhor plantel que o braga e eles têm andado sempre lá em cima, o problema para mim é que nesse clube à uma estrutura que faz com que a equipa se encontre blindada e aí sim está a diferença.
Não me venham com projetos da treta eu quero ganhar e para ganhar primeiro de tudo quero que seja formada uma estrutura e aí veremos este plantel, que é o melhor de à uns anos para cá, a jogar aquilo que sabem.

Eu não quero apostar na formação!!! Sinto-me empurrado para esta solução. Quero os melhores possiveis, os da formação que tiverem capacidade para lá estar, acabarão por chegar. Precisamos é de organização, um treinador e um rumo definido. Como moral e regras, onde cada um sabe o seu lugar!!!

Concordo com todos menos o Schaars. Para os miúdos crescerem é preciso a experiência, qualidade e liderança de jogadores como o Schaars.

Ora aqui esta uma analize daquilo que eu sempre achei no que se refere a formacao!!

Para mim os louvores que se dao ao Sporting de ser um clube formador sempre foi uma forma de esconder a capacidade que os nossos dirigentes nunca tiveram para obter mais valias e a tirar dividendos dessas mais valias !!

E claro que o Sporting tem merito nos enumeros jogadores que ja formou e hoje a propria seleccao portuguesa e representada por muito desses, mas tambem nao deixa de ser verdade que a formacao do clube nao seria tao notoria se o clube tivesse arranjado condicoes para obter bons jogadores e ganhar mais titulos, porque quer queiramos quer nao , nao podemos andar a apostar na formacao e esperar ganhar titulos!!

Quem pensar que isto e possivel na minha humilde opiniao anda redondamente enganado.

Tenho a certeza que nao ha nenhum Sportinguista que nao tenha orgulho na quantidade de jogadores que sairam de alvalade , mas por outro duvido muito se esses mesmos Sportinguistas nao preferiam antes ganhar um campeonato de 3 em 3 anos , eu preferia .

Precisamos de um projecto sustentável, que como já afirmei passa por tentar garantir já este ano o acesso à Champions, o que se está a tornar difícil já. Depois despachar alguns jogadores caros como o Elias e o Jeffrén (não concordo com despachar o Schaars), e fazer regressar um jogador de seu nome Onyewu, para nos trazer alguma segurança defensiva já em Janeiro próximo. Depois no início da próxima época, ai sim formar um projecto com cabeça, tronco e membros. Fazer uma aposta decente nos jovens da B, e essa aposta passa por como dizes e bem ter uma equipa base, que jogue como tal, como uma equipa, e despachar alguns suplentes que não fazem mais que alguns da B. Querem exemplos? Despachar Xandão, ficar com o Onyewu, Despachar o Carriço (tenho pena, sempre deu tudo pelo clube, mas acho que está na hora de seguirem caminhos diferentes) e meter o Pedro Mendes como 4º central da A, jogando quase sempre na B e quando fosse preciso chamava-mo-lo. Fazer regressar o Wilson Eduardo, para ser o nosso 2º PL já que só temos um e acho que está na hora de apostar nele. Como 3º PL, teríamos Betinho, numa situação semelhante à de Pedro Mendes. Apostar em Zezinho em definitivo na equipa A, podendo na mesma fazer uns jogos na B. Esta aposta não sei se seria sensato mandar o Gelson embora, mas acho que não, Zezinho ficaria com o lugar do Elias, isto porque tem mais experiencia já que os outros médios da B.

É esta a minha opinião.

gostava de ver uma coisa assim para Janeiro

Projeto desportivo??? Que projeto desportivo??? Eu quero é eleições!!!

O tal “projecto da treta” serviria para ter uma equipa BEM mais competitiva do que esta, mesmo com os jogadores no auge do seu potencial, com a diferença de que seria bem mais barata, permitiria vender alguns activos para abater passivo (pouco, devido às pequenas percentagens que possuímos) mas, acima de tudo, ficávamos com um Sporting com uma identidade própria, composto por jogadores que viveram o clube desde que se conhecem… Para mim é importante, para outros 1 campeonato de 10 em 10 anos é melhor.

Discordo de Schaars e em parte de Jeffrén. Os outros podem e devem sair, até pelas implicações salariais que têm.

Schaars é um jogador bastante importante na equipa e Jeffrén ainda não teve a oportunidade de fazer 5/6jogos seguidos a titular.