Projecto Desportivo (Restante Época 2012/2013)

Vender Schaars? Ainda bem que mandas 0.
Que estupidez , mais valia estares calado

Gelson acho que é importante pois rinaudo é normal que cumpra suspensões, e nos vimo-nos aflitos o ano passado

Belo argumento!

Eu cá acho que é importante o Schaars pois é uma voz de comando, um capitão, e além disso é experiente. É o melhor médio no capítulo do passe.

Já o disse aqui, acho Gelson o jogador mais fraco do plantel e que veio para colmatar uma lacuna que não existia: Médio Defensivo. Encontrou-se Carriço para a posição, teve exibições aceitáveis mas mesmo assim contrata-se Gelson que pouco ou nada acrescenta em relação a Carriço.

Quanto ao projecto para o resto da época, tudo o que não passe por preparar um processo de eleições é quase como escrever na areia.
Blindar o plantel e equipa tecnica, dar a Vercauteren a paz e o sossego que ele precisa para trabalhar, garantido que fica até ao fim do seu contrato. Criar uma especie de redoma no futebol profissional para que se possa decidir o futuro da direcção em eleições que deveriam ser marcadas antes do fim do ano e aproveitando a paragem de Janeiro.

GL não fará isso, ou porque não pode ou porque não tem o mais pequeno pingo de vergonha e decência na cara. Qualquer uma das 2 é válida.

realmente concordo contigo, tinha-me esquecido do carriço, que ainda tem a vantagem de ser um multitarefas e um homem da casa.
Quanto ao resto sou de acordo contigo porque acho que o GL nao vai convocar eleiçoes e por isso o que temos a fazer e apoiar a equipa e protege-los da miserável direcção. Dar tempo ao Franky

Não é cedo demais para começar a desfazer a trampa feita neste ano e meio, em que se construiu uma equipa estupidamente cara para os resultados que faz.

E aproveitando a viragem que GL fala, agora que perdeu os investidores e não sabe onde buscar o dinheiro para dar de comer a este plantel, é tempo de fazer cair os pesos pesados nas contas do fim de mês, que não dentro de campo.

Não é racional manter Elias, quando há mas 2 ou 3 para a sua posição, que não jogam pior e são bem mais baratos.

Não é racional manter Jeffren, estamos atolados de extremos e pagar a um jogador de rendimento longe do aceitável como se um super craque se tratasse, nem em tempo de vacas gordas faz sentido.

Temos 4 centrais de grande potencial na B, manter Xandão também se torna redundante. Não é nosso e não vale o esforço financeiro estipulado para a sua contratação.

Não andarei longe da verdade se disser que a saída destes 3 em Janeiro equivale a uma poupança de 5, 6 M anuais, metade até ao fim da época.

No fim do ano e espero que a aposta em jogadores formados em Alvalade não seja algo dito para o ar, como tem sido hábito neste Sporting, haverá mais por onde mexer. Jogadores como Bruma, João Mário, Zezinho, Betinho e pelo menos entre Nuno Reis e um dos centrais da B, terão que ser opção e alternativas, de facto. O que significará mais cortes no plantel, em jogadores que acrescentam pouco e custam muito. Capel ou muda e muito até ao fim do ano, ou torna-se excedentário, é minha opinião. Por um gosto pessoal meu, sendo um tipo de extremo que não me agrada e porque de facto está, objectivamente, a jogar muito mal. E é mais um jogador caro. Continuo a achar Gelson um activo supérfluo. E tendo Adrien, Martins, João Mário para a posição 8 e Labyad e Izmailov como possíveis alternativas para a posição 10, tenho dúvidas relativamente à manutenção de Schaars. O próprio russo, poderá estar em causa mas aqui apenas por motivos físicos.

Podem-se cortar perfeitamente 10M ( ou mais ) por ano com custos com o pessoal sem que isso signifique perda de competitividade teórica ( porque na prática, a competitividade actual é nula ). Com ganhos na criação de uma identidade própria no plantel profissional, transitando-a do tal ADN que o outro fala, de jogadores jovens, habituados a vencer, integrados até ao momento em equipas superiores aos adversários. Não sei se existe no momento uma geração de ouro na berra, mas existe muito potencial e existem jovens competitivos, que há que aproveitar.

Vercauteren poderá ter um papel importante. Assim confirme o perfil formador. Não poderemos é, como aconteceu no passado, colocar de parte uma prospecção eficaz e capaz de preencher, em uma ou outra posição mais fulcral, determinadas necessidades em termos de experiência e maturidade e que funcionem como a estrutura base da equipa. Acredito aqui, que Patrício, Insua, Rinaudo, Izmailov e Wolf poderiam ser a base que sustenta o nosso futuro ( incluiria Schaars, não fosse a quantidade de opções para a sua posição). Cedric, Adrien, Martins, João Mário, Zezinho, Betinho, Bruma, Ilori, Mendes, Reis, somando a outros putos com potencial como Rojo, Labyad, Viola, Carrillo, Arias, Rubio e temos matéria prima capaz de fazer coisas interessantes, assim haja um rumo, uma visão estratégica e gente capaz de aglutinar vontades, de motivar o universo Sporting, com responsabilidade e respeito pelos seus valores e ideais.

Não é uma mudança de paradigma, este existe.

Foi é mal aproveitado no passado, não criando espaço para o crescimento dos jovens sem lhe colocar em cima dos ombros responsabilidades demasiado pesadas, porque não havia ( quase ) gente experiente ( e de qualidade ) que suportasse essa responsabilidade.

E foi negligenciado recentemente, quando se contratou um plantel inteiro, obscenamente caro. Felizmente a criação das equipas B, lembrou às pessoas o que o SCP tem de melhor. Nada a ver com as febres idiotas das contratações de contentores de estrangeiros, que historicamente, neste SCP, não däo retorno nem desportivo nem financeiro.

Nem mais nem menos, transmites aqui o meu pensamento, mas tu tens mais qualidade de escrita :wink:
Acrescentaria talvez que temos emprestados que nos podem fazer falta, que é o wilson, por exemplo, ou o Oguchi que não cabe é muito bem no teu raciocínio, mas acho-o importante para a tal base de jogadores. Deixava os jovens poder participar na A mas normalmente jogavam na B.

Existem jogadores no Sporting, em relação aos quais eu muito sinceramente já não posso com eles, em particular Jeffren e o Wofs. O primeiro nota-se claramente que veio passar umas férias a lx, não tem sido titular muitas vezes, é verdade mas quando é ou entra tambem não demonstra nada. Quanto a Wofs já disse isto no topico dele e volta a dizer aqui é o nosso novo Djalo, todos os anos vai ser o seu ano de afirmação e as epocas vão passando enfim o mesmo filme com um protagonista diferente, o homem não vale nada.

Concordo com muito do que o Lion73 diz. Logo a começar, nesta 1ª frase

Para começar, não acho que a época esteja perdida. É certo que estamos MUITO mal e sem hipóteses de continuar na taça, contudo, a situação ainda vai a tempo de ser revertida.

Pede-se nestes primeiros jogos, apenas e só, vitórias. Podem ser pela margem mínima, com um futebol aberrante. Mas aquilo que o Sporting CP precisa são vitórias, para que a distância para os rivais não se avolume mais.

Com o decorrer das semanas espero, contudo, que se verifiquem melhorias na equipa e gostava de ver um Sporting CP, lá pela altura do Natal, a fazer uns jogos decentes e com uma equipa base razoavelmente bem construída.

Em Janeiro, apostaria na saída de alguns jogadores. O plantel é excessivamente caro e não o justifica.

Na defesa deixava sair o Xandão. Não sei até que ponto tem um salário muito elevado, mas é preciso cortar nas despesas e este é claramente um jogador que não acrescenta nada (não me diz nada que tenha altura quando não se serve dela). Há na equipa B muitos centrais de qualidade que anseiam por uma chamada ao plantel principal, portanto, esta é uma saída que não afectaria de sobremaneira o plantel.

No meio-campo deixaria sair o G. Fernandes e o Schaars.
O G. Fernandes porque não está cá a fazer nada: se queremos um trinco para destruir jogo colocamos lá o D. Carriço. Se queremos alguém que construa de trás colocamos lá o Adrien, o J. Mário ou o Zezinho (isto em caso de lesão do Rinaudo. Se queremos uma formiga que esteja em todo o lado coloca-se lá o Elias.
O Schaars por vários motivos. É mais velho que o Elias. Tem, com certeza, mais mercado que o Elias. E há mais jogadores no plantel com as suas características técnicas (psicológicas tenho dúvidas)
Acho que ficávamos bem servidos com um meio-campo central constituído por Rinaudo, Elias, Adrien, A. Martins, Pranjic, Labyad e Izmailov. Em caso de emergência, não vejo porque não deixar sair também o Elias. Se há ofertas, acho que mesmo deixando sair os 2 a diferença não será assim tão grande (a não ser quando se tiver de pagar salários).

Quanto a extremos. Deixava sair o Capel. É um jogador com raça, que consegue empolgar os adeptos, todavia, é um jogador extremamente limitado. Acho que já vimos o melhor do Capel, tenho dúvidas que o jogador nos consiga dar mais do que aquilo que já deu e, sinceramente, não me parece suficiente. Não consigo tecer grande comparação com o Jeffren, porque infelizmente não temos tido grande oportunidade de ver o último jogar muito, contudo, sempre que vejo o Jeffren jogar sinto que há ali muita qualidade, que é um jogador que consegue dar MUITO mais do que aquilo que tem dado: coisa que com o Capel já não acontece (é um jogador demasiado previsível). Acrescentando ainda que Capel é um jogador que deverá ter algum mercado, seria esta a minha escolha.

No cômputo geral deixava sair 4 ou 5 jogadores o que com certeza deixaria a folha de salários muito mais leve. Pensava na contratação do Ghilas para concorrer com o Wolfswinkel. Tentava a contratação do Quaresma. Os motivos são simples e o uso da expressão tentar não foi inocente. Acho que é um jogador com MUITA qualidade. Passou pela nossa formação. Procura um clube onde possa brilhar novamente. O entrave principal será o salário. Daí que diga tentar. Oferecer-lhe-ia um salário base dentro da média do plantel e o contrato teria, acima de tudo, objectivos. Acho que seria interessante fazer voltar um jogador tão empolgante como ele ao Sporting CP. É um jogador que leva adeptos ao estádio. É um jogador da casa. É alguém que procura regressar à ribalta.

Resumindo: nesta 1ª fase ganhar a todo o custo, seja de que forma for para que consigamos manter-nos na Liga Europa e para que não se aumente a diferença de pontos no campeonato para os rivais. Até ao Natal conseguir ter este Sporting CP com algumas melhorias a nível de jogo que permitam que os adeptos vejam futebol. Em Janeiro deixar sair alguns para que se possa aliviar a folha salarial. Fazer uma contratação cirúrgica (PL) e uma contratação que parecendo um pouco supérflua se poderia tornar fantástica. No final de Janeiro readaptar os objectivos do clube. Olhar bem para a tabela classificativa e perceber quais é que ainda são as hipóteses para essa época.

Ficava um Sporting CP mais barato, mas mais caseiro (há mais jogadores portugueses e que já conhecem o clube). Isto permite também uma maior aposta na formação e criar um ponte mais constante entre a equipa principal e a B (quanto mais jogadores houver no plantel principal, menor número de oportunidades será dada a jogadores da equipa B). Parece-me um Sporting CP bastante mais sustentável do que aquele que temos tido.

análise interessante e racional, como sempre… à excepção dos tópicos do matías!? :mrgreen:

concordo com muito do que dizes, se bem que convém esperar pelo que conseguirá fazer Vercauteren com os jogadores que temos actualmente no plantel.

há aqui muita gente em sub-rendimento que um treinador competente pode levar para outros patamares.

um pouco mais ao pormenor:

concordo que há excesso de médios de transição, os box-to-box. Elias, Schaars, Adrien, André Martins para uma posição… é realmente muita gente e acaba por condicionar o crescimento e o potenciar de valores como o André Martins que quase não tem calçado. mas atenção, para mim Schaars é um jogador fundamental no plantel. fundamental.

os extremos… aí a coisa é mais complicada. acho que o Jeffrén tem características únicas, pela facilidade em jogar com os dois pés e pela forma como se chega às zonas de finalização. e foram tantos anos seguidos com problemas físicos que é normal que demore um pouco mais a entrar no ritmo. esperando eu que seja só isso… é uma enorme incógnita, neste momento.
Capel… estou como tu. pode ser útil em alguns jogos, mas sem o efeito surpresa que trazia quando chegou… puff…
Carrillo é para ir crescendo. potencial tremendo.
Viola é um jogador interessantíssimo a jogar das alas para dentro.
mas é tudo malta muito nova…
eu não recusava um Quaresma a querer voltar ao topo. :whistle:

Pranjic para mim tem tudo para ser um “10” de qualidade. inteligente e com boa visão de jogo. era aí que jogava, comigo. com o Labyad como alternativa (veremos o que vai dar… precisa de tempo).
Izmailov… eh pá… é o Izmailov. faz meia dúzia de jogos por ano e pronto. andamos nisto.

lá para a frente: ia buscar o novo hype do fórum, o ghilas. é a antítese do Wolfs e por isso um jogador que poderia ser fundamental. joga muito bem de cabeça e é uma besta, fisicamente. tem tudo para estoirar num grande. só espero que não o deixemos ir para um rival… e enquanto muitos estão preocupados com o braga, eu vejo-o mais depressa nos tripas. eles normalmente não deixam escapar este tipo de jogadores. baratos e cheios de potencial.

no centro da defesa vejo o Xandão sem grandes hipóteses de evoluir. precisa de jogar. sem isso nunca dará o salto. no final da época, a manterem-se as coisas como estão, concordo com a sua saída. não é central de banco. sem ritmo, é um central “ultrapassável”. Boulah, Rojo, Pedro Mendes e um outro central a ponderar. Nuno Reis? não sei… acho curto para um plantel à séria.
mas até ao final da época Pedro Mendes e Nuno Reis podem crescer muito e fazer-me mudar de ideias.
Carriço? por mim saía.

as laterais estão bem entregues. Pereirinha também sairia. Arías e Cédric na direita, Insúa e Mica (a jogar também na B) para a esquerda.

na posição “6”, Gélson é demasiado limitado para um Sporting Grande. Rinaudo a 100% é dono daquilo, a brincar. depois… João Mário ou… Renato Neto. bem trabalhado estava ali um “6” brutal. bons pés e características físicas para ser um “6” top.

bukowski:

análise interessante e racional, como sempre… à excepção dos tópicos do matías!?

:mrgreen:

Se alguma vez acertei alguma coisa, foi exactamente nos tópicos de Matias… :stuck_out_tongue:

projecto para o resto do ano: evitar humilhações.

Em alternativa, a equipa A é despromovida e passa para a II Liga, e a equipa B passa para a 1ª Liga, isto depois de uma interpretação das regras a dizer que dois Sportings não podem competir um contra o outro na 2ª divisão e portanto o Sporting B pode subir!

Projecto ? mas qual Projecto ? ::slight_smile:

dispensáveis…
(porque isto não está a correr com era desejado…e se calhar é a altura ideal para reformular a equipa e seguir outro caminho…o de preparar o futuro)

Xandão (não é nosso…e não está a justificar a sua compra…parece o novo “Grimi”…com a diferença de que ainda não comprámos o passe)
Boula (gosto dele…mas com a época comprometida desta maneira…e como temos de preparar o futuro…a sua idade não ajuda)
Elias (acho que tem tudo para ser uma mais valia…excepto a vontade…por isso…vejo a sua saída como natural)
Pranjic (outro que aprecio…mas tal como Boula…a idade não ajuda e o seu custo mensal tb não)
Schaars (mais um que gosto…mas é um jogador com quem ainda se pode fazer algum dinheiro…e há jovens para o seu lugar de grande futuro…Zezinho e João Mário…são exemplo disso)
Gelson (aprecio a sua capacidade e combatividade…mas há alternativas de qualidade e mais em conta…até com uma perspectiva de futuro bem diferentes)

…duvidas:

Jeffren (é novo…tem qualidade…mas tarde em mostrar o seu valor)
Capel (…porque é cada vez mais inconsequente)
Izma (a sua capacidade física)
Pereirinha (não sei o que dizer)

Estão para aqui a falar de dispensar jogadores por causa dos ordenados e rentabilidade.
Mas alguma vez vamos vender acima do valor de custo? Pelo menos nos proximos tempos? NÃO…
No final da epoca, logo se vê quem faz falta e quem está a mais para aquilo que recebe e o rendimento que tem.
No momento em que a equipa está, até o Hulk era um jogador banal…
É esperar que Vercauteren consiga por as coisas a carburar e então aí logo se vê.

Qual projecto desportivo?

Apanhar os cacos?

Tentar colá-los?

Até ao final da época, o que for feito é só para remediar, mais nada.

Eu pelo menos tento diferenciar o futebol profissional enquanto jogadores + equipa tecnica e a direcção do clube.

No que toca à direcção, o grande problema nao é o final da epoca… é isso + a proxima!!!

Mas não, como já se lê por aí, (a tal lavagem cerebral) deixem o little buda trabalhar, ele coitadinho esta a fazer de tudo.
os jogadores e o oceano e o sá é que têm culpa disto e daquilo…
e o mais triste é ver sócios e adeptos a emprenhar isto pelos ouvidos…

Nos ultimos anos com Dias da Cunha e Soares Franco principalmente o paradiga era apostar na formação. As pessoas andavam descontentes porque não havia notícias de craques a chegar a toda a hora…Dava para ficarmos em segundo ganhámos umas taças mas não chegava…O benfica pelo contrário era o Sporting actual comprava às carradas e resultados zero…Chegámos a ter resultados positivos na SAD imaginem…
Perguntam…Eu gostava de Soares Franco? Não…não me empolgava tinha um discurso muito centrado nos resultados financeiros e dava pouco alma ao clube…O estádio não enchia…Como eu assim pensavam os sportinguistas e tentou-se mudar…dar mais alma ao clube…
JEB foi um fracasso total nem resultados financeiros nem desportivos…Dias Ferreira que agora critica muito estava com ele…Nem vale a pena falar…Começou-se a pensar que afinal a formação não era assim tão boa que tinhamos de apostar mais trazer investidores como o benfica e o porto. Víamos os nossos jovens saídos da academia como mercenários sem amor pelo clube, e alguns até eram vidé o caso de Simão ou Moutinho. A saída deste ultimo para um rival foi muito marcante na nossa forma de vêr as coisas… Outros recebiam propostas tentadoras e saíam quando precisávamos mais deles como Nani,Veloso,etc…Havia que mudar radicalmente pensámos…vamos investir…
Veio Godinho mas podia ter vindo Bruno de Carvalho que a ideia era a mesma…vamos correr riscos…investir…vieram jogadores novos a massa adepta empolgou-se…o estádio já enchia…mas resultados nenhuns…e financeiramente estamos muito piores a caminhar para o descalabro…Perguntam…mas podia ter dado resultado? Os jogadores vendo bem até são bons e este era considerado dos melhores plantéis dos ultimos anos…A minha resposta é que sim podia estar a ser melhor…mas a aposta em Sá Pinto foi um desastre porque enão se foi buscar um treinador credenciado quando a ideia era arriscar e investir? Poupou-se dinheiro num treinador neste lógica porquê? Mesmo o Domingos não era assim tão credenciado…
Agora vai-se mudar novamente para o paradigma anterior de aposta na formação…temo que plantel que até julgávamos bom vai ser desmembrado e ir buscar-se jogadores à B.
Eu também concordo com isso porque financeiramente é insustentável prosseguir neste rumo despesista mas temo que que tal como anteriormente se passou do 8 para o 80 agora se passe do 80 para o 8. Porque não um meio termo? Senão estamos a começar sempre tudo de novo, vamos andar em círculos a história sempre a repetir-se e não vamos ganhar nada.
Isto é só para reflectir.

Olha que não, olha que não … :naughty:

http://www.porumsportingsemcomplexos.com/futebolAcademia.php