Processos , apito dourado e final , que atitude deve tomar o Sporting?

O que é que a direcção do Sporting está a fazer contra o sistema portista, bem como para evitar que lhe suceda um sistema benfiquista? Em relação ao Dias da Cunha, teve o mérito de desmascarar o sistema, mas é bom não esquecer que antes andou muito tempo agarradinho ao Pinto da Costa, a ponto de usar um cachecol do Porto em Sevilha. Não deve ter havido um único sportinguista que não sentisse vergonha daquele presidente. Aliás, Roquette também teve salamaleques com o Porto, bem como Soares Franco. Portanto, quando falas em união contra o sistema (de acordo) pergunta aos teus amigos do projecto o que é que eles querem, para ver se nós os entendemos, para começar. Porque não vale a pena andar a pedir união quando não há liderança no clube, nem os actuais corpos dirigentes são respeitados dentro e fora do Sporting. Nas actuais circunstâncias, o máximo que podemos fazer é apoiar a equipa nas bancadas, nada mais.

Sabes uma coisa? nem com o Fóculporto nas regionais este Sporting conseguia ser campeão.

Tenho que concordar contigo infelizmente , porque ainda não vi aqui neste tópico um comentário sequer dos mais críticos habituais como o FLL , nmac , mauras , etc … para nomear alguns.

Começo a chegar à conclusão que alguns aqui só se interessam é quando é para deitar abaixo alguem do clube. :think:
Mesmo que tenham razão para isso.
Quando o assunto é malhar nos nossos adversários , onde andam eles. :whistle:

No entanto tem que se fazer justiça que alguns já intervieram como o Lionheart e o Madeira Lion , mas não deixa de ser uma minoria.

Há que arrumar o nosso espaço e fazer o trabalho de casa antes de mais.

Não sinto que estejamos preparados para enfrentar uma guerra aberta de interesses, simplesmente porque os nossos dirigentes não têm esse know-how nem querem adquiri-lo… se não conseguem a coisa mais fácil de todas que é uma relação saudável com os adeptos, tenho muitas dúvidas e confio pouco que consigam gizar uma estratégia de ataque às posições que prejudicam o Sporting, que necessita de ser forte e persistente.

E as posições que prejudicam o Sporting são muitas e já foram ditas… pouco mais há a dizer. Gostaria pessoalmente que o Sporting se batesse pelo aumento da competitividade, através da criação de regras que impedissem a viciação da competição (como por exemplo limitar número de jogadores emprestados a cada clube / total de jogadores a todos os clubes). Este tipo de atitude permite desocupar o ‘poleiro’ e deixá-lo desocupado para quem tiver mais arte através da competição… é lógico que a filosofia das galinhas em nada corresponde a este pensamento, já que o que elas querem é mesmo o poleiro dê lá por onde der.

Boa intervenção.

Não sinto que estejamos preparados para enfrentar uma guerra aberta de interesses, simplesmente porque os nossos dirigentes não têm esse know-how nem querem adquiri-lo...

Quanto a esta parte há que forçá-los a isso e exigir acções deles nesse sentido , o Sporting não é um clube de 2ª , tem que ditar leis. :arrow:

Porque não incluír estas exigências no manifesto do frede , o Sporting tem que mudar em todos os sentidos , não só internamene como externamente.

Creio que o Manifesto se destina sobretudo ao ‘arrumar da casa’, ao esclarecimento do Sporting actual para que se consiga projectar o Sporting do futuro e não tanto à discussão da estratégia desportiva do Clube… que não existe e que é importante apesar de tudo, como é lógico.

O que nós perdemos (roubaram-nos) para o FCP, foi muito mais que títulos em futebol e parece que alguns ainda não viram isso. A máfia vai muito para alem do futebol e está muito mais implantada em outros desportos onde não dá jeito ter os 2 grandes de Lisboa fortes.

No inicio da decada de 80 os campeões em Basquete, Hoquei e Andebol eramos nós e perdemos esse estatuto para os andrades.

Os nosso rivais são os lampiões, mas os nossos inimigos são outros.

Li hoje um artigo muito interessante e muito bem escrito, no blog lampião Vedeta da Bola.
Recomendo a leitura : VEDETA DA BOLA: VINTE ANOS DE MENTIRA DE A a Z

É claro que a máfia tripeira é descrita do ponto de vista dos prejuizos alegadamente causados aos lampiões, mas é um excelente exercício de memória. Um pequeno excerto (espero que seja permitido!):

A de ACÁCIO – Pouca gente se lembrará deste nome. Trata-se de um guarda-redes brasileiro que passou com discrição pelo Tirsense e pelo Beira Mar, e que só depois de regressar ao Brasil tomou a liberdade de falar sobre a sua aventura europeia. Confessou então que recebera pressões e propostas diversas para facilitar uma vitória do F.C.Porto em Aveiro, que valia (e valeu) o título nacional de 1993. O caso foi pouco falado, vivia-se ainda um clima de medo pré-Apito Dourado. Mas a recordação das suas declarações e desse campeonato permanecem bem vivas no meu espírito. Só não sei se foi nessa ocasião que, também em Aveiro, o jornalista Carlos Pinhão foi barbaramente agredido por elementos ligados ao F.C.Porto. Uns anos antes havia sido o belga Cadorin, avançado do Portimonense, a acusar o empresário Luciano D’Onófrio de lhe prometer um bom contrato (em Portugal ou no estrangeiro), caso fizesse um penálti nos primeiros minutos de um Portimonense-F.C.Porto (“depois jogas normalmente”, ter-lhe-á dito). Com a saída do belga do futebol português, o caso acabou por morrer.

Muito curiosa é a opinião sobre o Sporting. O autor acha um erro o Sporting insurgir-se contra o roubo do campeonado 2004-05 (jogo no Algarve, etc) roubado para o SLB, quando na sua opinião o Sporting se devia unir ao SLB para derrubar o PdC! LINDO!

De qualquer forma, é de leitura obrigatória.

Também li essa carpideira toda, mas o que ele se esquece é que quando Santana Lopes tentou uma aliança com Damásio para tentar colocar um fim nesta merda toda, o que ganhou foi uma facada nas costas com a presidência da Liga a ir parar às mãos do lamp.

Já agora não sei porque falam tanto os merdosos, visto que o orelhas foi apanhado nas escutas e não sei porque carga de água não está também metido ao barulho.

O Dias da Cunha, doa a quem doer foi a pessoa que pela primeira vez teve coragem de dizer na televisão e em directo quem eram os nomes do sistema, a DC se deve tudo isto, o resto é treta.

Essa lamparina faz aí grandes contas sobre como foi roubado pela tripeirada ao longo dos anos, mas nós até golos com a bola metida pelo apanha-bolas por um buraco na rede já comemos.
Queixa-se que foram muitas vezes expulsos e lhes anularam golos?
Se fizermos as contas a quanto o SCP foi roubado não só contra os porcos, mas em conjunto com eles e os merdosos se verá logo quem se tramou.

Esses gajos têm a coragem de dizer que lhes roubaram 17 campeonatos nos ultimos 25 anos, não dá para pactuar com essa gente…

Olha, eu ando a trabalhar.

Constato que a frequência dos comentários num fórum online serve para fazer processos de intenção e tirar conclusões sobre o carácter das pessoas.

Participo há 9 anos em fóruns sobre o Sporting, e há 5 neste em particular. Em todos os assuntos que critico apresento fundamentação, e sempre que acho que posso contribuir com sugestões faço-o. Não precisava pois de me defender de acusações como as vossas, mas faço-o, para que a mentira não se repita tantas vezes que se torne verdade.

Convido-vos a verificarem qual foi o meu último post antes deste que agora escrevo. Eu ajudo: foi mais de dois dias antes de este tópico ser aberto. E o engraçado é que entretanto se desenvolveram mais duas discussões sobre FSF, nas quais também não participei.

Estive e estou ocupado, desculpem lá. :arrow:

PS - Apesar de ocupado com afazeres da minha profissão, asseguro que tenho conseguido reservar mais de uma hora por dia para tratar de assuntos urgentes do movimento sportinguista de que faço parte.

@ Morpheus

É muito simples porque não falo aqui.

O tópico faz uma pergunta e propõe diversas hipóteses para uma resposta. Não concordo com nenhuma.

E quanto a esta questão, o melhor é ficarmos por aqui mesmo. Porque o Pinto da Costa é um mafioso da pior espécie, mas dos diversos episódios que fui (e vou) conhecendo em especial desses tempos do futebol português (décadas 80 e 90) a esmagadora maioria dos outros dirigentes não passam de uns “aprendizes de Pinto da Costa”.

E o Sporting, apesar de ter sido gamado das mais diversas formas, também tem alguns telhados de vidro.

O Dias da Cunha, honra lhe seja feita a isso, foi o único com tomates para indicar as duas caras do sistema. E o que foi que lhe fizeram?

E se pensam que eram só os Acácios e os Cadorins que recebiam desses “convites”, garanto-vos que estão muito, mas mesmo MUITO enganados!

É melhor ficar por aqui mesmo…vocês ainda pensam que somos umas “virgens vestais”…

Como é que podes projectar o Sporting no futuro, entendo eu num futuro vitorioso, sem resolveres esta questão que está principalmente na origem do insuccesso do Sporting? De que serve teres um clube virado para os sócios e com mais transparência e com gestores altamente qualificados e jogadores firmados quando só ganharás quando te deixarem!? Como consegues fazer do Sporting um grande da Europa se só vais a Europa quando te deixarem!? Quanto tempo é que vãominimizar este estado de coisas!?

A nossa atitude passiva só beneficia os infractores…os adeptos da cosa nostra.

O facto é que vocês perdem tempo a tentar resolver um “problema” que é insignificante ao lado disto. Se querem mesmo ajudar o Sporting, e creio que sim, mais tarde ou mais cedo vão ter de resolver o problema estrutural do futebol português.

Um exemplo: notei que poucos se interessaram em manifestar a sua ira aquando do chumbo por parte da CML ao projecto imobiliário. Foi no entanto uma situação que nos fez perder dinheiro, carradas de dinheiro, durante anos e anos e não vi ninguém aqui preocupado com isso, antes pelo contrário, vi aqui malta a malhar…é no minimo suspeito e faz com que a vossa causa mais pareça uma cruzada contra pessoas do que própriamente uma tentaiva para resolver a situação sócio-economica do Sporting. Esta atitude ou falta dela deixa o vosso movimento vazio e faz com que seja só uma reacção epidérmica.

Depois ainda há malta aqui a dizer, em relação ao apito dourado, que o Sporting também têm telhados de vidro. Mas isto é mesmo surreal, é uma conversa de lampião. O Sporting NAO tem nenhum dirigente incriminado, arguido, suspeito neste processo…É UM ORGULHO! Dizer o contrário é um comportamento de adversário, adversário que está molhado até ao pescoço neste processo.

O sr. costa é mafioso…e prontos deixa andar. :o

1. O Movimento Leão de Verdade tem-se demarcado de questões do foro desportivo. Acresce que, se somos sócios do Sporting com direitos perante os seus órgãos sociais, não somos sócios da Liga nem da FPF. Não sei o que pode o Movimento fazer para resolver o problema. Podemos tentar convocar uma AG do Clube, mas não das instituições que regem o futebol português. Aguardamos no entanto as tuas sugestões. Certamente não nos apelidarias de “vazios” e “epidérmicos” se as não tivesses.

2. Se não tivesses, tu sim, um parti pris pessoal contra os que têm dinamizado o LdV (pessoas a quem, sempre no registo dos “incompetentes” e dos “africanos”, chegas a questionar o sportinguismo), poderias andar mais a par das acções do Movimento, e saberias que já temos apontado sugestões junto do CD, no sentido de procurar uma compensação ao Sporting pelo atraso da CML. E também saberias a resposta que obtivemos.

:arrow:

O FLL já disse quase tudo, mas eu acrescento uma opinião pessoal:

Nunca te perguntaste porque é que é o Porto ou Benfica que costumam ocupar o poleiro e ser a causa desse tal insucesso do Sporting (embora eu ache que é menos relevante do que pensas)? Porque é que este ‘domínio’ e ‘influência’ não ocorre no Sporting, já pensaste nisto ou achas que é obra do acaso?

Pois a mim parece-me que é devido ao facto do Sporting ter dirigentes fracos e pouco competentes que tomam decisões pouco acertadas e não são suficientemente dedicados ao Clube. E daí decorre todo o restante raciocínio: Dirigentes fracos levam a Clube fraco e pouco influente no contexto do futebol nacional, uma vez que não têm capacidade para defender uma posicão nem executar uma estratégia de bastidores no futebol nacional. Ou achas que a atitude ‘passiva’ vem de onde? Tivéssemos nós dirigentes realmente competentes e interessados e isto não teria lugar (basta ver que LFV, mesmo com todos os telhados de vidro do mundo, não desiste e tenta mover montanhas para beneficiar o seu clube acima de tudo… erradamente a meu ver, mas isso é outra história).

P.S.: Quanto à Câmara, lá está mais um exemplo óbvio… o Metro fez finca-pé, a Câmara também, o Sporting também… jogou-se uma luta de interesses e estou certo que cada um puxou a brasa à sua sardinha. Parece-me também lógico que o Sporting andou a contar com o ovo no c* da galinha e fez fé na palavra de políticos (ingenuidade) e depois também deu a entender que só se preocupou verdadeiramente em desbloquear a situacão há uns meses atrás, o que denota falta de persistência e interesse a defender o Clube… talvez se FSF dedicasse mais de uma hora por dia ao SCP a coisa pudesse ter ficado resolvida mais cedo.

Não questiono o sportinguismo de ninguém nem meto em causa as intenções do vosso movimento. Simplesmente interrogo-me sobre as verdadeiras causas do insuccesso do Sporting nestes ultimos vinte anos e sobre a passividade e ligeireza com que os Sportinguistas, eu incluido, demonstram neste caso. Não quero dizer com isto que os dirigentes do Sporting fizeram tudo bem e sempre aqui defendi que o projecto Roquete foi um autêntico tiro no pé. A questão é de saber o que realmente devemos mudar para chegar a uma situação de successo e é por isso que qualifico o LdV de reacção epidérmica. Acredito nas vossas intenções, acredito no bem fundado do LvD, mas acredito também que o Sporting só poderá chegar a uma situação equilibrada e viável com capacidade para êxitos desportivos quando: a) situação financeira saneada; b) igualdade de hipoteses para chegar aos titulos (verdade desportiva).

Não vejo ninguém, eu incluido, a preocupar-se com este estado de coisas e parece-me claramente prioritário. Estamos a perder uma ocasião em “ouro” para abater os “boy’s” (bois). Não teremos muitas oportunidades destas além de que estamos a permitir que outros se instalem no poder (poder nem sequer deveria existir nos sentido da palavra dentro deste contexto).

FLL, a imagem que eu tenho de Portugal é aquela que se vê todos os dias nos medias e também aquela que os portuguêses recentemente imigrados veiculam. Posso-te garantir que a imagem é péssima e que somos considerados pelos povos que nos “acolhem” (francêses, alemães, belgas , holandêses e luxemburguêses) ao mesmo nivel que os marroquinos. É lamentavel mas não deixa de ser verdade. Nota que não repudio a minha nacionalidade, antes pelo contrário, vim para aqui com 6 anos, casei-me, tenho 2 filhos que nasceram aqui mas QUE SAO PORTUGUESES (não têm dupla nacionalidade, só uma, a portuguesa) assim como a minha esposa e eu. Participo nas actividades culturais da comunidade portuguesa atravé do instituo Camões e sinto-me português de alma e coração. Esta parentese só para que fiques esclarecido sobre o meu orgulho em ser portuguêse sobre a minha real intenção quando acho que Portugal = Africa do Norte, e em alguns casos, até muito próximo do Zimbabué com dirigentes que continuam no poder contra todo o bom senso.

O meu orgulho não me impede de ver que Portugal continua na miséria absoluta e que na Europa a 15 eramos décimo quinto e na Europa a 27 ocupamos, salvo o erro, o vigésimo quinto lugar. A justiça continua inexistente e a chico-espertiçe prima sobre todo o resto. Vê-lá tu que a malta, mesmo depois de informados, continuam a votar em fátima felgueiras, major, sr. costa. Dirigentes partidários a ocupar postosem empresas que posterioremente beneficiaram etc…Isto diz muito sobre a capacidade dos portugueses para inverter o rumo nefasto que o país atravessa desde o 25 de avril de 1974. E quem é culpado? O politico ou quem vota nele? Aceitar que seja o politico é aceitar o status quo! O povo é quem mais ordena ou deveria! O português é de facto culpado pelo estado em que o pais se encontra, isto é factual e contra factos só mesmo milagres.

Desculpa de não poder comparar Portugal a paises europeus porque de facto só seria possivel em relação a Roménia e não sei se seria menos insultante do que comparar a paises do norte da Africa.

Mais uma vez pergunto porque não criar um movimento de cidadania global, feito de pessoas de vários clubes e várias camadas sociais (emPortugal é facil, só há três: rico, muito rico 5% e pobre 95% :slight_smile: ). Seria muito mais benéfico para o Sporting, existir um movimento em prol do saneamento do futebol e não é de todo incompativel com o LdV, até lhe daria outra dimensão.

PS: Só um reparo…quando os medias falaram do LdV nota que falaram também doutro movimento com exigências totalmente diferentes. Deixo-te adevinhar quem é que saiu beneficiado com isso…se dividir para reinar te diz alguma coisa…a lição a tirar é que o LdV deveria reunir e não dividir.

Estou esclarecido quanto a tua maneira de ver as coisas. Tu achas que o Sporting deveria estar no poleiro e que se não está é porque os dirigentes do Sporting são fracos. Eu penso que não devem existir poleiros nem candidatos ao poleiro, dai a razão da nossa discórdia. A minha maneira de ver chama-se cortar o mal pela raiz e “viver” numa sociedade transparente e JUSTA…é possivel sim senhor!. A tua maneira de ver as coisas é totalmente representativa do estado do futebol e da sociedade portuguesa em geral. E é isto que também accentua a minha dúvida em relação ao futuro do futebol e do pais…é que tu só tens 27 anos e a mentalidade, não me leves a mal, ainda é a do “imediatamente pós salazar”…a lei de “o fim justifica sempre os meios”. Não pode e não deve ser.

Noto também que primeiro qualificas os dirigentes do Sporting de fracos por não saberem “puxar a brasa a sardinha” no que a poleiros diz respeito para depois invocares um luta de interesses no caso Sporting vs CML. No meio estará a verdade, a tua verdade! A minha verdade é que devemos enfrentar sem mais tardar os verdadeiros problemas do futebol para podermos resolver os do Sporting. Estou inquieto…

Soares Franco disse uma vez qualquer coisa como que “não faz parte da sua personalidade andar a fazer pressões de qualquer tipo para com a CML”, mesmo que a razão esteja do nosso lado.

Sendo assim, olha a setinha: :arrow:

FLL , se fores ver eu já tinha antes tambem nomeado os entusiastas desta direcção , e tentei chamar tambem a esta discussão alguns dos críticos que mais participam por achar importante este assunto ser discutido , fui ver o tópico do FSF e tirei os nomes dos que mais estavam a participar do lado crítico e é aí que aparece o teu nome.
O objectivo não era fazer quaisquer processos de intenção em relação a ti em particular ou a qualquer outro mas sim saber a vossa opinião sobre o assunto.
A crítica que eu fiz aos críticos foi em termos gerais e não foi em termos individuais , mas agora vendo vejo que estando os nomes associados , parece que a crítica é virada para vocês , peço desculpa por isso já que a “provocação” era para o grupo dos críticos em geral e não para ninguem em especial.

Eu até louvo o vosso trabalho no movimento com os quais me identifico , sim tambem sou um dos que mais critico esta direcção , se não participo mais é por falta de tempo e tambem paciência às vezes , não és o unico aqui que trabalhas , aliás o que deve acontecer aqui com a maior parte , sendo este espaço um escape para mim.

O meu objectivo até é fazer uma crítica construtiva , porque acho que vocês devem incluír , nem que seja um parágrafo deste tema no manifesto , é que assim focando só aspectos internos do clube no manifesto , pode ser deturpado por alguns quiçá da direcção , que isto não passa de uma cruzada contra algumas pessoas , o que aliás vendo desde o início aqui no fórum o desenvolvimento desse movimento , sei que não é , mas pode caminhar para isso basta os que ficarem com as orelhas a arder com o que é escrito no manifesto levarem isso para esse caminho.

Acho por isso que para alem de arrumar a casa que aí concordo contigo e com o Paracelsus , é preciso tambem apontar baterias aos inimigos externos do Sporting , mesmo que nesta fase , fique num parágrafo em rodapé , alem disso pode servir para unir e dar mais força ao movimento , porque os inimigos externos servem para unir , mas tambem pode evitar ao mesmo tempo que a direcção faça propaganda que este movimento é simplesmente para ataques pessoais aos seus membros.

Está-me aqui a escapar alguma coisa , queres ser mais específico.

Queres dizer que alguem do Sporting já teve envolvido no esquema ?

É que se foi não tivemos grandes benefícios. :twisted:

O que pode ser feito é pressionar a direcção do Sporting a agir , já que o Sporting é que é sócio da Liga e da FPF.