Problemas com um possível vírus no PC

Bom, aproveitando dicas daqui, hoje tratei de fazer uma “limpeza” ao pc, dado que já há algum tempo que não tinha esse cuidado.

Para as operações mais básicas costumo usar o Glary Utilities. Tenho a versão Freeware do Malwarebytes e indicou 5 problemas.

Desinstalei o anti-vírus que tinha, o NOD32 com password da net, dado o que indicaram em cima. Ao desinstalar, aparece aquele aviso a dizer que não tenho nenhum anti-vírus e a recomendar a instalação de um. Tenho o Windows Defender, uso o Windows 7.

É recomendado instalar mais alguma coisa?

Na sugestão que deram aí em cima, de fazer a Limpeza do Computador através do Google, deu-me erro.

windows 7 esta fora do tempo de suport. é inseguro :roll_eyes:

Pois…sei disso, mas não me apetecia estar a mudar. Gosto mais do interface do Windows 7 do que do 10, além de que é-me perfeitamente suficiente e o mais viável para o pc que tenho.

Assim sendo, o Windows Defender, estará desactualizado, é isso?

Dado que não quero estar a crackear mais nada, alguma sugestão para algum antivírus gratuito? Ou junção de “ferramentas” que sejam eficazes?

É uma força de hábito que muda rápido…

O Defender está actualizado, o que ele quer dizer é que a microsft já não suporta o 7, logo as actualizações de segurança não os contempla.

Se fosse a ti passava para o 10, tiveste a oportunidade de o fazer grátis… Agpra ou arranjas uma licença ou compra no Goodoffer24 que custam pra aí 10€

Acredito que possa ser… apesar de usar algumas vezes o Windows 10 noutro pc que não é meu, continuo a preferir o interface do 7.

Não o fiz porque o meu windows também já não é original. Na altura que arranjei este, as versões do Windows ainda eram extremamente caras e, dado que sempre montei os meus pcs em casa, para safar, acabei por arranjar uma cópia e instalar e nunca mais tive necessidade disso, com o uso e manutenção que lhe vou fazendo.

O site de que falas, é a versão completa para essa licença? Ou pressupõe que o Windows base seja original?

Podes fazer o update para o windows10.
Vê aqui SAIBA COMO INSTALAR O WINDOWS 10 NO COMPUTADOR (FORMATAR O PC) FÁCIL E RÁPIDO! - YouTube

Eu na altura tb dizia o mesmo, mas como no serviço começamos a usar o 10, rapidamente me habituei e actualizei em casa, ainda havia a opção de passar a licença 7 para 10.

1 Curtiu

Ainda dá?

De momento, qualquer coisa que me faça formatar o disco, está fora de questão. Já perdi a conta à quantidade de drives que tenho instaladas e onde as fui buscar… desde mesa de mistura que funciona como interface áudio, sintetizadores (vários), entre outros, acho que se voltasse a instalar tudo já não saberia de metade do que preciso.

Questão de backup de documentos a afins, não é grave. Montei o PC com um SSD de 480GB, tenho um SATA de 1,5 GB já para guardar software, fotos, ficheiros, coisas relacionadas com o trabalho, já para salvaguardar alguma falha que aconteça com o disco principal e sistema, mas a verdade é que já tenho tudo configurado como pretendo e como me é útil.

Então desenrascas-te com o defender… tem apenas em atenção é que o teu windows já não actualiza.

1 Curtiu

Ou seja, o Update para o Windows 10 é impossível sem formatar o PC do sistema operativo anterior, é isso?

Não sei… Pensava que não, mas tb não costumo fazer esse trabalho…

Dá para fazer o update em vez de instalação limpa, vê ao minuto 03:10 eu já fiz a outra, prefiro a instalação de raiz, salvaguardando os dados antes. Os drivers a que te referes, agora o windows 10 reconhece muita coisa, mas nos tempos de outros s.o. eu criava sempre uma pasta com os diversos drivers, impressoras, graficas, scanners, etc…

Ainda não tive tempo de ver o vídeo, mas já o guardei, vou dar uma vista de olhos mal possa.

Sei que a instalação de raiz é a mais adequada. Mas ainda vou pesquisar então onde posso comprar, vou dar uma vista de olhos no site que sugeriram aí em cima.

De qualquer forma, enquanto não faço mais nada para já, sugerem algum antivirus gratuito ou não vale a pena?

Usa o emisoft anti malware spyware tb , não como segurança activa 24 horas , mas para fazer scans tem das melhores bases de dados

1 Curtiu
1 Curtiu

:sweat_smile: :laughing: :laughing: :laughing:

muitos antivírus grátis vendem os dados dos utilizadores Antivirus firm Avast is reportedly selling users' web browsing data - CNET