Ainda que tenha sido um fiel jogador do PES há muitos anos (desde a SNES que não falho a compra de um), acho que é será desta vez que me mudo definitivamente para o FIFA.
Tenho andado a jogar o FIFA 18, e apesar de nem ser um dos melhores FIFA’s dos últimos anos(não foi muito bem recebido pela crítica) há muita coisa que melhorou (o último que tinha comprado foi o 16) e em muitos aspetos não vejo o PES a conseguir ultrapassar na presente geração o jogo da EA (até a jogabilidade e individualidade dos atletas no jogo melhorou substancialmente).
Veremos o que este PES 2019 nos traz, para já sabe-se que não vão existir versões Ps3 e Xbox360 (pode não querer dizer nada, pode querer dizer que o Fox engine foi otimizado para além das capacidades dessas consolas).
Adorava no entanto ver uma versão para a Switch, o FIFA nessa consola é muito fraco, e a excelente capacidade sacling do Fox engine(que até no mobile funciona) parece me que faria do PES o jogo de futebol ideal para a dita consola( um bom jogo de futebol para uma consola portátil entenda-se).
A grande novidade é que adicionaram iluminação volumétrica ao motor do jogo( e só por isso dizem que o jogo possui gráficos foto realistas :shifty: :lol:), algo que já existia no FIFA :inde:
As animações (ou melhor, o estilo das mesmas) continuam muito parecidas o que é obviamente um ponto negativo.
A impressão que fica é que o PES está sempre quatro ou cinco jogos atrás do FIFA, entenda-se isso pela qualidade e tecnologia presente no jogo.
Há aspectos onde é superior ao FIFA sim(as faces e animações das mesmas é um ponto que me recordo agora), mas são tudo aspectos que num jogo ou dois o FIFA rapidamente apanha o PES.
Nesta geração de consolas já não vejo o PES a conseguir apanhar o FIFA, houve uma melhoria significativa(muito mesmo) aquilo que foi apresentado na era ps3/x360 mas não o suficiente para elevar a franquia aos dias de glória de outros tempos.
[size=14pt][b]Parceria assinada com a KONAMI[/b][/size]
A Liga NOS vai ser um dos campeonatos disponíveis no jogo digital de futebol PES 2019, que será mundialmente lançado em agosto, permitindo aos jogadores o acesso às 18 equipas que irão disputar a principal competição profissional de futebol portuguesa na próxima temporada.
A cedência dos direitos da Liga NOS foi hoje oficializada com a assinatura de uma parceria entre a Liga Portugal e a Konami Digital Entertainment B.V., incluindo, designadamente, a disponibilização no PES 2019 dos plantéis, equipamentos e emblemas oficiais de cada uma das equipas.
“Estamos muito satisfeitos com o facto de as equipas de primeira linha do futebol profissional português serem recriadas com grande perfeição naquele que é reconhecido como o mais realista dos jogos digitais de futebol”, referiu Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal. “Estamos ansiosos por trabalhar em estreita colaboração com a KONAMI no sentido de retratar o talento e o ritmo da nossa principal liga. A estética e o nível de controlo do PES 2019 serão a montra perfeita para as 18 equipas da Liga NOS”.
“Trazer a Liga NOS para o PES 2019 é um sinal claro de que estamos comprometidos em dar aos fãs mais do que eles querem – mais conteúdos licenciados”, comentou Jonas Lygaard, Senior Director de Brand and Business Development da Konami Digital Entertainment B.V… “O estabelecimento de uma parceria com a Liga NOS é apenas um dos muitos passos que estamos a dar para elevar o PES a novos patamares e estramos ansiosos por trabalhar em conjunto para levar esta excitante liga ao PES 2019. Continuamos a acreditar no Poder do Futebol e o PES 2019 será o nosso mais poderoso jogo de sempre, disponibilizando mais ligas oficiais e clubes do que nunca”.
O PES 2019 vai estar disponível na PlayStation®4, Xbox One™ e em PC via Steam a partir de 28 de agosto nas Americas e de 30 de agosto no resto do mundo.
Outras licenças novas:
Os fãs de FIFA fiquem descansados pois segundo a Konami só a Liga Russa é exclusiva do PES (portanto o FIFA deve perder esta, mas presumo que mantenha alguns clubes Russos licenciados).
De referir que os produtores de PES dizem ainda ter duas ligas novas(ou totalmente licenciadas, pois a Liga NOS já existia no jogo, apenas com três equipas licenciadas) por anunciar.
Suponho eu que sejam as licenças com maior impacto mediático (excluo a Premier pois creio que salvo erro é exclusiva do FIFA), será o regresso da Bundesliga?
A questão das licenças é relevante porque primeiro nem todas plataformas do jogo permitem essa facilidade de editar o jogo(e na PS4 continua a ser um processo chato, embora no PES 2018 não tão mau como era no PES 2017).
E depois mais importante para uma larga maioria de jogadores, muitos desconhecem essa possibilidade (os jogadores casuais, ou novos jogadores que agora pegam pela primeira vez no franchise ). Até porque a Konami por questões legais não pode fazer grande publicidade sobre isso.
Licenças vendem. O FIFA sempre foi o jogo que mais vendeu no mercado, mesmo na era da Psx e ps2 em que o jogo era uma bodega continuou a ser o rei do mercado graças ás tais licenças que possuía.
Olha que a nível de pc e ps2 tenho dúvidas disse que disseste do fifa, ali por volta do ano 2005/2006 o pes era muito superior a qualquer fifa da altura, recordo-me até que a Konami decidiu não avançar com o pes 2007 devido ao super impacto que o pes 6 teve…
A EA tem mesmo muita papel para gastar, suponho que tenham sido eles a pagar esta rescisão de contrato:
KONAMI and Borussia Dortmund had a license agreement with respect to the use of Borussia Dortmund's logos, players, stadium and other features in KONAMI products until June 2020. However this agreement was prematurely terminated by Borussia Dortmund. KONAMI will not include Borussia Dortmund’s logos, players, stadium and other features in “PRO EVOLUTION SOCCER 2019”.
Não acredito que o valor monetário do contrato fosse muito alto, foi uma simples retaliação. A EA perdeu o campeonato Russo no FIFA para a Konami, e respondeu desta forma.
Contratos como aquele que a Konami por exemplo celebrou com o Barcelona (de longa duração e que englobam várias vertentes), certamente são mais complicados de quebrar.
Em 2020(ou 2019) termina uma série de contratos de ligas da EA, incluindo a Premier e La Liga. Nessa altura (ou melhor, bem antes disso vão começar as negociações) vai haver certamente uma bid war entre a Konami e EA.
Não contes com isso, não deves ter a mínima ideia de como a Konami funciona nos últimos anos. Eles não vão gastar dinheiro quase nenhum, vão apostar em licenças baratas e no mercado sul americano e asiático.
Não tenho a mínima como a Konami funciona?Já acompanho a série á muitos anos, ainda antes de ser um jogo popular do grande público(ISS na Super Nintendo mais precisamente, foi o primeiro jogo da série que tive contacto).
Tenho bem documentado todos os sucessos e tropelias da Konami desde ai.
Em 2020(ou 2019), acabam uma série de direitos sobre ligas. Podem ter a certeza que nessa altura vai haver uma guerra por licenças entre a Konami e EA, mas nem há duvidas sequer disso.
A Konami abandonou quase por completo a produção de jogos para se dedicar ás maquinas pachinko. Mesmo que aconteça uma guerra de licenças, a Konami não vai ter grande hipóteses tendo em conta que o FIFA vende entre 10 a 15 vezes mais do que PES e isto é sem contar com o dinheiro que eles fazem com o FUT.
E caso não saibas estão a fazer montes de dinheiro com maquinas de jogo, financeiramente foi uma boa jogada para os tipos que estão a estancar os maus resultados financeiros do passado(embora para quem gostasse da Konami como empresa de videojogos seja triste ver a forma como estão esquecer o seu legado).
Quanto ao nao ter grande hipóteses, para já conseguiu roubar uma liga ao FIFA(uma liga menor, mas não deixa de ser um dado relevante). No futuro veremos, há anos que a Konami anda ressabida com a questão dos direitos.Ao ponto de alguns representantes da Konami insinuarem inclusive práticas de suborno(Vindo da EA, não me admirava), esta vai ser altura perfeita para se vingarem.
Que a Konami não vai conseguir roubar todas as licenças ao FIFA, isso é quase certo(pois isso é impossível). Agora veremos quais são as que vai conseguir.Pois de mãos a abanar isso não acredito que fiquem.
Ps : Quanto ao FUT, o equivalente no PES tornou-se também uma fonte de receita enorme, ao que acresce o jogo mobile que é um sucesso.Ainda faz muito dinheiro o PES(não tanto quanto o FIFA certamente, mas ainda é um negócio de muitos milhões), por alguma razão é o único videojogo que a Konami ainda suporta a longa prazo.
A Konami anda a fazer uma tour na Europa a mostrar o jogo a jornalistas e algum público convidado, e passou por Portugal num evento que aconteceu na Cidade do Futebol.
Hoje tem saído algumas impressões na crítica especializada sobre o jogo, onde destaco isto:
En esta última añadida, y aprovechando que estábamos pisando terreno portugués, se anunciaron novedades a modo de guiño para los seguidores lusos. Por una parte, un amplio número de rostros de los participantes de dicha liga estarán fielmente recreados bajo sus técnicas de escaneado tridimensional. Por otra, que alegrará sin duda a los seguidores locales del Sporting de Lisboa, el José Alvalade se incorporará como estadio jugable en la edición de este año en una futura actualización.
Portanto segundo o jornal AS( estamos a falar de uma publicação com credibilidade, não um site de rumores qualquer) vamos ter o estádio do Sporting no PES 2019 num futuro update.
Suponho que isso significa que o Sporting vai se tornar um clube parceiro da Konami, pois por norma a introdução de estádios no dito jogo funciona desse modo (provavelmente teremos alguns scans 3d do plantel).
Já se sabe que a Liga Portuguesa vai estar completamente licenciada, mas parece que o estádio do Sporting vai ser o único recinto desportivo Português no jogo.
A demo com modo online disponível sai a 8 de Agosto.
Vou confessar te algo, sigo a série à muitos anos (desde a PSX) e acho que nunca tive tão desanimado com o jogo como estou agora.Não tenho gostado absolutamente nada do que tenho visto deste PES, é mais do mesmo do 2018.
Só tenho interesse em ver o nosso estádio no jogo e saber se o Sporting se tornou um clube parceiro da Konami, de resto…meh.
O meu nível de paciência esgotou(e durou muitos anos), vou ver como está a demo mas não me parece que vá gostar do jogo.
Compreendo! Mas citei-te mais por causa do que a pessoa diz no video ao minuto 36:26! Confirma, praticamente, a presença do nosso estádio neste novo jogo!