E a mim custa-me ler isto, de um gajo que eu até gostod e ver as opiniões sobre jogos, e pensar que realmente é o que achas!
Mas pronto são opiniões!
Eu cá acho que então não tens ligado muito ao FIFA, ou tens jogado em amador!
O FIFA, especialmente este ano, está com uma capacidade defensiva enorme! Basta ver o Pro Clubs, que quase não há resultados desnivelados nem volumosos num modo em que muitas vezes por equipa existem mais de 6 utilizadores!
PES sempre foi Arcade, sempre! Fui adepto do PES até o melhor de sempre! PES6…depois disso meh! Foi ver a autodestruição de um titulo que tinah tudo para vingar!
Anyway … isto para dizer que PERS, a meu ver, sempre teve esse caracter de Arcade, em que um jogo acaba facilmente com meia duzia de golos… FIFA está muito mais proximo da realidade nesse aspecto!
Daí a diferença de publico ao qual o jogo chega…quem quer puro divertimento - PES / quem procura um simulador mais fidedigno da realidade mesmo que isso muits vezes seja um jogo enfadonho e monotono que acaba em 0a0 - FIFA
No Fifa está tudo em esteróides, parecem 11 Rinaudo’s contra 11 Gelson’s Fernandes. O Fifa está cada vez mais arcade, contrariamente ao PES que está mais real. Aliás, o Fifa vai sobrevivendo ao reboque da Ultimate Team, deixa o MyClub crescer e tu vais ver quantos é que continuam a jogar aquele simulador de corrida.
Eu jogava Fifa mas este ano acabou. O jogo é irreal e a componente tática é zero. Já para não falar da quantidade de vezes que os jogadores não fazem o que se pede ou aquele clássico “30 ressaltos e dá golo do adversário”.
Ia responder…mas já responderam de certa forma por mim.
Acrescento apenas que na minha opinião a jogabilidade do FIFA é vergonhosa para um jogo que se apelida de simulador, tentaram algo com relativo sucesso no FIFA 14 NG mas rapidamente desistiram dessa filosofia pois a base de fãs do FIFA não apreciou essa mudança.
O FIFA é superior ao PES somente devido a alguns aspectos técnicos do jogo mas em termos de jogabilidade é decepcionante(não que o PES 2016 seja melhor…), nesse sentido sim é o “melhor” jogo de futebol no mercado… mas não é propriamente um elogio tendo em conta a qualidade final dos dois jogos.
É o jogo da moda muito devido a um forte marketing da EA que quase parece brainwashing por vezes.
Não é certamente um PES dos tempos da PSX/PS2, uma série que subiu a pulso somente á base da sua qualidade e através do boca a boca, culminando com o sucesso estrondoso em termos de vendas do Pes 6 que fez o que mais nenhum jogo antes tinha feito, ofuscar as vendas do FIFA.
A EA hoje em dia gasta mais dinheiro em marketing e licenças/parcerias exclusivas do que no desenvolvimento propriamente do seu jogo.
A verdade é que a qualidade final do jogo pouca importância tem para a base de fãs do FIFA, basta ver quanto o jogo vende nos últimos anos para perceber isso.
O melhor mesmo era aparecer um terceiro player neste mercado, uma produtora e um estúdio decididos a criar uma nova franquia que abalasse a monotonia e mediocridade que é FIFA e PES.
Infelizmente o mercado de jogos de futebol é demasiado monopolizado pela EA e Konami(sobretudo pela EA e pela sua força financeira), o que torna o pouco apelativo a terceiros.
Maqis uma vez sou capaz de aceitar a tua opinião [member=14186]Alexandre10 … não concrdo a 100%, mas em boa parte do que foi dito!
A verdadeira galinha dos ovos de ouro está no Ultimate Team, e pesno que o My Club ainda está a anos luz deste formato!
Já a tua opinião [member=21888]Tmont303 é de alguem que simplesmente odeia FIFA, ou nao jogaste muito o deste ano!
Cavalos de corrida??
Este ano, verdade seja dita, aquele tipico joguinho de kick and rush, para os cavalos correrem na frente acabou meu amigo! A componente fisica dos defesas, aliada ao maior equilibrio entre um gajo que tem 92 de corrida e um que tem 74, fizeram com que esse tipo de jogo acabasse … sendo que hoje em dia, ou tens um pouco de unhas para tocar guitarra, ou simplesmente não passas disso … um corredor que não irá certamente muito longe, especialmente no modo online do jogo!
Quantos aos ressaltos, e à componente tactica… ambos tacticamenet têm muito que evoluir a nivel da Inteligencia Artificial, especialmente sem bola!
E ressaltos amigo … ressaltos há em todo lado … isso é justificação de perdedor!
Eu adorava FIFA, jogo online desde o 10 e tenho um clube criado na UT desde o 11. Mas a verdade é que estagnou e tem vindo a piorar em termos de jogabilidade desde o 12.
Este ano não tenho jogado muito mas 100 jogos no UT acho que chega para apanhar o feeling do jogo :mrgreen:. E a verdade é que o contra-ataque, o L1+X e os Aubameyang’s estão fortes e recomendam-se. E para o ano vai ser o mesmo por muito que eles digam que nós vamos passar a controlar o tempo do jogo e essas tretas todas.
Em termos de AI concordo, ambos têm que melhorar. Mas eu estava a falar da tática: reação à perda de bola, instruções dos jogadores, disposição em campo quando se ataque e quando se defende, e.t.c.
Perdendo ou não, há tanta merda naquele jogo que mete um gajo passado da cabeça…
Não mas a serio, noto uma melhoria diss do pontapé e corre Martins, Doumbia, Aubameyang, e companhia…
Ainda pode melhorar um pouco mais nesse aspecto, mas já não são raras vezes que andas um jogo todo a tentar arrancar com o Auba contra um Pepe e simplesmente não dá apenas em corrida!
Quanto às instruções tacticas, concordo plenamente! Devia ser até mais detalhada a informação a cada jogador, e devia em gameplay notar-se melhor as “dicas” que damos a cada um deles! O simples “ficar na ala” e “dar apoio curto” quase nada modifica o modo de jogar de cada player…farto de querer uma equipa curta em posse de bola, e tenho tudo menos isso!
Mas penso que nisso o PES tambem não é muito melhor
O FIFA 16 em termos de gameplay só é minimamente jogavel com modificações de sliders(mas pessoalmente não me interessam jogos que não estejam minimamente jogáveis out of the box, não estou para perder semanas a tentar encontrar formulas que nunca que nunca vão ser realmente satisfatórias ).
Não é um bom jogo para mim, se a tua opinião é que o jogo é fantástico ou porreiro é a tua opinião e não tens de te justificar (gostos são gostos).
Para mim tanto PES como o FIFA são fracas amostras de jogo ate ao momento, não sei o que vai acontecer com estes jogos que vão sair mas as primeiras amostras de ambos não são animadoras (o leak do gameplay do FIFA 17 então… :sick: :sick: :sick:).
Em aspectos técnicos sobretudo na componente gráfica (mas não em tudo, pois também ai existem aspectos sofríveis) posso afirmar que FIFA como já disse é o melhor jogo de futebol no mercado.
Mas isso não é um elogio dada a fraca qualidade da concorrência e qualidade sofrível final do FIFA( em suma o menos mau…mas não deixa de ser mau).
De resto é como digo, o monopólio que a EA hoje detém no mercado deve-se a campanhas de marketing gigantescas(o tal brainwashing).
Pois o FIFA não vende milhões certamente pela sua qualidade…é o jogo da moda acima de tudo, mas não é um jogo de qualidade (IMO).
Ate posso dizer que sinto uma certa inveja de quem hoje mem dia consegue retirar algum prazer destes jogos(seja PES ou FIFA), mas a verdade é que á muitos anos não tenho um prazer genuíno com um video jogo de futebol.
Para uma geração como a minha (tenho 32 anos) que se habitou com uma série que elevou este tipo de jogos a um patamar de excelência e inovação é verdadeiramente patético ver o que FIFA e PES oferecem nos dias de hoje.São jogos sem qualquer alma se me permitem a expressão, completamente desenhados para o casual player.
Alexandre, a minha memória pode estar um bocado enevoada mas lembro-me de jogar PES principalmente na PS1 e de ter aquela sensação de Arcade, jogos que acabavam 9-3,12-1,6-4…etc etc.
Na altura jogava mais PES do que Fifa, a distância era brutal em termos de qualidade na altura, jogar futebol era jogar PES, grandes tardes que se passavam.
Agora não posso de facto opinar muito sobre como as coisas têm evoluido, na PS2 comecei a achar mais piada ao Fifa, arranjaram ali uma fase em que encontraram o ritmo certo, mas sempre me diverti mais, muito mais, a jogar PES. :mrgreen:
Há anos que ouço a conversa “Este é arcade, aquele é simulação” relativamente a jogos de futebol e nunca compreendi muito bem os critérios; principalmente porque ambos os lados conseguem arranjar argumentos para o contrário.
Na minha opinião um jogo arcade é tipo fifa street, ou um ISS que houve para a nintendo que tinha power-ups e tudo. Ou para os mais saudosos o antigo World Cup para o NES com os remates “especiais”.
Ambos PES e FIFA são (ou tentam ser) simulação.
Logicamente que, ao contrário dos jogos de carros, não se pode ter uma simulação muito próxima do que é jogar futebol (nem mesmo jogando com 1 jogador fixo) e por isso adapta-se os mecanismos do jogo para tornar a experiência agradável.
Acho que podem, e devem, discutir qual dos dois é menos fraco; mas pegar no argumento realismo/arcade trará sempre uma discussão esteril.
O ISS Pro Evolution 2 para a PSX tinha uma jogabilidade brilhante, e um nível de realismo, principalmente das animações, fraco. Até o saudoso Sensible World of Soccer era/é dos melhores jogos de futebol e tem um nivel de realismo muito baixo.
PES 2 a PES 6 foi sempre muito mais realista que o Fifa correspondente. O fifa dessa altura era só cavalgada pela linha e bola na cabeça do ponta de lança, com umas fintas pelo meio que nunca se vêm num jogo de futebol a sério. PES era fintas de corpo, tabelinhas, passar o pé por cima da bola de vez em quando e estava feito. Isto tinha 2 grandes vantagens: era muito mais fluido e mais porreiro para jogar; e a learning curve era muito mais suave que no fifa.
Passado 2 ou 3 tardes a jogar já conseguias te divertir a jogar com amigos.
Depois veio a PS3 e PES acabou para mim. Até tem melhorado, mas continua miserável quando comparado com PES6.
Por outro lado, o Fifa melhorou muito desde esse tempo e estagnou depois de ultrapassar o PES, que estava uma desgraça nos tempos da PS3.
Como vou sempre ter a tendência para comparar as versões actuais com as desse tempo, sinto sempre desilusão quando vejo PES, mas tenho mais alguma tolerância para o Fifa (que acho melhor).
E sim, há falhas no jogo deste ano como a facilidade com que se marca em contra ataque, mas melhoraram alguns aspectos em relação ao ano passado. “PACE!” já não é a palavra de ordem, e os cruzamentos são bem mais difíceis de dominar.
Isto não chega para justificar a compra a sequer metade do preço normal, e parece-me que este ano vai pelo mesmo caminho infelizmente.