Vocês esquecem-se é que nem todos se podem dar ao luxo de ter uma PS3… Joguei PES e FIFA 09 no pc e na ps2 e na minha opinião o PES ganha nestas 2 plataformas.
Eu não me esqueço de nada, cada um fala do que tem.
A partir da altura em que o progresso tecnológico invade as consolas, não me peçam para avaliar aquilo que sai no mercado - seja que jogo for - em consolas de menor relevo e/ou importância. Aliás, eu diria que o problema da Konami foi precisamente esse, esqueceram-se que já existe um bichinho chamado, Playstation 3. :arrow:
Compra uma Xbox 360. É melhor e mais barata!
^-^ percebeste mal
Ora ai está, cada um fala do que tem… Eu digo que PES é melhor que FIFA.

^-^ percebeste mal
Exacto, é uma opinião legitima embora afectada por condicionantes, no mínimo, importantes. É que ao sair a Playstation 3, a EA Sports e a Konami - neste caso especifico - passam a dispor de um leque muito maior de funcionalidades e requisitos e as suas “obras” vão passar a ser avaliadas na plataforma que, em teoria, garante o melhor funcionamento do produto. É a mesma coisa que me darem para a mão o God of War - pelo qual estou ansioso para que saia - e eu dizer que não presta porque no Gameboy Colour, só disponho de duas armas. É um exemplo extremo, eu sei, mas deu para perceber.
Fifa, claramente. Tenho Xbox 360 e tenho o Fifa09. É o melhor jogo de futebol de sempre, de longe! Já joguei PES 09 várias vezes e não acho que chegue sequer aos calcanhares do Fifa.
De 99 a 2004 fui um EA Sports Lover mas depois comecei a comprar o PES e comprei ou saquei todos desde o 4 até ao 2008. Quando saiu o jogo do Euro 2008, da EA Sports, vi que estava ali um jogo fantástico, e o Fifa 09 está parecido com esse.
Deste novo Fifa, espero algo ainda melhor. Do PES, penso que vai continuar a ser igual aos anos anteriores. Sem nenhuma mudança significativa que me faça mudar de opinião.
E lembrem-se que o Fifa é diferente na Xbox/PS3 e no PC/PS2. Desenvolveram jogos diferentes para as consolas, por isso é normal que quem o jogue para PC (eu cheguei a ter a demo) o ache mau, em relação ao PES. Mas quem tem a 360 ou a PS3 não devia hesitar. Just my two cents.

^-^ percebeste mal
Exactamente…
Desde o aparecimento do ISS Pro para a PSX que jogo a serie da Konami por a considerar superior à da EA.
Neste ultimo ano o Pes 2009 foi uma garnde desilusão para PC, e vejo.me a joga-lo com maior prazer na PS2 do que no PC. E pelo que li o Fifa 09 para consolas next gen está superior (isto dito por quem como eu jogou Pes a vida toda).
Mas como não tenho nenhuma dessas consolas tive que escolher o que de menos mau havia para PC e escolhi o PES 09.
Agora em 2010 (Outubro de 2009) devo fazer como sempre.
Jogo a demo (ou “compro” o jogo na net) de ambos. O que mais me agradar será a minha compra.
Tal como ja disse num outro forum da especialidade: Neste momento a Konami parece a EA há uns anos: “vamos começar de novo, inventar um revolucionário sistema de jogo … bla bla bla …” e no final … Mais do mesmo!!! ???

Para quem se pode dar ao luxo de jogar numa PS3 o FIFA é melhor, agora no pc o PES é muito melhor. Isto é a minha opinião…
Claro. No pc, que é onde eu jogo, o PES é claramente melhor.
Se falarmos noutras plataformas, desconheço. Mas em pc, bate sem espinhas o Fifa.
Desde 1998, em que o jogo tinha futebol salão, que sou FIFA! FIFA Forever! 8)
O grande problema do PES é a falta de licenças e como tal a sua base de dados é muito… fracote! EM jogabilidade bate 7-1 :shhh: o Fifa
PES sem duvidas
Desde 98 que é Fifa, não era agora que ia mudar.
Jogo apenas com amigos. Juntamo-nos 4 e fazemos cups até de manhã ao fim de semana, é divertimento garantido.
…No PES claro :victory:

O grande problema do PES é a falta de licenças e como tal a sua base de dados é muito… fracote! EM jogabilidade bate 7-1 :shhh: o Fifa
Piada de muito mau gosto >:(

Falo unicamente das versões PS3:
Já achei isso, amigo. Mas o PES 2008 e PES 2009 são terríveis a nível de simulação. O próprio criador do jogo admite que falhou na criação desses dois jogos, não percebo o vosso (pes fanboys) problema em admitir que o jogo perdeu qualidade em relação às versões anteriores.
Ao contrário do FIFA que tem vindo a melhorar! Eu já fui PES-fan, cheguei inclusive a marcar 1 semana de férias para jogar PES 2008 (:-[), tal era o meu vício e vontade de jogar… e apanhei uma tremenda desilusão! O FIFA actualmente é muito melhor, é mais simulador que o PES, tem mais licenças, melhores gráficos, blá blá blá…
A verdade é que eu dantes gostava de PES porque tinha a melhor jogabilidade e não precisava sequer das licenças ou gráficos para me divertir, mas a partir do momento em que perderam o seu trunfo (excelente jogabilidade), perderam todo o crédito e têm agora que o recuperar voltando às origens com o PES2010. O mais irónico é que eu já andei desse lado da “trincheira” a defender o PES e eu só tinha um argumento (que para mim é o mais importante num jogo de futebol) que era da jogabilidade/simulação. Os fãs de FIFA metralhavam-me com uma quantidade infinita de argumentos e eu só respondia “Sim, mas a jogabilidade do PES é muito muito melhor! Quero lá saber das licenças, dos equipamentos, do campeonato português e/ou dos equipamentos realistas!”. Agora mudei para FIFA e percebo que é muito mais fácil defendê-lo porque, neste momento, é melhor até na jogabilidade.
O último FIFA que tinha jogado até há um par de anos atrás foi o FIFA '99, depois disso encontrei o PES, e posso dizer que redefiniu a minha maneira de ver / jogar futebol no computador. O FIFA tinha tudo para ser o melhor, tinha menus mais bonitos, equipas licenciadas, comentários mais interessantes, melhores gráficos, só que quando chegava à parte que realmente interessa no desporto rei, que é a jogabilidade, claudicava perante a física e animações do Pro Evolution.
O PES teve o ceptro durante 6 longos anos, todavia o PES 6 foi o último da franchise PES que é inequivocamente melhor que o FIFA.
Se formos a analisar PES 2008 vs. FIFA’08 e PES 2009 vs. FIFA '09 vemos que a conjuntura alterou-se, mas a equação é relativamente simples. Nas consolas o FIFA está manifestamente melhor que o PES, no computador (fruto do facto do FIFA não apostar numa mecânica next-gen para os PC’s) o PES ainda dá grande baile ao FIFA em termos de jogabildiade.
Acho que isto não se vai alterar este ano, portanto se têm consolas comprem o FIFA, se têm computador comprem o PES.

Vocês esquecem-se é que nem todos se podem dar ao luxo de ter uma PS3… Joguei PES e FIFA 09 no pc e na ps2 e na minha opinião o PES ganha nestas 2 plataformas.
Compra uma Xbox 360, mais barata e não ficas a perder nada, antes pelo contrário (tirando o BR).
Actuamente em next-gen (ou já corrent-gen) Grafics FIFA é muito superior ao PES. Só em PC é que a EA Sports continua a apostar em gráficos ao nivel da PS2.
Quanto a 2010, vou testar ambas as versões e darei a minha opinião, mas se mantiver a evolução dos ultimos 2 anos FIFA vai ser outra vez a minha opção.
Pes claro, e ja ouvi falar de muitas novidades do 2010 a ver vamos se não é como o ano passado.

Pes claro, e ja ouvi falar de muitas novidades do 2010 a ver vamos se não é como o ano passado.
De qual dos dois? E que novidades?