Por volta do pes6, talvez também escrevesse isso, mas após as últimas versões, e com o constante avanço do FIFA, nunca mais digo isso. E acho que se experimentasses o FIFA e saísses um bocado da mentalidade de pesfan (que eu também já tive) verias que o FIFA nos últimos anos tem ultrapassado o PES. Aconselho-te a experimentares o FIFA :great:
Mas veremos as versões deste ano. Será que a Konami irá conseguir ressuscitar o antigo PES??
Todos os anos experimento FIFA e reconheço que tem conseguido estar cada vez melhor e embora esta última versão de FIFA me tenha conseguido agradar, o PES continua a ser aquele que me dá mais prazer jogar… Fui FIFA desde a versão de 94 até sair o PES, tendo o PES 2 o primeiro que comprei. Desde aí nunca mais consegui regressar ao FIFA…
De qualquer das formas estou convicto que a próxima versão do PES será “aquela” pela qual todos temos esperado!
O Fifa 2009 é muito melhor que o PES. E não, não sou nenhum EA Sports Lover, simplesmente não tem havido melhorias significativas na saga da Konami e a maioria das suas falhas mantêm-se intactas desde há um bom bocado. Dizia-se, no ano passado, que o PES tinha perdido a batalha da temporada transacta porque apenas se estava a preparar para 2010, por isso, é bom que este seja “o” produto devido para uma consola com as funcionalidades como as da PS3. :arrow:
E já somos dois. Estou farto da MasterLeague ser apenas com uma equipa, que mesmo sendo amadora sobe ao topo, relativamente cedo [4/5 anos]. É um jogo de desporto em que os melhores atletas não são jogadores, são autênticas máquinas que não perdem nenhum duelo com ninguém e que dão em 2 passos aquilo que o Rochemback dá em 12. Eu lembro-me, que no PES 2008 - já cansado da monotonia vencedora - comecei uma com os carecas e só precisei de uma contratação [Milevsky] para vencer a 2ª Liga e terminar em 2º na 1ª. É um jogo que de jogo tem muito pouco, poucas funções, tudo muito linear, a dificuldade é nula/inexistente e não retrata aquilo que é de facto uma partida de futebol.
Estiveram em vantagem até ao ano passado e deixaram-se ficar para trás, por mero desleixo. Eu, desde 2000 que não comprava nenhum FIFA, e devo confessar que fiquei extremamente satisfeito com a minha compra do Fifa 2008. É “o” jogo de futebol, tem “n” ligas oficiais, múltiplas funcionalidades online - estão claramente a investir na interactividade - inúmeros modos de jogo, níveis de dificuldade superiores, jogabilidade mais complexa que retrata a dificuldade do futebol, comentários em português, galerias, loja. Enfim, é um verdadeiro All-Around que só será destronado se os rumores que saíram o ano passado se comprovem, isto é, que a Konami apenas apontou baterias para o ano de 2010. :arrow:
Como o PES6 é melhor do que qualquer versão do PES lançada depois disso, acho que não há muita discussão… Depois de 7 anos de PES, tive de me render às evidências… o FIFA 09 é o melhor jogo de futebol alguma vez lançado e não me parece que esta tendência se vá inverter já este ano.
Eu sou um dos que ainda jogo o PES 6, sobretudo porque o meu laptop só aguenta este (com fluidez máxima e gráficos no máximo que é como gosto de jogar).
Mas aqui há uns 2 meses meti o FIFA 2008 para ver como é que o FIFA tinha evoluído. Logicamente que meti gráficos num nível médio a baixo para compensar na fluidez. O que tenho a dizer de FIFA é… ^-^ :wall: :wall: Autêntica treta de jogo, é basicamente o mesmo FIFA de há 5 anos atrás mas com mais umas mariquices, uma porcaria pegada na minha opinião. Não experimentei o 2009, mas se o pessoal que adora o 2009 é o mesmo que adora o 2008, então para mim estou conversado com este jogo.
No entanto, não inteiramente satisfeito com alguns comentários depreciativos sobre a evolução do PES depois da versão 6, experimentei o PES 2009 num PC de um colega onde a coisa corre como deve ser. E para minha surpresa o PES 2009 é mais ou menos o mesmo que o PES 6 mas com algumas nuances, nomeadamente os passes serem todos ou quase todos sempre para espaço vazio, sejam eles curtos ou em profundidade, e o facto dos jogadores parecerem mais longe da bola mesmo quando em posse desta e dela aparentar ser mais difícil de controlar. >:D Esta última “novidade” é um bocado a FIFAção do PES e é de facto abominável, mas de resto o jogo é o que era e continua a dar-me muito mais gozo de jogar que o FIFA, que continua a ser no fundo um futebol arcade, com mais ou menos realismo gráfico.
Paracelsus, experimenta o FIFA 09. Para mim que joguei PES até ao 6 (ignorei o 2008 e 2009), não tem nada a ver com o 08, que também não gostei. O PES 6 é melhor que o FIFA 08.
Mas depois de ter jogado ao Euro 2008, decidi esperar para ver o que vinha aí, e estava inclinado para mudar. Depois de jogar a demo, decidi avançar e não me arrependi, o FIFA 09 está muito mais simulação do que o PES alguma vez foi. E depois tem modos de jogo excelentes. Para além do Manager Mode, tens o Be a Pro e o Ultimate Team que são viciantes.
Eu era adepto de FIFA quando saiu em, senão estou em erro, 94. O Fifa International Soccer para Mega Drive! Depois comecei a agarrar-me ao PES (ainda como ISS Pro), inclusive cheguei a jogar a versão americana Goal Storm 97. Sempre fui fã de PES desde que o comecei a jogar, largando o FIFA porque o considerava demasiado arcade.
O problema foi quando o PES saiu para PS3 (PES2008), pois modificaram o jogo por completo e nessa altura pensei seriamente em mudar-me para o FIFA. Só não o fiz porque fui comprar o PES2008 (cegamente, diga-se!) e acabei por me acomodar, mesmo sabendo que o jogo era muito mau. Depois quando sairam as séries 2009 só me decidi a comprar depois de jogar. Joguei a demo do PES2009, joguei a demo do FIFA09 e… O FIFA GANHA EM SIMULAÇÃO DE FUTEBOL MAS DE LONGE!!!
O SEABASS (criador do PES) disse logo que percebeu o desastre que foi o PES2009 que iria criar um novo PES a partir do zero, mas só o poderia fazer a partir do PES2010, pois já não tinham tempo para o fazer para o ano que passou. Esse também foi um dos motivos que me levou a escolher o FIFA, ter percebido que o próprio criador do jogo de PES diz que só vai apostar forte no ano seguinte (este), levando assim a entender que o PES2009 não iria trazer nada de novo e iria ser mais uma actualização que outra coisa. E assim foi!
Eu já fui PESfan. Agora (e até a Konami me provar o contrário) sou fã de FIFA, mas não incondicional como o fui de PES no passado. Por isso quando sair o FIFA e o PES vou experimentar ambos e só depois decido a comprar, mas digo-vos que por todos os motivos que o barbosa falou, o FIFA tem vantagem.