Primeiro Balanço da Época 2004/05

Caro Rui,
em relação aos machados de guerra, estou completamente de acordo, e como já uma vez disse ao Incitatus, dentro de Sportinguistas dificil era não haver alguns pontos de consenso.

Quanto aos pontos de discórdia, o melhor para este fórum, é que todos procuremos discutir as nossas divergências de uma forma construtiva, o que tornará este espaço cada vez mais aprazivel.

Em relação à limpeza de balneário, disse-o sem saber se realmente é a melhor solução. O que sei é que o ultimo exemplo que conheço, está certo que a outro nível, foi no Barcelona e penso que resultou muito bem.

Se a culpa disto não ter sido feito é dos dirigentes, até admito que sim, mas aqui penso que este é um ponto que nos separa. Eu continuo a defender a actual direcção e de forma geral, entre erros e acertos, penso que irão levar o barco a bom porto.

sem olhar a estatísticas, e ficando apenas pelo futebol(?) apresentado, afirmo: a qualidade não existe! é uma mera repetição dos últimos anos...

(mas não liguem: só sei dizer mal…)

Ok!

A gente não liga! :arrow:

quem é a gente? o moderador? o forista? ambos os dois? nenhum? esclareça-me, moderador/forista…

E se o Barbosa saisse do Sporting? Não iriam dizer que saiu um jogador que fazia muita falta? Lembro-me da época transacta. Marcou muitos golos e fez bons jogos. A má forma de Barbosa acontece. O que me parece mal é a não aposta de jogadores que podiam trazer algo mais à equipa por exemplo Lourenço, Moutinho e Paulo Sérgio.
Rogério é dos mais criticados e acho ele lento e fraco mas é dos jogadores que tem mais assistencias para golo.
Rochemback desiludiu-me e Hugo Viana oscila entre o mau e o médio. Mas tem marcado golos. E o Polga? Outro que oscila. Penso que os profissionais vêm o Sporting como um Aston Villa ou Totenham e não como um grande clube da Europa. Bem vindos ao country club.

Donadoni : o Barbosa recolheu a quase unanimidade deste fórum no que respeita á renovação por um ano.

Na minha opinião, fizeram bem ter renovado, no entanto hoje acho que faria tanta falta como JVP. Ou seja : nenhuma. Tal como sá Pinto (oxalá me engane)…

No entanto, há jogadores que nem que seja por uma questão de transmitir mistica e historial do clube devem renovar…no caso do “croissant men” não sei se não foi pior a emenda que o soneto…porque barbosa, como aqui alguem ja referiu, quando nao é elemento fundamental da equipa envenena aquele ambiente…e por muito que custe a alguns, parece que Beto está a seguir as pisadas do mestre…enfim!!!

Parece sim, que há ali algum desnorte a gerir situações de indisciplina e de discordia no seio do grupo…eu, sinceramente não acho que isso tenha influido no rendimento da equipa no sabado, que, na minha opinião não esteve TÃO mal como alguns acharam…

Saudações…Leoninas!!!

sem olhar a estatísticas, e ficando apenas pelo futebol(?) apresentado, afirmo: a qualidade não existe! é uma mera repetição dos últimos anos...

(mas não liguem: só sei dizer mal…)

Ok!

A gente não liga! :arrow:

quem é a gente? o moderador? o forista? ambos os dois? nenhum? esclareça-me, moderador/forista…

A “gente” somos nós, aqueles que não te ligam nenhum! :idea:

sem olhar a estatísticas, e ficando apenas pelo futebol(?) apresentado, afirmo: a qualidade não existe! é uma mera repetição dos últimos anos...

(mas não liguem: só sei dizer mal…)

Ok!

A gente não liga! :arrow:

quem é a gente? o moderador? o forista? ambos os dois? nenhum? esclareça-me, moderador/forista…

A “gente” somos nós, aqueles que não te ligam nenhum! :idea:

logo, concluo: sabes quem me liga e quem não me liga…
dirias que és um potencial Big Brother!

(meu caro: ainda não percebeste que não faço parte de capelinhas e afins…?)

sem olhar a estatísticas, e ficando apenas pelo futebol(?) apresentado, afirmo: a qualidade não existe! é uma mera repetição dos últimos anos...

(mas não liguem: só sei dizer mal…)

Ok!

A gente não liga! :arrow:

quem é a gente? o moderador? o forista? ambos os dois? nenhum? esclareça-me, moderador/forista…

A “gente” somos nós, aqueles que não te ligam nenhum! :idea:

logo, concluo: sabes quem me liga e quem não me liga…
dirias que és um potencial Big Brother!

(meu caro: ainda não percebeste que não faço parte de capelinhas e afins…?)

:roll:

O melhor é mesmo continuar a não ligar! :idea: 8)

sem olhar a estatísticas, e ficando apenas pelo futebol(?) apresentado, afirmo: a qualidade não existe! é uma mera repetição dos últimos anos...

(mas não liguem: só sei dizer mal…)

Ok!

A gente não liga! :arrow:

quem é a gente? o moderador? o forista? ambos os dois? nenhum? esclareça-me, moderador/forista…

A “gente” somos nós, aqueles que não te ligam nenhum! :idea:

logo, concluo: sabes quem me liga e quem não me liga…
dirias que és um potencial Big Brother!

(meu caro: ainda não percebeste que não faço parte de capelinhas e afins…?)

:roll:

O melhor é mesmo continuar a não ligar! :idea: 8)

não-ligar, caro Big, é uma forma de ligar/comunicar…

:roll:

:roll:

(…)

Na minha maneira de ver este primeiro terço da temporada divide-se em duas fases, uma primeira em que Peseiro tal como o Engenheiro na época passada, levou muito tempo até encontrar a sua equipa.

Nessa fase o Sporting jogou a um dos níveis mais baixos de que eu me lembre, perdendo 5 pontos em Alvalade e outros tantos fora de casa, isto tudo em apenas 5 jogos, e só com alguma sorte no jogo da 1ª mão é que foi possível garantir a presença na fase de grupos da Taça UEFA.

Feitas algumas correcções a equipa subiu de produção e entrou numa fase em que apresentou um futebol agradável com muitos golos e consequentes vitórias, apesar de em termos defensivos persistirem os problemas da temporada passada com as eternas dificuldades no jogo aéreo.

Neste período a equipa falhou no grande teste do Dragão onde ao trair a sua filosofia de jogo soçobrando ao medo de encarar de frente o FCP acabou derrotada sem honra nem glória.

Perante tudo isto a prestação do treinador não poderá ser considerada como positiva. Para além da demora em encontrar o melhor modelo de jogo tendo em conta as opções disponíveis, Peseiro nem sempre tem sido perspicaz nas substituições e parece faltar-lhe algum carisma que lhe permita acrescentar a esta equipa o sempre essencial capital de confiança que lhe faltou por exemplo no Dragão, onde o episódio Rochemback fragilizou a sua posição de líder dum grupo que até me parecia estar com ele.

A favor do técnico ribatejano está o facto desta equipa dar toda a sensação de ter ainda uma larga margem de progressão ao contrário do que acontecia por exemplo o ano passado com o engenhocas, quando em determinada altura aquilo parecia tudo espremido.

Confesso no entanto que os princípios de jogo apresentados pelo Sporting de Peseiro me agradam, o que me deixa alguma esperança de que ele seja capaz de superar algumas das suas limitações e seguir em frente.

O que na minha opinião não faria qualquer sentido era mudar agora de treinador e começar tudo de novo.

Eu costumo dizer que os campeonatos se dividem em 3 partes, e é na primeira em que as equipas estão em construção, que os tropeções se aceitam e são recuperáveis.

Agora vamos entrar na segunda, a da consolidação, onde se costuma definir quem é candidato a quê, antes da ultima parte quando tudo se resolve por vezes ao sprint.

Portanto aguardo com relativo optimismo este segundo terço do campeonato, até porque o FCP tem revelado uma enorme irregularidade e parece-me um grupo demasiadamente instável se não mesmo incontrolável, apesar da indiscutível qualidade dos seus jogadores, e os lamps com o Trapatonni não passam disto, de tal forma que só com muitos truques e empurrões chegariam lá.

Assim vamos esperar que Peseiro tenha aprendido com alguns erros e quem sabe se em Janeiro receba como prendas um lateral direito e um ponta de lança, ou até se esses problemas ainda se resolvem com o regresso de Beto à direita e a eternamente adiada recuperação de Niculae.

Podem dizer que isto é o meu habitual optimismo a falar, mas que ainda nada está perdido lá isso não está

Na minha maneira de ver este primeiro terço da temporada divide-se em duas fases, uma primeira em que Peseiro tal como o Engenheiro na época passada, levou muito tempo até encontrar a sua equipa.

Nessa fase o Sporting jogou a um dos níveis mais baixos de que eu me lembre, perdendo 5 pontos em Alvalade e outros tantos fora de casa, isto tudo em apenas 5 jogos, e só com alguma sorte no jogo da 1ª mão é que foi possível garantir a presença na fase de grupos da Taça UEFA.

Feitas algumas correcções a equipa subiu de produção e entrou numa fase em que apresentou um futebol agradável com muitos golos e consequentes vitórias, apesar de em termos defensivos persistirem os problemas da temporada passada com as eternas dificuldades no jogo aéreo.

Neste período a equipa falhou no grande teste do Dragão onde ao trair a sua filosofia de jogo soçobrando ao medo de encarar de frente o FCP acabou derrotada sem honra nem glória.

Perante tudo isto a prestação do treinador não poderá ser considerada como positiva. Para além da demora em encontrar o melhor modelo de jogo tendo em conta as opções disponíveis, Peseiro nem sempre tem sido perspicaz nas substituições e parece faltar-lhe algum carisma que lhe permita acrescentar a esta equipa o sempre essencial capital de confiança que lhe faltou por exemplo no Dragão, onde o episódio Rochemback fragilizou a sua posição de líder dum grupo que até me parecia estar com ele.

A favor do técnico ribatejano está o facto desta equipa dar toda a sensação de ter ainda uma larga margem de progressão ao contrário do que acontecia por exemplo o ano passado com o engenhocas, quando em determinada altura aquilo parecia tudo espremido.

Confesso no entanto que os princípios de jogo apresentados pelo Sporting de Peseiro me agradam, o que me deixa alguma esperança de que ele seja capaz de superar algumas das suas limitações e seguir em frente.

O que na minha opinião não faria qualquer sentido era mudar agora de treinador e começar tudo de novo.

Eu costumo dizer que os campeonatos se dividem em 3 partes, e é na primeira em que as equipas estão em construção, que os tropeções se aceitam e são recuperáveis.

Agora vamos entrar na segunda, a da consolidação, onde se costuma definir quem é candidato a quê, antes da ultima parte quando tudo se resolve por vezes ao sprint.

Portanto aguardo com relativo optimismo este segundo terço do campeonato, até porque o FCP tem revelado uma enorme irregularidade e parece-me um grupo demasiadamente instável se não mesmo incontrolável, apesar da indiscutível qualidade dos seus jogadores, e os lamps com o Trapatonni não passam disto, de tal forma que só com muitos truques e empurrões chegariam lá.

Assim vamos esperar que Peseiro tenha aprendido com alguns erros e quem sabe se em Janeiro receba como prendas um lateral direito e um ponta de lança, ou até se esses problemas ainda se resolvem com o regresso de Beto à direita e a eternamente adiada recuperação de Niculae.

Podem dizer que isto é o meu habitual optimismo a falar, mas que ainda nada está perdido lá isso não está

Excelente post tomanas, eu por acaso até corria com o Pesito, mas no âmbito em que recomeçar tudo agora nao traria grandes beneficios…Admiro no entanto a lucidez do post, sobretudo porque ao que parece (e n estou a ser ironico) consegues perceber os principios de jogo do homem, é que se me perguntarem isso a mim eu não sei responder, logo deverás ser melhor observador que eu… :wink:

Meu caro Incitatus por norma sou contra as chicotadas, no entanto teria aceite o despedimento do treinador à 5ª jornada depois do empate com o Leiria, nessa altura eu não estava a ver ali moita donde pudesse sair coelho.

Agora parece-me evidente que houve evolução e que a equipa joga um futebol agradável sustentado em muita posse de bola e na exploração da mobilidade e velocidade dos dois dianteiros, sendo que a defesa é um problema que continua por resolver, mas se resolvido e com mais um ou outro retoque em Janeiro, a margem de crescimento desta equipa sobe ainda mais.

O meu maior receio está nas fissuras que parecem surgir no interior dum grupo onde me parece faltar alguém com voz grossa e carisma para pôr ordem quando for preciso, mas vamos ver como é que Peseiro se aguenta nestes balanços

Meu caro Incitatus por norma sou contra as chicotadas, no entanto teria aceite o despedimento do treinador à 5ª jornada depois do empate com o Leiria, nessa altura eu não estava a ver ali moita donde pudesse sair coelho.

Concordo com a tua análise à época, escrita no primeiro post. Destaco ainda este pedaço por também eu ter tido esse raciocínio. Aquilo estava a ser tão mau que não estava mesmo a ver como é que seria possível dar a volta ao texto.

Tive depois a mesma sensação depois do jogo com o FCP. A forma medrosa como nos apresentámos em campo, como que prestando vassalagem aos visitados, foi vergonhosa. A própria forma como Peseiro nada fez para dar a volta aos acontecimentos, agravando a situação com a substituição de Douala por Pinilla, fez-me voltar a perder a paciência e a deixar de acreditar nas qualidades do homem.

Entretanto vieram dois jogos mais bem conseguidos, apesar de um ter dado empate. Voltarei a acreditar em Peseiro? Acho difícil mas queria muito estar enganado.

Sou um pessimista nato, mesmo de caixão à cova …
este ano arrisco o SPORTING vai ser CAMPEÃO.

Temos em valores individuais o melhor conjunto de jogadores da super liga,
há que continuar a transformação deste conjunto de jogadores numa equipa VENCEDORA, estamos no caminho.

Depois é necessário não entrar em delirios e ter HUMILDADE, para não acontecerem disparates como já foram possiveis …

Sou um pessimista nato, mesmo de caixão à cova ... este ano arrisco o SPORTING vai ser CAMPEÃO.

Temos em valores individuais o melhor conjunto de jogadores da super liga,
há que continuar a transformação deste conjunto de jogadores numa equipa VENCEDORA, estamos no caminho.

Depois é necessário não entrar em delirios e ter HUMILDADE, para não acontecerem disparates como já foram possiveis …

[i]Nao, quem tem os melhores valores individuais e o FCPorto e de longe. So nao tem e um treinador capaz (e ainda bem!) de os por a jogar em equipa.

Quanto ao Sporting e ao balanco deste principio de epoca, nao consigo encontrar melhor do que o to-mane. Fico com a sencacao que ha uma margem de progresso, mas que tal so acontecera se em janeiro houver dinheiro para ir as compras. O Peseiro, no estado actual das coisas, deve continuar e nao faria sentido po-lo a andar agora (mas fica com pena suspensa).

Portanto, e em geral, nota positiva, mas longe do esperado![/i]